Fazer “TRT” com 250mg de testosterona por semana

Usar 250mg de testosterona por semana, ou uma ampola de Durateston por semana, está se tornando um meio cada vez mais comum para usar hormônios de forma recreativa (com propósito estético), sem se preocupar com os efeitos colaterais.

Na maioria das vezes, este protocolo é visto como uma espécie de “TRT” e pode ser usado até por atletas durante cruise para consolidar os ganhos e recuperar a saúde.

Porém isto quase sempre é distorcido por usuários recreativos de hormônios que podem extrapolar tanto a segurança como os resultados que 250mg de testosterona podem trazer. É sobre isso que falaremos neste texto.

Aviso: estas informações são de caráter informativo e não servem para substituir a orientação de um profissional de saúde. Jamais use qualquer substância sem o conhecimento do seu médico.

TRT com 250mg de testosterona não é TRT

Se você usa o termo TRT como um apelido para 250mg de testosterona ou apelido para descrever baixas doses, sem problemas. Porém, na teoria ou prática, isto não é TRT.

Terapia de reposição de testosterona (TRT) tem como objetivo aumentar a quantidade de testosterona para atingir níveis normais, com o propósito de tratar um sintoma ou condição. Se não existe condição ou sintoma para tratar, não existe terapia de reposição.

Além disso, em uma TRT de verdade, são usados cerca de 100mg de testosterona semanais para deixar o paciente com testosterona suficiente para ficar no topo da referência. Usar mais que o dobro (250mg por semana), não é apenas distorcer o conceito de TRT, é abandoná-lo completamente.

Com 250mg semanais é possível ultrapassar o limite de testosterona natural, com folga.

Mas, sim, as pessoas estão corretas ao pensar que 250mg por semana é mais seguro. Como os riscos dependem da dose, em tese, usar menos testosterona trará menos efeitos colaterais do que em um “ciclo” com dosagens mais altas.

Mas existe um oceano de diferença entre “menos colaterais” e “nenhum colateral”. A maioria das pessoas simplesmente prefere entender, por opção própria, que não há colaterais e consideram que “fazer TRT” com o dobro da dose, ainda tem o mesmo respaldo e segurança que a terapia original, o que pode gerar alguns problemas óbvios.

Resumindo: Usar 250mg de testosterona na semana não é TRT – é um ciclo – e não traz o mesmo perfil de segurança que uma TRT normal.

Efeitos colaterais esperados

Não existe método ou dosagem segura quando se trata de uso recreativo (visando melhoras estéticas) de esteroides anabolizantes e, como vimos, 250mg por semana é uso recreativo.

Publicidade

Mesmo assim, a maioria dos efeitos colaterais nessa dosagem são administráveis e uma pessoa saudável tem maiores chances de usar por um tempo considerável sem causar danos irreversíveis à saúde.

Porém, como distorção e “mal entendimento seletivo” é normal quando o objetivo é justificar uso de substâncias (qualquer substância), é sempre bom deixar claro que isso não é um sinal verde para todas as pessoas, em todas as situações.

Cada pessoa pode responder de maneira diferente a presença de níveis supra fisiológicos de testosterona. Falar que a prática é segura, sem nenhum contexto, seria no mínimo uma aposta – não um argumento.

Além disso, como 250mg de testosterona vai colocar você acima da referência natural de testosterona, independente da sua saúde, ainda poderá ocorrer efeitos colaterais como mais queda de cabelo, ginecomastia, acne, alterações na pressão sanguínea, aumento no hematócrito e praticamente todos os outros colaterais relacionados ao uso de hormônios anabólicos.

Resumindo: A prática é relativamente segura em pessoas saudáveis e a maioria dos efeitos colaterais podem ser controlados com a ajuda de exames e medicações auxiliares. A questão aqui é entender que não há como obter os benefícios da testosterona acima do nível natural, sem que isso desencadeie reações indesejáveis que a testosterona acima do natural trarão.

Ganhos esperados

Logo de cara, qualquer pessoa dizendo ser possível obter X quilos ao usar Y quantidade de testosterona, estará provavelmente opinando, ou seja, falando da própria experiência individual, porque não há como estipular ganhos quando o assunto é hormônios.

Duas pessoas poderão usar a mesma dose de testosterona e ter resultados totalmente diferentes, pois estas duas pessoas terão uma disponibilidade diferente de receptores, convertem testosterona em estrogênio e DHT em proporções diferentes, e MUITO provavelmente elas treinarão e se alimentarão de forma diferente, afetando bastante a resposta dos hormônios.

Com isso fora do caminho, com a testosterona acima dos níveis naturais é esperado maiores ganhos em termos de hipertrofia, em força e uma discreta melhora na queima de gordura, definitivamente mais do que você naturalmente conseguiria – isto é inegável.

Também precisamos considerar que apesar dos ganhos com testosterona serem dose-dependentes (quanto maior a dose, maiores os ganhos), isto não ocorre de forma linear:  dobrar a dose não resultará no dobro de resultados.

Como 250mg é um pouco mais que o dobro da dosagem da TRT normal, é possível esperar com otimismo ganhos discretamente acima do que uma pessoa natural, no topo da referência, poderia conseguir.

Pode não parecer tão animador e, para muitas pessoas, não é mesmo.

Publicidade

Por muitas décadas, até mesmo o mais iniciante em hormônios, começava usando algo em torno de 600mg de testosterona na semana para “testar as águas” e mesmo em uma época com informação escassa, ninguém esperava se tornar um fisiculturista com essa dosagem.

Mas, por alguma razão, com ampla difusão de conhecimento, atualmente há uma forte tendência das pessoas acreditarem que usar cerca de 2.5 vezes menos que 600mg será um divisor de águas na vida delas.

Ao analisar friamente, 250mg de testosterona, apesar de colocar a maioria das pessoas acima do limite da referência de testosterona e ser o dobro do TRT de verdade, ainda é uma dosagem baixa para mudanças estéticas, principalmente no nível que as pessoas imaginam.

E, não, isto não é uma recomendação para começar usando mais, como o exemplo de 600mg. Isso é apenas uma comparação para mostrar que, talvez, a maioria das pessoas estejam esperando demais de 250mg de testosterona na semana.

“Mas fisiculturistas usam essa dose durante o cruise e eles definitivamente têm bons resultados”

Sem dúvidas. Mas usar 250mg para manter massa muscular que você obteve com ciclos com doses maiores é diferente de começar sem experiência prévia com hormônios e sem uma base sólida de massa muscular, na crença de que 250mg sozinhos mudarão as coisas da água para o vinho.

A respeito de atletas usarem essa dose para recuperar a saúde, isto também é verdadeiro e é uma prática recorrente.

Mas é importante explicar o óbvio: para alguém que está usando várias drogas ao mesmo tempo e possivelmente em dosagens superiores a 1000mg por semana, usar algo próximo a 250mg será mais saudável e pode ser o suficiente para controlar efeitos colaterais mais sérios.

Conclusão

Usar 250mg por semana de testosterona definitivamente pode gerar resultados além do que uma pessoa poderia obter naturalmente e com efeitos colaterais mais controláveis do que “ciclos” com doses maiores.

Mas quase sempre, seja por falta de informação ou autoengano, a maioria das pessoas vão gerar expectativas exageradas sobre a prática, por exagerar os ganhos e diminuir os efeitos colaterais que 250mg podem trazer.

Publicidade

Em termos simples, 250mg de testosterona ainda é uma dose baixa para quem busca mudanças significativas e definitivamente não é livre de riscos.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×