Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Benefícios da aveia

Torf

Posts Recomendados

Postado

Mas será qualquer tipo de aveia contém todos esses benefícios?

Eu sempre gosto de ter em casa farinha de aveia, tenho um potinho de achocolatado e um de aveia, normalmente faço shakes matinais usando ambos. Mas sempre acho que ela contém muito carboidratos, por isso maneiro no uso ao longo do dia, limitando-a a uma vez, no máximo duas.

Postado
5 minutos atrás, T. Wall disse:

Eu sempre gosto de ter em casa farinha de aveia, tenho um potinho de achocolatado e um de aveia, normalmente faço shakes matinais usando ambos. Mas sempre acho que ela contém muito carboidratos, por isso maneiro no uso ao longo do dia, limitando-a a uma vez, no máximo duas.

Ja li em algum lugar, nao me recordo onde, que a trituração do flocos de aveia para a farinha, ela perde uma quantidade de fibras, sera que procede isso?

Olha achei isso.

Flocos de aveia

Quando se fala em aveia, os flocos são a opção mais completa que podemos encontrar. E essa avaliação é bastante simples de ser concebida, pois trata-se do grão de aveia prensado integralmente. Logo, ele não perde fibras e muito menos os seus nutrientes. Mais adiante, neste mesmo texto, daremos duas ideias deliciosas e fáceis para incluir os flocos na sua dieta.

Os flocos de aveia são vendidos em dois tipos diferentes: finos ou regulares. Porém, a diferença entre eles está basicamente no aspecto, já que são idênticos quanto às propriedades. Se pode ter um lado ruim, talvez seja pela falta de versatilidade em usá-lo nas receitas mais complexas, como em massas, afinal de contas são flocos. Mas caem muito bem em sucos naturais e leite desnatado, assim como ficam deliciosos com alguma fruta.

Farelo de aveia

Aveia em farelo é ideal para se usar na composição de massas, tal como os biscoitos, pães, bolos, tortas e mais uma infinidade. Depois dos flocos, é a opção que mais oferece fibras, isto porque o farelo é retirado da camada externa do grão, ou seja, da casca mesmo. E por conta dessa grande concentração de fibras, aliada à sua versatilidade na cozinha, referente ao gosto e textura, pode ser facilmente misturada nas refeições como o café da manhã ou da tarde, assim como no almoço, janta e até sobremesa.

Um grande exemplo é o seu uso misturado em sucos de fruta, aumentando as fibras e melhorando, em consequência disso, o trânsito intestinal. Afinal de contas, durante o processo de fabricação dos sucos, a fibra natural da fruta costuma se perder numa quantidade considerável. Desta maneira, o farelo de aveia é um grande parceiro nas dietas, concedendo ótimos resultados finais desde que bem administrado nas refeições.

Farinha de Aveia

A farinha proveniente da aveia é também muito benéfica, mas deve ser usada com certa atenção. Para começar, ela se origina da parte interna do grão, por isso as suas fibras são descartadas. Logo, o seu uso deve ser mais restrito. Se engana muito quem pensa estar desfrutando das fibras da aveia ao ingerir um alimento contendo apenas a farinha de aveia. Por outro lado, ela é uma ótima substituta da farinha de trigo.

Pode ser usada em bolos, pães, panquecas, etc. Assim você ganhará nos alimentos os benefícios dos antioxidantes, vitaminas, carboidratos, etc. contidos na aveia e dará um toque a mais nas receitas. E, claro, se quiser também aproveitar as fibras do cereal, pode acrescentar juntamente a o farelo de aveia que, como vimos logo acima, se comporta muito bem nos mais diversos tipos de massa.

Postado
7 minutos atrás, T. Wall disse:

Olha, eu sou maníaco por rótulos e já percebí que em média o farelo tem mais carbo e menos proteína do que a aveia em flocos, percebí isso inclusive analisando produtos da mesma marca... Na dúvida vou de flocos ao invés de farelo...

Postado

Não tiro aveia da dieta eh um alimento ótimo, de fácil digestão e preparo , pra mim a melhor aveia que tem é o farelo, não sei se posso falar a marca, se é propaganda ou sei la ... mas sempre prefiro o farelo, tem mais fibras e proteínas por porção.

Postado
46 minutos atrás, pibols disse:

Não tiro aveia da dieta eh um alimento ótimo, de fácil digestão e preparo , pra mim a melhor aveia que tem é o farelo, não sei se posso falar a marca, se é propaganda ou sei la ... mas sempre prefiro o farelo, tem mais fibras e proteínas por porção.

aveia não é de fácil digestão. suas fibras, proteinas e gorduras, atrasam a digestão.

Postado

Só uso flocos ou farelo. Não sei dizer dos benefícios pq não reparo no meu corpo, uso mais como fonte de carbo. Mas é aquilo, quanto mais benefícios na teoria (e consequentemente na pratica), melhor =]

Postado
6 minutos atrás, Lander18 disse:

aveia não é de fácil digestão. suas fibras, proteinas e gorduras, atrasam a digestão.

