10 Razões para não usar o agachamento no Smith

Algumas academias não tem o devido suporte para barras para agachamento (gaiola). Ao invés disso, eles tem um máquina chamada Smith, que se parecem com o suporte para barras, mas que tem barra fixa. Algumas pessoas te dirão que fazer agachamento no Smith é mais seguro do que fazer com peso livre, uma vez que a barra não pode cair por cima de você.

Bem, isto não é verdade. Você pode se machucar utilizando o Smith. E mesmo que você esteja utilizando uma barra, isto é uma máquina. Isso significa que você terá menos resultados do que com pesos livres. Aqui estão 10 razões pela qual você não deveria utilizar o Smith.

“Smith”

1. Falsa sensação de segurança. Você se arriscará mais no Smith por que a barra está fixa. Você pode colocar mais pesos do que você suporta, já que você pode segurar a barra mais facilmente. O Smith não é tão seguro quanto ele parece. Você pode se machucar se você não cuidar o que você está fazendo. Leia esta história e veja este vídeo como exemplos de acidentes no Smith.

2. Os movimentos não são naturais. Em um agachamento com peso livre, o seu corpo desce em um movimento curvado. Máquinas Smith forçam o seu corpo a produzir movimentos fixos e não naturais. Isto pode causar lesões, especialmente com cargas pesadas. Novas gerações de máquinas Smith – como a Jones Smith Machine – tentam resolver este problema permitindo movimentos em 3D, incluindo avanço e retorno. Mas elas ainda são máquinas com pontos negativos. Continue lendo.

3. Lesão no joelho. Dores no joelho provenientes de exercícios em Smiths são comuns. Ele força o seu corpo em movimentos fixos e carrega os joelhos com pressões de cisalhamento. E é difícil de se posicionar abaixo da barra.

  • · Posição dos pés. Pés muito em baixo da barra: maior flexão dos joelhos e maior tensão. Pés muito a frente da barra: maior tensão nos joelhos porque eles tendem a deslizar para frente e a sua lombar fica numa posição ruim.
  • · Extensão do quadril. Você tende a se escorar contra uma barra fixa, causando uma extensão do quadril menor. Seus isquiotibiais – estabilizadores do joelho – não se ativarão. Maior força de cisalhamento nos joelhos e portanto maior risco de machucar os ligamentos.

4. Lesão da lombar. A barra fixa tende a fazer com que você se escore e descanse e a máquina o força a fazer movimentos não naturais.

  • · Tensão na lombar. Você está empurrando os seus músculos lombares e músculos do pescoço contra a barra. Maior tensão nas costas, especialmente com cargas pesadas.
  • · Arredondamento da lombar. Pés muito para a frente colocam as suas costas em uma posição fraca, o que provavelmente curvará a lombar.

5. Sem equilíbrio. As máquinas Smith equilibram e estabilizam o peso para você, já que a barra é fixa. Você não fortalecerá seus músculos estabilizadores (como os abdominais) ou melhorará o equilíbrio e coordenação. Coisas que você precisa diariamente para esportes e atividades.

6. Menos força. Todos exercícios se tornam fáceis e menos pesados já que o Smith equilibra o peso para você. Você não ficará tão forte quanto se fizesse agachamento livre. Você levantará uma carga menor quando trocar para pesos livres.

7. Menos músculos. Se você não está tendo ganhos: trocar para pesos livre normalmente fará com que você quebre o platô. Pesos livres forçam você a equilibrar o peso, fazendo o exercício mais difícil para o seu corpo. Maior resposta adaptativa.

8. Desequilíbrios musculares. Você apenas aumenta a força em 1 plano já que a barra está fixa. Isto causa desequilíbrios e aumenta os riscos de lesões nos outros planos não desenvolvidos pelos movimentos.

9. A técnica é diferente. A recomendação comum é aprender o agachamento dentro da máquina Smith antes de trocar para pesos livres. O pensamento por trás disso é de que a máquina é mais segura e ajuda com o equilíbrio. Mas isto é uma perda de tempo. A técnica é diferente usando pesos livres já que você deve equilibrar o peso você mesmo. Você terá que reduzir as cargas quando trocar para peso livre e reaprender a técnica desde o começo – com os vícios aprendidos no Smith.

10. Menor potencial. Você pode minimizar alguns dos problemas acima. Mas mesmo que o faça, a máquina continuará menos efetiva para ganhos de força e músculos. Ao invés de tentar minimizar problemas: faça os exercícios com o máximo de potencial.

