Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Essencial Sobre Carboidratos


Visitante usuario_deletado172373

Posts Recomendados

Visitante usuario_deletado172373

Olá pessoal,

Crio esse tópico com a única finalidade de informar. Espero que gostem.

Carboidratos

Também conhecidos como glicídios, glucídios, açúcares, sacarídeos ou hidratos de carbono. São moléculas orgânicas(fundamentadas em uma cadeia carbônica) constituídas por atómos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Sucintamente, estão relacionados com o metabolismo energético.

São divididos em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Monossacarídeos

São os carboidratos mais simples e possuem fórmula molecular Cn(H2O)n,ou seja, para cada número n de carboidratos, haverá o dobro de hidrogênios e o mesmo número de oxigênios. Seria uma proporção 1:2:1. Deve-se ressaltar que n menor do que 3 implica em uma molécula que não é um carboidrato e n maior que 7 implica em mais de um sacarídeo.

Os monossacarídeos são divididos em:

Trioses -> n=3 .:. C3H6O3

Tetroses -> n=4 .:. C4H8O4

Pentoses -> n=5 .:. C5H10O5

Hexoses -> n=6 .:. C6H12O6

Heptoses -> n=7 .:. C7H14O7

Destacam-se as pentoses e as hexoses.

Pentoses

As principais pentoses no nosso organismo são a Ribose, que compõe o ácido ribonucleico(RNA ou ARN) e a Desoxirribose, que compõe o ácido desoxirribonucleico(DNA ou ADN). A estrutura molecular dessas moléculas é muito semelhante, mas a desoxirribose possui um átomo de oxigênio a menos do que a ribose, motivo este que dá seu nome('des' = sem ; 'oxi'=oxigênio).

Deoxyribose_vs_Ribose.gif

Hexoses

São alvo do estudo do pessoal do fórum. Destacam-se a glicose, frutose e galactose. Todas relacionadas com o metabolismo energético. Sua fórmula molecular é C6H12O6.

Dissacarídeos

São formados por duas hexoses, por desidratação1. A isto se dá o nome de ligação de glicose ou ligação glicosídica. Os dissacarídeos tem fórmula molecular C12H22O11.

1Quimicamente, reação de desidratação significa a síntese de uma molécula orgânica, com a formação de uma molécula de água. No caso da ligação glicosídica existiam duas hexoses, as quais sintetizaram um dissacarídeo e formaram(liberaram) uma molécula de água, por isso C12H24O12 - H2O = C12H22O11 .

A sacarose é formada por uma molécula de frutose e uma molécula de glicose.

formacao-da-sacarose.jpg

A lactose é formada por uma molécula de galactose e uma molécula de glicose.

ligacao_glicosidica.PNG

A maltose é formada por duas moléculas de glicose

bq57.gif

Polissacarídeos

São macromoléculas formadas por ligações de glicose, que possuem função estrutural e energética. No caso entrarei em questão somente na questão energética. Destacam-se o amido e o glicogênio. Ambos são formados por muitas moléculas de glicose.

O amido é encontrado nos vegetais, e possui função de reserva energética.

O glicogênio é encontrado nos animais, e possui função de reserva energética.

Macromoléculas são denominadas polímeros('poli'=vários ; 'meros'=partes) e são constituídas por vários monômeros('mono'=um ; 'meros'=parte). No caso os polímeros seriam os polissacarídeos e os monômeros seriam a glicose. Polissacarídeos constitúidos por poucos monômeros são denominados oligossacarídeos('oligo'=pouco).

Aplicações no cotidiano

Os carboidratos são fontes baratas de energia no cotidiano. Basta fazer uma relação entre o que você consome de carboidratos e de proteínas e comparar a diferença nos preços. Em média, uma grama(1g) de carboidrato proporciona 4.000cal(ou 4kcal) para seu organismo. É com esse valor que costumamos basear as dietas de hipertrofia.

A ordem de consumo energético no organismo humano se dá por:

1. Glicose(sangue)

2. Glicogênio(músculo)

3. Gordura

4. Proteína.

Espero que seja útil. Se gostarem posso fazer sobre as outras moléculas orgânicas e até as inorgânicas que são úteis no halterofilismo.

Abraço.

Editado por flavioto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Bom texto!

Só uma dúvida: existe alguma estimativa de quanto de glicogênio fica retido no músculo? Por exemplo, em cada x quilos de músculo ficam armazenados x gramas de glicogênio; ou isso depende de vários fatores e consequentemente não é dimensionável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado172373

Oi Eslop,

O depósito de glicogênio no músculo esquelético é de até 0,7% do peso, mas é claro que esse valor varia muito durante um dia, entre períodos em que você acaba de se alimentar e em períodos de jejum.

Abraço.

Editado por flavioto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Eslop,

O depósito de glicogênio no músculo esquelético é de até 0,7% do peso, mas é claro que esse valor varia muito durante um dia, entre períodos em que você acaba de se alimentar e em períodos de jejum.

Abraço.

Obrigado! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...