Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Olavo é o maior filósofo de todos os tempos?


Visitante

Posts Recomendados

Publicidade

1 hora atrás, danilorf disse:

 

Bom, então St. Tomás era um gnóstico.

 

St. Tomás jamais concordaria com isso. O papa cita St. Tomás na encíclica para falar sobre o conhecimento pela fé: "nada vês nem compreendes, mas t'o afirma a fé mais viva, para além das leis da Terra". St. Tomás tbm escreveu contra a heresia dos maniqueus (gnósticos): "tudo aquilo que é dito acerca de Deus, e que a razão humana em si mesma é incapaz de descobrir, não deve ser de imediato considerado como falso, como acreditaram os maniqueus e a maior parte dos infiéis.". Talvez você distorceu Agostinho e Tomás pq quem te ensinou sobre eles foi quem escreveu isso: "De fato, a existência de uma gnose ou philosophia perennis mostra que a religião e o dogma não são a última palavra em matéria de espiritualidade, e que a "fé" tende, em última análise, a desembocar num conhecimento direto que elimina toda a necessidade de "crença", pois traz uma certeza, nas palavras de Guénon, 'mais forte ainda que uma certeza matemática'". O mestre do teu mestre escreveu isso: "A diferença entre crença e Gnose - a fé religiosa elementar e a certeza metafísica - é comparável àquela que existe entre uma descrição e uma visão" (Schuon). Enfim.

 

Vou deixar a sugestão somente para os que estão conhecendo ou vão conhecer o Olavo: se você concorda com tudo que ele fala, você foi doutrinado. Eis um auto-diagnóstico simples para se manter independente. Isso aqui não pode acontecer:

Em 11/08/2016 at 23:52, Shapudo disse:

Confesso para vocês, só uma vez eu vi que o Olavo estava errado. Foi uma vez que eu olhei errado.

Errar é humano. E o Olavo é humano. Lembrem-se disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, danilorf disse:

 

Sim, ele é. Essa idéia de que Deus é um "Serzão" que está fora do Cosmos é uma coisa bem idiota, e nenhum Cristão de antes da modernidade tinha uma cosmovisão distorcida. Leia o texto e reflita.

Segundo o criacionismo, Deus criou todas as espécies de um modo "perfeito", além disso, criou a mulher de uma costela. Eu acreditava nessa história quando era pequeno.

A Teoria da Evolução mostra que não há nenhum design inteligente nas espécies. Nós só estamos discutindo hoje graças á nosso ancestrais que passaram milhões de anos evoluindo.


Um ótimo exemplo do "design inteligente":

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Faabs disse:

Segundo o criacionismo, Deus criou todas as espécies de um modo "perfeito", além disso, criou a mulher de uma costela. Eu acreditava nessa história quando era pequeno.

A Teoria da Evolução mostra que não há nenhum design inteligente nas espécies. Nós só estamos discutindo hoje graças á nosso ancestrais que passaram milhões de anos evoluindo.


Um ótimo exemplo do "design inteligente":

 

 

 

 

  • 1. O universo surgiu há aproximadamente 14 bilhões de anos (pela imposição das leis de Deus);
  • 2. Apesar das improbabilidades incomensuráveis, as propriedades do universo parecem ter sido ajustadas para a criação da vida;
  • 3. Embora o mecanismo exato da origem da vida na Terra permaneça desconhecida, uma vez que a vida surgiu, o processo de evolução e de seleção natural permitiu o desenvolvimento da diversidade biológica e da complexidade durante espaços de tempo muito vastos;
  • 4. Tão logo a evolução seguiu seu rumo, não foi necessária nenhuma intervenção sobrenatural (mas, alguns acreditam que a evolução é "acompanhada e orientada por Deus", como a ideia de Deus-presente-no-Universo de Spinoza);
  • 5. Os humanos fazem parte desse processo, partilhando um ancestral comum com os símios;
  • 6. Entretanto, os humanos são exclusivos em características que desafiam a explicação evolucionária da Lei Moral (o conhecimento do certo e do errado) e a busca por Deus, coisas essas que caracterizam todas as culturas humanas" [3]

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Evolucionismo_teísta

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Princípio_antrópico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, FrangoEctomorfo disse:

St. Tomás jamais concordaria com isso.

 

Frango, o que eu disse e venho argumentado até agora está no Capítulo I do Livro III da Suma contra os Gentios. Está havendo um ruído de comunicação entre nós.

 

3 horas atrás, Porcolitico disse:

Não interessa se são possíveis ou não, elas apenas existem.

 

Elas existem porque antes de existirem elas estavam contidas na possibilidade universal.

 

Citar

É isso que vocês crentes não conseguem entender. Esses caras não tiveram um motivo para refutar a bíblia eles apenas refutaram. 

 

Eles não refutaram nada, até porque você não pode refutar que pra uma coisa "vir a ser" (ou passar a existir) ela precisa ser possível antes disso.

