Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Brenda M.

Membro
  • Total de itens

    117
  • Registro em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Gostei
    Brenda M. recebeu reputação de Neilson em 1° Ciclo - Halovar (Com Fotos)   
    Certeza que seu Halovar era falso. Acompanhei alguns relatos de quem ciclou com o verdadeiro e os ganhos foram maravilhosos! Uma média de 5Kg+ de massa magra em 1 mês de ciclo. Lamento sobre sua experiência e boa sorte com os próximos ciclos!
  2. Gostei
    Brenda M. recebeu reputação de Marcello Spx em Galera Me Ajudem Por Favor :)   
    Você quer uma dieta para cutting? bulking? Dê uma olhada nesse vídeo
    e pesquise um pouco na área sobre nutrição do fórum que você consegue elaborar uma boa dieta sem grandes problemas
  3. Gostei
    Brenda M. recebeu reputação de [email protected] em Mingau De Aveia Proteico   
    Adoro fazer essa receita no café da manhã e decidi compartilha com vocês, espero que gostem!

    Ingredientes:
    1/2 xícara de aveia
    1 scoop de Whey/Albumina
    1/2 xícara de água
    1 banana

    Modo de preparo:
    Cozinhe a aveia na água por mais ou menos 8 minutos. Quando estiver no último minuto de cozimento, adicione a Whey/Albumina, desligue o fogo, coloque a tampa na panela e deixe no fogão por mais uns 3 minutos. Fica uma delícia!


  4. Gostei
    Brenda M. deu reputação a AlexandreDM em Influência Da Mente - Nos Resultados E Na Vida   
    Bom galera, gostaria de compartilhar com vocês uma linha de pensamento que eu tenho seguido a algum tempo, e tem me feito muito bem - tanto na academia, como em qualquer outra coisa que faz parte da minha rotina, da minha vida. Vou falar um pouco sobre o poder que a nossa mente tem em realizar as coisas, e mostrar um estudo que me espantou muito quando li!
    Por ter prestado vestibular ano passado para Comunicação Social - Habilitação: Relações Públicas, tive que estudar filosofia para a prova específica e acabei gostando muito da matéria, em especial dois filósofos (Descartes e Aristóteles) que me ajudaram muito com seus pensamentos, e vou compartilhar um pouco disso com vocês. Acabei largando o curso e esse ano, em novembro agora, farei vestibular para Educação Física *-*
    Enfim, vamos ao que interessa:

    Como a maioria sabe, a nossa mente tem um poder extraordinário em realizar as coisas. Várias pessoas já escreveram livros, vendidos aos milhares, falando sobre isso, sobre visualizar nossos resultados, imaginarmos nossas conquistas e vitórias, atrairmos coisas boas com o nosso pensamento. ("O Segredo" é um exemplo)
    Levando essa linha de raciocínio para a realidade dos praticantes de musculação, vou tentar mostrar as técnicas que eu uso para melhorar meus treinos e ter melhores resultado.

    O próprio Arnold falava isso em seus discursos (de visualizar seus resultados), e uma de suas dicas mais válidas que aprendi, é o que ele chama de "conexão mente-músculo". Tal conexão consiste em você imaginar o seu músculo contraindo durante a execução do exercício, para que dessa forma você execute o movimento o mais perto do perfeito possível, e, consequentemente, extraia melhores resultados do seu treino. Isso realmente funciona. Colocando isso em prática, você consegue realmente sentir suas fibras contraindo e puxando o peso. Então, da próxima vez que forem para a academia, não pensem em erguer a barra na hora de fazer o supino, pensem em contrair o seu peitoral. Imagem seu músculo contraindo, e tentem parar de simplesmente puxar o peso. Tenho certeza que os resultados serão melhores.
    Um método que eu uso é fechar os olhos durante alguns exercícios, pois assim eu perco o referencial visual de quanto eu já levantei o peso, e só termino a repetição quando sinto que meu músculo contraiu tudo o que deveria. Mas só faço isso em alguns poucos exercícios, como flexora - que as pessoas não enxergam um palhaço malhando de olho fechado hahaha - e nunca em exercícios livres! Não vai fazer isso no agachamento livre, que a única coisa que vai melhorar é sua falta de equilíbrio, e lá se vai você e a barra pro chão! Da pra usar em máquinas em geral, e nos exercícios que você sente que rouba de vez em quando.
    Sobre a questão de visualizar os resultados, como já disse, Arnold também era adepto de tal ideia. Pode parecer ilusório e até bobo, mas parar na frente do espelho e imaginar você grande, como seus músculos vão ser um dia, quanto peso você vai conseguir erguer (no caso dos weightlifters), qual vai ser o seu condicionamento físico, é uma grande forma de ganhar ânimo e te dar mais forças para voltar ao treino com garra no dia seguinte. E treinando animado e com foco, sabemos que resultados melhores virão!

    Alguns de vocês podem estar pensando: beleza, já conhecia esses métodos... mas o que Aristóteles e Descartes tem a ver com isso tudo?

