Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quinua


HeartBreaker

Posts Recomendados

Nao sei se alguem ja ouviu falar de quinua , compraram aqui em casa dei uma olhada na tabela nutricional e achei interessante e to substituindo o arroz branco por ela , entao cheguei aqui dei uma olhada e achei esse post interessante sobre a quinua.

Foi esse terceiro ditado que me impulsionou a escrever este artigo sobre a quinua. Descoberto o seu potencial agora recentemente (esse mês) e considerado um dos alimentos mais completos do planeta, utilizado pelos astronautas em viagens espaciais e a 500 anos atrás pelos Incas.

A quinua é um grão que também pode ser encontrada na forma de farinha e farelo. É um produto riquíssimo em proteína e foi considerado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação como sendo um “alimento perfeito” e mais completo do planeta. E o melhor: a quinua se adapta facilmente nos solos mais pobres.

Os incas da Bolívia e do Peru há 8.000 anos, já o utilizava. seu valor nutritivo é extremamente altíssimo. Os chefes dos restaurantes já estão se adequando a nova “moda” na alimentação. Muitos estão criando pratos a base de quinua.

ImageShack

Ele pode ser encontrado em grãos, farinha e flocos e já vem sendo comercializado em larga escala. Ótima fonte de proteína, carboidrato de baixo índice glicêmico, gordura saudável, vitamina e minerais, esse grão ainda tem outra grande qualidade. “Seus aminoácidos (componentes da proteína) são combinados na medida certa para atender às necessidades do organismo”, atesta Jaime Amaya Farfán, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, da Universidade de Campinas (Unicamp).

Incrivelmente cada grão tem 20 aminoácidos diferentes, (fantástico) entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação da proteína completa, e que é quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal.

Depois da proteína e do carboidrato, o grão esbanja ômega 3 e 6, gorduras do bem que não permite a deposição de gorduras maléficas nas artérias. Esses três componentes de nutrientes controla a liberação de glicose, impedindo aquele sobe-e-desce do açúcar no sangue que dá fome rapidinho.

O mix de vitaminas (tiamina, riboflavina, niacina e vitamina E), fibras e minerais (magnésio, potássio, zinco e manganês) e a ausência de glúten (ótima notícias para quem tem alergia a esse elemento) somam mais pontos na ficha nutricional da quinua. O que os estudiosos estão tentando descobrir agora é se o vegetal, originalmente cultivado nas altas montanhas da Bolívia, possui fitoestrógenos semelhantes ao da soja — substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

O grão tem muitas outras utilidades aqui omitidas. Se a premissa “você é o que come” é verdadeira, e é lógico eu acredito nisso, essa é mais uma excelente opção para nosso cardápio.

Assim meus desejos são os mais saudáveis possíveis, vamos às compras.

Para uma verificação comparativa da quinoa com outros produtos você encontrará fartamente inclusive no site do planeta orgânico.

Sendo assim acho interssante acrescentar na dieta :D

Fonte: http://qivoce.com/quinua-considerado-o-melhor-alimento-do-planeta-o-vegetal-completo/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Muito interessante o tópico;

Aqui na padaria perto de casa eles vendem pão feito a base de quinua

mto bom :D

só pra dar uma contribuída:

uns comparativos, perdao se num deu pra ajeitar direito :/

TABELA NUTRICIONAL (100 Grs. de produto)

Aminoácidos (AA): Perfil de AA: %AA/100gr de proteínas:

Aminoácidos QUINUA |Trigo| Leite

Histidina * 4.6 |1.7 |1.7

Isoleucina * 7.0 |3.3 |4.8

Leucina * 7.3 |5.8 |7.3

Lisina* 8.4 2.2 |5.6|

Metionina* 5.5 |2.1 |2.1

Fenilalanina* 5.3 |4.2 |3.7

Treonina* 5.7 |2.7 |3.1

Triptofano* 1.2 |1.0 |1.0

Valina* 7.6 3.6 |4.7

Ácido Aspártico 8.6 | - | -

Ácido Glutámico 16.2 | - | -

Cisterina 7.0 |- | -

Serina 4.8 - | - |

Tirosina 6.7 |- |-

Argina* 7.4 3.6 |2.8

Prolina 3.5 - -

Alanina 4.7 3.7 |3.3

Glicina 5.2 3.9 |2.0

* Aminoácidos essenciais

VITAMINAS PERFIL EM 100 gr.

Vitamina B1 - 30 mg

Vitamina B2 - 28 mg

Vitamina B3 - 7 mg

Vitamina C - 3 mg

Vitamina E - 4,1 mg

Componente QUINUA |Arroz

Cálcio mg/g 66.60 |23.00

Fósforo mg/g 408.30 |325.00

Magnésio mg/g 204.20 |157.00

Potássio mg/g 1040.00 |150.00

Ferro mg/g 10.90 |2.60

Manganês mg/g 2.21 |1.10

Zinco mg/g 7.47 |0.00

Umidade % 9.80 |10.25

Cinza g/100g 4.73 |0.60

Proteína g/100g 14.16 |7.69

Fibra g/100g 5.10 |0.05

Gordura g/100g 5.73 |2.20

Carboidrato g/100g |59.85

fonte> http://www.quinuareal.com.br/valor.asp

Editado por peedro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa mais interessante do que eu pensava , 7 gramas d leucina e 7 d arginina , se usar 250g por dia ta otimo ja favorece a sintese proteica bastante seriam umas 17g d leucina e d arginina tb , muita coisa , nem nos supls de amino isolados vc vai encontrar essa quantidade , vc tem certeza se essas informacoes procedem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa mais interessante do que eu pensava , 7 gramas d leucina e 7 d arginina , se usar 250g por dia ta otimo ja favorece a sintese proteica bastante seriam umas 17g d leucina e d arginina tb , muita coisa , nem nos supls de amino isolados vc vai encontrar essa quantidade , vc tem certeza se essas informacoes procedem?

pois é... se for verdade, acho que o preço deixa de ser tão injusto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Frutal você encontra Quinoa em grãos e em flocos. A Quinoa ou Quinua como alguns dizem, que tenho atualmente é da Kodilar.

Grãos 500 g R$ 15,00

Flocos 250 g R$ 10,00

seria bom misturar com carne moída

me falaram isso no msn.

vou ver se aqui do lado de casa vende isso e ver quanto que é o preço disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mix de vitaminas (tiamina, riboflavina, niacina e vitamina E), fibras e minerais (magnésio, potássio, zinco e manganês) e a ausência de glúten (ótima notícias para quem tem alergia a esse elemento) somam mais pontos na ficha nutricional da quinua. O que os estudiosos estão tentando descobrir agora é se o vegetal, originalmente cultivado nas altas montanhas da Bolívia, possui fitoestrógenos semelhantes ao da soja — substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

O grão tem muitas outras utilidades aqui omitidas. Se a premissa “você é o que come” é verdadeira, e é lógico eu acredito nisso, essa é mais uma excelente opção para nosso cardápio.

Sem contar q como ditoo eh uma otima fonte de fibras!!!

Ajuda a regular a flora intestinal..

Mt bom topicoo...

Editado por LAONDA
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...