Pode tomar termogênicos sem fazer musculação?

Logo de cara, sem dúvidas, você pode tomar termogênicos sem fazer exercícios. Além disso, você ainda poderá ter os benefícios do suplemento, mesmo sem fazer musculação ou aeróbicos, mas se serão os melhores resultados que você poderia ter e se vale a pena, isso é uma história totalmente diferente.

Um dos suplementos nutricionais mais populares hoje são os termogênicos (ou queimadores de gordura), o que provavelmente não deve ser uma grande surpresa, considerando que perder peso é um dos principais, senão o primeiro, objetivo de muitas pessoas que frequentam a academia.

Idealmente, se a perda de peso é o seu objetivo, tomar termogênicos e fazer exercícios, seja musculação e/ou aeróbicos, devem andar de mãos dadas, pois juntos ajudarão você a ter os melhores resultados, o mais rápido possível.

Além disso, os termogênicos com estimulantes darão a você mais energia para treinar ainda mais (o que significa que você tem o potencial de queimar mais calorias!) e estabelecer hábitos que ajudarão você a manter uma rotina de exercícios ativa, impactando positivamente sua vida no longo prazo.

Portanto, se você estiver tomando um termogênico, é uma boa ideia se exercitar também, pois isso só ajudará você a perder mais peso e a mantê-lo longe no longo prazo.

Mas, por uma infinidade de razões, algumas válidas e outras não, nem todos conseguem fazer manter em dia a rotina de exercícios. Neste caso, o que acontece se você tomar termogênico sem fazer exercícios? Ainda vale a pena? É melhor parar e guardar para quando voltar a rotina de treino?

O que é e para que serve um termogênico?

Os termogênicos são uma classe de suplementos nutricionais usados para acelerar a queima de gordura. Cada suplemento termogênico contém uma combinação única de ingredientes e dosagens projetadas para ajudá-lo a perder gordura corporal.

Os queimadores de gordura normalmente fazem isso aumentando sua queima de calorias por meio da termogênese (dai o nome termogênico) ou diminuindo sua ingestão de calorias, controlando a fome, levando à perda de gordura corporal e melhorando a composição corporal.

Termogênicos realmente funcionam?

Tecnicamente, sim, os termogênicos funcionam. Vários estudos mostraram que o uso de queimadores de gordura e suplementos termogênicos aumenta efetivamente o metabolismo e melhora a composição corporal.

Por exemplo, uma meta análise de 2021 examinou a perda de gordura por meio de termogênicos, comparando-a com a perda de gordura por meio de exercício e dieta. Para deixar claro, as pessoas que tomavam suplementos alimentares não estavam se exercitando.

Publicidade

Os pesquisadores descobriram que, mesmo sem exercícios ou uma dieta correta, as pessoas ainda perdiam peso apenas usando queimadores de gordura. No entanto, é importante observar que o grupo que tomou apenas um queimador de gordura perdeu menos gordura do que o grupo que fez exercícios e seguiu uma dieta saudável.

Outros estudos também mostraram resultados positivos ao tomar termogênicos. Em 2023, um artigo examinou os efeitos de participantes tomando um termogênico com múltiplos ingredientes. O estudo concluiu que a mistura termogênica do queimador de gordura resultou em um aumento da taxa metabólica, maior gasto calórico e redução da fadiga em um período de 3 horas.

O que acontece se você tomar um termogênico sem fazer exercícios?

Então, o que acontece se você tomar um termogênico sem fazer musculação?

Os efeitos do que acontece serão determinados pelos ingredientes presentes no queimador de gordura. Isso ocorre devido aos diferentes mecanismos pelos quais os ingredientes atuam.

Vejamos alguns efeitos esperados ao tomar um termogênico sem fazer exercícios?

Efeitos colaterais

Usar termogênicos com ou sem exercícios, causará os mesmos “efeitos colaterais”.

Termogênicos podem aumentar a frequência cardíaca e proporcionar um aumento de energia. De todos os tipos de termogênicos, os que fornecem estimulantes (quase todos) têm os efeitos mais notáveis.

Quando tomados sem exercício, os estimulantes presentes no suplemento podem trazer certos efeitos indesejados como mais ansiedade, insônia (se tomado perto do horário de dormir), maior frequência cardíaca, mais suor, etc…

Redução do apetite

Um dos mecanismos de um termogênico é ajudar a diminuir o apetite.