    Para chegar onde eu quero, vou explicar um pouco sobre a base da filosofia de Descartes. Em seu livro Discurso do Método, ele está disposto a encontrar alguma coisa, qualquer coisa, que seja uma verdade inquestionável. Para isso, ele parte do princípio da dúvida metódica, que consiste em duvidar simplesmente de tudo. Ele duvida da matemática, da biologia, da química, do seu paladar, do olfato, da própria visão, dos objetos, das consistências das coisas - enfim, de tudo, lançando uma série de perguntas para tentar desmistificar as verdades já estabelecidas pelos outros. Durante esse caminho, ele percebe que a sua dúvida é uma verdade. Ele não consegue achar nada que tire a veracidade da sua dúvida: "eu duvido das coisas, e isso é verdade". Porém, para duvidar, primeiramente ele precisa PENSAR, concluindo então que o pensamento é a verdade primeira. Dai surge a sua frase: Penso, logo existo. Com essa ideia em mente, desenvolvendo mais o seu próprio raciocínio, Descartes chega a conclusão de que nós, as pessoas, somos pensamentos puros e mais nada do que isso. As outras coisas ao nosso redor não são realmente nossas, não fazem parte de nós - a única coisa que realmente nos pertence é o nosso pensamento.
    Bom, com isso em mente, parto do princípio de que: nós somos aquilo que pensamos. Se eu penso coisas ruins, doenças, ódio, raiva, tristeza, é isso que eu vou ser. Agora se eu penso em coisas boas, felicidade, respeito, humildade, é isso que vou ser. Muitas pessoas são chamadas de falsas ou hipócritas justamente por fazer, em ações, o contrário do que pensam - e isso não é bem visto por ninguém.
    Como nós somos pensamento puro, ou seja, pensamos o que quiser a hora que quiser, basta pensar sempre positivamente, que seremos pessoas melhores. Acredito que, sabendo que algo te faz realmente mal, nenhuma pessoa em sã consciência vai fazer algo para se prejudicar. As pessoas não pegam uma faca na cozinha e enfiam na panturrilha porque sabem que isso não faz bem (lol). Então porque pensam besteira, sabendo que isso não vai te fazer bem da mesma forma? E como você pensa o que você quiser, porque pensar algo ruim, quando pode simplesmente pensar em coisas boas?

    E é nesse pensar em coisas boas que entra o estudo a que me referi no começo do tópico. Peço desculpas desde já pois não consegui encontrar o artigo de novo, logo não tenho as fontes. O experimento constatou o seguinte:
    Uma amostra de sangue foi retirada de uma pessoa comum e levada para análise. Tal análise era feita em tempo real, enquanto a mesma pessoa assistia a um filme. Quando o filme despertava sentimentos de sofrimento e tristeza, podia-se observar, sem nenhum atraso de tempo (ou seja, na mesma hora que a pessoa chorava por causa do filme, as células reagiam), que as moléculas de DNA presentes no sangue começaram a realizar reações auto-destrutivas, se desintegrando sem nenhum motivo aparente, além das emoções sentidas pelo dono do sangue. A mesma coisa foi feita, agora submetendo a pessoa a assistir filmes que despertassem sentimentos bons - uma comédia por exemplo. Aconteceu que as moléculas de DNA, dessa vez, aumentaram a sua síntese, formando cadeias mais longas.
    O interessante é pensar que o sangue não estava mais no corpo do indivíduo, e mesmo assim as reações aconteceram.
    O experimento foi realizado com uma distância de até 80km, separando o sangue do seu dono, e mesmo assim os resultados foram os mesmos, sem atraso algum.

    Isso remete à ideia de que, se pensarmos coisas boas, seremos pessoas melhores. Tal linha de raciocínio não influencia somente em nosso psicológico, mas também na nossa bioquímica! Eu mesmo não assisto filmes de terror (não por causa do estudo que citei) por que sinto medo - acredito que esse é o objetivo de assistir - e sei que medo não é um sentimento bom (meus amigos todos me chamam de viado por causa disso, inclusive minha namorada haha). Prefiro muito mais uma comédia que me faça rir, do que algo que, possivelmente, possa tirar meu sono de noite, e até atrapalhar as reações de produção de aminoácidos (uma das utilidades do DNA) nas minhas células.
    Um dos motivos de ser tão difícil sair da depressão é esse! Ela começa com um fato que causa uma tristeza profunda, e isso vai consumindo, não apenas psicologicamente, mas a parte biológica do seu corpo. Abaixando a imunidade, perdendo peso, e vários outros problemas. E para sair realmente de um estágio desse, o que é necessário é a força do pensamento. Os remédios químicos ajudam a dar essa força de vontade, pois ingerindo algo, a pessoa acredita que está melhorando, e com isso pensa estar em melhor. E por pensar que estar melhor, ela realmente já melhorou, pelo menos um pouco!

    E o Aristóteles, onde entra nisso?
    A ética aristotélica é teleológica. Telos, do grego, significa finalidade. Ou seja, tudo que fazemos tem sua finalidade. Para o filósofo grego, a finalidade última de todas as coisas é a felicidade. Todas as coisas que fazemos, no fundo, é para sermos mais felizes. Já parei para pensar em tudo que eu faço da minha vida, e realmente, sempre, no fim, o motivo é alcançar a felicidade. Eu vou para academia porque lá me sinto feliz, mas além disso, porque lá vou melhorar meu corpo, e quando olhar no espelho vou ficar mais feliz. Eu faço uma dieta para perder gordura e quando olhar no espelho me sentir mais feliz. Eu vou pra escola para estudar, pra um dia passar no vestibular, entrar na faculdade, e exercer uma profissão que me faça feliz. Vou trabalhar para ganhar dinheiro, e com o dinheiro comprar as coisas que me trazem felicidade (como pagar meus suplementos e minha mensalidade na academia). Enfim, tudo acaba terminando em felicidade. E de acordo com tudo que foi dito até agora, ser feliz é a melhor coisa que podemos fazer.
    As vezes eu me pergunto, quando me sinto mal, o que fazer pra ser feliz? Basta pensar em algo feliz, basta simplesmente SER feliz. O que faz você sorrir? Pra mim o sorriso vem da contração dos músculos da face. Então eu contraio meus músculos e me sinto um idiota por estar rindo muito falsamente de simplesmente nada. Ai eu dou uma risada de verdade e deixo pra lá (quando não precisa resolver realmente) o que estava me fazendo triste.
    Uma frase que gosto muito é "true happiness lies inside" (em português fica feio haha - a verdadeira felicidade está/"mora" dentro você). E isso é verdade! Para ser feliz, você simplesmente tem que ser feliz, e mais nada.

    Concluindo: nós somos pensamento puro e pensamos o que quiser, a hora que quiser. Para ser melhores, temos que pensar em coisas boas. Já que controlamos 100% dos nossos pensamentos, a única coisa que nos impede de ser feliz é nós mesmos. Visualizar nossas conquistas e nossas vitórias servem para manter o foco e aumentar o ânimo, coisas essenciais para todos que tem algum objetivo na vida! Então evite sentimentos ruins e pensamentos triste, pois eles podem destruir você por dentro, literalmente! Seja feliz e pense feliz, com certeza todos os aspectos da sua vida irão melhorar, inclusive seus resultados na academia!!!

