Ir para conteúdo

Bulking E Cutting Para Naturais, Mitos E Equívocos

Visitante

Posts Recomendados

Postado

Incrível como existe uma tendencia de sempre tentar culpar ou demonizar alguma coisa.

É o famoso " wanted dead or alive"... Coitado do carboidrato.

Como já falaram aí em cima, low carb é apenas mais uma forma de dieta. Se a pessoa odeia pão, arroz, massa, tubérculos, frutas, doces, etc, beleza ela fazer low carb. Mas do contrario, eu não vejo vantagem alguma.

Eu acho low carb uma dieta muito cara e mais trabalhosa de seguir, fora que acho muito limitada em termos de paladar. Mas isso não é o assunto daqui.

E esse estudo em ginastas não quer dizer muita coisa... amostra pequena e provavelmente hormonizada, alem do pouco tempo de acompanhamento.

O meu maior problema com low carb é a falta de sono. Pra mim não rola. Creio que isso deva variar de pessoa para pessoa.

A unica vantagem da low carb NMHO é o controle da fome, mas por outro lado, isso pode ser uma desvantagem para aqueles que serão obrigados a comer para bater os macros mesmo sem ter fome ou vontade.

Mas em relação ao tema central do tópico, eu ainda acho o glicogênio um dos maiores protetores contra o catabolismo, e seria de grande valia para naturais em cutting.

Postado

Incrível como existe uma tendencia de sempre tentar culpar ou demonizar alguma coisa.

Como já falaram aí em cima, low carb é apenas mais uma forma de dieta. Se a pessoa odeia pão, arroz, massa, tubérculos, frutas, doces, etc, beleza ela fazer low carb. Mas do contrario, eu não vejo vantagem alguma.

Eu acho low carb uma dieta muito cara e mais trabalhosa de seguir, fora que acho muito limitada em termos de paladar. Mas isso não é o assunto daqui.

Voces esquecem da saude, acha que esses alimentos derivados do trigo, processados e ricos em açucar fazem bem a longo prazo ?

Nesse estudo eles analisaram atletas de elite da ginástica da Italia; repare bem, atletas de elite, não aqueles que fazem por recreação. Atletas de elite treinam durante horas e que já seguem uma dieta, uma alimentação "balanceada"

Foi utilizado uma dieta não apenas low carb, utilizaram a cetogênica, que é low carb mesmo (e que tenho feito ultimamente e recomendo). Fizeram 30 dias da dieta ocidental (carbo alto), ai teve um espaço de 3 meses e foi feito 30 dias de cetogênica.

Não afetou a performance em nada, mesmo que fulado diga "o corpo precisa de glicogenio pra quem faz atividade, senão vai desmaiar, blablabla..". Nenhum atleta de elite, que faz um treinamento intenso, desmaiou.

Abaixo um gráfico dessa pesquisa.

Screenshot%2B2014-09-06%2Bat%2B13.33.09.

Barras Brancas: antes da dieta

Barras Pretas: após a dieta

VLCKD: dieta com muito baixo carbo (cetogenica)

WD: dieta ocidental (carbo alto)

Analisando o quadro da esquerda (peso corporal), a cetogênica leva uma pequena vantagem, diminuiu o peso dos atletas. Ai pode vir alguem e falar: "perderam água e musculo, por que em dieta low carb só perde isso, não tem diferença alguma na gordura..."

Agora vamos olhar o quadro da direita (gordura corporal), a cetogênica tem uma enorme vantagem, com uma perda de cerca de 2kg de gordura.

No restante do estudo mostra ainda que houve um ganho de 300g de massa muscular, mas não entra como significancia estatistica.

Mas isso mostra que não há perda muscular mesmo em uma dieta com carbo baixissimo (cetogenica é em torno de 20g de carbo, só para deixar claro), mesmo em atletas que fazem treino intenso diariamente.

A segunda parte do artigo sobre composição corporal traduzida pelo user Patife, fala de low carb em atletas profissionais.

