Posso comer ovo cru para poupar tempo ?

Todos sabem que os ovos são uma ótima fonte de proteína, porém o preparo é sempre complicado e/ou leva tempo, tempo que algumas pessoas não tem. E alguma dessas pessoas tem estômago suficiente para ingerir um(ou mais) ovo cru sem nem mesmo fazer careta. Esta prática é saudável ? Enterre estas dúvidas de uma vez por todas.

Tenho uma péssima notícia para os seguidos do Rocky Balboa(ingeria ovos inteiros cru antes dos seus treinos). Existem três problemas iniciais sobre esta prática:

1 – Intoxicação por Salmonella. A menos que você tenha certeza absoluta da procedência dos seus ovos, você corre risco de intoxicação alimentar.

2 – Péssima absorção da proteína da clara do ovo. Cerca de 51% da proteína encontrada na clara é absorvida pelo nosso corpo, contra 91% da clara do mesmo ovo, só que cozido.

3 – Absorção de biotina prejudicada. Ovos crus tem uma glicoproteína chamada avidina que se liga ao nutriente biotina na gema e previne que seja absorvida pelo nosso corpo. Este efeito pode ser anulado pelo ato de cozimento do ovo.

Infelizmente o custo x benefício do consumo de ovos crus não valem a pena. Existem 3 alternativas: cozinhar o ovo, utilizar apenas albumina ou clara de ovo pasteurizada.

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Clique aqui!

Outros artigos interessantes...

26 Respostas

  1. Eu queria saber se ovo crú é bom para quem canta! e tmb se faz bem para voz!

  2. Ok, mas ainda tenho uma dúvida. Posso “cozinhar” a clara no microondas sem perder suas propriedades protéicas? Grato.

  3. Fabio disse:

    Que droga, só porque eu acabei de comer um ovo cru achando que era bom.

  4. artenio lopes tabosa disse:

    queria saberse ovocrufaz bemparapele

  5. artenio lopes tabosa disse:

    heiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinnnnnnnnnnnnnnn

  6. Douglas disse:

    Aff, acabei de beber 12 claras de ovos cru com aveia =/

  7. Se eu colocar as claras em um pote e cozinhar no microondas as propriedades protéicas serão as mesmas que cozinhar ele na agua ?

  8. sérgio schwazenegger disse:

    comer ovo cozido “cozinhado na água” ajuda quem faz musculação?

  9. Otto disse:

    Carai, cada pergunta de uns aí. Parecem que nasceram ontem -.-

  10. Ovo cru…não tenho estomago nem para o cheiro dele

    • Arraes Rolim disse:

      Se chama força de vontade. Mas pelo q eu li ai, nao compensa 52% x 91%.

    • Gabriel Chicone disse:

      Faz 1 mês que estou na academia,tinha minhas dúvidas a respeito disso mas mesmo assim td dia eu comia 2 ovos crus antes de ir justamente por poupar tempo,mas agora com essa matéria acho q vou ter um pouco mais de paciencia ;/

  11. Ovo cru é horrível, absorção fraca da proteína e ainda se arriscar se infectar com salmonella. Muito mais em conta comprar uns quilos de Albumina.

  12. Phelipe Gomes disse:

    não entendo essa porra ! mas é provado q quando o ovo é aquecido as cadeias de aminoácidos q formam a proteína, se desnaturalizam ! comendo as claras cruas, isso não acontece, eai, oq devo pensar e fazer ?

  13. Phelipe Gomes disse:

    não entendo essa porra ! mas é provado q quando o ovo é aquecido as cadeias de aminoácidos q formam a proteína, se desnaturalizam ! comendo as claras cruas, isso não acontece, eai, oq devo pensar e fazer ?

  14. lucas disse:

    o caso da salmonela é que ela esta nas fezes da galinha e ela costuma defecar sobre os ovos por ficar em cima dos mesmo e a clara e a gema é contaminada quando se quebra o ovo e esse caso é resolvido lavando a casca com água e sabão. obrigado
    me corrijam seu estiver errado.

  15. Como deboa e vo comer todo dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>