 

Citar

A Ciência é o Império da verdade. Se tivessem provado que Deus existe, ok, ninguém ia ficar chorando pelos cantos como os crentes fazem. Mas vcs são chatos.

 

Asnolítico, me diga como a ciência pode provar que pra uma coisa passar a existir ela deve estar contida na possibilidade universal. O que você e o Torf querem dizer é que, basicamente, 1+1 não é igual a 2. E você acredita realmente que a ciência pode provar com argumentos científicos que 1+1 é diferente de 2; e que uma coisa, antes de existir concretamente, já existe no plano da possibilidade, caso contrário não viria a ser.

 

3 horas atrás, Porcolitico disse:

Basicamente eles dizem que tudo que a ciência não explica seria uma evidência de Deus. É o Argumento do Bolso Vazio.

 

Me diga como a ciência pode explicar que 1+1 = 2, ou que a possibilidade antecede a existência. E mais, me diga como a ciência pode negar isso. Você realmente faz jus a alcunha, Asnolítico.

 

Citar

Danilorf, quem acredita que a Terra é Plana como uma pizza, não tem moral pra criticar ninguém. KKKKK

 

Eu estou esperando você quotar a parte em que disse que acreditava que a Terra era plana.

 

1 hora atrás, Faabs disse:

Segundo o criacionismo, Deus criou todas as espécies de um modo "perfeito", além disso, criou a mulher de uma costela. Eu acreditava nessa história quando era pequeno.

 

A linguagem bíblica, principalmente a de Gênesis, é simbólica; você está atribuindo um sentido literal ao livro que nem mesmo um camponês da idade média atribuiria.

 

Citar

A Teoria da Evolução mostra que não há nenhum design inteligente nas espécies. Nós só estamos discutindo hoje graças á nosso ancestrais que passaram milhões de anos evoluindo.

 

As espécies existem, isso é fato, senão não faria nem sentido falar em "evolução das espécies". Se não existem as espécies como Formas - como Platão entendia -, como você seria capaz de sequer reparar que elas evoluem? De novo, a teoria do design inteligente não invalida a teoria da evolução, nem mesmo Darwin acreditava nisso. Uma coisa não anula a outra.

 

@topic

 

Como vocês podem ver, caros leitores do tópico, o nível intelectual dos detratores olavéticos é risível. Asnolítico se acha super esperto por negar que a possibilidade antecede a existência - da mesma maneira que ele negaria que 1+1=2. O Torf é um troll assumido, e nega que a possibilidade antecede a existência por pura birra, apenas pra aparentemente ter uma posição autônoma, ainda que totalmente irracional. O Faaps pelo menos não nega o fato da possibilidade anteceder a existência e a partir disso vai pra discussões mais doutrinais e teológicas a respeito de Deus.

 

No mais, encerro a minha participação no que concerne a este assunto.

 

 

Editado por danilorf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, danilorf disse:

O Torf é um troll assumido

Eu prefiro que me chamem de provocador. 

 

Quando o Flávio Morgenstern provoca nesse vídeo do Pânico postado pela olavete medrosa, todo mundo acha massa porque convém a vocês pois ele é aluno do Olavo. Mas se um cara é provocador mas näo curte as mesmas coisas que vocês, ele é um chato.

 

Como sempre, a conveniência faz o julgamento.

maxresdefault.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, danilorf disse:

 

 

 

A linguagem bíblica, principalmente a de Gênesis, é simbólica; você está atribuindo um sentido literal ao livro que nem mesmo um camponês da idade média atribuiria.

Você diz que é simbólica porque hoje sabemos que as afirmações sobre a criação do mundo em Gênesis são ridículas, então precisa falar que a linguagem é simbólica para dar credibilidade ao resto do livro. Antigamente as pessoas realmente aceitavam a história de Gênesis como a verdade.
Um livro que não consegue acertar coisas básicas não tem credibilidade nenhuma para afimar qualquer coisa, principalmente para onde vamos após a morte.
A bíblia é um ótimo livro de mitologia, as pessoas que escreveram este livro possuíam uma grande imaginação.

 

27 minutos atrás, danilorf disse:

 

As espécies existem, isso é fato, senão não faria nem sentido falar em "evolução das espécies". Se não existem as espécies como Formas - como Platão entendia -, como você seria capaz de sequer reparar que elas evoluem? De novo, a teoria do design inteligente não invalida a teoria da evolução, nem mesmo Darwin acreditava nisso. Uma coisa não anula a outra.

 

A teoria do design inteligente é pseudociência, e já foi refutada faz tempo.
Darwin também rejeitava o DI, e você pode conferir aqui.
Hoje já sabemos que cometas possuem ingredientes essenciais para a vida, e a Terra era bombardeada por cometas. Fora isso, o experimento de Urey e Miller comprovam que a vida pode surgir naturalmente em condições específicas (perto dos planetas gasosos, como Júpiter, por exemplo).

Enfim, o DI só foi criado para contornar a legislação americana, é apenas mais uma idéia maluca que não merece atenção nenhuma.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...