Tomar whey protein quebra o jejum intermitente?

Se você pratica musculação com jejum intermitente, usar proteína em pó provavelmente faz parte da sua rotina e você pode ficar em dúvida se tomar whey protein quebra o jejum intermitente.

Sim, consumir whey protein durante o período de jejum intermitente quebra o jejum, pois fornece calorias para o corpo usar como energia.

Neste texto explicaremos brevemente porque isso ocorre e como usar o suplemento ainda pode trazer benefícios se usado estrategicamente.

Porque tomar whey quebra o jejum intermitente

Jejum é o estado fisiológico do organismo em que a ingestão de alimentos é restrita por um determinado período de tempo.

Veja, o que caracteriza um alimento, seja ele líquido ou sólido, é a presença de calorias em sua formulação.

Por exemplo, não podemos considerar água um alimento, pois não contém calorias. Porém, se você adoçar a água com açúcar, mel ou qualquer coisa que contenha calorias, a água se torna um alimento líquido.

Ou seja, whey protein contém calorias. O soro do leite (matéria prima do whey) é extremamente rico em proteína e cada grama deste macronutriente fornece 4 calorias.

Portanto, mesmo que você tome whey protein com água, sem adoçar ou adicionar carboidratos, isso vai quebrar o jejum intermitente. Uma mera dose de whey protein contém 120-140 calorias e mesmo que você use meia dose ou até mesmo, ainda haverá calorias.

Lembre-se que jejum é basicamente um sinônimo para restrição de qualquer ingestão calórica.

Isto é válido para qualquer versão de whey (concentrado, isolado, hidrolisado e por ai vai) já que todas são ricas em proteína. Ou seja, todas as versões de whey quebrarão o jejum.

Publicidade

Veja também -> Como fazer jejum intermitente da forma correta

Você DEVE quebrar o jejum usando whey?

Medidor de whey protein

Com otimismo você já compreendeu que qualquer fonte proteica (whey incluso) contém calorias e isso vai quebrar o jejum, porém nada impede você de fazer isso propositalmente na hora adequada, quando sua janela de alimentação começar.

Quebrar o jejum com um shake de proteína é ideal para ajudar a suprir seu corpo com aminoácidos para retenção e recuperação muscular após ter sido privado deles durante o jejum.

E whey protein é a melhor fonte de proteína para quebrar o jejum porque é absorvida mais rapidamente do que outros tipos de proteína (apesar disso não ser obrigatório; outras fontes proteicas também servem).

No entanto, uma fonte de proteína por si só provavelmente não é suficiente após o jejum, por isso é melhor combiná-la com uma fonte de carboidratos, gorduras e micronutrientes. Você pode fazer isso adicionando outros alimentos ao seu shake de proteína.

Por exemplo:

Esta mistura fornecerá uma quantidade equilibrada de proteínas, carboidratos, gorduras e fibras para quebrar o jejum.

Lembrando que no mundo da nutrição não existem regras imutáveis, apenas recomendações que podem ou não servir melhor para você. Em outras palavras, isto é apenas um dica e não significa que fazer ou deixar de fazer, é obrigatório.

Alias, se você não quiser/não puder usar whey protein, você pode usar outra proteína em pó como proteína de soja, por exemplo.

Quanta proteína você deve ingerir ao quebrar o jejum

Versão simples: não existe uma regra específica de quantidade de proteína para quebrar o jejum. Você não se beneficiará por ingerir mais (ou menos) proteína nesse horário.

Publicidade

Para otimizar a ingestão e adotar o lado mais “seguro”, você pode dividir a proteína diária total por igual entre as refeições que faz na janela de alimentação do jejum intermitente.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×