Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Testosterona baixa


fpkdie

Posts Recomendados

Olá pessoal, tudo bom?

 

Gostaria de um feedback a respeito da ação a tomar dado o seguinte problema:

 

Já faz um tempo que minha líbido anda muito baixa, quase nula, tenho tentado ajustar alimentação/vitaminas e etc, mas nada com muito efeito. Além disso, também certo cansaço/indisposição. 

 

Fiz alguns exames hormonais e obtive seguintes resultados:

 

Idade: 23 anos

Testosterona total = 290

Prolactina = 8

T4 = 1,20

TSH e SHGB dentro da normalidade

Vitamina B12 = 130 (deficiente)

 

Nunca fiz uso de esteroides anab ou coisa do tipo, apenas whey / carnibol creatina e esses suplementos gerais.

 

A questão é que os médicos falaram que querem um raio X do escroto (pequena varicocele) para verificação de fertilidade, nao tenho intenção de correção/cirurgia quanto a fertilidade (caso possua algo errado), tbm fiz o espermograma esta 100%. Enfim, e assim eles nao querem fazer reposicao hormonal (testo) pois dizem ser normal a testo nessa quantidade e me receitaram antidepressivos Zetrom/Wellbutrin/Bupiom (??)

 

Gostaria de saber se de fato é normal?

 

Ando com grande indisposicao, incluindo no treino, e estou vendo se vou no endocrino ao inves do urologista (qual o mais recomendado)?

 

Obrigado 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Seus níveis de testosterona estão normais mesmo, principalmente se levarmos em consideração que você treina, o que faz com que os níveis de testosterona circulantes sejam menores. Seu caso realmente me parece um distúrbio no sistema nervoso (problemas na produção ou sensibilização às moléculas de serotonina/dopamina/norepinefrina), que geralmente desencadeiam os sintomas típicos da depressão (baixa disposição/libido/cansaço); a bupropiona receitada pelo seu médico ajudaria a restabelecer os níveis adequados de alguns desses neurotransmissores no seu cérebro, estabilizando uma condição neurotípica (tirando os seus sintomas). Seu humor anda estável? Ou ele flutua entre as horas do dia? Tem pensamentos suicidas? Enfim, é preciso uma análise muito mais criteriosa do que um fórum de dúvidas jamais poderia te oferecer, mas é quase certo que não é um problema relacionado às condições androgênicas do seu organismo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/10/2020 em 11:52, TheConundrum disse:

Seus níveis de testosterona estão normais mesmo, principalmente se levarmos em consideração que você treina, o que faz com que os níveis de testosterona circulantes sejam menores. Seu caso realmente me parece um distúrbio no sistema nervoso (problemas na produção ou sensibilização às moléculas de serotonina/dopamina/norepinefrina), que geralmente desencadeiam os sintomas típicos da depressão (baixa disposição/libido/cansaço); a bupropiona receitada pelo seu médico ajudaria a restabelecer os níveis adequados de alguns desses neurotransmissores no seu cérebro, estabilizando uma condição neurotípica (tirando os seus sintomas). Seu humor anda estável? Ou ele flutua entre as horas do dia? Tem pensamentos suicidas? Enfim, é preciso uma análise muito mais criteriosa do que um fórum de dúvidas jamais poderia te oferecer, mas é quase certo que não é um problema relacionado às condições androgênicas do seu organismo. 

Muito obrigado por todo background! Vou ver se faço alguns exames e verificação relacionados a parte mental/neural...

Em 26/10/2020 em 22:35, kkmultes disse:

Eu iniciei a vida de TRT com níveis parecidos de testosterona..... tenho também uma discreta varicocele no lado esquerdo....

 

procura um outro médico, um que não fique preso em números... 

 

A TRT é eterna? Após a TRT iniciada melhorou bem? O médico me disse que a minha varicocele nao "obriga" cirurgia, logo nao penso em operar tao cedo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, fpkdie disse:

A TRT é eterna? Após a TRT iniciada melhorou bem? O médico me disse que a minha varicocele nao "obriga" cirurgia, logo nao penso em operar tao cedo...