Postado

E esse estudo em ginastas não quer dizer muita coisa... amostra pequena e provavelmente hormonizada, alem do pouco tempo de acompanhamento.

O meu maior problema com low carb é a falta de sono. Pra mim não rola. Creio que isso deva variar de pessoa para pessoa.

A unica vantagem da low carb NMHO é o controle da fome, mas por outro lado, isso pode ser uma desvantagem para aqueles que serão obrigados a comer para bater os macros mesmo sem ter fome ou vontade.

Mas em relação ao tema central do tópico, eu ainda acho o glicogênio um dos maiores protetores contra o catabolismo, e seria de grande valia para naturais em cutting.

+1 no que marquei.

Para mim a vantagem da low carb é parecer mais denso.

Postado

Ceto, é o que eu chamo de um cutting em low carb. Não acho muito vantajoso a pessoa partir direto para cetogênica; acho melhor, estando em low carb e quer dar um "corte mais brusco", ai entra com a cetogênica. Mas tambem da pra ficar em ceto muito tempo tranquilamente.

Em ceto por volta de 2 meses, mas essa ultima semana eu sai um pouco, dei uma exagerada nas batatas.. hehe

Meu objetivo é performance, mas não deixando muito de lado a estética, mas ela não é prioridade.

As cargas não sei pois não tenho treinado com pesos, só BW. Mas consegui uma melhora, me baseando em reps, e também um aumento de força (as vezes alguns exercicios com saco de pancada de 70kg notei que ficou mais fácil).

Postado

Ceto, é o que eu chamo de um cutting em low carb. Não acho muito vantajoso a pessoa partir direto para cetogênica; acho melhor, estando em low carb e quer dar um "corte mais brusco", ai entra com a cetogênica. Mas tambem da pra ficar em ceto muito tempo tranquilamente.

Em ceto por volta de 2 meses, mas essa ultima semana eu sai um pouco, dei uma exagerada nas batatas.. hehe

Meu objetivo é performance, mas não deixando muito de lado a estética, mas ela não é prioridade.

As cargas não sei pois não tenho treinado com pesos, só BW. Mas consegui uma melhora, me baseando em reps, e também um aumento de força (as vezes alguns exercicios com saco de pancada de 70kg notei que ficou mais fácil).

Sim, o próprio Lyle manda ir diminuindo os carbos aos poucos.

Postado

Um dos erros mais comuns das pessoas que entram em cetose é esse, querer começar a dieta num dia marcado cortando carboidratos bruscamente da noite pro dia, por isso muitos desistem ou acabam fracassando, eu sou contra cetose, principalmente em naturais, nao vejo necessidade de corta os carboidratos tao radicalmente, nao vejo beneficios nisso.

Postado

Um dos erros mais comuns das pessoas que entram em cetose é esse, querer começar a dieta num dia marcado cortando carboidratos bruscamente da noite pro dia, por isso muitos desistem ou acabam fracassando, eu sou contra cetose, principalmente em naturais, nao vejo necessidade de corta os carboidratos tao radicalmente, nao vejo beneficios nisso.

Muito relativo.

Para pessoas com resistência a insulina a dieta é perfeita.

Postado

Muito relativo.

A respeito de resistencia a insulina, ja que voce tinha falado que nao é causada por excesso de carboidratos por longos periodos, pode me explicar pelo que é causada então, por favor.

Visitante Legendário
Postado

Olha, eu não to nem aí se atletas, bodybuilders ou esportistas quaisquer que ganhem a vida façam uso de low carb e relatem benefícios. Não é este o ponto. O que quis dizer e que não deve ter ficado claro é que a maioria dos naturais seguem uma vida profissional, estudam, correm no dia-a-dia e por fim, malham. O cérebro só utiliza glicose pra funcionar e não consigo imaginar uma dieta de baixo carbo nesse mundo frenético. Eu particularmente dou aula por 6 horas, lido com dúvidas, trabalhos, TCCs, redijo artigos e corrijo provas. Não sou nem bobo de reduzir a ingestão de carbos pra menos de 50%. O último professor que vi fazer isso teve de ser atendido dentro da sala com mal estares devido à dieta low carb da nutricionista dele.

