Acne e musculação: guia de como se livrar das espinhas

Algumas pessoas enfrentam um problema quando começam a fazer musculação: acne (espinhas).

E, infelizmente, não é impressão. Algumas mudanças de hábitos necessárias para obter resultados na musculação podem causar acne – sem qualquer relação com uso de anabolizantes.

Neste texto veremos o que pode causar espinhas ou acne na musculação e o que fazer se você está sofrendo com o problema.

O que é acne? O básico essencial

Tecnicamente, acne é o problema médico, enquanto espinhas são o sintoma desse problema. Mas não é um erro tratar ambos como a mesma coisa – apenas para deixar todo mundo no mesmo plano de entendimento.

Acne é causada quando os poros da pele são obstruídos pela mistura da oleosidade liberada naturalmente pelo organismo com células de pele mortas.

Isto cria o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias que inflamam o poro obstruído e podem causar espinhas.

Algumas coisas podem fazer o corpo produzir mais oleosidade de pele que o normal como consumir certos alimentos, estresse crônico, oscilações hormonais e genética.

Ao mesmo tempo que a falta de higiene do local pode propiciar que os poros fiquem obstruídos mais facilmente.

Veja também: Tomar whey dá espinha?

Acne, musculação e hormônios

A primeira coisa que as pessoas pensam quando começam a sofrer com acne na musculação, é que a mudança hormonal gerada pelo treino está causando o problema.

Ao mesmo tempo que hormônios possuem influência no aparecimento da acne, a mudança hormonal gerada pelo treino sozinho é muito pequena.

Publicidade

Uma pessoa que treina pesado tende a produzir mais testosterona, mas este aumento ainda está dentro da referência natural e pode até ser benéfica para a saúde da pele.

Manter níveis saudáveis de testosterona amplifica a produção de colágeno e o fornecimento de nutrientes para a pele e cabelos, além de gerar uma infinidade de outros benefícios.

Na pior das hipóteses e na minoria das vezes, a oscilação inicial, quando você inclui uma nova atividade física na sua rotina, pode piorar o problema em pessoas com muita predisposição, mas isto tende a ser passageiro, até os níveis estabilizarem.

Veja também: Fazer musculação aumenta a testosterona?

Acne, musculação e higiene

Uma das causas mais comuns de piora nas espinhas ao fazer musculação está relacionada diretamente com a falta de higiene após o treino.

Quando fazemos musculação – ou qualquer atividade física – o corpo poderá produzir suor para controlar a temperatura do corpo.

Este suor em conjunto com os óleos naturais da pele e células mortas, poderão bloquear os poros da pele mais facilmente e causar acne.

O problema piora se a pessoa não trocar de roupa, já que óleo e suor serão transferidos para a roupa e causar mais uma camada de bloqueio que poderá causar acne nas regiões cobertas pela roupa, como as costas.

É preciso entender que suor pode ser liberado de acordo com a necessidade vista pelo corpo. Talvez você não sinta suor escorrendo, mas isso não significa que ele não foi liberado.

Portanto, lembre-se de tomar banho e trocar de roupa assim que possível após o treino.

Publicidade

Acne, alimentação e suplementos

A alimentação (o que inclui a suplementação) é um dos principais fatores causadores de acne.

Quando começamos a fazer musculação, podemos fazer alterações na alimentação e isto pode causar espinhas em pessoas com predisposição.

Abaixo listaremos os culpados usuais na dieta que podem causar acne.

Ingestão de calorias em excesso (bulking sujo)

Sabemos que a ingestão calórica elevada é um fator fundamental em uma dieta para hipertrofia, mas se isto for feito da maneira incorreta e excessiva, como no bulking sujo, pode dar espinhas.

Toda vez que realizamos uma refeição, provocamos a liberação da insulina, junto dela liberamos outro hormônio chamado IGF-1.

Estes dois hormônios são conhecidos por amplificar a produção de oleosidade da pele através da ativação das glândulas sebáceas.

Basicamente, quanto maior é a presença desses hormônios, maior tende a ser a produção de oleosidade e maiores serão as chances dos poros entupirem, inflamarem e se tornarem em um banquete para as bactérias que causam acne.

Com isto em mente, evite dietas com consumo exagerado de calorias, pois este aumento drástico, definitivamente vai causar aparecimento de acne em pessoas predispostas.