Como aumentar a segurança com pesos livres. Levantamento de pesos é um dos esportes com  menor taxa de lesões. Você irá prevenir lesões por aprender e levantar pesos com a técnica adequada. Leia todas as técnicas de exercícios no site. Dicas extra:

  • · Comece leve. Controle o seu ego. Comece com pesos leves, foque em aprender as técnicas do exercício devidamente e adicione peso lentamente, mas gradualmente.
  • · Tenha um parceiro de treino. Especialmente no Supino. O seu colega deve estar lá para pegar o peso se necessário, não para levantar o peso por você.
  • · Use a gaiola de agachamento ou Power Rack. E ajuste os pinos de segurança para que eles possam segurar o peso. Leia como fazer agachamento se você não tem gaiola.

Bons usos para a máquina Smith. Novamente: não faça agachamento, supino, levantamento ou desenvolvimento usando a Smith. Aqui estão alguns exercícios que você pode fazer com segurança:

  • · Remada Invertida. Coloque a barra logo abaixo da sua barriga e use para Remada Invertida.
  • · Flexão na Barra. Use a barra para fazer flexões na máquina Smith.
  • · Flexão. Não está forte ainda para fazer flexões no chão? Coloque a barra na altura da cintura e faça flexões inclinadas. Baixe a barra conforme você fica mais forte. Para todos os outros exercícios: use a gaiola para que você possa fazer exercícios de peso livre. Se a sua academia não tem uma gaiola, considere fazer uma academia em casa.

Fonte: http://stronglifts.com/smith-machine-squats-power-rack-free-weights/
Traduzido por Alessandro de Abreu (Aless)

Este artigo foi enviado por um colaborador. Quer participar ? Clique aqui e saiba mais.

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Clique aqui!

Outros artigos interessantes...

109 Respostas

  1. Xaxim disse:

    Estou me recuperando de uma cirurgia de reconstrução do LCA e LCP no joelho e estava usando o Smith pros agachamento já que minha perna esquerda está atrofida, vou repensar o treino…

    E leg-press vertical? Recomendam fazer no Smith?

    • Thiago disse:

      Recomendo não fazer no smith…
      se for fazer agachamento, faça livre
      com muuuito pouco peso
      e se uma perna tiver menor que a outra ou seu tendão for encurtado
      coloque embaixo do calcanhar anilhas pra facilitar a execução.

    • Michel disse:

      Procure ser orientado por um Fisioterapeuta especialista em ortopedia e lesões do esporte. Só ele tem o conheçimento para te informar sobre sua pergunta. Pois pela internet não é confiavel qualquer informação, pois precisa saber de quanto tempo de cirurgia vc tem, de como esta a cicatrização, como esta seu memobro operado,se vc apresenta uma boa propriocepção. O mais confiavel a fazer é vc procurar um especialista.
      Espero ter ajudado.Obrigado.

    • Marcos disse:

      Fiz cirurgia de LCA no joelho esquerdo já fazem 1 ano e 5 meses. Minha perna atrofiou tambem.
      Comecei fazendo exercícios de leve para as pernas, e 1 ano após a cirurgia já estou na carga máxima que consigo, inclusive com agachamento livre. As vezes faço smith por que o agachamento livre tá ocupado, e realmente, consigo pegar mais pesado no agachamento smith, entretanto, procuro evitar.
      Tive um pouco de medo no início, mas agora que está tudo bem cicatrizado, e com a devida ajuda de um parceiro de treino que fica de prontidão caso precise, minha perna esquerda que atrofiou bastante já está quase normal.

  2. andrespump disse:

    Treinar com pesos livre é bem melhor mesmo. Eu sei q a pergunta q vou fazer n tem nada a ver com o topico + to com duvida e ninguem me respodeu nos outros topicos. Vale a pena tomar albumina na refeição pré treino por ser uma proteina de lenta absorção?

    • Derdrake disse:

      A albumina deve ser tomada no pós treino, no pré treino é recomendado se alimentar de carboidratos simples como aveia.

      • Guilherme Matos disse:

        meu deus. que comentário infeliz. Você disse 3 coisas, todas elas erradas. 1 – a albumina deve ser tomada na hora que vc bem entender. o que importa é o balanço de macronutrientes do dia inteiro. 2 – já que vai fazer um pré e pos treino, consuma proteínas ANTES E DEPOIS. 3 – essa nem vou comentar, vá aprender o que é um carboidrato

        • Derdrake disse:

          Eu Disse duas coisas e todas elas corretas: 1- albumina no pós treino.
          2- no pré treino deve-se consumir carboidratos complexos como aveia evitando assim a queda dos níveis glicêmicos.
          Respeito amigão é fundamental, você não faz um comentário que preste e vem aqui pra criticar quem está certo. É o mau da internet pessoas que não pensam em ajudar apenas criticar sem fundamento algum.