Não vejo profissionais como analistas, professores, traders, contadores, enfim, que lidam com o alto grau de processamento cerebral diário se dar um tiro no pé desse jeito. Academia é legal, gosto sigo e tenho resultados. Mas não paga minhas contas e não tenho o dia à toa em casa pra zumbizar e não precisar de tanta glicose. Os profissionais do ramo até tem... Se não estão bem, descansam. A dieta está dando fortes dores na cabeça? Beleza, tira o dia de folga.

Só que em um mundo de naturais/normais não funciona assim.

Postado

A respeito de resistencia a insulina, ja que voce tinha falado que nao é causada por excesso de carboidratos por longos periodos, pode me explicar pelo que é causada então, por favor.

Predisposição genética, obesidade, sedentarismo...

Ele relacionou a cetogenica com as pessoas resistentes a insulina justamente porque é uma das melhores opções de tratamento pra quem JÁ TEM a resistencia a insulina (causada pelos fatores que citei) mas isso não significa que uma pessoa fora desses fatores vai se tornar resistente a insulina por comer muito carboidrato.

Postado

Isso tem a ver com genética e sedentarismo/obesidade.

Não é a alta em carboidratos que vai te deixar com resistência a insulina.

Ele relacionou a cetogenica com as pessoas resistentes a insulina justamente porque é uma das melhores opções de tratamento pra quem JÁ TEM a resistencia a insulina (causada pelos fatores que citei) mas isso não significa que uma pessoa fora desses fatores vai se tornar resistente a insulina por comer muito carboidrato.

rsrsr, eu não copiei o que você disse não.

Eu tinha enviado, mas a net aqui caiu e quando voltou eu tive que enviar de novo, mas aí você já tinha enviado :P

Postado

Não é porque nosso cérebro utiliza glicose que ela precisa vir, especificamente, da alimentação

O cérebro utiliza cerca de 120g glicose por dia.

O figado consegue fabricar 200g de glicose por dia, aproximadamente.

Então a produção endógena dá e sobra.

E corpos cetônicos podem ser metabolizados pelo cérebro sim, e podem ser melhores até mesmo do que a glicose para o funcionamento do cérebro.

Postado

Olha, eu não to nem aí se atletas, bodybuilders ou esportistas quaisquer que ganhem a vida façam uso de low carb e relatem benefícios. Não é este o ponto. O que quis dizer e que não deve ter ficado claro é que a maioria dos naturais seguem uma vida profissional, estudam, correm no dia-a-dia e por fim, malham. O cérebro só utiliza glicose pra funcionar e não consigo imaginar uma dieta de baixo carbo nesse mundo frenético. Eu particularmente dou aula por 6 horas, lido com dúvidas, trabalhos, TCCs, redijo artigos e corrijo provas. Não sou nem bobo de reduzir a ingestão de carbos pra menos de 50%. O último professor que vi fazer isso teve de ser atendido dentro da sala com mal estares devido à dieta low carb da nutricionista dele.

Não vejo profissionais como analistas, professores, traders, contadores, enfim, que lidam com o alto grau de processamento cerebral diário se dar um tiro no pé desse jeito. Academia é legal, gosto sigo e tenho resultados. Mas não paga minhas contas e não tenho o dia à toa em casa pra zumbizar e não precisar de tanta glicose. Os profissionais do ramo até tem... Se não estão bem, descansam. A dieta está dando fortes dores na cabeça? Beleza, tira o dia de folga.

Só que em um mundo de naturais/normais não funciona assim.

