Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Terminologia Básica


funkstatic

Posts Recomendados

TERMINOLOGIA BÁSICA

Estamos a entrar num tipo de matéria que é exclusivamente culturista e neste caso há necessidade de saber uma terminologia básica que nos soará familiar para podermos entender o que nos quer transmitir:

· ROTINA: É chamado assim ao desenvolvimento dos exercícios, divisões muscular e número de série e repetições que são feitos repetitivamente durante todo um período (geralmente semanalmente).

· SÉRIE É a unidade de trabalho em que o exercício é desenvolvido. Está composto por repetições.

· REPETIÇÕES É o mais simples de todas as execuções muscular. Consiste na acção muscular de um determinado exercício. Tem nos movimentos dinâmicos (na realidade Auxotónicos) duas partes:

- Movimento POSITIVO (Contração isotônica concêntrica) é aquele em que nós fazemos a força de encontro a uma resistência, também chamamos concêntrico, encolhimento ou acelerador. A nível muscular ocorre um impulso para o encolhimento das fibras. O seu efeito pelo treino realizado pensa-se que é o aumento da força.

- Movimento NEGATIVO (Contração isotônica excentrica) que é oposto ao anterior, é o mesmo que dizer que a resistência trabalha na mesma direcção que nós. Também conhece-se como excêntricos, de travamento ou retardador. Nas estruturas muscular ocorre uma extensão das fibras. O seu efeito pelo treino é a ruptura muscular da fibra e sua consequência de acordo com uma teoria muscular prevalecendo o aumento do VOLUME.

· RITMO DE EXECUÇÃO (Contração Isométrica) É o tempo em que ocorre a contracção positiva e negativa de uma repetição geralmente representada como N/X onde N é o tempo em segundos da contracção positiva e o X da negativa. Alguns autores dão também um valor em segundos à pausa entre um e outro destes dois. É dizer, N-p-X.

· GRUPO MUSCULAR Zona do corpo implicado no trabalho muscular. Em um exercício geralmente implica-se um ou dois grupos importantes mas é necessário saber que há muitos músculos pequenos que trabalham também embora não se saiba. Além de que é impossível isolar um único grupo muscular com o treinamento dinâmico.

· DESCANSO: Período de tempo entre a série ou entre músculos.

· EXERCÍCIO: Implicação muscular que envolve ao menos uma articulação ou um músculo. No Culturismo geralmente tem sempre o movimento nos dois sentidos como vimos anteriormente (positivo e negativo). Geralmente quanto maior é a actuação do movimento maior serão a quantidade de fibras muscular activadas, maior o estiramento da articulação e consequentemente os seus benefícios.

· FALHA MUSCULAR: Num exercício, chega-se a este momento quando o número de repetições positivas chegam em seu limite, ou seja quando não se pode fazer mais nenhuma positiva. Geralmente referimos sempre às positivas mas existem também a falha negativa e isométrica.

· REPETIÇÃO FORÇADA É uma técnica conhecida de aumento da intensidade. Chegando ao limite positivo e um companheiro nos ajuda a terminar as repetições totais. Normalmente até três no máximo -. (as repetições que faz ao companheiro com nossas mãos na barra não contam).

· DEFINIÇÃO Também chamado treino de temporada ou de competição. Trata-se de um período de tempo variável, desde poucas semanas até por vezes meses, em que o objectivo do treino é realçar a qualidade e a definição muscular, mais que o próprio tamanho, normalmente com o objectivo de baixar o índice de massa gorda na qual se complementa com actividades aeróbicas e uma dieta fraca em hidratos de Carbono e gorduras.

· AERÓBICOS (Cardio) Em Culturismo são as actividades que nos fazem perder a gordura, mas uma definição mais correcta seria a de: execução repetitiva de um exercício na presença de oxigénio. De ambos os tipos de fibras musculares as vermelhas ou de contracção lenta são as encarregadas da sua realização.

· ANAERÓBICOS Qualquer tipo de exercício em que haja um débito do oxigénio, este exercício move as fibras brancas ou da contracção rápida.

· SUPERSÉRIES Duas séries seguidas, sejam do mesmo grupo muscular ou de grupos musculares opostos, feitas sem descanso.