          • Rodrigo Cassiano disse:

            Me parece que suas fontes não são “confiáveis”. Você disse que a albumina é no pós, mas o ideal é consumi-la antes de dormir por ter uma absorção lenta, evitando assim o catabolismo. Você também disse que a aveia é um carboidrato simples, depois disse o contrário.
            Procure outros sites e tópicos, não confie em apenas uma. Hoje em dia existem muitas informações de fácil acesso e muitas controvérsias.
            Você demonstra certeza no que fala, tenho certeza de que você não vai querer ser “enganado” por qualquer site e colocar sua mão no fogo por ela. Estando errado.

          • Guilherme Matos disse:

            pessoas que não sabem, querendo falar merdas sem fundamento algum. Simples não é complexo, e albumina se toma na hora que vc bem entender. Aveia vc come na hora que vc bem entender. Mano, as pessoas desse blog estão precisando abrir a cabeça a respeito de dieta, vá por mim. Não é só você que ainda tem essa nóia de comer as mesmas coisas nos mesmos horários achando que ta saindo na frente dos outros, na verdade ta esquecendo o fundamental.

      • Aless disse:

        Albumina, por sua essência, deveria ser tomada apenas quando se vai dormir, por ser de lenta absorção, ela manteria uma constante de aminoácidos na corrente sanguínea durante toda a noite, evitando o catabolismo. No entanto, como eu disse ante, proteína é proteína, você deve alcançar o recomendado diário e pronto. No pós treino o recomendado é uma proteína de rápida absorção. Se for falar de suplementação, Whey sem dúvida, junto e um carbo, para que o mesmo seja utilizado para recuperar o glicogênico e a proteína os músculos.
        Qualquer tipo de carbo + proteína no pré, desde que sólidos, está muito bom. Aveia pode ser utilizado sem dúvidas. A velocidade de absorção não é um problema aqui.

        • Guilherme Matos disse:

          você precisa de 16 horas em jejum total pra começar a perder massa muscular em atividade catabólica (pesquisa científica isso> LG)

    • Wandr disse:

      Dexando a discuçao de lado e respondendo a pergunta, para que o uso da albumina no pré seja util você deve consumi-la no minimo 1h antes do treino, tomal-la imediatamente antes nao vai trazer beneficio algum, refeiçao pre deve conter carbos COMPLEXOS e proteina, gordura nessa refeiçao não é ideal nem AVEIA pois contem fibras que atrasam a absorçao. No pós imediatado o ideal é um shake de whey com dextrose, mas se nao tiver whey pode mandar a albumina tbm. Outro horario bom para usar albumina é antes de dormir mantendo assim o corpo em estado anabolico e evitando o catabolismo. Contudo suplemento AJUDA mas o principal é a DIeTA.

    • Derdrake disse:

      Andrespump pesquise não só aqui, e você verá quem está certo. Quando alguém pergunta sobre o melhor horário para tomar um suplemento, é claro subentende-se que a pessoa quer economizar e não pode tomar o suplemento(albumina) a todo o instante. Por isso indiquei o melhor horário que é no pós treino. O mesmo vale para aveia, se a pessoa pudesse comer aveia a qualquer horário, ela não perguntaria sobre o melhor horário para tomar. Infelizmente as pessoas não conseguem interpretar um simples texto, e utilizam todo o esforço possível para causar intrigas e discussões tolas. Pessoas sem a menor educação como esse tal Guilherme Matos, amigão vai estudar um pouquinho relaxa. Muitos aqui fazem perguntas e poucos respondem ai vem um monte de imbecil criticar a resposta, mas não pensam nunca em ajudar.

      • Guilherme Matos disse:

        uhauhauhauhauhaa, que onda

      • Guilherme Matos disse:

        você deve ter 15 anos

      • Rapha disse:

        Derdrake
        Na moral, vc tá se perdendo man, falou uma coisa agora fala outra.
        Ninguém em nenhum momento falou de economizar, o cara só quer saber o melhor horário pra tomar a parada, vc falou besteira e te corrigiram, para de retrucar irmão, vingancinha é coisa de mina. ;)

        • Derdrake disse:

          Cara a interpretação é bem fácil, um suplemento nada mais é que uma concentração de um ou mais nutrientes, encontrados naturalmente em uma dieta nos alimentos. Um alimento pode ser consumido em qualquer horário assim como um suplemento. Então se o objetivo não é economizar você pode tomar os suplementos a qualquer hora. Por exemplo o whey tome então antes e depois do treino, ou tome o dia inteiro a grana é sua. Mas quando perguntam o melhor horário é claro que querem tomar no horário mais eficiente, e com isso economizar.