    É isso ai galera
  5. Gostei
    Brenda M. recebeu reputação de Danilin.mutante em Dificuldade Em Triceps.   
    Treinei tríceps hoje mesmo (até dei uns urros haha)... atualmente faço tríceps polia e tríceps testa, simples e eficiente. Você tem certeza que está se dedicando ao máximo nos treinos? E como está sua dieta? Esse vídeo pode ajudar
  6. Gostei
    Brenda M. deu reputação a LeandroTwin em Vlog Sobre Musculação Do Leandrotwin   
    Fala galera, tive uma ideia de fazer um vlog sobre musculação. O vlog tem o objetivo de trazer algum conteúdo (básico e avançado) de uma forma bem simples com uma linguagem popular.
    Esse tópico serve de mural pros videos, discussões, dúvidas e aberto para sugestões/críticas também, claro.



    Lista de vídeos:

    Vídeo 1: Comer a noite engorda mais?
    Vídeo 2: Aeróbico com blusão de frio é mais eficaz?
    Vídeo 3: Dieta Lean Gains
    Vídeo 4: Aeróbicos em jejum
    Vídeo 5:

    Vídeo 6:
    Vídeo 7: Sem suplemento, sem resultado?
    Vídeo 8: Aeróbicos, antes ou depois do treino?
    Vídeo 9: Nova abordagem sobre o pós-treino
    Vídeo 10:
    Vídeo 11:
    Vídeo 12: Trocar de treino pro corpo não se acostumar?
    Vídeo 13:
    Vídeo 14:
    Vídeo 15:
    Vídeo 16: Ovos!
    Vídeo 17:
    Vídeo 18:
    Vídeo 19:
    Vídeo 20: http://www.youtube.com/watch?v=uZN3BUiMYrA
    Vídeo 21: http://www.youtube.com/watch?v=EJ511UxH1xU
    Vídeo 22: http://www.youtube.com/watch?v=WYKyT4Iy2Nc
    Vídeo 23: http://www.youtube.com/watch?v=Eim6YjVXKS4
    Vídeo 24: Dia do Lixo
    Vídeo 25: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zUlp7JvNSqs
    Vídeo 26: http://www.youtube.com/watch?v=vGr-BabJBnw Vídeo 27: http://www.youtube.com/watch?v=89vE_FvIQf8



    Outros vídeos:

    Motivação - Uma Estrada Apenas Sua
    Motivação - Onde Está O Limite?
    Motivação - Academia Hardcore
    Motivação - Eu Sou Um Campeão!
    Motivação - Assim É Como Os Vencedores São Feitos
    Roberto Carlos - O chute mais forte da história
    Motivação - O Sonho!
    Motivação - Bodybuilding: Way Of Life (Legendado)
    Motivação - Heart For Bodybuilding (Legendado)
    Motivação - Bodybuilding Is Pain (Legendado)
    Hitler Abomai E O Carnaval
    Motivação - Never Quit! (Legendado)
    Motivação - It's All Worth It (Legendado)
    Motivação - Beauty Of Bodybuilding (Legendado)
    Motivação - Epic Bodybuilding Dream (Legendado)
    Motivação - Six Secrets To Success Speech (Legendado)
    Motivação - Don't Ever Give Up (Legendado)
    Motivação - Challenge Accepted (Legendado)
    Motivação - Bodybuilding Addction (Legendado)
    Motivação - The Desire Of A Champion (Legendado)
    Phil Heath - Dicas Para Jovens Fisiculturistas



    Vídeos em canais de parceiros:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=4CQHHLD-1qI (http://globocopio.com/entrevista-leandro-lima-twin-musculacao-nutricao/)


    Artigos:
    Mesmas Drogas E Quantidades E Mais Resultados
    Terapia pós ciclo (TPC)
    Conceito de ciclos de esteroides anabólicos



    Se gostarem, cliquem na setinha para cima aqui no final dessa mensagem a direta! Isso motiva bastante
  7. Gostei
    Brenda M. recebeu reputação de jhonatan5999 em Sera Q Meu Treino Esta Demorando Demais?   
    Infelizmente essa é a realidade. Recomendo que você faça um novo treino, e não se preocupe que o pessoal aqui do fórum vai te ajudar bastante, boa sorte! http://www.hipertrofia.org/forum/topic/66739-passo-a-passo-montando-seu-treino-com-video-explicativo/
  8. Gostei
    Brenda M. deu reputação a RTiago em E-Book Hipertrofia - Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Uma Dieta   
    Vejo constantemente novatos postando dietas para avaliações sempre nos mesmos conceitos antigos, e com os mesmos erros, então revolvi criar um guia definitivo com tudo que é necessário saber sobre uma dieta antes de criá-la. Sei que já existem guias no fórum, mas acho que consegui reunir uma vasta gama de informações em um único lugar. Deixo claro que embora boa parte tenha sido escrita por mim, outras foram compiladas de vários fóruns, inclusive o Hipertrofia.

    Originalmente ia postar esse guia em um tópico, mas ficou muito grande, por volta de 50 páginas. Então resolvi convertê-lo em um e-book, e disponibilizar a todos para download. Para os que frequentam o fórum há algum tempo e leem estudos sobre nutrição não agregará muito, mas será uma leitura valiosa para os que frequentam o fórum a pouco tempo. Divide esse guia em várias etapas, ficando assim:

