Ovo caipira ou de granja: qual é melhor ?

Se você inclui ovos na dieta, qual deles é melhor para hipertrofia: caipira ou de granja?

O ovo inteiro é uma das melhores fontes de proteína para quem treina e muitas pessoas criam suas próprias teorias sobre o alimento, principalmente sobre sua cor.

Algumas pessoas acreditam que ovos caipiras, conhecidos vulgarmente como os marrons, são mais naturais, enquanto outros acreditam que ovos de granja (os brancos) são mais “limpos”.

Mas há alguma diferença real entre os dois tipos de ovo que faça sentido na hora de escolher qual deles incorporar na dieta para hipertrofia ?

Ovos podem ter várias cores

É muito comum encontrar tanto ovos brancos como marrons (ou avermelhados) nos supermercados, porém muitas pessoas confundem o porquê de cada ovo ter uma cor específica.

Por exemplo: os ovos marrons são conhecidos como caipiras e muitas pessoas pensam que este nome foi dado porque as galinhas foram criadas em fazendas dentro dos moldes antigos.

Na verdade, ovos marrons não necessariamente são caipiras e a cor da casca do ovo depende da raça da galinha.

Pois é.

Galinhas brancas vão botar ovos brancos, galinhas marrons vão botar ovos marrons e galinhas azuis vão botar ovos azuis.

Não, a parte dos ovos azuis não era brincadeira.

Publicidade

A idade da galinha e como ela é alimentada são fatores que podem influenciar no tom e no tamanho do ovo, mas no geral, a cor majoritária é diretamente influenciada pela genética.

Há diferença nutricional entre ovos caipiras e de granja ?

Muitas pessoas acreditam que os ovos caipiras são mais saudáveis e contém mais nutrientes, porque, como o nome sugere, são “caipiras”.

Bem, galinhas caipiras  de verdade (você já vai entender porque) são criadas ciscando livremente e não em gaiolas fechadas, como as de granjas industriais, portanto serão mais saudáveis e consequentemente produzir ovos melhores.

Ovos caipiras são mais ricos em vitamina A,E, beta caroteno, pode conter até três vezes mais Omega-3 e têm menos riscos de estar contaminados por Salmonela, porém a diferença na quantidade de proteína é insignificante.

Mas antes que você saia correndo e comprando todos os ovos caipiras do supermercado (e gastando mais), tenha muita calma.

Como vimos, a cor do ovo não indica onde  a galinha foi criada, ou seja, só porque um ovo é marrom não quer dizer que ele é caipira e é justamente isso que a maioria dos rótulos vão dizer.

Bem, no Brasil não há controle rigoroso sobre a origem dos ovos, logo, pensar que um ovo é caipira só porque é marrom, é um grande tiro no pé. A única maneira de saber a real origem dos ovos é conhecendo o dono da fazenda (o que é raro).

Agora, considerando que dois ovos, da mesma origem, possuem cores diferentes (um marrom e outro branco), ambos os tipos vão possuir quantidades muito semelhantes de micro e macronutrientes.

Isto significa que independente do ovo ser marrom, com a gema com cor mais forte, ou totalmente albino, os dois possuem inúmeras vitaminas, minerais e proteína de alta qualidade para construir massa muscular.

Inclusive, estudos que tentaram comparar ovos de casca marrom com ovos de casca branca, não conseguiram encontrar diferenças significativas (1).

Publicidade

E quanto ao gosto ?

Algumas pessoas vão afirmar que ovos marrons são mais gostosos, enquanto outros só conseguem comer ovos brancos porque possuem um gosto mais suave.

Mas assim como as diferenças nutricionais são mínimas, não há diferença real no gosto entre ovos marrons e brancos (2).

Isto não significa que todos os ovos tenham o mesmo gosto.

Enquanto a cor da casca pode não influenciar no gosto, outros fatores como dieta da galinha e validade do ovo podem.

Por exemplo: uma empresa que produz apenas ovos marrons pode fornecer uma dieta diferente que outra empresa que produz apenas ovos brancos.

O tempo que cada tipo de ovo demora para chegar até a prateleira do mercado também poderá alterar o gosto.

Isto tudo explicaria porque cada tipo de ovo pode ter um gosto diferente e se você gosta do ovo que você compra, seja ele e marrom ou branco, ótimo. Continue usando o ovo que você mais gosta, pois ambos fornecerão praticamente os mesmos nutrientes.

E ovos orgânicos ?

Ovos orgânicos precisam vir de galinhas que foram criadas soltas, eles podem ser brancos ou marrons. A principal diferença é que as galinhas precisam ser alimentadas apenas com alimentos orgânicos e não receber vacinas ou antibióticos.

Infelizmente, assim como ocorrem com as galinhas caipiras, a única maneira de ter certeza absoluta de que o ovo é orgânico, é conhecendo a fazenda onde as galinhas foram criadas.

Considerando que no Brasil adulteram até mesmo a carne vermelha e dificilmente temos acesso a fazenda, tome cuidado na hora de investir em ovos orgânicos (eles podem ser bem mais caros).

Publicidade

Palavras finais

Baseando-se unicamente pela cor do ovo, não há muitas diferenças nutricionais entre eles. Tanto o ovo branco como marrom serão fontes de proteína e micronutrientes muito úteis na hipertrofia.

Se você quer um ovo com qualidade superior e que contenha ainda mais nutrientes, a maneira mais segura (ou única) para conseguir isto é conhecendo a pessoa que cria as galinhas e ter certeza que as mesmas são criadas livremente e com alimentação de qualidade.

Do contrário, salve o seu dinheiro ao pagar mais caro no mercado por ovos caipiras que podem não ser tão caipiras assim.

Referências

  1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20181877
  2. https://www.cambridge.org/core/journals/world-s-poultry-science-journal/article/div-classtitlefactors-affecting-flavor-of-poultry-meat-and-eggsdiv/AD587819431C45B04912BB6AEB759859

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×