        • carol disse:

          coisa de “mina” não! :P

    • Derdrake disse:

      Analfabeto é pouco pra você vai estudar sem educação, faça alguma coisa útil. Não tem conhecimento não escreve nada otário.

      • Guilherme Matos disse:

        Rapaz, não sei quem você é, mas vc ta totalmente equivocado nas suas intenções aqui no blog. Sinceramente, tenha mais humildade

        • Derdrake disse:

          Amigão atenha-se a ajudar as pessoas não a passar informações falsas, ou estimular discussões tolas. Pessoas como você não contribuem em nada. Não consegue interpretar as perguntas feitas aqui, e ainda se acha no direito de ofender e criticar os outros. Que feio troll. sem mais ….

          • Maximus D disse:

            pronto, meu filho. Você é o mais esperto de todos os retardados. Faz assim ó (não to usando mais meu nome pra discutir aqui não, só vai ver esse aí), não precisa falar comigo e comentar meus comentários não. sem mais mesmo

          • Maximus D disse:

            e olha lá no outro video uma parada que eu botei pra vc ler e aprender a fazer dieta (depois diga que nao tento ajudar)

          • Derdrake disse:

            Seguir algo que você diz é o mesmo que pular de uma ponte, se enxerga troll. O seu problema é falta neurônio, e de mulher. RS.

          • Maximus D disse:

            uahuahahua, e o seu é falta de humildade, continue com seus conhecimentozinhos medíocres e limitados que vc fica ouvindo por aí e tomando como verdade absoluta. Aquilo é pesquisa científica.

          • Derdrake disse:

            Nunca discuti nenhuma pesquisa científica com você. Você é completamente doido se enxerga mané.

          • Maximus D disse:

            espera passar mais um ano e meio e o internato que eu te dou meu CRM hauhauhauhauha, e vc sem saber nada porque não tem modéstia pra ler as coisas e reconhecer que ta errado. Dá uma pensada aí, cultura de almanaque

          • Derdrake disse:

            Coitado tenho pena não de você, mais de quem passar por suas mãos, com toda sua mediocridade, e falta de conhecimento. Nisso que dá estudar em faculdade de fundo de quintal, com sorte você dura alguns anos antes de perder o crm, num país como esse.

          • Maximus D disse:

            rsrs, valeu, não fala mais nada comigo não.

          • Maximus D disse:

            e eu sei que você vai se morder todo lendo o outro tópico ali sem nenhum embasamento pra discutir e vai aprender tudo que eu escrevi rsrsrsrsrs só dá vontade de rir, valeeu moral!

      • Maximus D disse:

        qm eh esse Derdrake? q coisa insuportavel vc, doido

        • Derdrake disse:

          Eu sei que a internet está infestada de trolls mais não sabia que eles tinham namorada. Que coisa vocês não acham?

          • luhvls disse:

            ai derdrake, sem ofenças, mas poderia me dizer porque a albumina é ideal de se comer no pós treino? cara, caíram por terra faz tempo esse papo de janela de oportunidade pós treino, whey e dextrose depois do treino, albumina antes de dormir pra não catabolizar, isso não faz diferença nenhuma. faça o seguinte, passe um mês se alimentando apenas com alimentos sólidos, com as proteinas e carbos vindo de fontes boas. E depois passe um mês com dieta parecida, apenas adicione o ”whey milagroso” com a ”dextrose incrivel” depois do treino e a ”albumina sensacional” antes de dormir, só que mantendo os mesmos macros do mês que você se alimentou só com sólidos e veja a diferença, que será NULA.

  3. bruno disse:

    pode mandar albumina antes do treino sim, de preferencia com algum carboidratro ou maltodextrina

  4. Jonathan disse:

    na minha academia só tem agachamento hack e agachamento smith nao tem lugar pra por a barra é foda, estou a espera de outra academia abrir na cidade HAUEHIAEHAI até la to fudido :/

  5. Jonathan disse:

    a e tenho uma duvida, como tem na minha academia o agachamento smith e o hack , qual de preferencia devo fazer entao? atualmente faço o hack

  6. Marcello Franck disse:

    Sabia que Smith era uma droga… “Fuck Yeah face”

  7. Jones disse:

    Exercícios com peso livre sempre deram mais resultados,porém com a onda do fitness nas academias,os “professores”ficam com medo de instruir um aluno com pesos livres,e acabam induzindo ele a usar aparelhos em praticamente toda série.O grande problema nisso é que o cara que treina com peso livre geralmente por longa data,acaba levando fama de maluco dentro da academia.

