Quanto é 5g de creatina em uma colher?

Você provavelmente já ouviu que a dosagem recomendada para creatina é de 5 gramas por dia. No entanto, você pode estar se perguntando: quanto é 5g de creatina ou como medir 5 gramas de creatina usando uma colher.

Então, quanto é 5g de creatina na colher? Isto dependerá do suplemento. Por exemplo, uma colher de chá cheia equivale a 5g de creatina pura. Contudo, se você está tomando uma creatina com carboidrato adicionado em uma proporção de 50/50, uma colher de chá pode conter 2-3 gramas de creatina.

Neste texto iremos mais a fundo nesta questão.

Quanto é 5 gramas de creatina?

A creatina é um suplemento muito popular. Pode ajudar a melhorar os estoques de ATP o que aumenta seus níveis de energia em atividades físicas de alta intensidade e curta duração, como uma série pesada de supino. Basicamente, a creatina permite que você treine mais pesado e, por isso, estimule maior crescimento muscular.

Veja também: 3 ou 5 gramas de creatina por dia, qual é a dosagem correta?

A dose mais comum de creatina é 5g por dia, o que equivale a tomar uma colher de chá cheia de creatina misturada com algum líquido.

Para referência, a colher de chá só não é menor do que a colher de café, que é a menor de todas.

medidas de colheres de cozinha

No entanto, a forma mais eficiente e precisa para medir creatina seria usando uma balança digital ou o medidor que o suplemento oferece. Não há como errar usando qualquer uma dessas formas.

Mas, quando você não tem um medidor, pode facilmente medir 5 gramas de creatina usando uma colher de chá comum.

1 – Para a creatina Pura

Se estamos falando de creatina pura, uma colher de chá bem cheia fornece cerca de 5 gramas de creatina.

Publicidade

Tenha em mente que isso pode variar dependendo das colheres que você está usando. Portanto, se você não tem certeza se uma colher de chá de creatina é, de fato, 5 gramas, é sempre melhor pesar em uma balança digital. Dessa forma, você tem certeza de quanto está consumindo.

Uma vez que você determine quantos gramas suas colheres de chá fornecem com a ajuda da balança, será mais fácil “no olho”, sem depender mais da balança. No entanto, se você não é bom nisso, é melhor pesar todas as vezes que for tomar.

Se você precisa de uma dose menor, digamos 3 gramas de creatina, quanto são 3 gramas de creatina? Isso pode ser mais desafiador de medir, mas pode ser colher de chá sem estar completamente cheia (sem um relevo). No entanto, com recomendações mais específicas, é melhor usar uma balança para garantir que você está consumindo a dose recomendada.

Veja também: Creatina causa retenção?

2 – Creatina com carboidratos

Repare que alguns suplementos fornecem 3g de creatina por dose, mas a dose total pesa 6g porque metade é composta por carboidratos.

Ou seja, se você está usando uma creatina que tem uma proporção de 50% para 50% entre creatina e carboidrato, uma colher de chá cheia vai fornecer 2-3g de creatina. Neste caso, você precisará tomar duas colheres cheias para ter uma dose aproximada de 5g.

Honestamente, se você usa uma creatina que não é pura, use o medidor do suplemento se houver ou, melhor ainda, use uma balança digital, pois a chance de errar usando a colher como medidor será bem maior nesse caso.

Conclusão

De forma simples e direta, uma colher de chá cheia fornecerá 5 gramas de creatina pura na maioria das vezes. Mas você precisa ter certeza que está usando creatina pura, caso contrário você pode precisar de mais de uma colher para atingir 5g.

No fim, se você não tem paciência e quer precisão, use uma balança digital de cozinha, elas são mais baratas que a própria creatina e servirá múltiplos propósitos na sua dieta (que vão além de medir creatina).

balança digital branca

Publicidade

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×