Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alteração No Ig No Preparo De Alimentos


Don-Ed

Posts Recomendados

Cozinhar, assar, aquecer de qualquer forma, cortar, triturar, bater no liquidificador, mastigar 59x antes de engolir, amassar, colocar limão... TUDO ISSO serve a um propósito, e um somente, AUMENTAR A DISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES!

Aqui vou me ater somente à parte de carboidratos, proteínas e gorduras são uma história mais complexa um pouco.

Experimente morder um pedaço de batata crua, ou mastigar feijão ou arroz cru e você vai entender o que eu estou dizendo. A cocção usa a água para "relaxar" as fibras e blocos de amido desses carboidratos, permitindo o esfacelamento desses polímeros de carboidrato pelo organismo no processo de digestão, disponibilizando a glicose ou outros açúcares para absorção intestinal, é um processo de pré-digestão. Essa habilidade do ser humano cozinhar alimentos é exatamente o que permitiu que o homem se espalhasse por todos os continentes e latitudes do planeta, nós conseguimos transformar alimentos indisponíveis em alimentos disponíveis, apesar das limitações de nosso sistema digestório!

Isso é ótimo, claro, mas tem um blowback indesejado para quem busca controlar a glicemia e insulinemia. Sempre olhamos o índice glicêmico dos alimentos, mas nos esquecemos de como esse valor foi obtido. As tabelas e sites de referência usam estudos padronizados, que nem sempre refletem a realidade do dia a dia ou realidade regional/cultural. O mesmo macarrão "al dente" tem um IG menor que quando cozinhamos por mais tempo.

Outra coisa que afeta muito o IG, especialmente de legumes, é a idade desse produto, a cenoura, por ex., pode apresentar um IG entre 50 e 85, sendo que quanto mais jovem, macia e adocicada, mais alto o IG, e todo tubérculo (cenoura, beterraba etc) aumenta dramaticamente o IG quando cozidos, facilmente passando de 90, enquanto crus têm IGs modestos.

Esse post não busca dar soluções prontas, mas sim levantar questões e trazer um ponto importante a se considerar na hora de praticar a dieta, que é bem diferente de se planejar a mesma!

Não é de se espantar que PROs pratiquem uma dieta minimalista, com 1 ou 2 fontes de carbo e 1 ou 2 fontes de proteína, e usam isso o ano todo, seja em bulking ou em cutting. Isso pesa no psicológico, mas garante CONSISTÊNCIA na dieta, uma das coisas mais importantes de todas para se obter sucesso quando se busca melhoras em qualquer coisa da vida. E, sim, consistência é mais importante do que drogas, do que método de treinamento ou mesmo dieta, uma vez que sem a consistência e a disciplina NADA produz o resultado almejado!

fonte
Canal do Coelho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Visitante usuario_deletado325

IG é besteira :)

Eu diria que é primordial para regular o perfil hormonal.

Ingerir somente alimentos com alto IG em todas as refeições: maior liberação de insulina > mais Glucagon > intolerância a insulina> acumulo de gordura> Diabetes tipo 2> mais gordura> bagunça no perfil lípidico> gordura no fígado> bagunça em vários eixos hormonais> aromatização de testo> mais gordura. E por aí vai....

Eu já tive diabetes tipo 2 e sei do que estou falando.

IG é tudo.

Esta história que "macro é macro e ponto final" não leva em consideração os fatores hormonais.

Corpo em forma nem sempre é saude.

Desculpa aí mas " Sabe de nada inocente".

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Eu diria que é primordial para regular o perfil hormonal.

Ingerir somente alimentos com alto IG em todas as refeições: maior liberação de insulina > mais Glucagon > intolerância a insulina> acumulo de gordura> Diabetes tipo 2> mais gordura> bagunça no perfil lípidico> gordura no fígado> bagunça em vários eixos hormonais> aromatização de testo> mais gordura. E por aí vai....

Eu já tive diabetes tipo 2 e sei do que estou falando.

IG é tudo.

Esta história que "macro é macro e ponto final" não leva em consideração os fatores hormonais.

Corpo em forma nem sempre é saude.

Desculpa aí mas " Sabe de nada inocente".

Abraço.

Quando você teve diabetes tipo 2, você estava acima do peso? Era ativo ou sedentário?

Não vai ser o IG alto de um alimento que vai te trazer acúmulo de gordura ou diabetes tipo 2. Sugiro que vocês leiam os tópicos sobre IG aqui no fórum (tem vários) e sobre Insulina (como este: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/101736-insulina-nao-e-vila-uma-ma-reputacao-nao-merecida/).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado325

Quando você teve diabetes tipo 2, você estava acima do peso? Era ativo ou sedentário?

Não vai ser o IG alto de um alimento que vai te trazer acúmulo de gordura ou diabetes tipo 2. Sugiro que vocês leiam os tópicos sobre IG aqui no fórum (tem vários) e sobre Insulina (como este: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/101736-insulina-nao-e-vila-uma-ma-reputacao-nao-merecida/).

Sim, evidentemente. Acima do peso e sedentário.

Certamente que existe uma grande diferença entre um sedentário e uma pessoa ativa.

Já li muitos artigos que corroboram com o concenso do forum que o IG não é tão importante assim @mpcosta82. Entretanto, esta não é a minha visão.

O conhecimento empírico se torna parte do ser quando este vivência um problema. Este foi o meu caso. A cura da diabetes veio com exercícios, balanço calórico e controle do indice glicêmico dos alimento que eu ingeria. Evidente que os dois primeiros podem ter sido os unicos responsaveis pelo meu resultado. Todavia, o IG se tornou questão de fé, e questão de fé não se discute com artigos científicos. Desculpe, neste ponto sou muito teimoso.

Sobre artigos científicos, gostaria de deixar um pouco da minha vivência em meios acadêmicos. Sou professor de uma Universidade e revisor de uma revista científica. Minha formação é na área de ciências exatas, mas também me interesso por artigos da área esportiva, biológica, médica e por aí vai.

O que vou dizer é duro e até mesmo frustrante, mas o fato é que não existe imparciabilidade em estudos científicos. Todo pesquisador, conciente ou inconcientemente, vai impor suas crenças e paradigmas. Fato. O ego sempre fala mais alto. Não se engane, autruismo é coisa muito rara. Todos ficam felizes com elogios e tristes com críticas, mesmo que não demonstrem isto.

Eu poderia citar uma meia dúzia de artigos que justificam minha tese sobre IG, insulina, intolerância a insulina e por aí vai. Não vou fazer isto. Não é meu objetivo mudar as crenças de ninguém.

As verdades na área de nutrição se alteram diariamente. Começo a refletir que já não sei o que é certo.

A única coisa que eu sei é que a máquina humana é um equipamento bem mais complicado do que supomos.

Desculpe o desabafo, não quero ofender ninguém.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...