Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda Com Resultado De Avaliação De Bioimpedância


tiago_pimenta

Posts Recomendados

Pessoal, boa noite, queria pedir mais uma vez a ajuda para tirar algumas dúvidas que eu tenho no resultado da avaliação que fiz hoje de Bioimpedância. O teste foi feito na balança bem parecida com essa (Se não for exatamente essa), InBody 230.

bioimpedancia2.jpg

Sempre achei que eu tinha quase nada de massa magra, pois sempre que fazia alguma dieta hiperproteica com aeróbico (Esteira), sentia aquela famosa dor na canela (Canelite) e eu achava que estava perdendo massa magra. Com esse exame eu tive uma boa noticia, a massa magra está normal.

Bom, se a massa magra está dentro da normalidade, vamos ao que importa, o excesso de gordura. No exame consta que estou com 31,1 Kg de gordura e que a maior parte está localizada na região do abdômen. Aqui vem a minha primeira dúvida, quanto de BF eu estou ? O Porcentual de Gordura Corporal no exame está com 36,3%, esse é o meu BF ?

A outra dúvida é a seguinte, o valor do meu TMB, na planilha que fiz seguindo aquele tópico de como montar a sua dieta, o TMB é de 2923,5, já no aplicativo TecnoNutri que uso é de 2657 kcal e no exame constou que o meu TMB é de 1548 kcal (Abaixo do considerado normal), realmente é só isso ? Isso indica que metabolismo está baixo ou não tem nada a ver com metabolismo ?

Minha meta é chegar a 60Kg, se conseguir chegar a esse peso com o BF mais baixo possível, melhor ainda, pois assim eu chego na minha meta e de brinde fico definido, esse peso é o limite da categoria de Judô que eu lutava a 4 anos atrás e que pretendo voltar assim que puder. Desde que começou 2014, estou fazendo 1 hora de esteira (10 min - 6 km e 10 min a 8 km/h) e mais 15 min de Elíptico 3x por semana e o peso sempre se mantem nesses 85 Kg e a calça jeans que uso não fica folgada, só a calça social que uso no trampo que aparenta está mais folgada e caindo. A alimentação gradualmente estou melhorando e atualmente estou usando 20g de whey pós treinos e 5g de BCAA (2,5g antes e 2,5 g pós treinos) só para ajudar nas dores nas pernas.

A última dúvida é a seguinte, com essa massa magra que estou atualmente, posso diminuir ainda mais as calorias da "dieta" para focar no objetivo sem medo de perder massa magra ? Pois segundo o próprio médico que fez a minha avaliação, disse que agora era só adequar a alimentação, que eu poderia passar 4 hrs na academia que se não adequa-se a alimentação, não resolveria e realmente sempre ouço isso, que a alimentação é 80% ou mais dos nossos objetivos.

Segue o resultado do exame.

1617256_10201244533346991_399031878_o.jp

De ante mão, agradeço as respostas !!!

Editado por tiago_pimenta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

bioimpedância não é confiável, o erro pode ser superior a 10% - ou seja, seu BF poderia estar na faixa de 26 a 46%.

Leia mais aqui: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/107228-as-armadilhas-da-medio-de-gordura-corporal/

Quanto ao restante das suas dúvidas, pesquise no fórum e você terá todas as respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mpcosta82, quer dizer então que o PGC ali do resultado seria então o BF que a galera costuma comentar, certo ?

Quanto as outras dúvidas, vou procurar no fórum sim, mas por serem bem especificas, achei que não teria essas informações.

Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

mpcosta82, quer dizer então que o PGC ali do resultado seria então o BF que a galera costuma comentar, certo ?

Quanto as outras dúvidas, vou procurar no fórum sim, mas por serem bem especificas, achei que não teria essas informações.

Obrigado !

Sim, percentual de gordura corporal, ou BF - body fat (percentage). Mas como eu falei, não é nada confiável medindo com bioimpedância.

Leia os tópicos fixos da área de nutrição, vai te dar uma boa noção do assunto.

Esse tópico aqui também é excelente, tem vários artigos traduzidos do Lyle Mcdonald, uma das maiores referências quanto a dietas: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/66262-tudo-sobre-cutting-bodyrecompositioncom-traducoes/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala aí tiago! Primeiro devo te parabenizar por procurar uma avaliação física melhorada. Isso só te traz beneficios.

