Suplementos termogênicos funcionam de verdade?

Sim, suplementos termogênicos funcionam. Mas não da forma que as pessoas imaginam ou da forma que são promovidos. Termogênicos são meramente uma combinação de substâncias naturais e acreditar que eles farão TODA a diferença no seu plano, pode ser um equívoco óbvio.

Os termogênicos são um dos suplementos mais populares no mundo. Afinal, quem não gosta da ideia de queimar gordura apenas por ingerir uma pílula? Certamente parece mais fácil do que fazer sacrifícios alimentares (sem julgamentos).

Mas se algo parece bom demais para ser verdade, muitas vezes é, e garantimos que não há pílula que compense uma dieta ruim e a falta de exercícios.

Agora, isso não significa necessariamente que os termogênicos não funcionam. Eles funcionam, apenas não da maneira que a maioria das pessoas imaginam.

Neste texto veremos se termogênicos funcionam e até que ponto funcionam, para que você saiba fazer uma escolha menos “apaixonada” e mais racional na hora de optar por usar certos suplementos.

Para que serve um termogênico?

Antes de iniciarmos a discussão sobre se os termogênicos funcionam, é importante primeiro entender para que serve um termogênico.

Termogênico é um termo abrangente para um tipo de suplemento alimentar cujo objetivo principal é ajudar você a queimar gordura.

Os suplementos termogênicos fazem isso alterando os sistemas internos do seu corpo para queimar mais calorias.

Isso pode ocorrer de várias maneiras, incluindo:

  • Promover a termogênese, o aumento da temperatura interna do corpo.
  • Estimular o sistema nervoso central, o que pode aumentar o gasto energético.
  • Aumentar a taxa metabólica, que aumenta as calorias queimadas.
  • Aumentar o metabolismo da gordura ou lipólise, o processo catabólico de quebra de gordura.

Os termogênicos realizam isso usando combinações de compostos naturais e artificiais.

Publicidade

Os termogênicos funcionam?

Ao responder à pergunta “os termogênicos funcionam?“, vamos começar esclarecendo o que queremos dizer. Embora sejam chamados de termogênicos, pense nisso mais como uma estratégia de marketing, pois não é necessariamente o que eles fazem.

Claro, a termogênese pode ajudar a aumentar a temperatura interna do corpo, o que significa queimar mais calorias para que isso aconteça, mas isso não significa necessariamente queimar gordura.

Mesmo se um termogênico queima gordura, isso não é útil se gordura nova a substitui. Portanto, quando falamos sobre a eficácia dos termogênicos, estamos realmente falando sobre se eles ajudam na mudança corporal.

Então, eles ajudam? Em resumo, sim, se você tiver as expectativas corretas e souber o mínimo sobre dieta e praticar exercícios. Termogênicos são capazes de fornecer um pequeno impulso na perda de peso, mas não são uma pílula mágica que vai reverter uma dieta cheia de porcarias.

Você pode aprender mais sobre isso em nosso artigo: Pode tomar termogênicos sem fazer musculação?

Se você tomar um termogênico, mas se alimentar mal e for relativamente sedentário, é muito provável que ganhe peso. Por outro lado, se você estiver seguindo um plano de treino e dieta de cutting, um termogênico provavelmente aumentará seus esforços de perda de peso.

O que a ciência diz sobre a eficácia dos termogênicos?

A maioria dos estudos mostra que os termogênicos funcionam, pelo menos em algum grau.

Mas muitos desses estudos tendem a ser “insignificantes” em termos de estatísticas. Por exemplo, uma meta-análise de 2021 sobre a eficácia dos termogênicos concluiu que dieta e exercícios proporcionam maiores efeitos na perda de peso do que suplementos termogênicos sozinhos.

Além disso, embora a literatura mostre benefícios reais, eles devem ser levados como um suporte adicional e não a causa principal da perda de gordura de alguém.

Isso apenas significa que a maioria das promessas dos termogênicos são um pouco exageradas. A melhor maneira de “derreter a gordura” é comer em um déficit calórico, incluir exercícios aeróbicos semanalmente, tanto HIIT quanto LISS, e fazer musculação.

Publicidade

A melhor maneira de pensar em um termogênico é como uma cereja no topo de um programa de exercícios e dieta alinhados com seu objetivo. Ou seja, eles funcionam, mas vão ajudar você a chegar mais rápido no seu objetivo quando o resto está sendo feito da maneira correta.

