Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Evolução] [SEM BARI] Partindo dos 142,35 kg com vistas aos 82 kg


Falso gordo

Posts Recomendados

Atualização:

17.12.22 - Peso 133.2 kg

Intercorrências: 4 L água/dia, construção de marmitas para a semana, iniciei um diário de tudo o que eu como. Consulta com endocrinologista e nutricionista agendadas.

Algum lapso alimentar desde o último post? Não.

-

Subjetivo:

Desde a reativação do tópico eu voltei a fazer marmitas congeladas e 2 sessões de treino/dia. Sendo 1 deles 1.5 h de caminhada intercalada por trote ao ar livre e o outro treino anaeróbico na academia (descrição do treino no slide). Voltei a me manter satisfatoriamente hidratado (o que é de longe a tarefa mais difícil do dia, sempre). E, procurei mais tarefas para ocupar minha mente ao invés de enfocar demais em progressão nesse projeto de recomposição corporal (tô projetando mudanças para meu quarto no sketchup do absoluto zero e conhecendo a cidade em que moro há 4 anos. Incrível como não conheço quase nenhum ponto turístico da cidade que moro há 4 anos).

 

O maior insight da reativação do tópico foi a percepção de que, em contexto de recomposição, são dois projetos que precisam ser administrados em paralelo: as metas de curto prazo, porque dia 13.02.23 eu ingresso no internato e quero perder o máximo possível de gordura de forma resolutiva até lá. Visto que a rotina do interno em medicina pode ser bastante obesogênica, sobretudo dado meu histórico.

E, as metas de médio e longo prazo que se propõem a ser sustentáveis e envolvem o alinhamento entre os hábitos de vida e as expectativas clínicas (as metas de rendimento desportivo e de bioimpedância mesmo).

 

Parte das razões pelas quais eu não sustentava meus projetos de emagrecimento é porque I. eu só entrava em um de dois modos: desistência ou realização de metas de curto prazo. Além, claro, do II. excesso de carga horária que dificulta a capacidade de tomada de decisões alimentares, III. vício alimentar, IV. incapacidade de compreender que o programa de recomposição exige respeito a um tipo muito específico de rotina diária e consequentes V. sedentarismo VI. Tentativa de manter uma dieta flexível demais ao invés de fazer minucioso controle de porção e aderir ao 80/20.

 

Penso que os principais pontos subjtivos/teóricos foram (finalmente) ajustados. Então, farei as atualizações semanais aos sábados com medidas corpóreas e peso. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Publicidade

14/01/23 - Peso 128.7 kg

Intercorrências:

Eu escolhi não fazer marmitas até a consulta com a nutri (16.01) e optei pela rota que a meu ver seria mais desafiadora, porém mais resolutiva: eu fiz todas minhas refeições à mão, seguindo o cardápio nutricional de 2022.1, da Dra Larissa.

Eu entrei em lapso alimentar nos dias dia 02 a 04 de jan porque não me preparei adequadamente nos dias em que passei na casa do meu irmão, consumi pouco volume por dois dias consecutivos e no terceiro é óbvio que deu merda. Paciente obeso  não  operado não pode ficar sem volume (fibras) nas principais refeições do dia, é um tiro no próprio pé.

 

Subjetivo:

Eu me abri no insta pelo close friends e tenho utilizado a comunidade virtual de lá para me manter no foco, posto fotos de todas as refeições, foto do cardio e foto nos dias de academia.

Tenho ido para a academia 3 x na semana e feito 5 km (tempo médio em 46 min) 4 x na semana. Nos dias em que malho, eu aqueço por 10 min na esteira somente. E nos dias em que eu malho e faço cardio, o cardio é sempre 6 a 8 h depois. Mas, eu faço o possível para não ter que treinar os dois módulos no mesmo dia.

 

Instintivamente eu tenho funcionado melhor fazendo três refeições ao dia: almoço, lanche da tarde e jantar às 19 h.

No dia em que eu vou fazer uma refeição de exceção, ao invés de diminuir a ingesta de calorias para compensar, eu passei a ingerir mais alimentos ricos em fibra e proteínas para não desencadear uma crise de compulsão ou um estado mental de hiperfoco em que eu passo horas idealizando comer mais, mais e mais.

Ontem teve um aniversário aqui em casa e ao invés de conter a exceção alimentar a uma refeição, o pessoal decidiu abrir um cento de salgados de festa antes do meio dia. Para manejar essa situação, eu comi uma laranja com canela, duas fatias de pão com creme de ricota (usualmente eu não tenho mais comido pela manhã, só o fiz pra não ficar tentado), almocei uma marmita fit e voltei pro quarto (pra não passar tempo demais na cozinha cheia de besteira), e à tarde eu ainda lanchei cuscuz com ovos para finalmente à noite eu fazer a refeição de exceção com minha família (escolhi duas fatias de pizza e adicionei um bowl de salada enorme). Hoje voltei pra minha alimentação de rotina e tanto ontem quanto hoje prestei especial atenção à hidratação, porque esse continua sendo meu maior vacilo.

 

Eu já não estou mais em obesidade grave pela classificação da OMS (sou oficialmente Obeso, o que é uma enorme conquista kkkk). Mas, o maior sucesso até agora tem sido o fato de eu conseguir manter minhas refeições em horários fixos e conseguir implementar uma refeição de exceção sem entrar em lapso alimentar (embora os lapsos ainda aconteçam, em menor frequência - o que continua sendo um sucesso terapêutico mesmo não sendo o ideal).

 

Por 20 dias eu fiquei na casa dos meus pais em Floripa e isso foi extremamente desafiador, sobretudo porque foram quase 10 horas de aeroporto para ir e outras 10 h para voltar. Nessas fases de transição em que eu sei que vou sentir vontade de comer besteira por falta de sono e excesso de estímulos eu jejuei, ingeri pitadas de sal qnd me sentia mal e só fiz os desjejuns depois de dormir adequadamente e fazer supermercado/feira.

 

Eu descobri alguns gatilhos importantes que aprendi a evitar, sendo o maior deles até agora estar imediatamente ao lado de alguém que vai comer algo que desencadeia meu vício alimentar.

 

Eu por duas vezes fiquei ao lado de amigos que em uma das ocasiões comeram pizza e na outra comeram um pacote enorme de Doritos solo. Eu permaneci na minha dieta achando que isso não iria me afetar, mas afeta bastante. Foi muito mais difícil seguir minha dieta nas 36 h depois de estar ao lado de alguém comendo fast-food.

Eu aprendi a não fazer mais isso comigo. Na próxima vez eu informo a pessoa ou me levanto e vou embora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/01/2023 em 07:11, renatolps disse:

Comecei a ler seus relatos agora, tô no mesmo barco. Idas e vindas, uma vontade enorme de mudar e auto sabotagem.

Vou acompanhar.

partiu descer o braço, chefia.

ler Engenharia interior me ajudou muito a manter o foco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...