    Capa do e-book



    Índice do e-book
    Calculando seu gasto calórico
    Quantas calorias consumir em bulk e cutting
    Macronutrientes
    IIFYM – It If Fit Your Macros (Se Encaixa Nos Seus Macros)
    Mitos derrubados
    Comer frequentemente para se manter em estado anabólico
    Comer refeições menores e frequentes para saciar a fome
    Carboidratos engordam
    Carboidratos Á NOITE engordam
    Comer alimentos de baixo índice glicêmico
    Gorduras fazem mal
    Café da manhã ... a refeição mais importante do dia
    Doces engordam
    Alimentos integrais emagrecem
    Álcool destrói seus resultados
    Frutose, o grande vilão
    Jejum = perda de massa
    O corpo só processa 30g de proteínas a cada refeição
    Longos períodos sem comer aumentam o cortisol e fazem perder massa
    Comer antes do treino é ruim
    Comer café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo
    Sem suplementos, sem resultados
    Janela anabólica de uma hora, sua chance de ganhar músculos
    Você precisa fazer cardio para perder gordura
    Você precisa de uma proteína de rápida absorção (whey)
    [*]Maiores erros cometidos em uma dieta

    Aumentar demais as calorias
    Reduzir demais as calorias
    Se matar de tanto aeróbico no cutting
    Fazer cardio em horários incorretos
    Meu peso estagnou no cutting, hora de reduzir drasticamente as calorias
    Confiar nos mitos
    Copiar uma dieta
    Ingestão incorreta de macronutrientes
    Manter a dieta por 6 dias, e jogar tudo fora no 7º
    Ser vítima do marketing da industria de suplementos
    Querer resultados rápidos
    Ter a mente fechada
    Não acompanhar o progresso
    [*]Refeed vs Dia do Lixo

    Refeed – O poder de um aumento calórico para aumentar a leptina
    Dia do lixo – A hora do escape
    [*]Dietas específicas

    Leangains
    Warrior Diet
    Eat Stop Eat
    Dieta Cetônica ou Cetôgenica
    Dieta Anabólica
    Dieta Metabólica
    Dieta Low Carb
    Dieta dos Carboidratos



    Download (Media Fire):
    http://www.mediafire...a8bdbilzou8xfgn

    Espero que com isso muitos parem por alguns minutos para lerem antes de saírem postando dietas para avaliação.
  9. Gostei
    Brenda M. deu reputação a SpyThieF em Amostras Gratis De Suplementos Coleman Não Vá Perder!   
    Bom galera com autorizacao do gaspar e do bronco estou criando o topico pra compartilhar com voces como receber amostra gratis de alguns produtos da Linha Ronnie Coleman Signatures.

    Sao 2 tipos de pedidos de amostra gratis:

    1º Testogen-XR + Myo-Blitz
    2º Ressurect-PM + Myo-Blitz

    Pelo facebook ele disse que essa promocao eh por tempo de 1 ano entao é bom pedir o quanto antes quem sabe ele diminua esse tempo:

    O que é cada um:
    Obs: Eu não vou discutir se realmente os produtos sao puro marketing ou se funcionam mesmo, pq o marketing concerteza vai ter muito, mais nao espere grandes coisas so vou postar as infos do proprio fabricante!!

    Testogen-XR(test booster):





    Ressurect-PM(Blend de vitaminas,creatina,minerais,aminoacidos,ervas pra aumento de libido,)





    Myo-Blitz(Pré-Treino)





    Modo como usar Testogen-XR, segundo o fabricante:




    Modo como usar Myo-Blitz, segundo o fabricante:




    Modo como usar Ressurect-PM, segundo o fabricante:





    É o seguinte, eu estou fazendo os pedidos todos pelo facebook, basta vc curtir e entrar na parte Sample Signup.
    O cadastro pelo SITE eu comecei a fazer hoje, nao sei como vai ser, porque nao tem a parte de selecionar o PAÍS, mais acredito q pelo cep eles devem desviar pra ca, mais por via das duvidas façam os pedidos pelo facebook mesmo. Ou no campo de ADRESS 2: vc coloca o CEP novamente e escreve BRAZIL, pelo que sei de importação(4anos+-) quando eu pedia amostras gratis especificas apenas pro EUA, havia um maçete ao qual vc colocava a cidade de INDIANA e na parte de endereço vc escrevia seu endereço total com CEP + BRAZIL. Dai sempre chegava aki (cds,camisas,canetas,suplementos,eletronicos,adesivos...)


    O facebook da promoçao: http://www.facebook.com/RCSups
    O link do site pra pedir a amostra gratis: http://www.ronniecol...ree_samples.php


    Essa amostra me chegou dia 16/08:

    http://a2.sphotos.ak...131858857_n.jpg

    teve mais 3 vezes q nao tirei foto, e hj chegou essa:

    http://imageshack.us...15192218714.jpg


    O topico estou compartilhando pelo intuito de muita gente que nunca tomou um pre treino, ou test booster ou alguma proteina, ter essa oportunidade de experimentar e saber como seria a possivel reação, se seria bom ou ruim, valeria a pena ou nao.
    Espero que curtam


    Breve relato da minha experiencia com esse produtos coleman:
    Bem tomei pouco, seria bom se eu arrumase logo um pote pra ver como eh do inicio ao final, porem pelo pouco que tomei notei o seguinte, ao tomar o testogen-xr, senti mais disposto durante o dia, e ao tomar o pretreino myoblitz, achei bom. O que me impressionou nao sei dizer o que foi, porem a minha respiração ficou melhor, e sentia o peito refrescado, como se tivese tomado akelas pastilhas de VIC ou passado akele descongestionante nasal em creme q vc passa no peito e fika gelado. Achei q eu tava viajando e dei 2 amostras pra 2 amigos que treinam comigo, o interessante que os 2 relataram as mesmas coisas. Ate agora nao parei pra olhar a formula KKK
  10. Gostei
    Brenda M. recebeu reputação de alannyl em [Fora do Modelo] Avaliem Meu Treino Por Favor :)   
    Também gostei do treino, daqui a 2 meses você vai ter mais experiência e vai conseguir deduzir quais exercício funcionam pra você, aí, é só mudar o treino com base nisso
  11. Gostei
    Brenda M. deu reputação a craw69 em Bcaa: Você Está Usando Errado [2014]   
    Atualização Julho/2014 (v. 3.0)

    - Texto inteiramente revisado, atualizado e ampliado;
    - Acréscimo inicial de algumas pesquisas relevantes;
    - Acréscimo de algumas conclusões retiradas ao longo do tópico;
    - Acréscimo da opinião do site Examine.com sobre os BCAAs;
    - Correção de erros gramaticais para facilitar a leitura.



