Pode colocar aveia no whey protein? (Sim, veja o porquê)

Aveia é uma ótima fonte de carboidratos complexos, com fibras, vitaminas e minerais. Mas uma dúvida comum é se devemos colocar aveia no whey protein.

Não há qualquer problema em misturar aveia com whey protein. A combinação dos dois criará uma refeição completa para quem deseja ganhar massa muscular ou perder gordura, com proteína de alto valor biológico, carboidratos complexos, fibras e vários micronutrientes.

Neste texto, iremos investigar mais a fundo a combinação de whey com aveia, para que você possa extrair o máximo de resultados.

5 razões para colocar aveia no whey protein

Misturar whey protein com aveia faz a união de dois ingredientes saudáveis e com vários benefícios para quem treina. A seguir, veremos 5 razões explicando o porquê.

Alto valor nutricional

A aveia é rica em fibras, vitaminas e minerais, enquanto o whey protein é uma excelente fonte de proteínas completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais para a hipertrofia.

Juntos, eles oferecem um “substituto de refeição” rico em proteínas e carboidratos, garantindo que você receba todos os nutrientes essenciais necessários para a hipertrofia.

Veja também: Whey de caixinha vale a pena?

Mais saciedade

As fibras presentes na aveia ajudam a aumentar a sensação de saciedade, o que pode auxiliar no controle do apetite quando usado de forma estratégica (como na fase de queima de gordura – cutting).

Quando combinada com whey protein, que, por ser uma fonte de proteína, também promove saciedade, essa mistura torna-se uma poderosa arma para quem está tentando reduzir a ingestão calórica.

Mais recuperação muscular

O whey protein é rico em aminoácidos essenciais, que são cruciais para a reparação e crescimento dos músculos, especialmente após o exercício.

Publicidade

A aveia, por sua vez, fornece carboidratos, ajudando a reabastecer as reservas de glicogênio nos músculos e promovendo uma recuperação mais eficiente.

Veja também: Como a aveia ajuda a ganhar massa muscular

Energia gradual

Devido ao seu baixo índice glicêmico, a aveia é absorvida lentamente, liberando energia de forma gradual, fazendo com que você tenha energia de forma gradual, sem “crashes” de açucar (aquela sedação que você pode sentir após comer doces). ]

Quando misturamos aveia com whey protein, criamos uma refeição ideal para gerar energia gradual, evitando picos e quedas bruscas de glicose no sangue.

Conveniência e versatilidade

Misturar aveia com whey protein é uma maneira rápida e fácil de preparar uma refeição líquida completa para quem faz musculação. Você ainda pode personalizar a mistura com frutas, pasta de amendoim, nozes ou outros ingredientes de sua escolha; há uma infinidade de combinações possíveis usando whey e aveia juntos.

Qual horário tomar whey protein com aveia?

Você pode tomar whey protein com aveia em qualquer horário do dia que proteína e carboidratos seriam bem vindos, mas se fosse possível escolher apenas um horário, então estaríamos falando do pós-treino.

Tomar aveia com whey após o treino fornecerá ao corpo todos os nutrientes necessários para iniciar a recuperação muscular e recuperar o glicogênio perdido. Se você for usar a combinação desta forma, é recomendável usar até o dobro de carboidratos em relação a proteína (uma proporção de 2 para 1 de carbos para proteínas).

Por exemplo, uma dose de whey protein fornece cerca de 24g de proteína, então você pode usar até 70g de aveia que, dependendo do tipo, fornecerá cerca de 50g de carboidratos.

Veja também: Tomar whey protein vencido faz mal?

Qual o tipo de aveia usar em shakes de proteína?

Os tipos mais comuns de aveia encontrados em supermercado são farinha e flocos (finos ou grossos). Qualquer tipo servirá muito bem para ser usado com whey.

Publicidade

Porém, a aveia em flocos grossos, por ser menos processada, não misturará perfeitamente com whey.

Entre farinha e flocos finos, a farinha de aveia acaba ganhando na facilidade de misturar, por ser a mais fina e gerar uma mistura mais homogênea.

Exemplo de shake com whey protein com aveia

Com apenas alguns ingredientes simples, você consegue fazer um shake de proteína usando aveia e whey que servirá como um substituto de refeição. Além disso, shakes podem ser preparados em  em menos de 5 minutos! Perfeito para quando não temos muito tempo livre.

Para fazer este shake, basta adicionar todos os ingredientes a um liquidificador, bater por 30 segundos (ou até ficar homogêneo) e mexer. Bata novamente por mais 30 segundos a 60 segundos após mexer para garantir que não haja pedaços.

Ingredientes

  • 30g farinha de aveia ou aveia em flocos finos. Os dois tipos servirão para fazer o shake. Aveia em flocos finos costuma ser mais barata se você encontrar à granel (em lojas de produtos naturais).
  • 15g pasta de amendoim integral. A maioria das pastas de amendoim são integrais, mas vale a pena tomar um cuidado extra e procurar uma que não tenha sabor com açúcar adicionado.
  • 30g whey protein. Qualquer tipo de whey servirá, o que significa que você pode escolher a versão concentrada que costuma ser mais barata.
  • 1 banana congelada. Congelar é opcional, mas se você fatiar uma banana e congelar, ela servirá como gelo e ainda deixará seu shake cremoso.
  • 200ml de leite. Qualquer tipo de leite (de vaca ou vegetal), mas para contar os macros da ficha nutricional, usaremos 200ml de leite de vaca integral.

Ficha nutricional (aproximada)

  • Calorias: 535
  • Proteínas: 38g
  • Carboidratos: 58g
  • Gorduras: 16g

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×