Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Respiração


helder777

Posts Recomendados

Olá a todos

Sou novo no forum e ainda estou estudando sobre muitos principios que cercam a alimentação/forma dos treinos, etc., logo peço que me desculpem se estiver falando alguma bobagem.

Li em vários lugares, inclusive aqui no fórum, que a respiração correta na execução de um exercício é expirar na fase concêntrica (positiva) e inspirar na fase excêntrica (negativa).

No entanto eu faço ao contrário, e me sinto mais confortável para realizar o exercicío com maior intensidade dessa forma. Ate porque eu executo a fase positiva de forma rápida e a negativa lentamente, dessa forma, se eu solto o ar muito rápido (na fase positiva), sinto tonturas e dor de cabeça.

É completamente errado e inaconselhável realizar a respiração de forma inversa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Estou impressionado, se eu respirar na fase positiva (aquela em que fazemos muita forca para levantar o peso) eu quase explodo e nao aguento. Os efeitos colaterais que voce citou (tontura e dor de cabeca) certamente sao causados por esse seu metodo "inverso" de respiracao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso como o 2sasi falou, tem muita gente ainda que tranca o ar ou mesmo deixa o pulmao sem ar por algumas repetições, saiba que isso é muito perigoso pois como você está fazendo uma atividade física e sua circulação sanguínea está alta você precisa de OXIGÊNIO NO CÉREBRO!!!!

A respiração certa é muito importante pode causar desmaios como eu já vi acontecer.

Editado por Fuentes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou impressionado, se eu respirar na fase positiva (aquela em que fazemos muita forca para levantar o peso) eu quase explodo e nao aguento. Os efeitos colaterais que voce citou (tontura e dor de cabeca) certamente sao causados por esse seu metodo "inverso" de respiracao.

Talvez eu tenha me acostumado a respirar "errado".

No entanto, no Guia dos Movimentos de Musculação de Frederic Delavier, se você observer a descrição da execução dos movimentos, em grande parte deles ele sempre aconselha inspirar na fase e expirar no final do exercicio.

EX: Puxada Atras com Polia Alta

- Inspirar e puxar a barra ate a nuca, levando os cotovelos ao longo do corpo. (Positiva/Concêntrica)

- Expirar no final do movimento (Negativa/Excêntrica).

DELAVIER, Frederic. Guia dos Movimentos de Musculação, 2º Edição, Pag. 62

No meu ponto de vista, creio que ocorre que cada exercício tem sua maneira correta de se respirar, sendo assim, expirar na fase positiva/concêntrica e inspirar na fase negativa/excêntrica, não é uma regra.

é isso como o 2sasi falou, tem muita gente ainda que tranca o ar ou mesmo deixa o pulmao sem ar por algumas repetições, saiba que isso é muito perigoso pois como você está fazendo uma atividade física e sua circulação sanguínea está alta você precisa de OXIGÊNIO NO CÉREBRO!!!!

A respiração certa é muito importante pode causar desmaios como eu já vi acontecer.

Eu não disse que tranco a respiração ou deixo de respirar regularmente durante os exercícios, acho que ficou claro isso no meu post.

É tão essencial para oxigenação cerebral, quanto para oxigenação muscular, uma vez que a má respiração gera uma falta de oxigênio no cerebro e músculos, diminuindo o rendimento do treinamento.

Editado por helder777
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...