· SÉRIES ALTERNAS Uma série com mais de duas séries de exercícios que sejam do mesmo grupo, oposto ou qualquer outro. Ao contrário do Super séries que são seguidos e do mesmo ou grupo muscular oposto, as séries alternas supõem que não têm porque serem feitas sem descanso, a menos que forem especificadas e puderem ser dos grupos diferentes que nos estão opostos.

· TRISÉRIES Três seguiram séries do mesmo grupo muscular sem descanso.

· SÉRIE GIGANTE OU COMPOSTAS Mais de quatro séries do mesmo grupo muscular sem descanso.

Como já tivemos oportunidade de ver existem vários grupos musculares no nosso corpo. Para ter uma ideia mais prática, hoje em dia é frequente dividir o corpo pelos seguintes grupos musculares, tendo sempre em conta que esta classificação sofreu através do tempo uma variação e seguirá variando ainda mais, inclusivé de uns métodos a outros:

PEITO: Peitoral maior e menor, Subclavicular, Esternocleidomastoideo e músculos da caixa do toráxica.

DORSAL: Dorsal maior, Trapézio, Erecto Espinais, Redondo maior e menor, Infraespinoso, Supraespinoso, assim como uma diversidade de pequenos musculos que envolvem as Omoplatas e Escápulas.

LOMBARES: Lombares, Erecto Espinais, Quadratus Lombares, Psoas Ilíaco, etc....

ABDOMINAL: Recto Abdominal, Intercostais, Oblícuos externo e interno, Psoas Ilíaco...

OMBROS: Deltoides, Trapézios, Rotadores interno e externo.

TRICEPS: Tríceps brachial, Ancóneo

BICEPS: Biceps brachial e brachial e pela extensão os músculos do antebraço.

QUADRÍCEPS: Vasto Interno e Externo, Recto Femural e Adductores.

FEMORAL: Biceps Femoral, semitendinoso e Semimembranoso, Recto Femural, etc....

GLUTEOS: Glúteos maior, médio e menor, Quadrado do fémur, etc....

GÉMEOS: Gastrocnemios, Sóleos e Tibiales.

Ps : Algumas palavras parecem diferentes pois o original foi escrito no português de Portugal.

Fonte : http://forum.bodybuilding-pt.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Muito bom! Só não concordo ali com o trapézio ser do ombros, pra mim trapézio é costas!

Eu também acho que trapezio é costas... e tpw, isso ai acho que ficaria melhor no dicionario de musculação, não? =)

abç

Olha só,

Apesar de sentirmos o trapézio sendo trabalhado nos exercícios de costas, ele faz parte do grupo de múculos dos deltóides que estabilizam a articuação do ombro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trapezio é das costas!

Ok,

Vamos dar uma olhadinha nesta imagem:

ombro31.gif

Além disso, na informação do colega que criou o tópico ele insere o trapézio nos dois grupamentos pois ele considerou as origens e inserções. Estas definições muitas vezes variam mais a idéia central é sempre a mesma, como podemos ler no trecho abaixo:

MÚSCULOS DO OMBRO

Provavelmente, nenhuma outra articulação é mais dependente de seus músculos do que as que formam o ombro. Cavidades articulares planas, cápsulas articulares redundante, ou mesmo inexistentes, cargas elevadas criadas pelo simples ato de elevar o braço para apanhar um livro na estante que precisam ser dissipadas pêlos músculos e tendões, antes que incidam sobre os ligamentos glenoumerais, cuja resistência mecânica não seria suficiente para, por si só, neutraliza-Ias ...tudo faz com que o ombro dependa fundamentalmente de seus músculos para movê-lo, para estabilizá-lo e para protegê-lo. Sobrecargas produzidas por doenças profissionais, por excessos de utilização e por incordenação motora são algumas das situações que podem produzir sintomas musculares nos ombros.

Os músculos que atuam no ombro podem ser agrupados de acordo com suas origens e inserções.

• Escapuloumerais : subscapular, supra-espinhal, infra-espinhal, redondo

menor, coracobraquial e deltóide.

• escapulo-radial e escapulo-uinar: bíceps e tríceps.

• Axio-escapular : trapézio, grande dorsal, serrátil anterior, rombóides,

peitoral menor e elevador da escápula.

• Axio-umeral: grande dorsal e peitorais.

fonte: http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/traumato/ombro_doloroso.htm

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...