    • Moises disse:

      Então faça sua escolha, quer ser um maluco grande ou um pequeno normal?? Dane-se os cliches sociais ou o que pensam sobre mim…Treino pra mim, nao pros outros!

    • Nícolas disse:

      maluco pq? quem disse isso, academia o negocio é ser o mais monstro de la e vc alcança isso com exercícios livres, nao seja otario jonas brother

  8. evandro disse:

    deve sempre alternar os exercicios, hora agachamento livre, hora agachamento hack ou smith. nao existe exercicio ruim ou que causa lesão, e essim execução errada que leva a lesão. entao antes de cruxificarmos alguns exercicios como agachamento,agachamento menor que 90º,puxador nuca, desenvolvimento nuca, oque existe são execução,volume e intensidade de treino errada.Procure um bom personal e bom treino.

    • Jones disse:

      Concordo com você Evandro…Porém não podemos deixar de instruir nossos alunos de hoje,com os fundamentos da musculação,que são os pesos livres em sua grande maioria…todos nós sabemos que é quase impossivel montar uma série de pernas “completa” sem aparelhos.Treino a quinze anos com quase todo peso livre,e nunca tive uma lesão,e meus atletas também seguem essa linha.

    • gustavoinoff disse:

      agachamento livre é rei, pra que alternar com hack ou smith ? ta falando merda. Bom personal hoje em dia nessas academias fitness ? Praticamente impossível.

  9. Daniel disse:

    Quanto a duvida do amigo que está se recuperando de uma cirurgia, amigo, meu primeiro conselho, procure um profissional para lhe instruir na hora dos exercicios. quanto ao smith para sua condição não o aconselho agora, precisa mesmo de uma recuperação e fortalecimento muscular na area. Cadeira, posterior, rack zerado de carga, até o prórpio agachamento com peso livre mas sempre acessorado.
    Ao amigo da abulmina, tb não aconselho ela antes do treino, mas não vai lhe fazer mal. Quanto ao amigo da dúvida do rack ou smith, sinceramente, fica no rack amigo, apesar de não gostar de condenar aparelho nenhum, tambem não aconselho o smith, mas é uma opniao particular.
    Abraço a todos…Bom treino

    • Xaxim disse:

      Olá Daniel,

      Obrigado pela resposta! Estou tendo acompanhamento sim, tanto pelo médico que me operou (1x por mês), como pela fisioterapeuta (4x por semana) e o personal (2x por semana), personal acha que fazer livre vai me ajudar no equilíbrio, porém tanto o médico quanto a físio recomendaram fazer fazer no smith, aí já viu a confusão…

      Mais uma vez obrigado!

      • Aless disse:

        Confia no teu personal, esse parece entender. Agachamento feito corretamente só trás benefícios, ajuda com joelho lesionado. Smith pode piorar, mesmo se fizer da forma recomendada.

        • Evandro zanni disse:

          Por gentileza se for possivel mandar pra mim algum artigo que mostre lesoes por causa do agachamento smith. pois fiquei realmente com duvidas. abraço

  10. Gabriel Oliveira disse:

    na minha academia não há suportes continuarei fazendo no Smith ja que o agachamento desempenha uma grandiosa função na musculação, e ainda os caras colocaram uma pagina em inglês ¬¬

  11. marco disse:

    Deveria ser 10 razões para um bodybuilder não realizar agachamento no smith

    1-Porque para iniciantes e intermediarios o agachamento no smith é excelente exercicio para preparar musculos, tendoes e articulacoes tanto quanto ja prepara o mesmo para o agachamento livre

    • Fábio disse:

      amigo, acredito que os problemas com o agachamento livre é a falta de instrução e má execução, além de que, como o próprio tópico fala, o agachamento smith relaxa alguns músculos estabilizadores e isso pode resultar em uma sobrecarga para os tendões e ligamentos. Vai depender também do seu objetivo, eu por exemplo, treino para melhorar meu desempenho no karatê, então é vital que meus músculos estabilizadores se desenvolvam. abraço e bom treino.

  12. gustavoinoff disse:

    Eu faço agachamento livre usando como suporte o suporte do supino.

  13. Yago disse:

    Infelizmente na minha academia não se tem suporte pra agachamento, então só me resta faze-lo no Smith. “/

  14. Junio disse:

    concordo, sou muito mais o livre.

