Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ginastica Espartana


Visitante

Posts Recomendados

Achei uns artigos interessantes e resolvi postar. Quem nao conhece sobre o espartanos o filme 300 ´´e uma boa. Mt fera...

Programa de Treino – Parte 1: Introdução

By admin– 23 de fevereiro de 2011Posted in: Homem, Treino

lee-priest-tom-platz-biggest-triceps.jpg

No passado treinar era coisa de macho! Não importa o tipo de treinamento. Poderia ser musculação, artes marciais ou o que fosse. Era coisa de macho! Homens de verdade não ficavam de frescura. Eles simplesmente iam, levantavam o peso e faziam o treino que fosse necessário. Não existia o policiamento politicamente correto da educação física, não tinham playboys baitolas com suas toalhinhas e tênis Nike Shox descansando no equipamento e nenhum frango com garrafinha de whey ficava enchendo o saco de um cara 3 vezes maior que ele que resolvesse fazer umas repetições roubadas na rosca direta. Naquela época essas criaturinhas frágeis e irritantes simplesmente não existiam. Aliás, existiam, mas bem longe do ambiente de treino. Naquela época academias eram undergrounds e só homens de verdade com um objetivo real a freqüentavam. Hoje, infelizmente, as academias se tornaram boates gays e você não consegue levantar um haltere sem que um frango com 24 cm de braço diga que você está fazendo errado o exercício.

A musculação hoje infelizmente virou um esporte modinha, assim como Jiu-Jitsu e todas essas lutinhas de vale-tudo que mais parecem bailes funks com vagabundo sem camisinha e sunguinha com olhinhos do badboy na bundinha indo para o chão fazer amor com seu oponente. Os bons equipamentos como Remada T que os fisiculturistas gloriosos do passado usavam para construir dorsais incrivelmente grandes não são mais encontrados nas academias que preferiram substituir equipamentos eficazes por DJs tocando musiquinhas “mamãe quero ser gay” e esteirinhas elétricas com telinha LCD mostrando clipe da Cláudia Leite.

Ninguém mais treina para ficar grande. O corpo almejado hoje pela molecada é o chassi de frango desossado exibido por bibas como Robert Pattinson e Justin Bieber. Como se isso não fosse suficiente, a ignorância tomou conta da musculação. Ninguém mais quer saber de treinar sem antes ler algum artigo da revista Marie Claire que pode ser encontrada na casa de sua tia ou sem antes perguntar para o colega retardado baladeiro que se acha grande com 35 cm de braço que conseguiu fazendo um ciclo de winztrol para chegar “trincado” na micareta.

flexwheeler.jpg

Bons exercícios são negligenciados. O povo tem medo de treinar pesado e a ignorância faz com que ignorem princípios de treino excelentes que dão o choque necessário aos músculos. Ninguém sabe nada mas adora posar de entendido. Evitam treinar sério, não fazem nenhum outro tipo de exercício além da musculação alegando que poderão catabolizar, jogam fora as gemas dos ovos (que tem nutrientes importantíssimos para um bom desenvolvimento muscular e que não são encontrados na clara, além de ter a mesma quantidade de proteína), andam pra cima e pra baixo com garrafinha térmica da Xuxa cheia de Whey Protein e ainda por cima tiram sarro do cara que treina sério e observa seu desenvolvimento no espelho contraindo os músculos, prática importantíssima para o desenvolvimento muscular e muito usada por fisiculturistas que necessitam treinar poses.

É pensando nisso que o Galacta Homem inicia uma série artigos sobre treinamento completa e diferente de tudo o que já foi publicado em blogs e revistas. Nessa série serão abordados vários métodos de treinamento e uma forma exclusiva de chocar os músculos usando vários tipos de treino diferentes que se complementam. Neste programa serão abordados:

  • Ginástica Espartana (ou Tensão Dinâmica) – que será explicada no próximo artigo dessa série e complementará o treinamento até o último artigo do programa
  • Musculação – indo do treinamento básico ao avançado e também abordará vários princípios de treino aos poucos
  • Treino isométrico – usado pelo mestre Bruce Lee, o maior lutador que já existiu
  • Artes Marciais
  • Outras formas de aeróbicos - como corrida, parkour e até mesmo a máquina de dança Pump It Up
  • etc