Se você não está se exercitando, tomar um termogênico ainda pode ajudar a apoiar seus objetivos de perda de peso, fazendo com que você coma menos.

Publicidade

Comer menos calorias desempenhará um papel importante na redução geral de gordura corporal, o que significa que termogênicos ainda podem ajudar no seu progresso de perda de peso, mesmo sem fazer exercícios.

Mas, imagine os resultados que você poderia obter se comesse menos e se exercitasse.

Possível perda de massa muscular

Um problema final a ser abordado é a perda de massa muscular magra que pode ocorrer se você tomar queimadores de gordura e não se exercitar, mais especificamente se não fizer musculação.

Sempre que você se coloca em um déficit calórico, corre o risco de perder músculos.

Nossos corpos são máquinas eficientes; então, quando precisam de energia, a obtêm de várias fontes do organismo, incluindo músculos.

Portanto, se você está tomando termogênicos, mas não está fazendo nada para preservar seus músculos, corre o risco de perdê-los. Para evitar isso, mantenha seu déficit calórico mínimo e use um treino de musculação voltado para hipertrofia.

Lembre-se que existem duas formas de perder peso: perder massa muscular e perder gordura. Você deve perder gordura.

Vale a pena usar termogênico sem fazer exercícios?

A resposta a essa pergunta depende do que você quer dizer com “vale a pena”.

Precisamos lembrar que os termogênicos funcionam independentemente do exercício ou da dieta. Em outras palavras, você não precisa se exercitar para que os mecanismos dos queimadores de gordura ocorram. Nesse contexto, os queimadores de gordura funcionarão sem exercício e poderão valer a pena para algumas pessoas.

Agora, se estamos falando sobre eficácia em termos de perda geral de gordura, então combinar exercícios com queimadores de gordura será significativamente mais eficaz e trará o melhor retorno para o seu investimento ao gastar com termogênicos.

Publicidade

Além disso, se você não faz exercícios ao tomar termogênicos, pode estar “desperdiçando” alguns dos benefícios dos queimadores de gordura. Um dos principais mecanismos pelos quais os queimadores de gordura funcionam é aumentando os níveis de energia.

Muitas pessoas usarão esses aumentos de energia para ajudá-las a se mover mais e ter um treino mais intenso. Se você não aproveitar essa energia extra, perderá a chance de queimar calorias adicionais.

Ainda assim, sugerir que os queimadores de gordura não funcionam sem exercício é sugerir que, de fato, eles não fazem nada, o que não é verdade. Novamente, podemos voltar à meta análise mencionada anteriormente, que mostra que os queimadores de gordura são eficazes na redução da massa corporal e na melhoria da saúde metabólica.

No entanto, esse efeito é menor do que o exercício sozinho ou o exercício combinado com a dieta.

E sobre usar termogênicos nos dias de descanso?

Primeiramente, isto não vale como “tomar termogênico sem fazer exercícios”. Há uma diferença entre tomar algo no dia de descanso e tomar algo se você é uma pessoa inativa.

Dito isso, você pode usar termogênicos nos dias de descanso. Apenas precisamos diferenciar os queimadores de gordura dos pré-treinos. Um pré-treino é tomado antes do exercício para melhorar o desempenho esportivo. Ir à academia e se exercitar com mais intensidade é o objetivo principal de um pré-treino.

Por outro lado, com termogênicos você pode ir à academia depois de tomá-los, mas o principal objetivo é aumentar o metabolismo e as calorias queimadas. Em outras palavras, você pode ir à academia ou simplesmente realizar atividades básicas da vida.

Dito isso, você pode tomar queimadores de gordura nos dias de descanso. Porém, lembre-se, se você tomar um queimador de gordura com estimulante e ficar parado, você pode ter mais efeitos colaterais relacionados à agitação e ansiedade.

Conclusão

Você pode tomar termogênicos sem fazer exercícios e eles vão “funcionar”. Apenas devemos lembrar que, ao perder peso, a principal prioridade é queimar mais calorias do que se consome, criando um déficit calórico. Você queimará gordura SOMENTE se conseguir criar um déficit calórico.

Os termogênicos darão uma mãozinha para você queimar mais calorias, de forma mais fácil, mas sozinhos, seus efeitos deixarão a desejar.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×