Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Posts Recomendados

Postado

O que é a Escoliose? (Para quem não sabe)

A escoliose é um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou direita, resultando em um formato de "S" ou "C". É um desvio da coluna no plano frontal acompanhado de uma rotação e de uma gibosidade (corresponde a uma látero-flexão vertebral).

A escoliose é uma deformidade vertebral de diversas origens. As escolioses de um, ou outro grupo etiológico, podem ter prognósticos muito diferentes, pela distinta progressividade e gravidade de suas curvas. Para melhor entender a definição de uma escoliose, é preciso opô-la à atitude escoliótica:

• Sem gibosidade
  • Sem rotação vertebral

A atitude escoliótica, é diferente da escoliose, e deve-se, em 8 entre 10 casos, a uma desigualdade de comprimento dos membros inferiores, e desaparece com o paciente na posição horizontal.

Bolsas ou mochilas pesadas não causam escoliose, pois não geram sobrecarga assimétrica contínua e intensa.

Certamente muitos de vocês sofrem desta patologia (alguns nem sabem), eu tenho uma escoliose o que me provoca um desnível nos ombros e também na anca.

Para aqueles que sofrem de escoliose, quais os exercícios que evitam fazer para não agravar a lesão?

Existem alternativas ao treinamento tradicional, em termos de posição (de pé, sentado, deitado)?

Eu tento treinar como toda a gente treina, mas fico sempre com bastante receio de estar a agravar ainda mais a "curvatura" da coluna, ficando cada vez mais descompensado nos ombros e mesmo na postura do tronco...

Alguém tem conhecimento de casos idênticos ao meu, se sim que treino fazem, que exercícios evitam?

Editado por lfogs (veja o histórico de edições)

Postado

Evite exercícios em que o peso vá sobre suas costas, como o Agachamento.

Previlegie exercícios unilaterais e evite remadas com barra ou puxadas, pois o lado mais forte sempre irá prevalecer.

Faça exercícios em decúbito dorsal , de pé ou contra uma parede.
Postado

Eu tenho um arquivo que é a compilação de um bocado de artigos do John Christy, um "personal" das antigas.

Um dos artigos dele é este aqui: https://www.hipertrofia.org/forum/topic/58516-como-e-porque-montar-uma-rotina-fullbody-por-john-christy/

Nesse arquivo ele cita casos de pessoas que ele treinou, e uma delas tinha escoliose.

O treinamento foi assim:

A = agachamento, supino, remada c/ halter, inclinação lateral

B = levantamento ombro, encolhimento ombro, rosca martelo (escolhida porque a direita causava dores) e rotação sentado, que não é um exercício de musculação p/ hipertrofia.

C = levantamento terra, supino c/ mãos próximas, crunch c/ pesos.

Como você pode ver, há um certo foco na musculatura dos ombros e das costas, isso porque a escoliose funcional (causada por alterações de ordem "externa", como encurtamento de membros, má postura) pode ser corrigida pelo fortalecimento dos músculos ligados ao movimento da coluna (abdômen e costas).

O terra e a remada cuidam da musculatura das costas, o crunch dá aos abdominais força e da estabilidade à parte da frente do corpo, a inclinação lateral trabalha os oblíquos, o que dá estabilidade à lateral do corpo, e parte das costas que é responsável pelo movimento da coluna. A rotação sentado (sentar e ficar o mais esticado possível -> alguém vem e pressiona o ombro de leve -> faz-se uma resistência contra essa pressão, 15-20 reps) fortalece os pequenos músculos que conectam as vértebras uma as outras.

Ele fala que o rapaz tinha escoliose severa, e que 4 anos e 28kg depois treinando sob consulta pretendia entrar na academia de polícia após a formatura da universidade.

Tudo que eu citei tirei do tal arquivo, vai de você seguir ou não. O tradicional seria, como o Luís Guilherme falou, tentar evitar exercícios que pesem nas costas, porque de fato com certeza a escoliose vai piorar se forem mal feitos.

Mas começando com carga baixa e tendo paciência, porque não melhoria com o tempo?

Tenho escoliose também e pretendo fundamentar meu fb nesse treino.

Abraço.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.