Tem quem gaste 200 reais num pote de whey, mas tem dó de gastar 150 num exame desse tipo. Aliás, faça exames de sangue tbm.

Bom.. vou te dar minha opiniao...

Pessoal, boa noite, queria pedir mais uma vez a ajuda para tirar algumas dúvidas que eu tenho no resultado da avaliação que fiz hoje de Bioimpedância. O teste foi feito na balança bem parecida com essa (Se não for exatamente essa).

Sempre achei que eu tinha quase nada de massa magra, pois sempre que fazia alguma dieta hiperproteica com aeróbico (Esteira), sentia aquela famosa dor na canela (Canelite) e eu achava que estava perdendo massa magra. Com esse exame eu tive uma boa noticia, a massa magra está normal. Pelo q entendi, 30kg de musculo seria cerca d 50% do seu peso "ideal" de 60 e poucos kg. Considero esse "normal" como aceitável fisiologicamente, para uma pessoa sem doenças e sedentária. Vc pode ir bem mais longe q isso, principalmente se fizer um treinamento de força. E nao confunda massa magra (termo usado com muita frequencia por ai) com essa massa muscular esqueletica do seu exame. são coisas diferentes.

Bom, se a massa magra está dentro da normalidade, vamos ao que importa, o excesso de gordura. No exame consta que estou com 31,1 Kg de gordura e que a maior parte está localizada na região do abdômen. Aqui vem a minha primeira dúvida, quanto de BF eu estou ? O Porcentual de Gordura Corporal no exame está com 36,3%, esse é o meu BF ? sim!

A outra dúvida é a seguinte, o valor do meu TMB, na planilha que fiz seguindo aquele tópico de como montar a sua dieta, o TMB é de 2923,5, já no aplicativo TecnoNutri que uso é de 2657 kcal e no exame constou que o meu TMB é de 1548 kcal (Abaixo do considerado normal), realmente é só isso ? Isso indica que metabolismo está baixo ou não tem nada a ver com metabolismo ? Tem a ver com seu metabolismo sim. Se sua TMB é baixa, é pq precisa de pouca energia para viver, reflexo da falta de estímulo para o corpo, que se adapta a isso. Pelos seus dados, acredito q sua tmb esteja mais pra esses 1500 mesmo. Se o exame foi feito pela análise dos gases da sua expiração, pode ter certeza q esse valor é muito próximo do real. Se não foi por esse método, recomendo fortemente que o faça.

Minha meta é chegar a 60Kg, se conseguir chegar a esse peso com o BF mais baixo possível, melhor ainda, pois assim eu chego na minha meta e de brinde fico definido, esse peso é o limite da categoria de Judô que eu lutava a 4 anos atrás e que pretendo voltar assim que puder. Desde que começou 2014, estou fazendo 1 hora de esteira (10 min - 6 km e 10 min a 8 km/h) e mais 15 min de Elíptico 3x por semana e o peso sempre se mantem nesses 85 Kg e a calça jeans que uso não fica folgada, só a calça social que uso no trampo que aparenta está mais folgada e caindo. A alimentação gradualmente estou melhorando e atualmente estou usando 20g de whey pós treinos e 5g de BCAA (2,5g antes e 2,5 g pós treinos) só para ajudar nas dores nas pernas. Eu acredito q a maneira mais fácil para emagrecer, no seu caso, é justamente aumentando essa sua tmb, ou seja, ganhando massa muscular. E nem precisa dizer q aeróbicos nao servem pra isso. Se eu fosse vc nem me preocuparia com suplementação por enquanto.

A última dúvida é a seguinte, com essa massa magra que estou atualmente, posso diminuir ainda mais as calorias da "dieta" para focar no objetivo sem medo de perder massa magra ? Pois segundo o próprio médico que fez a minha avaliação, disse que agora era só adequar a alimentação, que eu poderia passar 4 hrs na academia que se não adequa-se a alimentação, não resolveria e realmente sempre ouço isso, que a alimentação é 80% ou mais dos nossos objetivos. Sei não heim! 4h de aeróbico e nao vai perder massa magra? Só se for nos venenos. Na moral, esse médico deve ser praticante de maratona, corridas d rua... Pra fazer esse tipo de avaliação, melhor q seja profissional de Ed. física, não médico. Não se engane, quem pode prescrever exercício fisico é somente o 1°.

