Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acne - Tratamento Natural


Cah_

Posts Recomendados

Encontrei um livro de medicina natural que estava jogado aqui em casa e resolvi dar uma lida. Nele, é sugerido vários tratamentos alternativos para vários problemas. O primeiro da lista era a acne, e já que sei que muita gente do fórum tem esse tipo de problema, não custava nada pôr aqui.

Claro que existem medicamentos eficazes para esse tipo de problema (ex: Peroxido de benzoíla, Differin, Roacutam, Epiduo, etc), mas tem gente que gosta de testar coisas alternativas (eu já usei máscara de argila na pele uma vez e gostei muito). Então está aqui:

TRATAMENTO DE ACNE

Dietética

Indispensáveis no tratamento da acne, as por atuarem sobre a irrigação da pele, as vitaminas A e E devem ser fornecidas ao organismo através da alimentação. Os alimentos mais ricos nessas vitaminas são a cenoura, o espinafre, o óleo de soja, o germe de cereais e o pólen das flores. Além disso, como medida preventiva deve-se cuidar para que os intestinos funcionem sempre bem e adotar a seguinte dieta básica:

ALIMENTOS PERMITIDOS:

Pão de centeio, queijo fresco, iogurte, carne de vaca (cozida ou assada), língua de vaca, carne de vitela assada, fígado e língua de vitela, frango, peru, salsicha tipo Frankfurt, truta, bacalhau, esturjão, badejo, atum, necouras, ervilhas tenras, feijão verde, aspargos, escorzoneira, couve flor, maçã, pêra, pêssego, morango, framboesa, groselhas vermelha e preta, amora, uva fresca e passa, banana, cereja, melão, marmelo, ameixa, figo, tâmara, cogumelos, chá de hortelã, suco de fruta e de legumes, água mineral, tempero com ervas aromáticas.

ALIMENTOS PERMITICOS (com pouca frequencia e em pequenas quantidades):

Torta de frutas, sêmola, aveia, arroz, massas, batatas cozidas ou em forma de purê, manteiga, margarina, óleo de germe de cereais, leite integral, nata, queijo, fígado de vaca, bife, rosbife, costeleta de vitela, coelho assado, patês, ovos cozidos ou mexidos, omelete, caldo de carne de galinha, sopa de legumes, alface, rabanete, rábano, chá preto.

ALIMENTOS PROIBIDOS:

Pão de trigo, bolacha, biscoitos, suflÊs, batatas assadas, fritas ou em salada, banha, sebo, toucinho, carne guisada, bifes enrolados, carne de porco, pato, ganso, carneiro e caça, presunto, salame, salsichão, carne defumada, carpa, enguia, sardinha em conserva, filé de peixe, peixe defumado, frutos do mar, ovos fritos, sopa de batata e cebola, tomate, feijão, pepino, aipo, feijão branco, lentilha, couves verde, roxa ou branca, limão, laranja, nozes, amendoas, chocolatem pudins, sorvetes, café, refrigerantes, vinho, cerveja e bebidas alcoólicas em geral, tempero à base de limão, vinagre, cebola, alho, pimenta e mostarda.

Hidroterapia:

Aconselha-se, sobretudo, nos casos de acne rosácea, os banhos faciais diários, alternando água fria e quente, bem como os banhos de corpo para descongestionar o rosto, as duchas nas pernas e andar na água.

Massagem:

Parecem ser realmente benéficas as massagens diárias no rosto com movimentos de cima para baixo, no sentido da circulação de retorno ao coração, principalmente para quem sofre de acne rosácea.

Terras e Lamas:

Água de argila - para ajudar a eliminar as toxinas, sugere-se tomar pela manhã em jejum uma colherinha de argila superfina misturada em um copo de água, deixada previamente em repouso por algum tempo. Esse tratamento poderá ser feito uma semana sim, outra não. Na semana de abstenção tomar toda manhã uma colherinha de azeite de oliva diluída no suco de meio limão.

Cataplasma de argila: ao se recostar pode-se colocar um cataplasma de argila sobre o fígado e o intestino no mesmo dia ou alternadamente.

Máscara de argila - misturar uma colher de sopa de azeite, uma de água e uma de argila em pó, amassando tudo muito bem. Estender a pasta sobre o rosto com a mão ou com um pincel. Aplicar à noite antes de deitar e conservar até a manhã seguintes, quando deve ser retirada com uma mistura de azeite e suco de limão.

Climatoterapia:

Os banhos de sol regulares agem beneficamente sobre a acne. A exposição ao sol deve ser feita pela manhã ou à tarde, tomando-se também o cuidado de não se expor em excesso. Já no caso de acne rosácea deve-se evitar tanto o calor e o frio como o vento e a umidade.

Aromaterapia:

As essências de angélica, benjoim, bergamota, camomila, cânfora, gerânio, louro, lavanda, entre outras, são aconselhadas pela aromaterapia para o tratamento de acne.

