Tomar whey protein dá espinha (causa acne)?

A acne é um problema de pele também conhecido como “espinhas”. É mais comum entre os adolescentes, mas pode afetar pessoas de todas as idades.

Ter espinhas depende de vários fatores, principalmente genética, alimentação e flutuações nos níveis hormonais.

No que diz respeito a alimentação – e whey protein é um “alimento” –  produtos derivados do leite têm uma relação com o aumento das espinhas, embora essa ligação seja controversa.

Ainda assim, dado que o whey é uma das principais proteínas encontradas nos laticínios, é justo considerar se existe alguma ligação entre tomar whey e ter espinhas.

O que é acne?

Apenas para que todos nós estejamos no mesmo plano de entendimento: acne é basicamente o mesmo que “espinhas”, que é um problema específico de pele.

De forma simplista, a acne ocorre quando os poros da pele ficam obstruídos pelo excesso de oleosidade da pele em conjunto de células mortas.

Esse ambiente facilita o crescimento de bactérias que podem levar a inflamações. As inflamações resultam na formação de espinhas.

Sua genética, alimentação e estilo de vida em geral, pode ditar quanta oleosidade você produz e quão fácil seus poros ficarão obstruídos.

Ou seja, mesmo que whey protein possa causar acne, isto ainda dependerá de outros fatores.

Por isso uma pessoa pode comer um alimento específico e perceber piora na acne, enquanto outra pessoa pode abusar do mesmo alimento e nunca ver uma única acne.

Publicidade

Veja também: Musculação e acne: como resolver o problema

Laticínios e espinhas

A dieta pode desempenhar um papel significativo na acne, sendo os laticínios frequentemente vistos como um dos principais culpados.

De fato, uma revisão de 14 estudos encontrou uma forte conexão entre o leite e o desenvolvimento ou piora da acne, tanto em adolescentes quanto em adultos.

No entanto, esses estudos eram observacionais, o que significa que eles não podem provar uma relação de causa e efeito.

Os estudos desta revisão também se basearam na ingestão que foi relatada pelos próprios participantes (sem controle dos pesquisadores), que podem não ter sido totalmente precisos.

De qualquer forma, o consumo de leite e produtos lácteos mostrou aumentar um hormônio implicado no desenvolvimento da acne chamado fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1).

Ainda assim, nem todos os produtos lácteos foram associados ao desenvolvimento da acne, como o iogurte integral e queijos.

Embora algumas pesquisas liguem o consumo de laticínios ao desenvolvimento da acne, ainda é cedo para fazer uma ligação direta e alguns derivados do leite, como iogurte, não parecem piorar o problema.

Whey protein e acne

A proteína do soro do leite – o whey protein – é uma das duas proteínas encontradas no leite. A outra é caseína.

Dado que o soro é uma proteína do leite, bem como a ligação entre laticínios e acne, muitas pessoas podem pensar que whey protein dá espinhas.

Além de experiência empírica (prática) do whey causar acne, não existem evidências fortes na literatura para afirmar,  com certeza, que existe essa ligação, embora isso possa ser em parte devido à falta de estudos sobre o tema.

Publicidade

Honestamente, sem entrar em conspirações, não há muito interesse em investir em estudos que provem que whey protein – um produto lucrativo na indústria de suplementos – causa algum problema.

No entanto, devido a fatores genéticos (81% de pessoas com espinhas tem histórico familiar do problema), algumas pessoas podem ser mais propensas a ter espinhas ou a ter surtos se usarem certos alimentos, incluindo o whey protein.

Além disso, pele oleosa por qualquer razão, ambientes úmidos, oscilações hormonais, dormir pouco, obesidade e dietas ricas em gorduras e açúcares, tem uma ligação comprovada com acne.

Algumas pessoas poderão viver nestas condições e o whey protein, em alguns casos, pode ser apenas um adicional que piora o problema.

Veja também: Como tomar whey protein corretamente

Qual whey protein usar para evitar acne?

Se você entendeu as entrelinhas dos tópicos anteriores, não há uma ligação direta entre tomar whey e ter espinhas.

Portanto escolher uma versão específica de whey (concentrado, isolado ou hidrolisado), não é uma garantia de não ter o problema.

Contudo é válido mencionar que whey protein é o suplemento mais falsificado no Brasil.

Se você é o tipo de pessoa que, por alguma razão, sempre opta pelo whey mais barato ou com marcas que ninguém nunca ouviu falar, você está em maior risco de tomar algo adulterado.

Neste caso, você pode acabar obtendo um whey protein que na verdade é apenas carboidratos simples ou tem outras coisas desconhecidas incluídas, que poderão causar acne.

Publicidade

Se um whey protein está com um preço muito abaixo da média do mercado ou você nunca ouviu falar da marca antes, desconfie.

Aqui no site temos uma lista com os melhores whey proteins nacionais que passaram por laudos. Faça bom uso dela.

Dicas para evitar acne ao suplementar com whey

Ok, você descobriu que é um “sortudo” que percebe uma piora nas espinhas ao tomar whey protein.

Porém agora você já está com o suplemento em mãos e ficar namorando o pote de whey, sem tomá-lo, não é uma opção.

Neste caso, você precisa dar atenção especial às outras coisas que podem piorar acne que, quando administradas, poderão amenizar o problema.

O básico a se fazer:

  • Tome banho imediatamente após atividade física. Faça isso para remover o excesso de óleo em conjunto do suor e as células mortas da pele que podem entupir os poros.
  • Não esprema espinhas. Ao ferir o rosto cutucando a espinha, você prolonga o tempo de cura e pode infectar e espalhar o problema.
  • Aumente a frequência de troca de lençóis e fronhas de travesseiros. Você passa 8h por noite despejando células mortas na sua roupa de cama, trocá-la com frequência pode evitar que essas células vão parar no seu rosto.
  • Considere usar um creme de peróxido de benzoíla. Este é o tratamento mais comum para acne. O peróxido de benzoíla funciona impedindo a proliferação das bactérias conhecidas por causar acne.

foto do acnezil, um creme de peróxido de benzoíla

Conclusão.

Embora algumas evidências apontem que certos derivados do leite estão associados ao desenvolvimento da acne, não há evidências fortes que suportem a afirmação de que a whey protein causa dá espinhas.

Mesmo assim, isso pode acontecer por conta de fatores individuais.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×