Segue o resultado do exame.

De ante mão, agradeço as respostas !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado mltamlta, esse exame saiu por módicos R$ 40,00, não pensei duas vezes em faze-lo, exame de sangue eu fiz e está tudo OK, a única coisa que deu é baixa imunidade, mas pouca coisa menos do que o limite.
O maior motivo de ter feito esse exame, são as dores na parte frontal da canela (A famosa canelite) que sinto até hoje, mesmo depois de praticamente 2 meses fazendo aeróbico intervalados (10 min caminhando a 6 km/h e 10 min correndo a 8 km/h) 3x por semana, sempre pensei que fosse alguma deficiência de massa magra, como nunca tinha feito exame algum, queria tirar essa dúvida para me orientar, se deveria fazer algum fortalecimento nas pernas ou se essas dores são causadas pelo meu sobrepeso. Como na avaliação consta que estou a 3 kg do limite máximo da faixa normal, achei que estava "bem".
Sobre a TBM, vi que tem algumas formas de se medi-lá, a que uso na planilha aqui no meu pc é usando a equação de Harris Benedict, no App TecnoNutri e nessa avaliação não sei qual a forma que são utilizada, será que pode ser isso a causa dessa diferença de 1000 kcal ? A avaliação não foi feito pela análise dos gases não e acho que aqui na minha cidade não vou conseguir algum lugar que à faça, infelizmente, se não eu faria sim.
Na verdade, ele quis dizer que mesmo que eu ficasse 4 hrs na academia, se eu não adequa-se a alimentação, se eu continuasse a comer porcarias, que não adiantaria !!!
Obrigado novamente.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

A TMB que o aparelho calcula é de fato a taxa metabólica basal, ou seja, quantas calorias você gasta se permanecer o dia inteiro deitado.

As equações calculam a TMB mas depois você multiplica por um fator de atividade (que depende da sua rotina) e o resultado final é o GCD, gasto calórico diário (embora muita gente chame de "TMB", está errado).

com relação à canelite, isso tem muito a ver com a sua forma de correr. Pisando primeiro com o calcanhar no chão (imagino que seja o seu caso) você traz uma tensão grande para o joelho e a parte anterior da canela.

Experimente correr com o corpo levemente inclinado para a frente (o corpo todo), isso tira a tensão dos joelhos e leva para as panturrilhas (que são feitas para isso). Leia sobre o método POSE (tem vídeos no youtube, bem fácil de achar). Desde que eu comecei a correr dessa forma eu nunca mais tive dores nas canelas, e as dores nos joelhos diminuíram.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente o problema da tua canelite deve ser porque como tu disse, tu tem pouca massa magra e pesa 85kg pra 1,70 de altura. Para atividades de alto impacto como corrida possuir todo esse peso sem massa muscular é prejudicial.

Ainda sim, se tu gosta de correr, tenho umas "dicas" para compartilhar:

- Descubra qual pisada tu tem, ela pode ser neutra, supinada ou pronada, sabendo isso tu pode ir comprar um tenis de corrida/caminha ideial para ti usar. Um ortopedista pode te dizer a tua pisada e/ou tu pode fazer esse teste do site da Mizuno não deve ser algo perfeito mas, já da uma ideia. http://www.mizunobr.com.br/esportes/running/conheca-sua-pisada/

- Faça um reforço pra panturrilha e resolva os problemas de encurtamento nas pernas.

- Observe o terreno que se está correndo. Se tu curte correr na cidade procura correr mais no asfalto preto, evitando o concreto pois, esse é muito mais duro e causa bem mais impacto, com o tempo intuitivamente tu vai saber onde é melhor correr.

- Se gosta de correr faça download de algum aplicativo de corrida: Nikerunning, Runkeeper, etc.

- Gelol ajuda a aliviar a canelite, gelo também. Não entendi essa do whey e bcaa para ajudar a diminuir as dores das pernas.

- E não menos importante, emagreça sem medo. E treine essas pernas.

Melhoras e bons treinos !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...