Para seguir esse programa deverá esquecer os conceitos pré-estabelecidos por vários “profissionais” e academias e se dedicar. Vale destacar a importância da paciência. Roma não foi construída em um único dia. Da mesma forma musculos não são. É necessário planejamento, disciplina, suor, dor e também descanso.

arnieronnie.jpg

Como diria o mestre Arnold Schwarzenegger, que no início de sua carreira comia no pós-treino um frango inteiro com um jarro de cerveja, “pessoas que ficam citando estudos e arrumando desculpas estão apenas com medo de treinar pesado”.

No próximo artigo será abordada a Ginástica Espartana, popularizada por Charles Atlas com o nome de Tensão Dinâmica.

Segundo artigo: http://galacta.org/homem/programa-de-treino-parte-2-o-que-e-tensao-dinamica-ou-ginastica-espartana/

http://galacta.org/homem/programa-de-treino-parte-3-tensao-dinamica-ou-ginastica-espartana-licao-1/

http://galacta.org/homem/programa-de-treino-parte-4-tensao-dinamica-ou-ginastica-espartana-licao-2-e-3/

http://galacta.org/homem/programa-de-treino-parte-5-tensao-dinamica-ou-ginastica-espartana-licao-4-e-5/

http://galacta.org/homem/programa-de-treino-parte-6-tensao-dinamica-ou-ginastica-espartana-licao-6-e-7/

http://galacta.org/homem/programa-de-treino-parte-7-tensao-dinamica-ou-ginastica-espartana-licao-8-e-9/

http://galacta.org/homem/programa-de-treino-parte-8-tensao-dinamica-ou-ginastica-espartana-licao-10-e-11/

Aqui fala um pouco da tal filosofia:

http://ginasticaespartana.blog.terra.com.br/

E aqui os resultados com o metodo, tirados do site do charles atlas!

http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&ei=892nULfcPJDm8QSf84D4CQ&hl=pt-BR&prev=/search%3Fq%3Dcharles%2Batlas%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26hs%3DCY9%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1024%26bih%3D629%26prmd%3Dimvnsb&rurl=translate.google.com.br&sl=en&u=http://www.charlesatlas.com/winner-graham.html&usg=ALkJrhhQANyD81KzyGVKSNUe7nOXsauSJw

http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&ei=892nULfcPJDm8QSf84D4CQ&hl=pt-BR&prev=/search%3Fq%3Dcharles%2Batlas%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26hs%3DCY9%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1024%26bih%3D629%26prmd%3Dimvnsb&rurl=translate.google.com.br&sl=en&u=http://www.charlesatlas.com/winner-issac.html&usg=ALkJrhgnk6U22PI56hqn89X0GLUvft5dBA

http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&ei=892nULfcPJDm8QSf84D4CQ&hl=pt-BR&prev=/search%3Fq%3Dcharles%2Batlas%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26hs%3DCY9%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1024%26bih%3D629%26prmd%3Dimvnsb&rurl=translate.google.com.br&sl=en&u=http://www.charlesatlas.com/winner-luis.html&usg=ALkJrhgpFHc4Xn81xFErz9nZggZaWafAsg

Se for so com esses exercicios achei excelente. Adicionado com treinamento com pesos deve ficar bem bom..

Uma escultura interessante de Hercoles a 1000 anos antes de cristo e essa:

hercules.jpg

Tem mais no ultimo link ali..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 32
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Achei o texto muito massa! auheoauoeuahoeuhaouehauoheaouhea

Garrafinha da xuxa cheia de whey foii fooda!!

Gostei que o cara citou le parkour e pump it up... eu praticava os 2 um tempo atrás.

Não li os artigos, porque estou no trabalho, mas outra hora que estiver com mais tempo eu vou ler, com certeza.