Quis dizer que ela em mim 'desce bem' meu corpo consegue comer bastante de boa, mas entendi, você está correto, vlw pela correção ;)

Postado

Aqui na Alemanha um pacote de meio quilo de aveia integral no supermercado custa uns 39 centavos. =P

Postado
8 minutos atrás, Torf disse:

Aqui na Alemanha um pacote de meio quilo de aveia integral no supermercado custa uns 39 centavos. =P

Pago 5 reais o kg do farelo e 3 reais o kg da aveia normal kkk mesmo assim ta bem longe do custo x beneficio dai. Curiosidade, vc morava no brasil e foi prai trabalhar ? ou nasceu ai ?

Postado
9 minutos atrás, pibols disse:

Pago 5 reais o kg do farelo e 3 reais o kg da aveia normal kkk mesmo assim ta bem longe do custo x beneficio dai. Curiosidade, vc morava no brasil e foi prai trabalhar ? ou nasceu ai ?

Casei-me com uma alemä e resolvemos nos mudar pra cá. =)

Postado

Taí. Sou fã da aveia desde antes de malhar. Sempre gostei, mas agora uso de forma mais regrada e planejada.

Essa controvérsia sobre flocos ou farinha, apenas minha opinião: é bastante inócua. Ambas têm benefícios o suficiente pra compensar qualquer outra coisa.

Embora existam marcas nacionais sem gluten, eu recomendo duas excelentes importadas, que são a escocesa Alara e a americana Bob. Em outro post falo melhor disso com um link que geral que aprecia informação confiável e direto das fontes vai gostar. Inclusive coisas que não se falam abertamente  (e muitas vezes ESSAS é que são as infos mais importantes). Tô no celular,  depois posto melhor.

Postado

Onde eu moro aveia é um alimento caro, não vale a pena, péssimo CxB.

De qualquer forma, os benefícios existem.

Enviado de meu GT-S5310B usando Tapatalk

Postado

Eu uso bastante aveia, mas tbm estou achando caro, pago em média R$2,50 por 300 g. Às vezes baixa um pouco, mas sempre fica mais do que R$2,00.

Postado

Não lembro de ter visto algo contrário nas regras do fórum....acho que já vi gente colocando aqui, mas pode postar link de um outro fórum? (é um fórum focado em alimentos, processos de fabricação e bastidores, principalmente).

O dono é engenheiro de alimentos e foi um colega de um outro fórum (de outro assunto), o cara é muito fera e já tem uns tópicos bem interessantes lá. Começou tem poucos meses.

Postado
12 minutos atrás, Dartagnan. disse:

Não lembro de ter visto algo contrário nas regras do fórum....acho que já vi gente colocando aqui, mas pode postar link de um outro fórum? (é um fórum focado em alimentos, processos de fabricação e bastidores, principalmente).

O dono é engenheiro de alimentos e foi um colega de um outro fórum (de outro assunto), o cara é muito fera e já tem uns tópicos bem interessantes lá. Começou tem poucos meses.

Näo sei se é contra as regras. Acho que você pode oferecer aos interessados o link por mensagem privada.

Postado

Como aveia todo dia principalmente no café da manha, sempre compro em flocos quando vou usar a farinha trituro na hora ( li em algum lugar que a farinha oxida com o tempo).

A onde eu moro ela e bem cara em tão compro online.

Enviado de meu OCTA usando Tapatalk

Postado

Eu percebi que a maioria dos BB, principalmente os americanos, têm o costume de cozinhar a aveia, mas pesquisei sobre e não vi nenhuma grande diferença entre cozinhar ou consumir ela crua.

Eu costumo bater no liquidificar crua mesmo, mas quando faço um mingau eu noto que me sacia mais.

Alguém tem algum material falando sobre os benefícios de cozinhar a aveia?

Postado (editado)

É uma pena as aveias com preços mais acessíveis serem carregadas de glúten.

Muita gente que é celíaca ou adepta de cortar o glúten da alimentação (como eu) acaba deixando de usá-las por conta do preço das sem glúten.

Editado por CalangoDoCerrado
Postado

É verdade. As marcas importadas que eu citei saem bem caras se forem trazidas da maneira mais comum pro Brasil (sites de compras). Por enquanto, sigo comprando pelo menos de vez em quando, pois acredito piamente nos benefícios da aveia de melhor qualidade (mesmo que saia amanhã uma nova verdade da nutrição dizendo o contrário). Agora, a marca Bob pode ser encontrada também em algumas lojas Mundo Verde (ligeiramente mais barata que a minha marca favorita).

Aqui a Alara, o pack com 3 caixas de 500g custa em média 12 Euros.

814Nt591ExL._SY606_.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...