O crescimento do número de pessoas que aderem a low carb é maior a cada dia. A diversidade de profissionais é enorme trabalham tanto, ou mais que você. Deveria pesquisar mais sobre a dieta para não falar asneiras. Melhor ainda deveria testar, numa dieta restrita de carboidratos o corpo utiliza gordura como energia, carboidrato sempre foi dispensável. Por mais de 90% de nossa história consumimos carboidratos esporadicamente, a base nutricional era gordura e proteína, ainda hoje tem povos que se alimentam desta maneira e realizam tarefas muito mais complexas e estressantes que as nossas de habitantes das cidades, onde o risco de vida é altíssimo a cada dia, apenas para buscar o sustento diário.

Postado

Muito relativo.

nao precisa entrar em cetose pra melhorar a resistência a insulina

Mas cara voce deve ta confundindo low carb com zero carb, low carb nao causa esses sintomas de fraqueza e mal estar como relatou, pelo contrario causa bem estar e saciedade, a gordura pode ser usada como fonte de energia primária tambem.

(nao to querendo lhe mudar ou convencer a fazer tal dieta, so fiz um post mesmo)

rsrsr, eu não copiei o que você disse não.

Eu tinha enviado, mas a net aqui caiu e quando voltou eu tive que enviar de novo, mas aí você já tinha enviado :P

kkkkkk

Caras melhor agente voltar pro assunto do topico sobre bulking e cutting pra naturais, isso aqui ta igual low repts x high repts nao vai ter fim, vao acabar fechando e dando alerta pra todo mundo. Agora se voces quiserem artigos bons com referencias e estudos mostrando que as causas nao sao so essas e excesso de carboidratos por longos periodos causam sim (por causa da sobrecarga de nutrientes como acidos graxos,trigliceridios e glicose), me mandem mp que eu envio.

Postado

Não é porque nosso cérebro utiliza glicose que ela precisa vir, especificamente, da alimentação

O cérebro utiliza cerca de 120g glicose por dia.

O figado consegue fabricar 200g de glicose por dia, aproximadamente.

Então a produção endógena dá e sobra.

E corpos cetônicos podem ser metabolizados pelo cérebro sim, e podem ser melhores até mesmo do que a glicose para o funcionamento do cérebro.

E qual seria a "matéria prima" usada pelo fígado para produzir essa glicose?

Postado

Voces esquecem da saude, acha que esses alimentos derivados do trigo, processados e ricos em açucar fazem bem a longo prazo ?

A segunda parte do artigo sobre composição corporal traduzida pelo user Patife, fala de low carb em atletas profissionais.

Tenho certeza absoluta que 2 fatias de pão,uma porção de arroz, uma prato raso de macarrão e um tabletinho de chocolate não irão me matar. Nem a curto, nem a longo prazo. Pelo contrario, a síntese de glicogênio vai ficar show estimulada pela musculação.

E sem ser obrigado a comer bacon com abacate nos pós treino...kkkkk perdoe a brincadeira.

Como já postei antes, pra quem não gosta de carbos, da pra ser feliz e ter resultado com low carb.

Agora, cá entre nos, quem aqui não saliva ao pensar em um prato de macarrão a bolonhesa ? :laughingsmiley:

Postado

Tenho certeza absoluta que 2 fatias de pão,uma porção de arroz, uma prato raso de macarrão e um tabletinho de chocolate não irão me matar. Nem a curto, nem a longo prazo. Pelo contrario, a síntese de glicogênio vai ficar show estimulada pela musculação.

E sem ser obrigado a comer bacon com abacate nos pós treino...kkkkk perdoe a brincadeira.

Como já postei antes, pra quem não gosta de carbos, da pra ser feliz e ter resultado com low carb.

Agora, cá entre nos, quem aqui não saliva ao pensar em um prato de macarrão a bolonhesa ? :laughingsmiley:

Quem faz bulking high carb com umas 4-5g/kg de carbo/dia nao vai comer so isso, é muito coisa e a maioria desses industrializados derivados do trigo ou açucares, rotulados de "saudaveis", sao propaganda enganosa nos rótulos e prejudiciais a longo prazo.

nao nao, prefiro ovos com bacon e azeite, e alguma fonte de carboidrato junto kkkkkkk (afinal low carb nao é zero carb) , abacate so com leite fica top, so ele nao gosto.

salivo tambem nas receitas low carb kkkk,salivo tambem no macarrão e nao sou bitolado nao mano, eu como carbo, nao sou atleta e como o que quero sem peso na consciência , se encaixar nos macros porque nao ?