    Inegavelmente, os BCAAs - Branch Chain Amino Acids, ou aminoácidos de cadeia ramificada - sempre foram, e ainda são, um dos principais suplementos utilizados por atletas amadores e profissionais que buscam uma melhora na composição física (aumento de massa muscular e redução de gordura) e recuperação muscular.

    A base científica que legitima o uso destes aminoácidos, entretanto, não é tão sólida quanto alguns podem afirmar. Este breve texto procura apontar algumas questões referentes ao uso deste místico suplemento, trazendo algumas informações que nem sempre são facilmente encontradas na internet ou nos círculos de conversa.


    I - Da dosagem e as influências do mercado de suplementos nesse quesito


    O principal problema em relação ao uso dos BCAAs encontra-se na dosagem recomendada para o uso do mesmo: não é raro (alias, é o mais comum) ver recomendações de rótulos citando: "dosagem recomendada: 2 cápsulas antes e 2 cápsulas depois do treino" e muito menos (raro) ver pessoas citando que usam este tipo de dosagem, supostamente com excelentes benefícios. Mas qual o problema com ela? Explico: ela é completamente inútil. Ok, não expliquei nada; mas vamos lá. Nesta primeira parte, irei apoiar minha argumentação na relação existente entre o preço e quantidade de BCAAs presentes nos principais suplementos vendidos no mercado nacional.

    Primeiramente, cabe citar a necessidade do mercado de suplementação desenvolver suplementos apelativos não apenas na parte dos resultados, mas também no quesito financeiro. Vamos supor que uma empresa desenvolvesse um BCAA que dure 5 dias de uso com um custo de R$100,00. Alguem compraria? Não, fim de papo. Portanto a primeira coisa que a indústria deve fazer é: criar um suplemento que dure algo entre 21-30 dias, pelo menos, para que o custo x benefício torne-se minimamente aceitável.

    O segundo ponto é: eles precisam mexer com o psicológico da pessoa; mais especificamente, eles não podem fazer um pó que não dure nada. Qual a saída? Cápsulas. Cápsulas são muito mais efetivas em mexer com o psicológico do cliente do que suplementos em pó. A maioria dos BCAAs possuem cápsulas de 750mg a 1.000mg, o que significa que para atingir 5g de BCAA são necessárias algo entre 5 a 7 cápsulas, aproximadamente. Veja: é a mesma coisa dizer que você toma 7 cápsulas ou 5g de BCAA. Porém, o uso de 5g de BCAA antes e depois do treino resultaria no término do produto em um tempo extremamente curto; e as pessoas não iriam se sentir "assustadas" por estarem tomando 10g de um suplemento. Transforme esta quantia em cápsulas e as pessoas se apavoram: imagine que alguém vai tomar 14 caps por treino? Isso é um absurdo! MEU DEUS, VAMOS TODOS MORRER! Percebem? É mais fácil enfiar na cabeça do cliente que ela deve tomar 10g de um suplemento ou 14 cápsulas do mesmo? Obviamente, 10 gramas; o que não é bom para a empresa já que o pote acabaria rápido demais. Você usa 30g de whey, qual o problema em usar 10g de BCAA? Agora, cápsulas... cápsulas lembram remédios, remédios lembram problemas que devem ser evitados, logo cápsulas devem ser evitadas... imagine sua mãe chegando em casa e te ver tomando 14 capsulas de uma vez? Ela vai te matar, com certeza. Por outro lado, imagine sua mãe te ver tomando uma ou duas colherzinhas de chá: provavelmente ela irá mandar você tomar mais para ver se faz algum efeito e você deixa de parecer esse frango raquítico que é atualmente.

    Na prática:

    (1) basta analisar o custo de qualquer BCAA vendido atualmente no mercado e comparar a quantidade de suplemento presente no pote em relação a outros suplementos proteicos, como o Whey: utilizando a (excelente) marca da Growth Supplements, por exemplo, temos que o pote de BCAA custa R$25,00. Cada pote contém cerca de 77,5g de BCAA (30 x 4 cápsulas que possuem 2,58g de BCAA); por outro lado, o Whey da mesma marca custa R$64,00, porém possui 1.000g por embalagem. Isto significa que, com R$65,00 é possível comprar aproximadamente 200g de BCAA, enquanto o mesmo valor permite a compra de 1kg de Whey. O que isto significa é que, naturalmente, o suplemento BCAA tem um custo muito superior ao de outras fontes proteicas completas, como o Whey ou Albumina, o que torna necessário realizar a recomendação de uma quantia inferior sob pena de cair no problema mencionado anteriormente: recomende 10g por dia de BCAA e o pote de BCAA, que inicialmente custaria R$25,00 por mês, passa para aproximadamente R$100,00 por mês.

    (2) A somatória dos pontos até aqui mencionados conduzem para uma conclusão: com a recomendação padrão de 2 a 4 cápsulas por dia de BCAA, temos um suplemento que dura o tempo padrão (30 dias), sendo que a baixa dosagem é responsável por compensar o alto preço do produto, e ainda sem ninguém questionar os efeitos principalmente pelo psicológico, já que o marketing pesa, a fé no produto é grande, a quantia de 2-4 cápsulas é uma quantia razoável para a maioria dos clientes... e sim, se o efeito placebo atinge até mesmo competidores de alto nível[1] [2], obviamente para você, mero mortal, ele será ainda mais influente.