  15. Gustavo disse:

    Muito bom o post. Eu nunca gostei de fazer agachamento “preso”, eu sabia que o movimento não era natural e eu poderia estar fazendo mais força para equilibrar a barra se fosse solta, agora tenho certeza disso. Infelizmente todas academia que já frequentei, não possuíam agachamento livre por “questões de segurança” já que muitos atletas iniciantes machucaram colunas e joelhos, o problema é quem já treina a mais tempo e precisa de um exercício mais avançado, é revoltante. Seria muito interessante se o hipertrofia.org fizesse um post com as alternativas para quem não dispõe de um suporte para agachamento livre, pelo visto bastante gente tem tido esse problema nas academias “moderninhas” em que o esporte brutal que é a musculação tem se tornado uma atividade para se fazer antes do verão…

  16. Rennan disse:

    sempre achei o smith uma merda depois desse artigo nao tenho mais duvidas

  17. Rafael disse:

    O agachamento na Smith Machine realmente é inferior ao agachamento livre, mas existem opiniões de respeito a favor do Smith. É o caso de Dorian Yates, que optou pela versão Smith após adquirir uma boa base no livre. Ele achava que conseguia isolar melhor os quadríceps no Smith. Para quem, como ele, tem pernas compridas, o agachamento livre coloca mais tensão nos lombares, diminuindo o trabalho de pernas.

  18. rendrew disse:

    o blog é mt bom, só tem posts corretos, agora a galera não aprende ou não leem… albumina se toma antes de durmir e ao acordar… pode ser tomada em outros horarios, mas para arrancar o máximo do produto eu recomendo esses horarios tanto por informação quanto por experiencia própria!

  19. Aless disse:

    Para aqueles que não tem gaiola: no texto, tem um pedaço que diz ‘Use a gaiola de agachamento ou Power Rack. E ajuste os pinos de segurança para que eles possam segurar o peso. Leia como fazer agachamento se você não tem gaiola.’ que tem um link para o site em inglês. Devido a quantidade de gente que não tem o suporte necessário na academia que frequenta, esta será a próxima página que irei traduzir. Aguardem +- 1 semana.

  20. Sue disse:

    Gostei muito do texto. Minha nova série tinha afundo no smith e eu não consegui me adaptar ao exercício, sentia muitas dores na coluna. Conversei com o instrutor e troquei pra exercicio livre, utilizando step e uma anilha de 4 quilos. A execução livre me permitiu sentir muito mais os movimentos, tanto que quando voltei pra casa senti até aquela dorzinha da adaptação, coisa que nao tinha acontecido antes.

  21. ? disse:

    Prefiro o agachamento no cursor (smith) pois trabalha mais o quadriceps e menos a lombar comparando com o magachamento livre.

  22. kassio disse:

    so mais o livre..onde malho menos da metade dos caras malham perna …e agachamento livre poucas mulheres fazem e de homen so eu q faz o agach livre
    ..quando faso eles ainda ficam me olhando torto rs

  23. evandro disse:

    Marco vc tem toda razão, mas infelizmente as pessoas nao entendi o que foi postado seja por falta de conhecimento ou por fonte enadequada. Não estamos jugando qual tipo de exercicio é melhor para hipertrofiar, e sim como ja falei o que causa lesão são as execuão errada ou volume e intensidade errada. É um otimo exercicio para iniciante e ate mesmo para fisiculturista, convivo diariamente com varios e todos o utilizam o smith, variando com hack e agachamento livre. tudo tem seu momento e seu proposito.

    • Jones disse:

      BOM…SE NÃO ESTAMOS DISCUTINDO O QUE É MALHOR PARA HIPERTROFIAR,ENTÃO VOCÊ DEVE ESTAR NO BLOG ERRADO,PROCURE O FITNESS.ORG,É MAIS ADEQUADO PARA VOCÊ.

  24. Lucas disse:

    muito bom o post, valeu por mais essa dica hipertrofia blog

  25. Bokão disse:

    O link da Jones Smith está quebrado. Mas prefiro o livre e provavelmente ninguém que conseguiu resultados aqui vai relatar o agachamento com Smith melhor que o com velho agachamento livre.

  26. em minha academia infelizmente não tem a gaiola ! eu faço no Smith mesmo,fazer o que melhor que não fazer ! mas fico blz esse post agora terei mais cuidado ainda …

  27. rafa disse:

    Uso smith para fazer avanço … agachamento da uma dor da p0RR@ nas costas …

  28. lola disse:

    faz 1 ano que treino agachamento no smith nunca tive lesão mas claro que eu não abuso e tbem troco minha serie mes faço livre mes faço no smith, mas minha pergunta é : SI O APARELHO SMITH NÃO É SEGURO PORQUE NÃO É PROIBIDO NAS ACADEMIAS ???? si puder responder ( grata )

    • Alek disse:

      Por que a smith machine serve para mais coisas alem do agachamento, serve pra fazer supino, avanço, barra fixa, desenvolvimento, e ainda se pode improvisar uma remada curvada.