Sim, se quiser ter os benefícios tem que manter pra sempre, depois que começar, se parar vai ser pior ainda..... a vida melhorou muito com a TRT.

 

Exato, a varicocele não obriga, da pra ficar só na observação... e se operar não quer dizer que vá resolver também, esse o maior detalhe.... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

290ng/dl não é um nível normal de testosterona.
por via de regra, abaixo de 300ng/dl é o parâmetro para diagnosticar um homem adulto com baixa testosterona. 
e sim, existe uma variação que ocorre naturalmente durante os dias/semanas, porém nenhuma tão grande pra mudar muita coisa nesse sentido. 
vc pode variar de 250ng/dl até 350 e no geral o quadro ainda vai ser considerado de test baixa.

trt é uma solução. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/10/2020 em 11:57, fpkdie disse:

Olá pessoal, tudo bom?

 

Gostaria de um feedback a respeito da ação a tomar dado o seguinte problema:

 

Já faz um tempo que minha líbido anda muito baixa, quase nula, tenho tentado ajustar alimentação/vitaminas e etc, mas nada com muito efeito. Além disso, também certo cansaço/indisposição. 

 

Fiz alguns exames hormonais e obtive seguintes resultados:

 

Idade: 23 anos

Testosterona total = 290

Prolactina = 8

T4 = 1,20

TSH e SHGB dentro da normalidade

Vitamina B12 = 130 (deficiente)

 

Nunca fiz uso de esteroides anab ou coisa do tipo, apenas whey / carnibol creatina e esses suplementos gerais.

 

A questão é que os médicos falaram que querem um raio X do escroto (pequena varicocele) para verificação de fertilidade, nao tenho intenção de correção/cirurgia quanto a fertilidade (caso possua algo errado), tbm fiz o espermograma esta 100%. Enfim, e assim eles nao querem fazer reposicao hormonal (testo) pois dizem ser normal a testo nessa quantidade e me receitaram antidepressivos Zetrom/Wellbutrin/Bupiom (??)

 

Gostaria de saber se de fato é normal?

 

Ando com grande indisposicao, incluindo no treino, e estou vendo se vou no endocrino ao inves do urologista (qual o mais recomendado)?

 

Obrigado 

 

 

 

 

a própria varicocele pode derrubar a produção de testosterona endógena...me admiro de eles não terem te dito isso. o que tu precisaria saber é o resultado do exame de LH e FSH, pois se estiverem muito altos, pode significar hipogonadismo hipergonadotrófico (falha testicular). a produção natural de testosterona depende do funcionamento de um eixo chamado de "eixo hpt", onde um hormônio chamado de LH (hormônio luteinizante) sinaliza pros testiculos (células de leydig) para produzirem mais testosterona. se teu LH estiver alto demais, teu testiculo não tá dando conta mesmo com esse estimulo que ele tenta enviar. Se teu LH/FSH estiverem no limite inferior, há uma possibilidade de tu ter hipogonadismo hipogonadotrófico e esse dai dá pra tratar com SERMS, a princípio...como o clomifeno (indux, clomid). o problema é usa-los por tempo demais, tem possibilidade de alguns distúrbios bem chatos na visão! fora isso, tu pode tentar HCG (injeção), que não precisa de receita também.  

 

realmente não é nada legal um cara de 23 anos estar com esse nível e te digo, a culpa provavelmente esteja longe de ser tua...se está assim com essa idade, pergunta pro médico como estaria com 50 anos?  

 

antidepressivo corrige problemas de neurotransmissores, potencializando a ação de alguns deles...tu não tem depressão pelo o que parece, tu tem é um declínio de hormônios androgênicos que pra tua idade estão baixos sim...se os médicos querem discutir, sugiro que eles leiam a curva de gauss, relacionada a testosterona. 

 

engraçada a hipocrisia por parte destes, já que na hora de prescrever anticoncepcional, que é uma bomba de hormônios, eles não se importam. quando é pra tratar a saúde do paciente, eles cruzam os braços...não me admiro de ter tanta gente no mercado paralelo, comprando de maneira ilegal. tem gente que não quer ficar com shape de bodybuilder, só quer ficar sem sintomas clínicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 03/11/2020 em 20:28, kkmultes disse:

Sim, se quiser ter os benefícios tem que manter pra sempre, depois que começar, se parar vai ser pior ainda..... a vida melhorou muito com a TRT.

