Whey protein concentrado – o que é e para que serve

O whey protein concentrado é a versão mais comum (e mais usada) de whey devido a sua rápida absorção, alta gama de aminoácidos importantes para a hipertrofia e (na maioria das vezes) tem um gosto extremamente agradável.

Mas o que é whey protein concentrado (e para que serve)

Primeiramente, whey protein (qualquer versão de whey) é um subproduto da produção de queijo. Um líquido claro que sobra depois que o leite foi coalhado e que frequentemente era jogado fora como lixo.

Somente depois de muito tempo foi descoberto que esta substância tinha uma gama impressionante de aminoácidos que são úteis na síntese proteica e hipertrofia.
whey concentrado em sua forma in-naturaO problema é que este líquido claro, apesar de ser o próprio whey protein, em sua forma natural ele ainda contém muitas impurezas além do próprio whey.

Para remover estas impurezas o whey protein passa por um processo de filtragem que remove o excesso de nutrientes indesejados, principalmente gorduras, lactose e carboidratos.

Quando esses nutrientes são removidos, o produto final  é uma versão com menos impurezas e com mais whey protein, ou seja, agora temos whey protein na forma concentrada.

Whey concentrado contém geralmente, 80% de proteína de alto valor biológico que fornece aminoácidos importantes para a hipertrofia muscular, especialmente a leucina.

Leucina é um dos aminoácidos mais importantes no ganho de massa muscular, e sua presença na corrente sanguínea por si só ativa vias que facilitam a construção de tecido muscular.

Whey protein possui uma absorção rápida e é capaz de elevar a quantidade de aminoácidos no sangue rapidamente, prevenindo catabolismo e iniciando os processos de recuperação de forma rápida.

Além disso, a versão concentrada do whey protein traz todos os benefícios de uma proteína de altíssima qualidade, ao mesmo tempo que é a versão mais barata.

Por falar nisso…

Publicidade

Devo usar whey protein concentrado ou isolado ?

O whey protein concentrado passa por um processo de filtragem simples que remove o “grosso” de impurezas, aumentando a quantidade de proteína por dose do produto.

Já o whey protein isolado passa por um processo de filtragem adicional, onde mais impurezas são removidas e o whey protein fica ainda mais puro.

Veja bem.

Apesar do whey concentrado já ser filtrado, ainda restam pequenas quantidades de carboidratos, gorduras e lactose.

A filtragem que o whey protein isolado passa, é muito mais severa e remove quase que completamente outras impurezas (inclusive lactose), sobrando praticamente proteína.

Isto significa que 30g de whey isolado tem mais proteína que 30g de whey concentrado, e proteína mais pura.

é melhor whey protein concentrado ou isolado ?

O problema é que esse aumento na proteína por dose e pureza, vem com um custo.

Whey isolado pode custar até duas vezes mais caro que um whey protein concentrado.

O problema ainda piora porque, enquanto o custo é dobrado os benefícios não são.

Entenda.

Publicidade

Mesmo que o whey concentrado tenha mais impurezas que o isolado, a quantidade de impurezas continua sendo pequena e a versão concentrada continua sendo uma proteína de altíssima qualidade.

Na maioria das vezes, para a maioria das pessoas, o whey protein concentrado já vai trazer todos os benefícios no ganho de massa muscular (e custando menos).

Porém existem situações específicas onde o whey isolado é melhor.

Por exemplo: se você for intolerante a lactose. O whey concentrado contém lactose, o que não ocorre com a versão isolada.

Pessoas que possuem alergias ou intolerância, e toda vez que tentam usar whey concentrado passam mal ou tem sintomas gastrointestinais, poderão resolver completamente o problema usando whey protein isolado.

Em suma, a maior vantagem entre o whey concentrado e isolado é a digestibilidade para pessoas com intolerância e alergias.

Em termos de ganhos, sinceramente, está para nascer alguém que tenha tido resultados diferentes por estar tomando whey isolado em vez de whey concentrado.

O “todo” (sua dieta e o resto da suplementação), serão muito mais importantes para o seu resultado do que estar usando uma versão mais chique de whey protein.

Whey protein concentrado engorda ?

O fato do whey protein concentrado conter “impurezas”, ou seja, algumas gramas de carboidratos e gorduras por dose, faz as pessoas pensarem que “whey concentrado engorda” (e as outras versões não).

Novamente, mesmo que esta versão do whey seja menos pura, ela continua sendo uma proteína em pó mais pura do que outras e continua tendo uma qualidade elevada.

Publicidade

Trocando em miúdos, por si só, tomar whey concentrado jamais vai engordar alguém.

Como tomar o whey concentrado

Whey protein concentrado (e qualquer outra versão) sempre será bem vinda no período que antecede o treino e imediatamente após.

Esta versão de whey protein será absorvida de forma rápida e será muito útil para gerar um pico de aminoácidos na corrente sanguínea.

Antes do treino, isto será útil para prevenir o catabolismo muscular que poderá ocorrer durante a atividade física.

Já após o treino, o whey será útil para iniciar o processo de recuperação muscular e aumentar o anabolismo gerado pelo treino em si.

Além dessas situações, o whey concentrado é útil para substituir uma refeição proteica que não poderia ser feita.

Por exemplo: você está em um lugar onde é impossível levar uma marmita, mas totalmente aceitável levar uma coqueteleira com whey e aveia.

Em todas as situações é recomendado ingerir carboidratos em conjunto do whey, para evitar que o whey seja usado como fonte de energia e ainda aproveitar o pico de insulina gerado pela ingestão de carboidratos.

Qual a melhor marca de whey concentrado

Pode parecer estranho um site de musculação patrocinado por empresas de suplementos fale isto.

Mas o melhor whey protein concentrado é aquele cabe em seu bolso. Simples assim.

Não é necessário escolher whey pelo preço mais caro. Desde que a marca seja conhecida e de confiança, vá sempre pelo mais barato.

Palavras finais

Whey protein concentrado é uma proteína de alto valor biológico que fornece grandes quantidades de aminoácidos, especialmente leucina, o que é ótimo para hipertrofia muscular.

Mesmo sendo a versão menos filtrada de whey, a versão concentrada continua sendo uma proteína superior comparada as outras (como albumina, soja, etc).

Com isto dito, whey isolado só valeria mais a pena se a pessoa que o tomar sofrer com intolerância a lactose.

Na maioria dos casos, whey concentrado sempre valerá mais a pena em termos de custo-benefício.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×