Levantamento terra normal e sumô: qual é a diferença?

O levantamento terra normal e o levantamento terra sumô são dois ótimos exercícios com suas próprias vantagens.

Ambos podem ser  muito bem utilizados no treino de hipertrofia, dependendo das suas necessidades e objetivos. A escolha entre os dois deve ser baseada nas diferenças entre eles e no alinhamento com o seu treino.

Fique tranquilo. Explicaremos de forma simples qual é a diferença entre eles e como escolher um.

Principais diferenças

O levantamento terra sumô é uma variação do levantamento terra tradicional e a base por trás de ambos é idêntica – pegue algo pesado do chão e levante.

Além disso, ambos recrutam praticamente os mesmos músculos e requerem cuidados semelhantes na execução. Mas eles não são iguais.

Tecnicamente falando, as principais diferenças entre o levantamento terra normal e sumô estão relacionados com:

  • Distanciamento do pés: no levantamento terra tradicional os pés ficam afastados na largura do quadril, enquanto no levantamento terra sumô as pernas, em comparação, ficam excessivamente mais abertas.
  • Pegada na barra: no levantamento terra padrão, as mãos sempre ficam para o lado de fora das pernas. Enquanto o sumô obriga o praticante a ficar com as mãos para dentro, uma próxima da outra.
  • Músculos recrutados: ambos os exercícios trabalham os mesmos músculos, mas a versão sumô dá mais ênfase ao glúteo e adicionalmente recruta o quadríceps.
  • Amplitude de movimento:  na versão sumô, como as pernas estão mais abertas, a barra é movida por um caminho menor do que na versão tradicional.

Basicamente, o levantamento terra sumô muda como o exercício é feito e pode trabalhar mais os músculos das pernas do que o levantamento terra convencional.

O levantamento terra sumô também costuma ser mal visto em alguns círculos devido a diminuição da amplitude de movimento.

Veja, se você precisa mover a barra por um caminho menor, então você tem um desgaste menor e, portanto, pode usar mais carga.

Isto pode ser visto por algumas pessoas como uma forma de “roubar” no terra, o que, como você verá nos itens a seguir, não tem fundamento.

Publicidade

Quando fazer levantamento terra normal

demonstração do levantamento terra tradicional

Se você é um iniciante

Geralmente, é mais fácil fazer levantamento terra convencional do que o sumô.

A versão convencional é muito mais difundida do que a sumô, principalmente no Brasil.

Se você nunca fez levantamento terra antes, você pode obter muito mais suporte para aprender a fazer a versão tradicional do que a sumô.

Além disso, pode ser mais simples acertar o posicionamento da versão tradicional do que da versão sumô.

Se você quer força funcional

Se você está procurando aumentar a força a nível funcional – para outras atividades, além da musculação – pode optar pelo estilo convencional.

A força que você constrói durante um levantamento terra convencional tem mais aplicação para o desempenho esportivo e a vida cotidiana do que seu equivalente sumô. Apesar de ambos serem bons nisso.

Se você é um atleta específico de força

Certos esportes ou categorias específicas de competições pedem especificamente o levantamento terra convencional.

Claro, você pode integrar o levantamento terra sumô em seu programa mesmo se o seu esporte não o utiliza na competição.

No entanto, na prática, se o seu esporte pede levantamento terra tradicional, você provavelmente dedicará seu tempo, energia e recuperação fazendo o exercício que você mais precisa.

Quando fazer o levantamento terra sumô

demonstração do levantamento terra sumô

Se você tem pernas longas ou braços curtos

Como regra geral, realmente, é melhor focar em aprender o levantamento terra convencional, mas existem exceções à regra.

Publicidade

Por exemplo, pessoas com braços mais curtos ou pernas mais longas (ou uma combinação de ambos) podem ter mais facilidade para fazer levantamento terra sumô.

Pessoas com pernas longas geralmente precisam mover mais o quadril e joelhos para alcançar a barra com segurança no levantamento terra convencional.

O mesmo acontece se você tem braços mais curtos; você precisará dobrar mais quadril e joelhos para poder alcançar a barra.

Porém, as pernas mais afastadas na versão sumô permite que você obtenha as alavancas necessárias sem colocar uma quantidade desproporcional de tensão nessas articulações.

Se você não quer sobrecarregar a lombar

Se por alguma razão você não quer ou não pode sobrecarregar a lombar, o levantamento terra sumô pode ser uma escolha infinitamente melhor.

O posicionamento do sumô permite realizar o movimento sem inclinar tanto o tronco para frente como ocorre na versão tradicional, o que gera menos tensão na lombar.

É válido lembrar que dor na lombar pode ocorrer por várias razões e fazer levantamento terra (e qualquer variação do exercício) sem um contexto específico, pode piorar o problema.

Qual deles escolher

No fim do dia, ambos os exercícios são uma forma de fazer levantamento terra e recrutam praticamente os mesmos músculos, mas com peculiaridades.

Como regra geral, a maioria das pessoas poderão extrair os benefícios de fazer levantamento terra apenas usando a versão tradicional, sem ter trabalho extra de aprender a técnica de um novo movimento.

Contudo, se você nunca se sentiu confortável fazendo levantamento terra tradicional, principalmente se você tem pernas longas e/ou braços curtos, optar pela versão sumô pode servir como uma luva.

Publicidade

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×