Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Força E Hipertrofia Estão Diretamente Relacionados?


brunobca

Posts Recomendados

Uma pessoa que consiga pegar altas cargas em todos os exercícios, e tenha uma boa alimentação, naturalmente vai alcançar uma boa hipertrofia?

Pergunto isso porque vejo pessoas na minha academia que pegam cargas bem menores que eu na maioria dos exercícios, e são o dobro do meu tamanho! Alguns me falaram que existe genética para força e genética para hipertrofia, como se alguns com pouco peso já hipertrofiassem, e outros tivessem "talento" para levantar grandes cargas, e tivessem uma hipertrofia dificil. É possível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Uma pessoa que consiga pegar altas cargas em todos os exercícios, e tenha uma boa alimentação, naturalmente vai alcançar uma boa hipertrofia?

Pergunto isso porque vejo pessoas na minha academia que pegam cargas bem menores que eu na maioria dos exercícios, e são o dobro do meu tamanho! Alguns me falaram que existe genética para força e genética para hipertrofia, como se alguns com pouco peso já hipertrofiassem, e outros tivessem "talento" para levantar grandes cargas, e tivessem uma hipertrofia dificil. É possível?

Eu também tenho essa dúvida e ninguém nunca conseguiu me explicar direito, nem alguns baichereis em ed. física que trabalham comigo.

Creio eu que o fator determinante é a genética, por outro lado, já vi gente dizendo que a genética não influencia tanto quanto dizem. Enfim, é muita informação pro meu limitado cérebro :D

Mas eu realmente queria entender melhor a relação força x hipertrofia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ter força não é sinónimo de hipertrofia.

A carga deverá ser umas das últimas coisas a pensar, seja em que tipo de treino. Para conseguir aumentar a sua força terá que, ao periodizar o seu treino, elaborar um plano de treino neurológico, ou seja, elaborar um plano de treino que estimule essencialmente os seus neurotransmissores e assim conseguir rapidamente que este solicitem num curto espaço de tempo o maior numero de fibras musculares (força/explosão).

Este tipo de treino não tem a ver com o tamanho do fuso transversal das suas fibras brancas (IIB), que são as "responsáveis" por hipertrofia. Assim, esses curtos espaços de tempo de estimulo deverão ser +/- até 20-30 segundos, por isso se efectuam por vezes os sets de 2, 3 ou 4 repetições e com uma carga elevada (75% a 90& de 1RM).

Mas isto não é tão linear, pois teremos que entrar com o gasto energético (a gasolina) que é solicitado nesse curto espaço de tempo, que é o ATP (adenosina trifosfato) e que se esgota no final desse periodo.

Para complicar, entra a genética de cada um e o facto de a pessoa A ter mais força que a pessoa B num determinado exercício tem a ver com as inserções osteomusculares, ou seja:

T=rxF

T=binário

r=distancia

F=força

vê o video

http://www.youtube.com/watch?v=F1vBj98YsnY&feature=related

neste caso do bicipe, a distância ® vai desde o ponto da inserção do musculo até onde você segura o peso que será |F|. Então quando vocês segura o peso paralelo ao chão (ao fazer o movimento de curl bicipe/flexão do antebraço) e o mantem nessa posição (estático) você está realizar um trabalho isométrico onde a tensão muscular (binário) é igual ao peso do haltere, ou seja:

Se o peso é de 5kg e a distância da inserção do musculo (do bicipe) ao haltere é de 1 metro você está com uma tensão muscular de T=5kgf

mas se o seu colega na mesma posição e com o mesmo peso tiver a inserção/origem do bicipe a uma distância de 0.9 metros ele estará a fazer uma força de 4,5 Kgf (para suster o mesmo peso e consequentemente necessita de menos força o que dará a ideia que tem mais força que vocês). Quando entra a genetica não há nada a fazer!!!

Acredito que muitos dos grandes campeões o são pela genética!

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como nosso amigo portus disse , a forca e relativa a muitos fatores e depende da genetica! Mas acredito que a forca esteja um pouco ligada a hipertrofia!

