Espuma no shake com whey protein: 4 razões e como evitar

Se você reparou que tinha espuma no topo do seu shake de whey protein e ficou preocupado se a proteína estragou ou se ela é de má qualidade por causa disso, você não está sozinho.

Então, por que seu whey protein está gerando espuma ao ser misturado? Espuma no whey tem a ver com a estrutura química do whey e, às vezes, com a estrutura do líquido no qual foi misturado. Espuma no shake de proteína também pode ocorrer por causa de como ele é misturado; quanto mais você agita, mais espuma. 

Neste texto, veremos exatamente o que é esta espuma, se há algum problema em bebê-la e o que você pode fazer para evitar.

O que exatamente é a espuma no shake com whey protein?

A espuma em um shake contendo whey protein é composta de pequenas bolhas de ar presas, a mesma espuma que é formada quando um barista vaporiza leite para fazer um tipo de café expresso como um latte ou cappuccino.

Estas bolhas não são gases gerados internamente de alimentos estragados, a menos que você tenha preparado seu shake com algum líquido e o deixou parado por dias até estragar (neste caso jogue fora).

Veja também: Tomar whey vencido faz mal?

Faz mal tomar whey protein com espuma?

Se tratando de um whey protein que não está estragado, não faz mal tomar um shake com espuma. A habilidade de formar espuma é uma característica normal da mistura de proteína com líquidos.

Na verdade, quanto maior a qualidade da proteína, mais bolhas e espuma ela pode formar por conta da gama variada de aminoácidos, o que incluirá a presença de aminoácidos que atraem ou repelem água. Por falar nisso, a espuma pode fazer uma pequena parte do conteúdo proteico do seu shake.

Algumas pessoas relatam inchaço ou gases ao tomar whey, o que pode fazer você pensar que o culpado é a espuma.

Ao mesmo tempo que engolir mais oxigênio (através da espuma) pode causar sintomas digestivos, tenha em mente que há mais chances do problema ser causado por:

Publicidade

  • Intolerância à lactose.
  • Alergia a laticínios em geral.
  • Misturar fibras no shake.
  • A presença de aditivos e adoçantes.

Se nada disso resolveu o seu problema ou solucionou sua dúvida, a seguir veremos as principais razões para haver (tanta) espuma no seu shake com whey e como evitar isso.

Veja também: Pode colocar aveia no shake com whey? Sim, veja as vantagens

4 razões para o seu shake com whey ter espuma

1 – Por conta da própria proteína

A proteína é uma macromolécula, o que significa que é uma molécula maior composta por componentes menores.

No caso da proteína, esses componentes menores são os aminoácidos individuais (os blocos de construção da proteína).

Agitar ou misturar o pó de proteína faz com que as moléculas dos aminoácidos se estiquem e se choquem um com os outros.

Alguns desses aminoácidos repelem a água (hidrofóbicos). Outros são atraídos pela água (hidrofílicos).

Ao fazer um shake e mistura estes aminoácidos, você cria uma teia fina que aprisiona ar entre as moléculas de água na superfície do shake de proteína. O ar aprisionado é uma bolha, e muitas bolhas pequenas formam o que conhecemos como espuma.

2 – Você está misturando com leite ou com albumina

Já que o leite é naturalmente alto em proteína (a proteína do leite é uma combinação de proteínas de soro de leite e caseína), ele tem propriedades produtoras de espuma por si só.

Da mesma forma, algumas pessoas gostam de ir além e misturar o whey com outra fonte de proteína, como a albumina que também tem aminoácidos que facilitarão a criação de espuma.

Basicamente, qualquer shake com proteína terá espuma, a mistura de mais de uma proteína e a adição de leite (que também é rico em proteína), só irá aumentar ainda mais a quantidade de bolhas e espuma.

Publicidade

Veja também: Devemos tomar whey com água ou leite?

3 – Você agita o shake demais (o que não é um problema)

Ao agitar muito vigorosamente ou usar um liquidificador para fazer um shake, você está literalmente forçando o ar para dentro do líquido.

Como vimos acima, as proteínas contidas no shake têm partes hidrofóbicas (que repelem água) e hidrofílicas (que atraem água), ao agitá-las você terá mais espuma. Se você agita muito, você terá muita espuma. Simples assim.

4 – Por conta de aditivos

Outros ingredientes comuns em pós de proteína também podem contribuir para a formação de espuma.

Por exemplo, goma xantana, um agente espessante comum, leva a shakes de proteína mais espumosos do que pós de proteína sem goma xantana.

Além disso, alguns espessantes diminuem a taxa na qual as espumas se dissipam.

Nem todos os pós de proteína contêm agentes espessantes, mas muitos contêm, o que pode fazer alguns wheys formarem mais espuma do que outros.

Como evitar espuma no seu shake com whey protein

Se por alguma razão você não está convencido ou simplesmente não quer espuma no seu whey, a boa notícia é que há algumas formas de diminuir sua presença:

  • Deixe seu shake descansando: fazer seu shake com algumas horas de antecedência e deixar refrigerado não vai prejudicar a qualidade dos nutrientes e ainda pode fazer a espuma “assentar” e diminuir.
  • Retire com uma colher: você literalmente pode remover a espuma com uma colher, porque, devido a presença do ar nas bolhas, ela sempre estará no topo do shake.
  • Coe a espuma: um coador pode tirar a maior parte da espuma com ainda mais facilidade que a colher.
  • Misture com água: não elimina o problema, mas quando você prepara seu shake de proteína com água em vez de leite, você não tem mais um líquido proteico que contribuirá para a formação de bolhas.
  • Evite o liquidificador: A ação de alta velocidade de um liquidificador cria muitas bolhas de ar. Caso espuma seja um problema para você, então é melhor usar outros meios.

Whey protein que não dá espuma

Como a formação de espuma é um atributo natural da proteína, não existe um whey protein sem espuma ou outra proteína em pó sem espuma (ao menos não 100% livre).

Considerando que alguma quantidade de espuma será normal, um whey ter mais ou menos depende mais do método de preparo do que o próprio whey em si.

Publicidade

Dito isso, existem alguns pós de proteína que serão menos propensos a criar espuma do que outros. Já que um maior conteúdo de proteína significa mais espuma, quanto menos proteína um whey fornecer por dose, menos espuma ele tende a ter (e talvez isto não seja um bom sinal).

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×