Ir para conteúdo

Índice de Nutricional de Saúde (HENI)

Ir para solução Solucionado por natalliacarv ,

Posts Recomendados

Postado

Li agora matéria do G1 sobre nutrição e confesso que sei muito pouco sobre isso, mas pelo que li eu já morri há alguns anos. 

https://g1.globo.com/saude/bem-estar/noticia/2025/05/09/bolacha-recheada-tira-40-minutos-de-vida-e-banana-da-oito-entenda-a-conta-apresentada-em-estudo-brasileiro.ghtml

A minha grande questão é abaixo:

Alimentos com pior pontuação HENI (maiores perdas de vida saudável por porção)

• Biscoito recheado: −39,69 minutos
  • Carne suína: −36,09 minutos
  • Margarina: −24,76 minutos
  • Carne bovina: −21,86 minutos
  • Empanado de frango: −17,88 minutos
  • Presunto: −15,71 minutos
  • Refrigerante com açúcar: −12,75 minutos
  • Pizza de mussarela: −11,61 minutos
  • Cachorro-quente: −10,63 minutos

Alimentos com melhor pontuação HENI (ganhos de vida saudável por porção)

• Peixe de água doce: +17,22 minutos
  • Banana: +8,08 minutos
  • Feijão: +6,53 minutos
  • Suco natural de fruta: +5,69 minutos
  • Arroz integral: +4,71 minutos
  • Azeite de oliva: +3,34 minutos
  • Aveia: +2,78 minutos
  • Tomate: +2,65 minutos
  • Castanha-do-pará: +2,34 minutos

Eu que muito comumente como um carrézinho com alho, sem gordura, e perco 36 minutos por carré (normalmente como dois), como ragú à bolonhesa (basicamente carne suína e bovina com alho e molho de tomate normalmente com polenta ou macarrão) e tantas outras coisas, não obstante ter um baixo índice de colesterol, saúde parabenizada no último check up, acabo de descobrir que tem uma nutricionista com phd chamada Renata da Rocha Muniz Rodrigues, falando que estou fazendo tudo errado. 

Aos entendedores, que cazzo é questo? Passo a viver em uma casa com cheiro de peixe? Ou é mais uma  daquelas associações - fulano que mora em uma ilha e come peixe vive 80 anos. O do continente que come porco vive em média 79 (mas não vamos falar nele, porque temos  que estimular a indústria de pescados, vamos comparar com o americano obeso, que morre de enfarto e baixa a média). 

• Solução
Postado

Cara, não é que o Alimento X diminui Y minutos de vida ou que o outro aumenta tantos minutos de vida.

É simplesmente porque os alimentos ultraprocessados (bolacha recheada, por exemplo ali) é um alimento não saudável, contém muito açúcar, gordura, etc, e tudo isso quando somado aumenta o risco para diabetes, hipertensão e com estas, também o risco de outras doenças vasculares (AVC e Infarto). Entendeu?

Não tem como determinar que o fulano comeu 1 trakinas e vai viver XX minutos a menos do que o ciclano que comeu 1 peixe. É o conjunto todo da obra, de uma alimentação de anos + hábitos saudáveis + predisposição genética que irão determinar o desfecho.

Em suma, considero esses tipos de estudos e artigos bem sensacionalistas pois simplesmente não tem como determinar isso do jeito que foi apresentado.

Spoiler

Quantas trakinas eu tenho que comer pra ir de arrasta até o ano que vem? 🤩

Postado

porção media de carne boina 220g, custa 22 minutos

pra perder 1 ano são 5.256 kg de carne bovina.

Brasileiro medio come cerca d 100kg de carne por ano, isso levaria 52 anos de consumo de carne

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...