    II - Das dosagens necessárias para atingir seus respectivo efeitos


    Resumidamente, existem três principais motivos para o uso dos BCAAs:

    (1) modulação da síntese proteica[3][4], já que esta é uma das principais funções das proteínas e, por consequência, dos aminoácidos (especialmente da leucina) - o aumento da síntese proteica, de uma forma didática, significa a construção de novas celulas, ou, de certa forma, o aumento do próprio músculo ("pronto corpo, aqui estão os tijolos que você precisa para construir a minha muralha chamada bíceps");

    (2) minimizar o efeito do catabolismo[5][6] - novamente, de forma didática, ao invés do organismo tentar utilizar os próprios músculos como fonte de energia, a ingestão dos aminoácidos faria tanto a função de já recuperar este eventual uso quanto de fornecer outra fonte de energia que não seja os próprios aminoácidos já sintetizados pelo corpo ("pronto corpo, use esses aminoácidos que eu engoli, mas não meu músculo");

    (3) auxiliar a recuperação muscular [7], assim como eventualmente obter propriedades anabólicas[8] (possível aumento de força, maior facilidade no aumento da massa muscular etc).

    A questao é: o quanto é efetivo para atingir cada objetivo?

    Quanto ao aumento de síntese proteica, a vasta maioria dos estudos demonstram que algo entre 2 a 3g de leucina é o suficiente para estimular o MPS (muscle protein synthesis) até o seu "limite" - ingerir mais leucina do que isto, na ocasião dos estudos realizados, não costuma resultar em aumentos signficativos da síntese proteica, embora geralmente os estudos não utilizem atletas como base. Como a maioria dos BCAAs possuem uma formulação 2:1:1 (duas gramas de leucina para cada grama de isoleucina e valina), ingerir algo entre 4 a 6 gramas de BCAA seria o suficiente para iniciar o aumento de síntese proteica; entretanto, como afirmarei depois, esta dosagem pode ser obtida de forma mais barata com o uso separado de leucina e, de qualquer forma, o aumento na síntese proteica ainda é um assunto extremamente controverso.

    A quebra do catabolismo é tranquilamente realizada por qualquer ingestão calórica: a gluconeogênese[9] (didaticamente: transformar músculo ou proteínas em energia) ocorre essencialmente em dois casos: primeiro, durante jejuns excessivamente prolongados, (embora não exista consenso, menos do que 24 horas geralmente não é considerado um perigo) nos quais o músculo precisa de energia e não a obtém de alimentos; segundo, quando há uma ingestão massiva de alguma fonte proteica que não será sintetizada (tentar tomar 1kg de Whey em 15 minutos, por exemplo). Assim, o catabolismo é um mecanismo muito menos perigoso do que alguns pregram - basta ingerir uma quantidade equilibrada de carboidratos e/ou proteínas antes e/ou depois do treino para que qualquer risco seja eliminado, igualmente assegurando que ao término do dia exista uma ingestão adequada de proteína total (média de 2g/kg, embora seja uma quantia controversa) e não exista um déficit calórico notável (não ingerir muito menos calorias do que a taxa metabólica basal do indivíduo);

    Os efeitos anabólicos é o ponto onde reside o maior problema. Os raros estudos realizados em indivíduos que treinam com pesos e utilizam BCAA dificilmente seguem metodologias rígidas. As falhas metodológicas presentes nos estudos de BCAA são o maior impasse para assumir uma posição otimista sobre o uso dos mesmos: embora inúmeros estudos apresentem resultados positivos sobre uso de BCAAs, eles, em geral, (1) não estão estudando o BCAA em uma situação de equivalência calórica (por exemplo, comparam a ingestão de Xg de BCAA contra apenas água, o que interfere nos resultados já que o adequado seria comparar Xg de BCAA contra Xg de carboidrato ou Xg de Whey, por exemplo); (2) não estão estudando o BCAA em uma situação de ingestão proteica adequada (a vasta maioria dos estudos em BCAA utilizam pessoas que raramente chegam perto de ingerir, diariamente, 1.5g/kg de proteína; considerando que os BodyBuilders geralmente ingerem no mínimo 2g/kg, os efeitos são drasticamente outros). De qualquer forma, os poucos estudos que mostram resultados promissores com os BCAAs utilizam dosagens excessivamente altas[10], como 300mg/kg de BCAA (para uma pessoa de 75kgs, isso significaria ingerir 22.5g de BCAA por dia - lembra do BCAA que possui 77,5g por R$25,00? Pois é, ele agora não aguenta nem quatro dias).


    III - Da quantidade de BCAA em outros suplementos/alimentos


    Abrindo um rápido parênteses, vale mencionar que os BCAAs estão presentes em quaisquer proteínas que possuam um perfil completo dos aminoácidos essenciais. Simplesmente porque os Wheys costumam citar quantas gramas possuem de BCAA, alguns acreditam que Whey é a única fonte de BCAA do mundo. Chega a ser engraçado ver afirmações como "meu whey já tem 5.5g de BCAA então já tenho bastante e não preciso suplementar!".

    A maioria das carnes possuem algo entre 15-20% de suas proteínas compostas por BCAA. Isso significa que a cada 20g de proteína de carne, há algo entre 3-4g de BCAA (um bife de 100g de carne geralmente possui algo entre 25 a 35g de proteína; ou seja, algo entre 3.75g e 7g de BCAA, o equivalente a 7 a 10 cápsulas de BCAAs). Dois ovos bem cozidos (com a gema bem sólida) tem 2.5g BCAA. Até amendoim tem estes aminoácidos; e por que ninguém fica dizendo "minha carne ja tem bastante BCAA então não preciso usar suplementos"?

    Isso reflete em duas coisas: custo x benefício e BCAAs não são nada de especial. Supondo que você compre um BCAA e use 2 a 4 cápsulas (3 ou 4g de BCAA por treino), o custo será alto, sendo possível substituí-lo por um simples scoop de Whey que possui a mesma quantidade (o único problema seria o pequeno aumento calórico: 4 cápsulas de BCAA possuem algo entre 15 a 20 calorias, enquanto o scoop pode variar entre 90 a 150kcals). Da mesma forma, embora muita gente pense "ah se eu pudesse usar BCAA...", elas simplesmente estão ignorando que qualquer proteína decente (Whey, Caseína, Leite, Ovos, Carnes, Peixes algumas fontes vegetais como Quinoa...) terá uma quantia consideravelmente alta de BCAA.


    IV - Vale a pena usar BCAA?


    Em uma simples resposta: não.

    Em uma resposta levemente mais demorada...

