Postado 14/12/2013 às 13:56 12/14, 2013 O que é a Escoliose? (Para quem não sabe) A escoliose é um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou direita, resultando em um formato de "S" ou "C". É um desvio da coluna no plano frontal acompanhado de uma rotação e de uma gibosidade (corresponde a uma látero-flexão vertebral). A escoliose é uma deformidade vertebral de diversas origens. As escolioses de um, ou outro grupo etiológico, podem ter prognósticos muito diferentes, pela distinta progressividade e gravidade de suas curvas. Para melhor entender a definição de uma escoliose, é preciso opô-la à atitude escoliótica: Sem gibosidade Sem rotação vertebral A atitude escoliótica, é diferente da escoliose, e deve-se, em 8 entre 10 casos, a uma desigualdade de comprimento dos membros inferiores, e desaparece com o paciente na posição horizontal. Bolsas ou mochilas pesadas não causam escoliose, pois não geram sobrecarga assimétrica contínua e intensa. Certamente muitos de vocês sofrem desta patologia (alguns nem sabem), eu tenho uma escoliose o que me provoca um desnível nos ombros e também na anca. Para aqueles que sofrem de escoliose, quais os exercícios que evitam fazer para não agravar a lesão? Existem alternativas ao treinamento tradicional, em termos de posição (de pé, sentado, deitado)? Eu tento treinar como toda a gente treina, mas fico sempre com bastante receio de estar a agravar ainda mais a "curvatura" da coluna, ficando cada vez mais descompensado nos ombros e mesmo na postura do tronco... Alguém tem conhecimento de casos idênticos ao meu, se sim que treino fazem, que exercícios evitam? Editado 14/12/2013 às 13:58 12/14, 2013 por lfogs (veja o histórico de edições)
Postado 14/12/2013 às 18:14 12/14, 2013 Evite exercícios em que o peso vá sobre suas costas, como o Agachamento. Previlegie exercícios unilaterais e evite remadas com barra ou puxadas, pois o lado mais forte sempre irá prevalecer. Faça exercícios em decúbito dorsal , de pé ou contra uma parede.
Postado 14/12/2013 às 18:44 12/14, 2013 Eu tenho um arquivo que é a compilação de um bocado de artigos do John Christy, um "personal" das antigas. Um dos artigos dele é este aqui: https://www.hipertrofia.org/forum/topic/58516-como-e-porque-montar-uma-rotina-fullbody-por-john-christy/ Nesse arquivo ele cita casos de pessoas que ele treinou, e uma delas tinha escoliose. O treinamento foi assim: A = agachamento, supino, remada c/ halter, inclinação lateral B = levantamento ombro, encolhimento ombro, rosca martelo (escolhida porque a direita causava dores) e rotação sentado, que não é um exercício de musculação p/ hipertrofia. C = levantamento terra, supino c/ mãos próximas, crunch c/ pesos. Como você pode ver, há um certo foco na musculatura dos ombros e das costas, isso porque a escoliose funcional (causada por alterações de ordem "externa", como encurtamento de membros, má postura) pode ser corrigida pelo fortalecimento dos músculos ligados ao movimento da coluna (abdômen e costas). O terra e a remada cuidam da musculatura das costas, o crunch dá aos abdominais força e da estabilidade à parte da frente do corpo, a inclinação lateral trabalha os oblíquos, o que dá estabilidade à lateral do corpo, e parte das costas que é responsável pelo movimento da coluna. A rotação sentado (sentar e ficar o mais esticado possível -> alguém vem e pressiona o ombro de leve -> faz-se uma resistência contra essa pressão, 15-20 reps) fortalece os pequenos músculos que conectam as vértebras uma as outras. Ele fala que o rapaz tinha escoliose severa, e que 4 anos e 28kg depois treinando sob consulta pretendia entrar na academia de polícia após a formatura da universidade. Tudo que eu citei tirei do tal arquivo, vai de você seguir ou não. O tradicional seria, como o Luís Guilherme falou, tentar evitar exercícios que pesem nas costas, porque de fato com certeza a escoliose vai piorar se forem mal feitos. Mas começando com carga baixa e tendo paciência, porque não melhoria com o tempo? Tenho escoliose também e pretendo fundamentar meu fb nesse treino. Abraço.
Crie uma conta ou entre para comentar