      Muitas coisas na academia lesionam, por exemplo, anilhas, é muito comum anilhas cairem no pé das pessoas, quer que proibam isso tambem?

  29. Marcelo disse:

    Eu tive dores na coluna serios por causa deste aparelho, não uso nunca mais!

    • Guilherme disse:

      Cara eu tive o mesmo problema com o smith, eu já ferrei com a minha coluna a mais ou menos 5 anos atrás quando fazia o leg press 45.Hoje eu tenho a seguinte opnião, o smith pode ajudar quem está começando e ou faz com pouco peso sem muitas repetições e não tem tanto equilibrio na barra livre.
      Fiquei bastante tempo sem fazer no smith e o personal da academia me passou novamente para fazer ele, no começo foi tudo tranquilo, depois de um tempo começou a doer a coluna novamente e sempre q eu fazia ele dizia q estava certo, os mesmo escutava de outros profissionais q frequentam lá.
      Então concordo q o movimento na máquina por muito tempo pode prejudicar sim só não concordo totalmente com o item 10.

  30. alessandra disse:

    oi treino nao muito tempo mas nunca consegui treinar no agachamento livre pois sempre doi e forço muito minha coluna sem pensa que saio toda torta ,faço na barra fixa mas nao sei ainda a forma certa de fazer pois nao abaixo ate enbaixo e meus amigos falam que estou fazendo errado mas errado ou nao acho que esta dano resultado

    • Rodrigo disse:

      foque mais na execução certa do exercício, fazendo devagar. Pare de preocupar tanto com peso, você não está fazendo competição olímpica.

  31. Marcelo disse:

    Será mesmo que não serve para agachamento e outras coisas? A Smith da minha academia é inclinado p/ trás, ou seja, não é 90º.

    É da LifeFitness, parecido com este aqui: http://www.lifefitness.com.br/commercial/hammerstrength/benchesandracks/trainingstations/smithmachine.html

    Eu ajusto o banco inclinado na melhor posição para fazer o supino declinado, no agachamento me sinto estranho pois os espelhos não estão bem posicionados e não vejo se estou errando. Terei que ver com o professor os movimentos do agachamento, senão faço com peso livre.

  32. Procuro um treinador em cabo frio

  33. raphael disse:

    essa maquina é uma bosta!

  34. Chicken disse:

    Fudi meus dois ombros fazendo desenvolvimento no Smith. Não caiam nessa, principalmente se sua academia for de bairro, aquela que instrutor é mera figura decorativa. Por via das dúvidas prefira os exercícios com pesos livres.

    • Mirella disse:

      E aí, Chicken (pelo nome já viu, né?) Eu tenho uma academia em bairro, sou formada e pós graduada em treinamento personalizado e fisiologia do exercício. Não julgue por si amigo, vc deve ser daqueles alunos que nunca ouvem o professor e acham que podem montar um treino pelos vídeos do youtube. Daí pagam 300 reais para fazer academia no centro da cidade e ficam com cara de deslumbrados, bem colonos.
      E acrescentando: NÃO EXISTE EXERCÍCIO PROIBIDO, EXISTEM PESSOAS QUE NÃO PODEM FAZER CERTOS EXERCÍCIOS!
      Procure orientação de um profissional, a pessoa não precisa ser musculosa, precisa conhecer o trabalho de hipertrofia.

  35. Mariana disse:

    Sou professora de Educação Física e nunca ouvi falar mal do Smith, não que ele seja prejudicial como tem sido falado aqui. Lógico que como todo exercício, ele deve ser executado de forma correta, tendo seus cuidados com determinadas articulações, postura e etc. Pratico musculação há muito tempo, e já cai no chão com a barra livre, pois pego bastante peso e ela escorregou das minhas costas. Agachamento livre não é tão seguro assim. Lógico que ele proporciona ganhos como coordenação, equilíbrio… coisas que o Smith não. Mas quando a questão é HIPERTROFIA, é diferente… No agachamento livre é mais fácil pegar mais peso que no Smith, diferente do que foi dito aqui. 20kg de cada lado no Agachamento Livre é mole… agora fazer esse peso no Smith indo com o bumbum quase no chão é mt mais difícil. O Smith aumenta a ação do quadríceps, por vc conseguir projetar seus pés um pouco a frente, o que fica mais difícil e nos faz “sentir” mais o quadríceps neste aparelho do que com barra livre. O agachamento livre não te permite pegar mto peso já que vc tem outras variáveis para se preocupar, como o equlíbrio, a coordenação, a posição da barra, das mãos etc… Enfim, eu preferi o Smith. Para quem não pega tanto peso, o agachamento livre é bom, claro! Mas fazer com mt peso, com o movimento completo, passando de 90º com a barra solta, não é nenhum pouco fácil e é perigoso. Não quero equilíbrio, nem coordenação… quero hipertrofia. E vou para onde conseguir agachar com mais peso e com segurança.

