Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Descubra O Papel Do Glúten Na Sua Dieta


Posts Recomendados

Em 22/06/2014 at 07:08, mpcosta82 disse:

 

Sugiro que você leia esse estudo: http://www.gastrojournal.org/article/S0016-5085(13)00702-6/fulltext

 

O estudo mostrou que não é o glúten o "vilão", e sim os carboidratos de cadeia curta, que o corpo não consegue digerir com facilidade (eles são chamados de FODMAPs ou polióis, mono, di ou oligossacarídeos fermentáveis - eles 'fermentam' porque são digeridos por bactérias no intestino grosso).

Excelente, Martin... 

Os alimentos ricos em glúten fazem parte de um grupo de alimentos que impulsionou a civilização por serem fáceis de produzir, estocar e preparar. O que é bom pra espécie humana não necessariamente é bom pro indivíduo (parafraseando Willian Davis, autor de Barriga de Trigo). 

Os FODMAPS ajudaram a minimizar a fome mundial, mas contribuem pra vários agravos de saúde, doenças crônicas e degenerativas. 

 

Acredito que a grande "viagem" da orientação dietética no último meio século foi recomendar trocar gorduras por carboidratos.

A maioria das pessoas provavelmente tem uma melhora da saúde com o simples fato de incluir gorduras naturais na dieta, abandonando os produtos zero gordura. Com isso  a proporção de carboidratos - incluindo os FODMAPs - diminui, e a chance de desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares, demência, SII, artrose, obesidade, envelhecimento precoce, etc também é reduzida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Publicidade

Hoje, dizer que glúten faz mal apenas para quem é celíaco, nada mais é do que falta de conhecimento e informação.

 

É ÓBVIO que quem é celíaco sofre muito mais com a ingestão de glúten, pois possuem o intestino delgado muito mais sensível que o das outras pessoas.

 

Mas isso não quer dizer que só porque você não passa mal ao comer uma pizza o glúten não faz mal nenhum a você. Depois de tomar uma lata de coca cola você também não passa mal, mas você sabe bem todos os males que um refrigerante pode causar. A mesma ideia pode ser atribuída ao consumo de glúten. Não é porque você não é celíaco, não é porque você não passa mal ao ingerir glúten que ele não lhe causa mal nenhum.

 

Quem tiver a mente aberta para entender mais sobre como o corpo reage ao glúten, pode ler Barriga de Trigo (William Davis) ou A Dieta da Mente (David Perlmutter).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...