Uma coisa que eu acho interessante são essas esculturas dos gregos! Tem gente que fala que não da pra ficar daquele tamanha com a alimentação que eles tinham na época e tudo mais. Mas se para o cara fazer uma escultura de alguém forte, ele deve, no mínimo, ter visto alguém assim. Ou seja, eles atingiam um físico ótimo sem um monte de merda que a gente conhece hoje (como a garrafinha da xuxa com whey e uma porrada de máquina de academia)! E não é uma escultura só, tem várias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que gostou cara. Achei muito massa tb.. Hr q ele fala de artes marciais é puro fato tb. Virou modinha. Virou passa tempo.

Nao quero contribuir para que as coisas boas do passado se percam em meio a essa sociedade que nos dita o ritimo e o meio de vida!

Sobre as esculturas. Com certeza eles viam. Se tratando de lugares em que por exemplo os krs treinavam diversificadamente durante 20,25 anos em "alto nivel"(haviam jogos importantissemos), acho que foi e é possivel sim. Era uma epoca em q o intelecto e o fisico tinham o mesmo ´valor´ . O desempenho fisico as vezes vinham ate na frente do intelecto. Os que nao se davam bem nos esportes eram os que partiam mais pra parte teorica filosofica.

Acho que esses krs estavam certos. A partir do momento que nos organizamos em sociedade, paramos de ser nomades, paramos aos poucos de caçar e lutar para sobreviver, nossas caracteristicas fisicas que precisavam ser desenvolvidas nao nao foram. Ai varios problemas surgem e ninguem sabe o porque. Ai que entra o esporte. O desenvolvimento fisico.

Creio que pra desfrutarmos plenamente dessa vida precisamos de todos ps pontos bem ajustados. Fisico e mental.

Somos caçadores em uma sociedade de compras. A energia nao usada precisa ser liberada. Creio que isso é o que o pessoal chama hj de impulso.

Qd der leia o resto. É bem interessante. É uma nova abordagem p qm nunca viu algo do tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, o cara q treinava pra guerra, td bem, mas o q treina só pra ficar enorme e pra c mostrar.N vejo mt diferença da vaidade dele pra vaidade da mulher q fica hras num shopping pra coprar um sapato novo pra notarem ela ...

legal o bagulho, mas podia ter mais exemplos d cmo é o treino certinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, o cara q treinava pra guerra, td bem, mas o q treina só pra ficar enorme e pra c mostrar.N vejo mt diferença da vaidade dele pra vaidade da mulher q fica hras num shopping pra coprar um sapato novo pra notarem ela ...

legal o bagulho, mas podia ter mais exemplos d cmo é o treino certinho

pow mas nos outros artigos fala de tds os exercicios.Vc queria dizer sobre a organizaçao do treino?Tipo. Acho q nao vou seguir da forma q o krs propos e q supostamente ta no livro. Nao vejo necessidade por exemplo de ficar 3 meses longe de pesos. Talvez pra um kr q esteje iniciado. Pra nos nao..O que mais foi aproveitalvel pra mim foi entender mais os exercicios e tal.Pretendo usar uns 2 exercicios daqueles por parte de corpo 5x por semana. Alem de fulbod 2x e mma 2x.Ate pq alguns ex nem parte negativa tem . Da pra repetir mais.

O que andei pensando e achei interessante é o fato dos hemisferios la. E principalmente sobre utilizaçao de fibras musculares. Se voce for pensar. Em uma rosca uni lateral cm haltere por exemplo. Qt mais vc aproxima o haltere da parte mais alta do exercicio, menos fibras precisam ser utilizadas , mais facil fica. Pois o braço fica mais na vertical, se é q vcs me entendem. Ja qd vc faz umas ”rosca” espartana vc usa quase 100% dax fibras o tempo todo. Vamos supor que vc faça la umas 20 reps . A cade reps alem de vc nao "facilitar” o exercicio em nenhuma parte, vc fez as 20reps como se fosse 20series de 1RM

Só pra complementar o topico. Estou fazendo os tais dos ´ cinco exeercicios tibetanos` que prometem alguns beneficios. E to gostando mt. Qm quiser pesquisar ai..

Desculpem pelos erros de escrita. É pessimo escrever pelo celular

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...