Postado

O gosto por certo alimento é algo cultural, pode ser mudado. Os únicos alimentos que eu senti falta quando comecei a dieta eram os doces, veja a loucura disso, sentir falta de algo totalmente artificial. Hoje dá até pra fazer doces semelhantes praticamente zero carbo.

Postado

Acredito q para naturais o segredo está em nao exagerar no deficit (em cut) nem em superavit(em off), começar com o minimo possivel e ir aumentando/diminuineo as kcals conforme estagnaçao... e claro, muita paciencia ^^ nego qer faze um off 'come de tudo'(mesmo q sejam alimentos bons, carbos e proteinas boas) bate 1500kcal de superavit, treina bem e esquece q 300-400kcal de superavit era suficiente para maximizar o ganho de massa e minimizar** ganho de gordura, dai nego fica gordo, roliço, obeso,desesperado entra em cutting e começa com -1000kcal e perde toda massa magra, sem contar dinheiro tempo e estress

Postado

Desde quinta venho testando um novo padrao de dieta, acho que poucos aqui conhecem, carb back loading, consiste em consumir todos seus carbos diarios no pos treino, e o restante so dia so prot + fat, visando usar carbo so quando o corpo realmente precisa( repor glicogenio pos treino ) e no resto do dia evitar picos de insulina assim melhorando a sensibilidade a insulina.

E hoje incrementei o carb cycling tambem. Dias de 140 de carb, e dias de 240 de carb.

Visitante Legendário
Postado

O crescimento do número de pessoas que aderem a low carb é maior a cada dia.

Sim, low carb é a dieta das celebridades né... A cada dia mais e mais aderem porque passou no "bem-estar" e "hoje em dia". blz

Melhor ainda deveria testar, numa dieta restrita de carboidratos o corpo utiliza gordura como energia, carboidrato sempre foi dispensável. Por mais de 90% de nossa história consumimos carboidratos esporadicamente, a base nutricional era gordura e proteína, ainda hoje tem povos que se alimentam desta maneira e realizam tarefas muito mais complexas e estressantes que as nossas de habitantes das cidades, onde o risco de vida é altíssimo a cada dia, apenas para buscar o sustento diário.

Vai querer me convencer que esquimós tem um exercício mental superior à nossa sociedade moderna? hahaha boa sorte.

O metabolismo deles é adaptado colega, considerado lentíssimo até para um sedentário nessa sociedade.

A sintetização do carboidrato é um achado na história evolutiva e diz muito sobre como nosso corpo adora essa fonte de energia. Aliás, a metabolização de carboidratos é uma vantagem evolutiva nossa. E o corpo não pensa duas vezes em usá-lo. Só por isso seria o fator para alguém (esperto) se convencer de que ele é muito importante.

E aí, quem tá falando asneiras?

Postado (editado)

Sim, low carb é a dieta das celebridades né... A cada dia mais e mais aderem porque passou no "bem-estar" e "hoje em dia". blz

Vai querer me convencer que esquimós tem um exercício mental superior à nossa sociedade moderna? hahaha boa sorte.

O metabolismo deles é adaptado colega, considerado lentíssimo até para um sedentário nessa sociedade.

A sintetização do carboidrato é um achado na história evolutiva e diz muito sobre como nosso corpo adora essa fonte de energia. Aliás, a metabolização de carboidratos é uma vantagem evolutiva nossa. E o corpo não pensa duas vezes em usá-lo. Só por isso seria o fator para alguém (esperto) se convencer de que ele é muito importante.

E aí, quem tá falando asneiras?

Você. A low carb passou por 90% da nossa história aqui na terra por isso a moda voltou hoje em dia. Queria ver quantos minutos você com sua grande inteligência sobreviveria no mesmo ambiente que os esquimós, sobre as mesmas condições. O carboidrato é rapidamente aproveitado, justamente porque seu consumo era escasso, raramente encontrado, na forma de frutas silvestres de baixo ig.