Fitoterapia:

TRATAMENTO PELO LIMÃO - Para este tratamento deve-se utilizar limões pequenos, de preferência galegos, suculentos, tenros e no ponto certo de maturação. Deve-se espremê-los só no momento de usar, coar bem o suco e tomá-lo puro, sem açúcar e em jejum. Qualquer tipo de alimento deverá ser ingerido somente uma hora depois. O tratamento tem 20 dias de duração e obedece ao esquema abaixo:

1º e 19º dia - 1 limão

2º e 18º dia - 2 limões

3º e 17º dia - 3 limões

4º e 16º dia - 4 limões

5º 15º dia - 5 limões

6º e 14º dia - 6 limões

7º e 13º dia - 7 limões

8º e 12º dia - 8 limões

9º e 11º dia - 9 limões

10º dia - 10 limões

Embora possa supreender a quantidade de suco de limão que deve ser ingerido em um único dia de uma só vez, esse tratamento não provoca reações negativas, a menos que esta se ligue a fatores psicológicos.

Conselhos adicionais:

Hormônios - em pequenas doses, os estrógenos, aplicados topicamente, contribuem para que a produção de sebo diminua, sem provocar efeitos colaterais.

Limpeza de pele - Lavar o rosto com sabonete sulforoso, de duas em duas horas, ou com água de cavalinha (ferver 50g de planta seca wm 500g de água), favorece bastante a pele. Pode-se também optar por um produto químico inócuo, para a limpeza, desde que tenha ação desengordurante mas que não resseque demais a pele.

Máscara de beleza à base de pólen - misturar uma colherinhas de pólen de flores finamente moído com uma geme (em caso de peles secas) ou com uma colherinha de azeite e meio suco de limão (peles oleosas). Aplicar a pomada, imediatamente depois de preparada, sobre o rosto e o colo, conservando-a no mínimo por meia hora. O pólen moído pode ser também acrescentado à mascara de argila ou à base de mel.

Máscara à base de mel - misturar uma colherinha de mel, uma de farinha de centeio e uma gema (peles secas) ou suco de meio limão (peles oleosas). Amassar tudo muito bem antes de aplicar. Conservar a máscara por no mínimo 30 minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Bom!

Só pra colocar de forma mais "correta" Beta-Caroteno não é vitamina A, é um pré metabólito. A coenzima conversora depende de Zinco.

Portanto não adianta comer 1 tonelada de cenoura e manga se não houver zinco biodisponível suficiente.

Excesso de beta caroteno pode deixar a pele laranja e causar problemas nas articulações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, mas por curiosidade, qual é o nome do livro? Me interessei por algo que possa encontrar por lá...

Acho que não está a venda. Foi um livro feito pela editora abril há um tempo, exclusivo para assinantes. Ele é bem grandinho. Eles fizeram uma pesquisa bibliografica de livros de principais tipo de medicina alternativa e reuniram as informações nesse livro, tendo ajuda de alguns médicos para a sua criação. Mas se você procurar, encontrará outros livros de medicina alternativa. O que você procurava, especificamente? Se quiser pode me mandar um MP, que, caso tenha no livro, eu passo as informações para vc.

Bom!

Só pra colocar de forma mais "correta" Beta-Caroteno não é vitamina A, é um pré metabólito. A coenzima conversora depende de Zinco.

Portanto não adianta comer 1 tonelada de cenoura e manga se não houver zinco biodisponível suficiente.

Excesso de beta caroteno pode deixar a pele laranja e causar problemas nas articulações.

Mas acredito que para chegar a esse ponto a pessoa deve se atolar desse tipo de comida, o que é muito difícil. Esse excesso é mais fácil ocorrer ingerindo multivitamicos, acredito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ALIMENTOS PERMITIDOS:

Alimentos permitidos: queijo fresco, iogurte (?)

ALIMENTOS PROIBIDOS:
filé de peixe, peixe defumado, frutos do mar,tomate, feijão, pepino, lentilha, couves verde, roxa ou branca, limão, laranja, nozes, amendoas (?)

Qual a explicação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ALIMENTOS PERMITIDOS:

Alimentos permitidos: queijo fresco, iogurte (?)

ALIMENTOS PROIBIDOS: filé de peixe, peixe defumado, frutos do mar,tomate, feijão, pepino, lentilha, couves verde, roxa ou branca, limão, laranja, nozes, amendoas (?)

Qual a explicação?

Tambem nao faço ideia kkkkkk para mim laticinio era pessimo para espinha. Talvez o iogurte e queijo fresco seja por causa dos lactobacilos? Sao responsaveis por diminuir a inflamação das celulas.

Frutos do mar deve estar relacionado com a inflamação, ne? Ele é ruim para inflamacão... Mas o resro nao faço ideia...

Editado por cathyresende
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...