 

Exato, a varicocele não obriga, da pra ficar só na observação... e se operar não quer dizer que vá resolver também, esse o maior detalhe.... 

Quais as doses e qual droga você usa na sua TRT? Estou lendo muito sobre pois minha testo ta em 300 eu com 24 anos, mas não queria zuar meu eixo por isso estou optando por a trt.

vi relatos de 3 a 6 meses, mas TRT eterno é novo pra mim kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Carlinhous disse:

Quais as doses e qual droga você usa na sua TRT? Estou lendo muito sobre pois minha testo ta em 300 eu com 24 anos, mas não queria zuar meu eixo por isso estou optando por a trt.

vi relatos de 3 a 6 meses, mas TRT eterno é novo pra mim kkkk

A TRT normalmente é feita quando a pessoa tem incapacidade de produzir testosterona (hipogonadismo) em níveis adequados ou ela tem sintomas, independente dos números e valores que apareçam na folha de papel do exame laboratorial. Como a testosterona endógena depende do estimulo do hormônio luteinizante (LH) e dos testiculos (células de leydig) funcionando em sinergia, qualquer alteração nisso pode acarretar na necessidade de repor a testosterona. 

 

A reposição não tem por finalidade corrigir uma disfunção da hipófise e dos testiculos e sim interromper esse mecanismo deficiente, ajustando os níveis hormonais através de uma fonte exógena (vinda de fora). Como está vindo de fora, o corpo para de produzir a testosterona natural e a pessoa fica dependente da TRT, que é a reposição...Acho que essa parte responde a tua pergunta, do porquê ela seria "pra sempre". Mesmo com dosagens de TRT pode zoar o eixo, respondendo a tua pergunta...Porém pode te tirar de 300ng/dL e te colocar em 800ng/dL e uma testosterona livre em níveis bem melhores. 

 

Provavelmente algum médico do "século XXI" fosse te iniciar no clomifeno antes de partir pra TRT, é o que muitos fazem e ver como tu responde, já que tem pessoas que tem um aumento significativo de TT endógena com o uso dele...porém, na minha opinião, tem mais efeitos colaterais do que a TRT em si.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, matheuskr disse:

A TRT normalmente é feita quando a pessoa tem incapacidade de produzir testosterona (hipogonadismo) em níveis adequados ou ela tem sintomas, independente dos números e valores que apareçam na folha de papel do exame laboratorial. Como a testosterona endógena depende do estimulo do hormônio luteinizante (LH) e dos testiculos (células de leydig) funcionando em sinergia, qualquer alteração nisso pode acarretar na necessidade de repor a testosterona. 

 

A reposição não tem por finalidade corrigir uma disfunção da hipófise e dos testiculos e sim interromper esse mecanismo deficiente, ajustando os níveis hormonais através de uma fonte exógena (vinda de fora). Como está vindo de fora, o corpo para de produzir a testosterona natural e a pessoa fica dependente da TRT, que é a reposição...Acho que essa parte responde a tua pergunta, do porquê ela seria "pra sempre". Mesmo com dosagens de TRT pode zoar o eixo, respondendo a tua pergunta...Porém pode te tirar de 300ng/dL e te colocar em 800ng/dL e uma testosterona livre em níveis bem melhores. 

 

Provavelmente algum médico do "século XXI" fosse te iniciar no clomifeno antes de partir pra TRT, é o que muitos fazem e ver como tu responde, já que tem pessoas que tem um aumento significativo de TT endógena com o uso dele...porém, na minha opinião, tem mais efeitos colaterais do que a TRT em si.

 

Estou com vontade de ir a um urologista, mas sei que só vou gastar dinheiro e ele não irá querer fazer nada, vai apenas me dizer que estou dentro da média e mandar tomar tribulus. 
também acho que o clomifeno dará mais colaterais, pois os estudos que vi sobre TRT colaterais são quase nulos no máximo li sobre um aumento de próstata em 3% dos voluntários, algo super normal e dentro da média 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...