Talvez a melhor pergunta a ser respondida seja: “Termogênicos funcionam com exercício e dieta?” Neste caso, sim, eles vão funcionar muito bem.

Por outro lado, se você está perguntando “os termogênicos derretem gordura, mesmo que eu não faça nada além de tomar uma pílula?” a resposta é não.

Qual é o melhor termogênico?

Considerando que você entendeu como um termogênico funciona, a eficácia de um determinado suplemento pode variar de pessoa para pessoa, da dieta e dos hábitos de exercícios. Além disso, a combinação de ingredientes em um termogênico pode afetar sua eficácia.

No entanto, alguns ingredientes comuns em termogênicos que mostraram ser efetivos em estudos incluem:

  1. Cafeína: Um estimulante que pode aumentar o metabolismo e a oxidação de gorduras.
  2. Extrato de chá verde (EGCG): Demonstrou aumentar a termogênese e a oxidação de gorduras.
  3. Capsaicina: Um composto encontrado em pimentas picantes que pode aumentar a taxa metabólica e a queima de gordura.
  4. L-carnitina: Um aminoácido que ajuda a transportar ácidos graxos para serem usados como energia.
  5. CLA (ácido linoleico conjugado): Demonstrou ajudar na perda de gordura em alguns estudos.

Ao escolher um termogênico, é importante pesquisar os ingredientes e se possível escolher um que tenho o máximo de ingredientes com alguma validação científica, usando a lista acima como exemplo.

Conclusão

Os suplementos termogênicos podem realmente funcionar, desde que sejam usados em conjunto com uma dieta e exercícios alinhados ao seu objetivo.

A eficácia desses suplementos também pode variar de pessoa para pessoa e depende em grande parte da combinação de ingredientes ativos presentes no produto. Ingredientes como cafeína, extrato de chá verde, capsaicina, L-carnitina e CLA demonstraram ter efeitos positivos na termogênese e na queima de gordura.

No entanto, é importante lembrar (e lembrar mais uma vez) que os termogênicos não são uma solução milagrosa para a perda de peso. Eles podem ser considerados um complemento útil a um plano de emagrecimento bem estruturado, atuando como um “empurrãozinho” para ajudar na queima de calorias e gordura.

Ver bibliografia usada
  • Tabrizi, Reza; Saneei, Parvane; Lankarani, Kamran B; Akbari, Maryam; Kolahdooz, Fariba; Esmaillzadeh, Ahmad; Nadi-Ravandi, Somayyeh; Mazoochi, Majid; Asemi, Zatollah (2018). The effects of caffeine intake on weight loss: a systematic review and dos-response meta-analysis of randomized controlled trials. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 1–9. doi:10.1080/10408398.2018.1507996
  • Rains, T. M., Agarwal, S., & Maki, K. C. (2011). Antiobesity effects of green tea catechins: a mechanistic review. The Journal of nutritional biochemistry, 22(1), 1–7. https://doi.org/10.1016/j.jnutbio.2010.06.006
  • Auvichayapat, P., Prapochanung, M., Tunkamnerdthai, O., Sripanidkulchai, B. O., Auvichayapat, N., Thinkhamrop, B., Kunhasura, S., Wongpratoom, S., Sinawat, S., & Hongprapas, P. (2008). Effectiveness of green tea on weight reduction in obese Thais: A randomized, controlled trial. Physiology & behavior, 93(3), 486–491. https://doi.org/10.1016/j.physbeh.2007.10.009
  • McCarty M. F. (2002). Pre-exercise administration of yohimbine may enhance the efficacy of exercise training as a fat loss strategy by boosting lipolysis. Medical hypotheses, 58(6), 491–495. https://doi.org/10.1054/mehy.2001.1459
  • Clark JE, Welch S. (2021) Comparing effectiveness of fat burners and thermogenic supplements to diet and exercise for weight loss and cardiometabolic health: Systematic review and meta-analysis. Nutrition and Health.;27(4):445-459. doi:10.1177/0260106020982362
  • Campbell, B.I., Colquhoun, R.J., Zito, G. et al. The effects of a fat loss supplement on resting metabolic rate and hemodynamic variables in resistance trained males: a randomized, double-blind, placebo-controlled, cross-over trial. J Int Soc Sports Nutr 13, 14 (2016). https://doi.org/10.1186/s12970-016-0125-z

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×