Uma coisa è voce pegar um individuo de 15 anos q jogava bola e nadava e comia normal e tinha uma estruturazinha boa e pegar um mlk nerd tibiano de 15 anos tambem , notamos uma diferenca eu seu corpo metabolismo e etc! De inicio notamos que o mlk mais ativo desenvolve melhor pois seu metabolismo e melhor!

Agora pega 2 caras de 90kgs com 5 anos de treino , com o mesmo treinamento dieta e alimentacao , voce vera que essa diferenca de forca nao sera muito grande , dai vem a variacao genetica!

Outra coisa que percebo sao esses ginastas , os caras sustentam seu proprio peso nas paralelas etc , consegue fazer coisas inacreditaveis , dai pensamos! Poxa como eles sao fortes! Mas è dai que me nasse uma duvida cruel! To cansado de ver o seguinte , amigos meus q fazem 80 flexoes , 40 barras , ai vc poem carga no supino e no pulley e eles pegam metade de voce , isso e relativo , è a questao da FORCA x SUSTENTACAO corporal q o corpo desenvolve para sustentar e mover seu proprio peso e sem peso adicional!

Podemos notar q e uma relatividade complexa q envolve muitos fatores , genetica , alimentacao , treinamento e tal! mais ainda deve ser muito estudado para se ter uma conclusao final! mas acredito q eles estejam muito relacionados , mas de uma forma bem diferente da que pensamos ser!

abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que percebo sao esses ginastas , os caras sustentam seu proprio peso nas paralelas etc , consegue fazer coisas inacreditaveis , dai pensamos! Poxa como eles sao fortes! Mas è dai que me nasse uma duvida cruel! To cansado de ver o seguinte , amigos meus q fazem 80 flexoes , 40 barras , ai vc poem carga no supino e no pulley e eles pegam metade de voce , isso e relativo , è a questao da FORCA x SUSTENTACAO corporal q o corpo desenvolve para sustentar e mover seu proprio peso e sem peso adicional!

Convenhamos também que o treino dos ginastas é muito mais intenso que o nosso, né? eles treinam trocentas horas por dia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hipertrofia não tem nada a ver com força,

força depende muito mais de uma resposta neuro-muscular do que do tamanho dos musculos, se não fosse assim como se explicaria os powerlifter muito menores que os BBs conseguirem levantar quantidades de peso que os fisiculturistas nem sonham.

é obvio que uma hora essa capacidade neuro-muscular chega a um limite e dai o que manda é o tamanho, mas isso só é valido se compararmos dois atletas de força

pois os dois treinam para chegar a esse limite, mas com certeza qualquer um que treine aqui para hipertrofia vai passar vergonha se disputar uma competição de agachamento com um profissional da categoria de 69kg ou menos.

Também foi legal o q o Portus falou sobre vantagem mecanica, nosso corpo não tem nenhuma mágica, ele é todo baseado em mecanismos fisicos então quem tiver a melhor máquina para uma tarefa especifica ganha, então se um dia vc for competir com alguém no deadlift e ele tiver braços longos e pernas curtas vc irá passar vergonha, pois o trageto que a barra percorre no exercício completo dele será muito menor que o seu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes, vou começar da 2a parte.

Mesmo o vídeo não tendo saído, acho que consegui entender, pelo que você disse então, um sujeito mais alto, ou seja, que terá antebraço e etc maiores, tenderá a levantar menos peso que uma pessoa de estatura mais baixa, ceteris paribus.

Concordo, é uma coisa física, mas não acho que seja a explicação para essas discrepâncias entre força e hipertrofia, pois, no meu caso por exemplo, sou mais alto ou da mesma altura do que todos os sujeitos que vejo que pegam a metade dos pesos que eu pego, e são o dobro do meu tamanho, esse fator da distância da inserção do musculo, eles são ainda mais fracos que eu.

Agora vamos pra 1a parte.