Minha sugestão para você ler, estudar, pesquisar mais, porque seus questionamentos são facilmente respondidos. Odiar por odiar algo que sempre funcionou? Não há sentido algum nisso.

Editado por Norton
Postado

Desde quinta venho testando um novo padrao de dieta, acho que poucos aqui conhecem, carb back loading, consiste em consumir todos seus carbos diarios no pos treino, e o restante so dia so prot + fat, visando usar carbo so quando o corpo realmente precisa( repor glicogenio pos treino ) e no resto do dia evitar picos de insulina assim melhorando a sensibilidade a insulina.

E hoje incrementei o carb cycling tambem. Dias de 140 de carb, e dias de 240 de carb.

A carb loading é mais uma solução para quem curte carb. moderado.

Eu faço dieta de IF+Carb Cycling e curto muito.

Simples e prático.

Visitante Legendário
Postado (editado)

Você.

Hum... será?

A low carb passou por 90% da nossa história aqui na terra por isso a moda voltou hoje em dia. Queria ver quantos minutos você com sua grande inteligência sobreviveria no mesmo ambiente que os esquimós, sobre as mesmas condições. O carboidrato é rapidamente aproveitado, justamente porque seu consumo era escasso, raramente encontrado, na forma de frutas silvestres de baixo ig.

Você sobreviveria? Algo biológico chamado adaptação não influencia né. Basta usar gordura e tá tudo legal.

E não adianta citar a história humana como premissa pra conclusão de hoje porque muitos mitos (dieta do paleolítico, treino das cavernas, a saúde das cavernas e etc) são perpetuados em cima disso. Faltou você ler um artigo muito bom do site:

https://www.hipertrofia.org/blog/2013/12/11/dieta-paleolitica-o-bom-o-ruim-e-o-horrivel/

Nossos ancestrais dormiam 10 horas por dia, comiam o que achavam e sequer almejavam massa muscular. Eram inativos a maior parte do dia e só caçavam sob necessidades. Aí alguém quer pegar esse molde e jogar pra hoje. Ridículo, no mínimo.

E pare de dizer pérolas. Qualquer um que estude, sabe que os carboidratos não são aproveitados rapidamente "justamente porque seu consumo era escasso, raramente encontrado", mas por fatores químicos bem mais complexos.

Minha sugestão para você ler, estudar, pesquisar mais, porque seus questionamentos são facilmente respondidos.

2

Odiar por odiar algo que sempre funcionou? Não há sentido algum nisso.

Sempre funcionou NAQUELES MOLDES né? Funcionou tanto que o corpo substituiu a fonte de energia primária nas primeiras oportunidades.

Também não vejo sentido em privar-se do uso de algo porque não entende como manuseá-lo a favor do corpo.

Editado por Legendário
Postado

bom sou meio leigo no assunto só gostaria de esclarecer algumas dúvidas, primeiramente quem quer perder um pouco do BF (entrar nos 12~13%) sem entrar um cutting seguiria uma dieta low carb ou uma dieta hipocalórica com baixo excedente de kcals ou uma hipercalórica com baixo aumento de kcals ? e seguiria com aeróbios ?

Postado

Legendario pare de falar que os outros estao falando perolas,quem mais falou perolas aqui foi voce. Voce nem sabe o que é low carb e fica ai com essas perolas, acha que low carb é a mesma coisa que zero carb ou cetogênica.

Low carb dieta da moda das celebridades ??? Dieta que passa no bem estar e ana maria braga sao seguindo a piramide tradicional e falha da nutrição moderna, onde a maior parte é de carboidratos, alimentos "integrais", trigo, açucares, grãos e quase nada de gordura, nao comem gordura saturada de jeito nenhum porque faz mal o coração. Nao sei da onde tirastes que isso é dieta da moda, porque eu nao vejo na tv,muito menos celebridade fazendo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...