    (1) O aumento de síntese proteica através do uso de BCAA (e, especialmente, leucina) é comprovado. Nisto não há divergências; a síntese proteica aumenta e ponto. A questão é: essa síntese proteica resulta em alguma melhoria prática? Ou ainda: faz qualquer diferença? Ela aumenta o necessário, e pelo tempo necessário? Para fins de ganhos de massa muscular, uma simples elevação da síntese proteica não é garantia de maiores ganhos de músculos. O aumento da massa muscular depende de uma série de fatores, como quadro hormonal, ingestão calórica, treinos e recuperação adequados... logo, estabelecer uma relação entre síntese proteica + aumento de massa muscular não é algo tão simples.

    Imagine o seguinte exemplo (extremo, porém elucidativo): se ingerir um pouco de BCAA/Leucina é o suficiente para aumentar síntese proteica e, por consequência, aumentar o músculo, isso significa que posso ingerir apenas 3 ou 4g de BCAA/Leucina a cada 3 horas para me transformar em um monstro? Parece-me óbvio que a maioria das pessoas entenderiam que não. "Ah, mas e se eu ingerir tudo certinho e ainda acrescentar o BCAA/Leucina?" - boa pergunta meu caro, porque não existem estudos sólidos sobre isso a ponto de garantir nada. De um lado, temos os que defendem a hipótese de que haveria um aumento por conta do estímulo a síntese proteica; de outro, temos a ideia (que é a minha posição, e por isso darei destaque sem qualquer tipo de imparcialidade), de que o adicionar pequenas quantidades de BCAA no dia é o mesmo que adicionar algumas gotas de água em uma piscina: a adição de algumas gramas de aminoácidos (BCAA/Leucina) na dieta de alguém que já consome altas quantias de proteína (2g/kg+) não representaria qualquer benefício direto e prático.

    Alguns estudos já vem apontando nesta direção: este[11], por exemplo, analisou o aumento de síntese proteica entre a ingestão de 25g de Whey x 6.25g Whey + leucina até atingir o total de leucina presente em 25g de Whey x 6.25g de Whey + EAAs, exceto leucina, até atingir o total de EAAs presentes em 25g de Whey. Se a teoria que o aumento de BCAA/Leucina resulta em síntese proteica fosse verdadeira, obviamente estudos nestas condições observariam que ingerir 25g de Whey ou 6.25g de Whey + leucina trariam os mesmos resultados, ou algo próximo disso. Não é o caso: somente o grupo que ingeriu 25g de Whey teve um aumento de síntese proteica significativo após 3 a 5 horas (184% contra apenas 55% no grupo Whey + Leucina).

    (2) Para prevenção do catabolismo, basta seguir as recomendações anteriores: ingira uma quantidade adequada de proteínas ao longo do dia + não entre em déficits calóricos exagerados + realize treinos com um mínimo de bom senso. Aqui, entretanto, fica a eventual exceção para os BCAAs: treinos em jejum. Para aqueles que treinam com pesos logo após acordar (sem café da manhã) ou seguem alguma rotina de Jejum Intermitente, a ingestão de 10g de BCAA antes e/ou durante do treino pode ser útil para evitar o catabolismo. Note que: não estamos falando de exercícios aeróbicos em jejum, os quais costumam ser realizados em baixa intensidade e não precisam de aminoácidos para este fim; como não existem estudos suficientes na área, não há como afirmar que 10g seja, de fato, a melhor dosagem; da mesma forma, caso a pessoa ingira proteínas imediatamente após o treino (Whey, por exemplo), possivelmente o uso de BCAAs antes/durante os exercícios com peso em jejum torna-se desnecessário.

    (3) Quanto aos efeitos anabólicos, é a parte mais difícil de falar sobre. A base científica, como dita, sofre de sérios problemas em analisar esta parte como deveria. São raríssimos os estudos realizados a médio/longo prazo (4 ou mais semanas), que estudam indivíduos treinados e que já ingerem altas quantias de proteína (2g/kg+) tendo resultados significativos. Por isso, do ponto de vista da (melhor) ciência, adicionar pequenas quantias de BCAA não garante melhores resultados.

    Há, entretanto, outra possível exceção: a mega dosagem. Embora não seja um método validado cientificamente, entre os BodyBuilders existe uma prática que possui ampla aceitação - o uso de altas dosagens de BCAAs ao longo do treino. Por altas dosagens entenda pelo menos 20g/treino, divididos, geralmente em 25-50% antes do treino (5 a 10g, por ex) seguidos por 50-75% (10 a 15g, por ex) durante o mesmo. Algumas pessoas elevam essa dosagem para até 30-40g, quando não mais, e costumam obter bons resultados. Entretanto, separar o que é efeito placebo do que é efeito real sempre será um problema.


    V - Conclusão


    Em síntese:

    - Não existem motivos (científicos ou práticos) aparentes para utilizar uma baixa dosagem de BCAA (como menos que 5 ou 10 cápsulas por dia), eis que, como dito, trata-se de apenas uma gota dentro de uma piscina (supondo um indivíduo de 75kgs que ingira 150g de proteína por dia, acrescentar 2 cápsulas antes e 2 cápsulas depois do treino de BCAA representaria, no máximo, um aumento de 4g de proteína, ou menos de 3%);

    - Não há vantagem econômica, pois, como citado, pode-se atingir a mesma quantidade de BCAA com outras fontes muito mais baratas;

    - Como exceções, cabe mencionar tanto a hipótese de quem treina com pesos e em jejum, que poderia utilizar 10g/treino por cautela; e a mega dosagem, que embora não possua uma base científica sólida, é bem vista na prática.

    Vale adicionar a opinião do (agora popular) Examine.com, site independente responsável por analisar os estudos científicos de inúmeros suplementos: na página sobre BCAAs, a qual contém referências a quase 140 estudos sobre o suplemento, menciona-se como dose padrão de Leucina algo entre 2 a 10g; como combinação total, 20g de BCAA; uso da leucina para aumento do MPS e isoleucina para retenção de glucose (não há estudos sobre a dosagem ou eficácia da valina); expressa menção sobre os BCAAs não serem necessários caso já sejam adequadamente ingeridos pela dieta (em outras palavras, para uma dieta rica em proteínas, não há motivos para o uso destes aminoácidos).

