Postado 3/03/2022 às 20:43 03/3, 2022 Este é um post popular. Para proteção, só água benta e muita oração! Brincadeiras à parte, vamos lá... A busca por substâncias “hepatoprotetoras” é bem comum entre os usuários de esteroides, sobretudo dos conhecidos “17-alfa-alquilados”. No entanto, nada é capaz de “blindar” o seu fígado do efeito tóxico desses esteroides ou de qualquer outra droga. O uso de n-acetilcisteína (NAC) e de silimarina se mostra comum. O primeiro atua diretamente nas vias de conversão de metabólitos tóxicos e também na formação de glutationa (antioxidante que atua no hepatócito), sendo mais usado em casos de insuficiência hepática aguda (comum em casos de intoxicação por paracetamol, por exemplo). Já o segundo inibe a peroxidação lipídica na membrana celular e das organelas do hepatócito, além de aumentar a síntese proteica através do aumento da síntese do RNA mensageiro, sendo comumente utilizado em casos de hepatopatias crônicas, como no caso da esteatose hepática não alcoólica (NASH), por exemplo. Uma vez que não se há evidência suficiente sob o uso dos esteroides anabolizantes levarem a insuficiência hepática aguda e crônica, também não há evidências sobre o efeito benéfico destas substâncias para este caso. O que fazer então? Acima de tudo, ter bom senso (isso se refere a escolha do fármaco, a dosagem, o tempo de uso e com o que está combinando). Os marcadores bioquímicos da função hepática devem ser sempre revistos, mas não são suficientes. Também é importante haver, periodicamente, a realização de exames de imagem, como uma ultrassonografia, por exemplo. O uso dessas substâncias consideradas como hepatoprotetoras pode ser realizado, uma vez que também não leva a maiores problemas, mas o seu uso não pode jamais ser motivo para tranquilizar o usuário em relação ao uso ou abuso de qualquer tipo droga, seja ela um esteroide anabolizante 17-alfa-alquilado ou não.
Postado 3/03/2022 às 20:47 03/3, 2022 Quer proteção maior do que fazer exames preventivos periódicos?
Postado 3/03/2022 às 20:53 03/3, 2022 Nunca usei os tais "hepatoprotetores" e já abusei de anabolizantes de uma forma bem burra há alguns anos, nunca tive problemas com colaterais hepáticos. Acredito que a melhor forma de proteger o fígado seja uma boa ingestão de vegetais clorofilados, de resto é jogar remédio pra dentro sem precisar.
Postado 3/03/2022 às 21:15 03/3, 2022 Autor Em 03/03/2022 em 17:47, Zanne disse: Quer proteção maior do que fazer exames preventivos periódicos? Outra boa proteção é o bom senso em saber o que vai usar, qual dosagem, por quanto tempo e com o que irá combinar... Exames de sangue, para avaliar dano hepático, não são suficientes, principalmente em casos de adenoma hepático.
Postado 3/03/2022 às 21:17 03/3, 2022 Autor Em 03/03/2022 em 17:53, East~ disse: Nunca usei os tais "hepatoprotetores" e já abusei de anabolizantes de uma forma bem burra há alguns anos, nunca tive problemas com colaterais hepáticos. Acredito que a melhor forma de proteger o fígado seja uma boa ingestão de vegetais clorofilados, de resto é jogar remédio pra dentro sem precisar. Pois é... dificilmente alguém vai ter problemas grandes no fígado com o uso de esteroides, mas os outros problemas, principalmente sobre o perfil lipídico, por exemplo, sempre irão existir... e no caso dos esteroides considerados hepatotóxicos, principalmente o stanozolol, esses problemas são maiores ainda, como já sabemos... Sobre os vegetais clorofilados, eles poderão ter seus benefícios e já devem ser consumidos simplesmente por isso. Obviamente, o consumo destes também não alivia o fígado, assim como outras drogas consideradas hepatotóxicas.
Postado 6/03/2022 às 14:14 03/6, 2022 Gosto do nac pela função antioxidante e ele parece ter sinergia com alguns outros compostos , quanto ao uso pro fígado deve prevalecer o bom senso msm , de nada adianta ''blindar'' o fígado e ñ tirar o estímulo danoso
Postado 6/03/2022 às 14:16 03/6, 2022 Autor Em 06/03/2022 em 11:14, sdmnogueira123 disse: Gosto do nac pela função antioxidante e ele parece ter sinergia com alguns outros compostos , quanto ao uso pro fígado deve prevalecer o bom senso msm , de nada adianta ''blindar'' o fígado e ñ tirar o estímulo danoso Exatamente como penso, amigo! 👊🏼
Crie uma conta ou entre para comentar