Pelo que entendi você diz que os sets de 2, 3 ou 4 repetições e com uma carga elevada (75% a 90& de 1RM) são para treinos de força, para recrutamento, num curto espaço de tempo, do maior numero de fibras musculares.

Então qual seria a forma aumentar o tamanho do fuso transversal das suas fibras brancas(hipertrofiar)? Seria com maior número de sets e repetições realizados com uma carga moderada?

Penso que a diferença pode sim estar ai, na minha forma de treino, pois sempre treinei com um baixo número de repetições. Pelo visto treinei bem os meus neutransmissores para recrutar rápidamente um grande número de fíbras, mas não aumentei o tamanho do fuso transversal das minhas fibras brancas!

Edit: acredito que seja isso mesmo, pois dei uma pesquisada depois da sua resposta e achei isso:

TREINAMENTO PARA HIPERTROFIA. Envolve o uso de cargas moderadas permitindo que o atleta realize mais repetições que um treinamento de força, com períodos de restabelecimento mais curtos. Este tipo de atividade recruta com mais intensidade fibras de contração rápida. São estas fibras que desenvolvem a massa muscular, que vão dar a característica de grande volume muscular ao indivíduo.

Para exemplificar, estudos têm revelado menor porcentagem de fibras de contração rápida em fisiculturistas que em outros atletas que realizam treinamento de força. Essa diferença justifica o fato de fisiculturistas não apresentarem a mesma força que levantadores de peso.

AS FIBRAS SE TRANSFORMAM? Estudos ainda não provam se fibras de contração rápida se transformam em fibras de contração lenta com o exercício aeróbico praticado por muito tempo, porém alguns autores acreditam que pode ocorrer uma "adaptação" das fibras IIb para fibras IIa, devido a esta última possuir melhor capacidade de utilizar oxigênio, sendo mais resistente à fadiga.

Possivelmente, nos jovens com idade de 12 a 14 anos encontra-se a melhor fase para determinar as características atléticas futuras. Nesta faixa etária encontram-se fibras de características intermediárias (IIa) na proporção de 14% no sexo masculino e 10% no sexo feminino. Alguns autores afirmam que estas fibras intermediárias, dependendo do estímulo, possam desenvolver mais fibras de contração rápida ou lenta, ou seja, caracterizando maior velocidade, força ou hipertrofia. A transformação destas fibras musculares num momento posterior poderá deixar de ser possível devido à alteração na proporção destas.

Mesmo com essa capacidade de adaptação muscular aos diferentes tipos de exercícios, sabemos que o indivíduo possui características próprias, devido à herança genética que determina as tendências de adaptação muscular de cada um. Por isso, o exercício físico deve ser praticado conforme o resultado almejado, mas os limites individuais devem ser respeitados.

http://www.revistacontrarelogio.com.br/materias/?Que%20fibras%20musculares%20voc%EA%20usa?.531

Então pode ser que eu tenha nascido com um número grande de fíbras de contração rápida, e tenha mesmo genética de força, e esse indivíduos que levantam menor carga e são mais hipertrofiados tenham sido abençoados com um grande número de fibras de "contração média", e tenham a "genética para hipertrofia"?

Editado por brunobca
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

resumindo bemmmmmmm resumido se VC tiver mais musculos VC fica mais forte, é extremamente individual, exemplo classico é Franco x Arnold, arnold era bem maior que franco, porem franco levantava mais carga util, enficiencia de trabalho, isso devido a tipo/desidade de fibras musculares, respostas neurologicas como foi citado, biomecanica de cada corpo... imagine franco e arnold treinando biceps, o braço de arnold é mais longo que o de franco, entao arnold precida "fazer mais força" pra realizar o mesmo movimento, realiza mais trabalho, entao arnold poderia ser mais forte porem resultado final sao movimentos semelhantes...

edit.: lembrei de uma coisa, dependendo de como crescer o musculo [fator genetico] pode atrapalhar sua mecanica de funcionamento/contraçao e te deixar "mais fraco"...]

bodybuilding é muito complicado, no brain, no gain heheh

Editado por Urubu da Silva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...