Agachamento hack ou leg press: qual é melhor e qual a diferença?

Dê uma olhada em qualquer academia e você certamente verá pessoas treinando pernas usando agachamento hack ou leg press. Mas é improvável que boa parte delas saibam porque estão fazendo um ou outro, ou qual deles seria melhor para elas.

Então, quais são as diferenças entre o agachamento hack e o leg press? No agachamento hack a carga é carregada nos ombros, e o levantador precisa agachar e levantar para realizar o exercício. No leg press, a carga é carregada através de uma plataforma que o levantador empurra enquanto está deitado. Ambos os exercícios visam principalmente os músculos quadríceps, com foco secundário nos isquiotibiais e glúteo.

A seguir, veremos o agachamento hack e o leg press em detalhes para que você possa fazer uma escolha inteligente (e sem achismos).

Qual a diferença entre agachamento hack e leg press?

Logo de cara, embora esses exercícios sejam comparáveis, eles não são a mesma coisa.

E, sim, eu sei, ambos tem como principal objetivo trabalhar os mesmos músculos, ambos envolvem flexionar e estender o joelho. No entanto, cada um deles aplica sobrecarga de forma diferente, o que pode alterar algumas coisas e isso pode (ou não) fazer diferença para você.

Enfim, a principal diferença entre o agachamento hack e o leg press é que o agachamento hack trabalha mais músculos.

Veja também -> Como fazer agachamento hack corretamente

Pessoa executando o agachamento hack

O agachamento hack recruta quadríceps, isquiotibiais, glúteos e abdômen. O leg press recruta principalmente o quadríceps e não atinge os glúteos ou isquiotibiais de forma tão eficaz.

Isto ocorre principalmente porque o padrão de movimento do agachamento hack é muito semelhante ao agachamento livre. Por conta disso, o agachamento hack transfere mais benefícios para o agachamento livre do que no leg press.

Porém isso não significa que não exista um lugar para leg press no treino.

Publicidade

O leg press costuma oferecer mais segurança contra lesões que o agachamento hack, pois permite que sua lombar fique confortavelmente suportada no banco (se você faz o exercício corretamente, claro).

Veja também -> Como fazer leg press corretamente

Já o agachamento hack imita o movimento do agachamento livre junto com vários possíveis erros que o praticamente pode cometer e afetar a execução; há mais margem para erros aqui.

Algumas máquinas de leg press também oferecem mais proteção que agachamento hack através do uso de pinos de segurança, o que permite que você possa ir mais longe na série sem se preocupar em ficar travado ou falhar e o cair em queda livre.

Pessoa fazendo leg press

Se você tiver que escolher um, o agachamento hack o ajudará a trabalhar mais músculos simultaneamente. Se você deseja evitar estresse na região lombar (quer treinar mesmo com alguma lesão leve), realizar movimentos de uma perna ou treinar com mais segurança até a falha, o leg press é uma escolha melhor.

Então, qual deles usar no treino?

Ambos serão extremamente efetivos para usar no treino de pernas e ambos servirão como uma fantástica escolha para treinar quadríceps.

Dificilmente você encontrará alguém que só conseguiu desenvolver suas pernas porque usou leg press ou agachamento hack. Existem coisas muito mais importantes do que isso, portanto não trate esta questão de forma extremista.

Em outras palavras, se você estiver fazendo um deles de forma regular, você já está fazendo mais do que a maioria das pessoas que evitam treinar pernas, principalmente usando exercícios pesados como agachamento hack e leg press.

Mesmo assim, na tentativa de extrair o lado bom dos dois “mundos”, eu consideraria os dois exercícios como variações para treinar quadríceps. Experimente um deles por 4 a 8 semanas, veja como se sente e troque-o pelo outro nas próximas 4 a 8 semanas.

Somente dessa forma você poderá descobrir qual deles funciona melhor para você.

Publicidade

Veja também -> Os melhores exercícios para quadríceps

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×