    • Rodrigo disse:

      Começou errado. Esse pensamento de mais peso = mais hipertrofia.
      Se deu problema com agachamento nas costas, faça o frontal. 20kg de cada lado no agachamento smith é moleza, no livre é muito mais difícil.

  36. WeberAC disse:

    Dizer que é mais fácil colocar uma carga maior no livre que no Smith é sem dúvida nenhuma uma piada, espera, deixa eu rir. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Já sei que seu agachamento livre é executado da forma mais incorreta possível. Quanto ao Smith, este equipamento deveria ser proibido, altamente danoso e sem ganho de hipertrofia comparando-se ao bom e velho, mas eficaz, agachamento livre.

  37. unknow disse:

    o blog é bom, quase excelente.; Mas vocês falam/postam, algumas vezes, muita besteira. o agachamento smith é tão bom ou ruim quanto o livre. Aí vai depender da sua postura e, principalmente, do seu tempo de academia para usar, com eficiência, um ou outro.

  38. Lany disse:

    Q POSTAGEM TERRÍVEL É ESSA. GALERA VAI ESTUDAR POR FAVOR.

  39. marcelo disse:

    Derdrake, vc nem sabe se aveia é um carbo simples ou complexo, depois q o cara te deu uma dura ai q vc foi usar o google, oijasiojaso, fica de boa ai rapaiz vc tava errado

  40. Agachamento disse:

    ¬¬ faço Agachamento no Smith a 3 anos e meio…conseguir 16Cm e nunca tive lesões, sentia minha lombar apenas no inicio ou quando aumento pesos. Fisiculturistas de elite fazem agachamento na barra livre e também no Smith.

  41. Carlos Davi disse:

    Adilson Lima, Silvia Brandao, Clédima Maria

  42. Bruna CGomes disse:

    Ta a í Maria Tereza Costa..

  43. Jean Bolzan disse:

    Letícia Miotto vee ai moo:)

  44. gaiola? ''o que é isso?'' ;TTT

    • gaola tbm conhecida como power rack, neste aparelho vc podera fazer suas séries de agachamento usando barra livre, e a grande vantagem é a seguraça que o aparelho oferece. De uma olhadinha no meu site onde tem as fotos.
      bons treinos.

  45. allan disse:

    seu comentrio me deixa triste Naza Gomes, o problema a dificuldade de se ensinar agachamento livre para iniciantes? Mas exatamente essa a funo dos personais, ensinar os exercicios corretamente. Pratico Parkour a 5 anos, preciso desesperadamente do desenvolvimento dos musculos estabilizadores, passei por 3 academias, em nenhuma me passaram o agachamento livre, e em uma delas eu treinei por 2 anos. Tenho uma inflamaao no joelho, provavelmente porque meus treinadores sempre acharam “dificil” me ensinar o agaxamento livre, assim no desenvolvi os musculos que precisava. O que esta em jogo a sade dos seus alunos, e no a dificuldade de ensin-los, s um personal que sabe disso pode ser um bom personal, prefiro fazer exerccios em casa se for pra fazer com um que acha “dificil” me ensinar.

  46. thalita moro disse:

    eu fazia agachamento no smith e sentia muita dor nas costas, optei por fazer o agachamento livre e diminui o peso pela metade, obtive mais sucesso e mais resultado.

  47. Alan disse:

    Eu nunca consegui fazer agachamento, tentei várias vezes com profissionais ajudando, e nunca consegui, é um problema particular, minhas articulações nao ajudam. Agora faço no smith, tomando muito cuidado e até quando tiver me fazendo bem, vou prosseguir.

  48. luis disse:

    Uai entao nao pode fazer nada nessa porra de smith

  49. telmo disse:

    podem usar o smith sim, uso ha vinte anos e esta todo mundo bem, obrigado. Para quem esta bem fisicamente, nenhum exercício e contra-indicado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>