    No Examine Stack Guide para Ganho Muscular e Performance nos Exercícios, os BCAAs estão listados como uma opção não comprovada, que "possuem uma pequena participação na melhora da performance física, mas que o marketing fez sua eficácia explodir fora de proporção"; que "BCAAs participam no aumento do músculo, já que sempre que você consumir proteína, estará consumindo BCAAs"; que "as evidências sugerem que BCAA tem um efeito muito limitado na performance dos exercícios", apontando, por exemplo, os benefícios para reduzir a sensação de fadiga em aeróbicos de longa duração (2 horas ou mais); que "BCAAs não aumentam força, reduzem fadiga ou aumentam a resistência muscular. Consumo de proteínas na dieta possui os mesmos efeitos da suplementação dos BCAAs, exceto que a ingestão de proteínas durante o treino são mais suscetíveis de causar náuseas ou câimbras".

    Abraços
  12. Gostei
    Brenda M. deu reputação a GuiM em Dúvida, Ciclo Oxandrolona   
    Os ganhos nao sao assim nada absurdo, nao vai acordar de um dia pro outro e ficar fisiculturista. São ganhos pequenos, porem solidos.
  13. Gostei
    Brenda M. deu reputação a Portus em Exemplo De Dieta   
    Exemplo para quem treina no fim da tarde

    Café da Manha/Meal 01:

    - Importante Hidratos de Carbono, tipo? Todo o tipo e com elevado IG.

    Quais?

    . Aveia (Polissacarideo) - Médio IG = +/- 78
    . Cereais KorFlakes (Polissacarideo) - Alto IG = +/- 105
    . Pão (Polissacarideo) - Alto IG = +/- 100

    . Leite (Dissacarideo) - Baixo IG = +/- 40
    . Iogurte (Dissacarideo) - Baixo IG = +/- 20

    . Fruta

    Maçã/Pera (Monossacarideo e também fibrosos) - Baixo IG = +/- 50
    Banana (Monossacarideo e também fibrosos) - Médio IG = +/- 75
    Melancia (Monossacarideo) - Alto IG = +/- 100

    - Importante Proteina, tipo? Rapida/Média absorção.

    . Proteina Média Absorção

    . Claras de Ovos
    . Atum
    . Fiambre de Frango/Peru
    . Peito Peru/Frango
    . Soja Protein

    . Proteina Rápida Absorção

    . Whey Protein

    Lanche/Meal 02

    - Importante Hidratos de Carbono, tipo? Lenta Absorção (polissacarideos) e baixo IG

    . Aveia (Polissacarideo) - Médio IG = +/- 78

    - Importante Proteina, tipo? Média/Lenta absorção.

    . Proteina Animal ou Caseina (Lenta Absorção)

    - Importante Gordura Insaturada, tipo? Pode ser uma lipoproteina (vegetal).

    . Amendoins, Nozes, Amendoas (sem sal), azeite oliva


    Almoço/Meal 03

    - Importante Hidratos de Carbono, tipo? Lenta Absorção (polissacarideos), Fibras e baixo/médio IG

    . Massas (Polissacarideo) - Médio IG = +/- 60
    . Batata Doce (Polissacarideo) - Médio IG = +/- 75
    . Sopa Lentilhas - Médio IG = +/- 60
    . Feijão Cozido - Médio IG = +/- 70

    - Importante Proteina, tipo? Média.

    . Proteina Animal


    Lanche/Meal 04 (se fizer 2 lanches a tarde, faça o primeiro 2-3 horas depois almoço e o segundo 1 hora antes treino)

    - Importante Hidratos de Carbono, tipo? Media Absorção (polissacarideos) e baixo IG (se for perto do treino pode subir para média/alta absorção e médio/alto IG)

    . Aveia (Polissacarideo) - Médio IG = +/- 78
    . Pão (Polissacarideo) - Alto IG = +/- 100
    . Malto (Polissacarideo) - Alto IG = +/- 150

    - Importante Proteina, tipo? Rápida/Média absorção (igual aos HC, se for 1h antes do treino sobe para rápida absorção)

    . Proteina Animal ou Whey


    Pós teino/Meal 05 (logo após treino, "tudo" tem que ser rápido para chegar ao musculo e nos HC jogamos com o IG)

    - Importante Hidratos de Carbono, tipo? Lenta/Médio/Rápida Absorção (Todos) eAlto IG

    . Malto (Polissacarideo) - Alto IG = +/- 150
    . Pão (Polissacarideo) - Alto IG = +/- 100
    . Dextrose (Monossacarideo) - Alto IG = +/- 140
    . Batatas Cozidas (Polissacarideo) - Alto IG = +/- 100
    . Arroz Branco (Polissacarideo) - Alto IG = +/- 100
    . Melancia (Monossacarideo) - Alto IG = +/- 100

    - Importante Proteina, tipo? Rápida absorção

    . Whey (se não houver, vai de média absorção com Proteina animal)


    Jantar/Meal 06

    - Importante Hidratos de Carbono, tipo? Lenta Absorção (polissacarideos), Fibras e baixo/médio IG

    . Massas (Polissacarideo) - Médio IG = +/- 60
    . Batata Doce (Polissacarideo) - Médio IG = +/- 75
    . Sopa Lentilhas - Médio IG = +/- 60
    . Feijão Cozido - Médio IG = +/- 70

    - Importante Proteina, tipo? Média.

    . Proteina Animal (de preferencia com Omega3-6 - lipoproteinas, salmão é uma boa opção)


    Ceia/Meal 07

    - Importante Proteina, tipo? Lenta/Média Absorção

    . Proteina Animal/ Soja ou Caseina

    - Importante Gordura Insaturada, tipo? Uma lipoproteina (vegetal).

    . Amendoins, Nozes, Amendoas (sem sal), azeite oliva
×
×
  • Criar Novo...