Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Azeite De Oliva -> Medida


keun

Posts Recomendados

Ola pessoal,

eu sempre vi nas embalagens dos Azeites de Oliva que 1 colher de sopa equivale a 13ml e o pessoal do fórum também sempre usa a mesma medida, eu também sempre usei essa medida.

Bom o que acontece é que recentemente comprei uma balança de precisão (0,01g) e comecei a pesar as medidas que eu utilizava para ver se realmente era aquilo mesmo. Tudo bateu legal, até que fui pesar 1 colher de sopa de azeite de oliva, eis que me surpreendo: 1 colher de sopa tem apenas 6,5g e não as 13g que eu achava que teria. Queria saber se o pessoal já fez esse teste e derrepente gerar uma discussão sobre isso.

Abaixo a colher de sopa que usei (colher comum).

Iogurte+de+coco.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Tipo, eu também usava colher e suspeitava um pouco da medida, até que achei aqui em casa um "kit de cozinha" da minha mãe que tem um monte de parafernalha para medição (tipo 1 xícara, 1/2 xícara, 1 colher de sopa, 1 colher de chá, e por aí vai). Eu recomendo trocar a colher comum por um kit desses que você acha em loja de R$1,99.

É parecido com isso aqui:

colheresdemedida.gif

Se não quiser comprar, basta usar 2 colheres dessa aí que você usa e pronto.

Abraços !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo, eu também usava colher e suspeitava um pouco da medida, até que achei aqui em casa um "kit de cozinha" da minha mãe que tem um monte de parafernalha para medição (tipo 1 xícara, 1/2 xícara, 1 colher de sopa, 1 colher de chá, e por aí vai). Eu recomendo trocar a colher comum por um kit desses que você acha em loja de R$1,99.

É parecido com isso aqui:

colheresdemedida.gif

Se não quiser comprar, basta usar 2 colheres dessa aí que você usa e pronto.

Abraços !!

Simmm, eu fiz o mesmo teste (e bateu com a balança), até esqueci de falar isso no tópico, o intuito do tópico é mais para avisar o pessoal que a medida está errada (1 colher de sopa não é 13ml)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1g não é necessariamente igual a 1ml, depende da densidade da substância. Água tem a densidade igual a 1g/cm3, aplicando a fórmula da densidade = massa/volume

ficaria:

V = m / d

1ml = m / 1g/cm3

m = 1 x 1

m = 1g

isso com relação a água, pare saber calcular em cima do azeite é necessário saber a sua densidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara entao nunca tinha pensado nisso e tal, mas eu sempre uso uma colher bem cheia, mas acho que essas coisas é meio complicado de afirmar que nao dá certo, são números muito pequenos e tal...

A princípio essa colher de azeite de 13ml tem que medir menos de 12g, pois a densidade do óleo nao é 1...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1g não é necessariamente igual a 1ml, depende da densidade da substância. Água tem a densidade igual a 1g/cm3, aplicando a fórmula da densidade = massa/volume

ficaria:

V = m / d

1ml = m / 1g/cm3

m = 1 x 1

m = 1g

isso com relação a água, pare saber calcular em cima do azeite é necessário saber a sua densidade.

Exatamente!

A Agua tem a densidade de 1g/cm³ ao contrario do azeite que possui uma densidade de cerca de 0.8g/cm³...

entao, é só fazer os calculos e ver quantos gramas de azeite vc pesou... ai vc tera os mL...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim mas o problema está na colher que não tem 13ml de azeite nem a pau, tem metade disso (digo isso pois usei o medidor que nem o amigo de cima falou).

E segundo a info nutricional do produto

13ml tem cerca de 13g de gordura, ou seja, é impossível que exista 13g de gordura em 6,5g de azeite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se sua colher vai ter 7mL de azeite, coloca duas e pronto ueh..

qual vai ser o problema nisso?

a embalagem diz que em 13mL possui 13g de gordura, se sua colher tem 7mL, poem duas e pronto Oo

Óbvio!!!

É o que passei a fazer, mas muita gente não sabe disso (a maioria garanto)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...