Além disso, não há benefícios extras para a hipertrofia em ingerir mais calorias do que você realmente precisa.

Consumo de derivados do leite

Derivados do leite, o que inclui alimentos e suplementos como whey protein, podem causar um aumento súbito de IGF-1 (que falamos acima) e também podem causar acne.

Publicidade

Se você é uma pessoa que consome leite e derivados, experimente eliminá-los da dieta por um mês e ver como seu corpo responde.

Além disso, tenha em mente que alguns suplementos com whey protein podem ser adulterados, o que pode incluir a adição de açucares que podem piorar o problema.

Consumo de carboidratos simples

Além de leite e derivados, vários estudos ligam o consumo de carboidratos simples e de alto índice glicêmico com acne.

Assim como consumo elevado de calorias vai aumentar a liberação de insulina, ingerir carboidratos simples também.

Evitar o consumo de carboidratos simples no shake pós-treino e cortar o uso de carboidratos de alto índice glicêmico da dieta, é uma medida que pode funcionar para controlar a acne.

E não, você não é obrigado a usar carboidratos simples no pós-treino.

Qualquer fonte de carboidratos vai repor suas reservas de glicogênio e gerar o pico de insulina necessário para mandar os nutrientes para os músculos.

Na verdade, consumir carboidratos simples vai trazer mais malefícios do que benefícios em qualquer situação que esteja ligada com a saúde e composição corporal.

Isto é ainda mais verdadeiro para hipercalóricos com formulação ruim e que contenham altas doses de maltodextrina e dextrose.

Consumo de alimentos inflamatórios

Inflamação é uma resposta natural do corpo para curar-se quando há algo causando danos ao organismo.

Alguns alimentos podem provocar uma resposta inflamatória no organismo por si só e causar uma série de problemas, inclusive exacerbar a inflamação causada pela acne.

Açúcar, derivados do leite, farinha de trigo refinada, alimentos processados, óleo vegetal e fastfood em geral, todos são inflamatórios e podem piorar a acne em pessoas predispostas.

Vitamina B12

Vitamina B12 é útil em inúmeros processos do corpo, mas em pessoas com tendência a ter acne, ela pode facilitar a proliferação de certas bactérias que amplificam o problema.

Alguns multivitamínicos, pré-treinos e outros suplementos, podem fornecer doses de B12 que vão muito além da nossa necessidade diária.

Verifique se você não está consumindo uma dose massiva de vitamina B12, sem saber.

Estresse crônico

Viver em situação de estresse pode causar níveis crônicos de cortisol.

Isto, em contrapartida, vai elevar os níveis de inflamação do corpo, e como vimos, poderá causar acne.

Evite situações desnecessárias de estresse e lembre-se que o treino também é um potente agente estressor.

Em outras palavras, treinos mal elaborados, principalmente com volume e frequência excessiva, poderão piorar o problema.

Acne e esteroides

Por fim, e para não deixar o óbvio de fora, esteroides anabolizantes podem agir diretamente nas glândula sebáceas e aumentar a produção de oleosidade de pele.

Uma pessoa predisposta a ter o problema com certeza verá uma piora nas espinhas ao usar qualquer tipo de esteroide anabolizante.

Palavras finais

A musculação, de fato, pode causar acne em algumas pessoas.

Porém dificilmente o treino em si é o causador do problema, e sim os seus hábitos atrelados.

Consumo descontrolado de calorias, carboidratos simples, derivados do leite, alimentos inflamatórios, estresse e certas vitaminas como a B12, poderão exacerbar sua predisposição para ter o problema.

Infelizmente, ter espinhas tem uma relação muito forte com a genética. Algumas pessoas com acne poderão consumir alguns dos alimentos do texto, sem problemas, outras não.

Portanto toda experimentação é válida, inclusive com alimentos que não foram citados no texto, mas que você desconfia que estão piorando o seu problema.

Bibliografia

Ver bibliografia usada
  • A low-glycemic-load diet improves symptoms in acne vulgaris patients: a randomized controlled trial. RESEARCH ARTICLE| VOLUME 86, ISSUE 1, P107-115, JULY 2007.
  • The relationship of diet and acne. Dermatoendocrinol. 2009 Sep-Oct; 1(5): 262–267.
  • Whey protein precipitating moderate to severe acne flares in 5 teenaged athletes. Case Reports Cutis. 2012 Aug;90(2):70-2.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×