Malefícios do Refrigerante

Clique aqui!

Bebidas de maior consumo no mundo, depois da água, refrigerantes aumentam o risco de doenças como obesidade, diabetes, gastrite e câncer de esôfago.

Por causa das diversas substâncias químicas que entram em sua composição, os refrigerantes são prejudiciais à saúde se bebidos com freqüência. É o que diz Marilane Dionísio, coordenadora de nutrição do Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro. “Na composição dos refrigerantes, estão conservantes, acidulantes, antioxidantes, corantes, estabilizantes, umectantes, aromatizantes, entre outras substâncias não saudáveis se ingeridas com excesso”, explica.
Os refrigerantes ganham cada vez mais adeptos em todo o mundo, principalmente entre crianças e adolescentes, em que os níveis de obesidade deram um salto nos últimos tempos. Em média, cada brasileiro ingere 35 litros da bebida ao ano. Nos EUA, o consumo cresceu mais de 450% nos últimos 50 anos.

Pesquisas recentes revelam que o refrigerante não dietético aumenta em 80% o risco de diabetes. De acordo com estes estudos, o risco de desenvolver a doença chega a quase dobrar nas pessoas que consomem este tipo de bebida pelo menos uma vez por dia. Os refrigerantes também aumentam os riscos de câncer no esôfago. “Eles incham o estômago e causam refluxo gástrico, o que está associado com o câncer de esôfago”, explica a Drª Marilane.

Os malefícios do consumo exagerado de refrigerantes não param por aí. A bebida agrava quadros de gastrite e flatulência (gases), além de aumentar os níveis de colesterol. É responsável também por uma maior incidência de cáries – dependendo da sensibilidade e predisposição de cada indivíduo – e erosão dental, processo caracterizado pela perda do tecido duro da superfície dos dentes.

Outra preocupação dos especialistas é que o consumo excessivo de refrigerantes tem deixado em segundo plano bebidas saudáveis como a água, sucos naturais, água de coco e leite. “Beber refrigerantes com freqüência só faz aumentar o consumo de calorias inúteis, que não acrescentam nenhum nutriente ao organismo. São as chamadas calorias vazias. Em média, um litro de refrigerante tem cerca de 400 calorias, que poderiam ser obtidas por meio de alimentos bem mais saudáveis”, diz a nutricionista.

Dicas de suplementos:



















Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

18 Respostas

  1. marcia disse:

    a melhor bebida que existe é a agua, principalmente a agua magnetizada,para saber mais use o meu email.
    abraço

  2. Renato disse:

    Sou terapeuta holístico, mestre reikiano. É unanimidade para todos nós que lidamos com a saúde holística e integral do ser humano, a ABOMINAÇÃO, dentre tantas que ainda infestam nosso belo planeta azul, chamada REFRIGERANTE. Seja ligth, diet ou comum é de uma inutilidade completa ao ser humano, mas não para por ai. As energias que esse produtos movimentam no organismo humano são TERRIVELMENTE negativas, a ponto de bloquear certos chacras, principalmente os a base de cola. SomoS da opinião que esse tipo de produto deveria ser PROIBIDO IMEDIATAMENTE, o que óbvia e infelizmente não acontecerá tão cedo devido a distorção absurda que é a vida humana nesse planeta. Participei de um Evento Holístico em Porto Alegre, KOKHMAHÁ – SABEDORIA, que reunia terapeutas holisticos do Rio Grande do Sul e do Brasil e temas como este, a saúde integral do ser humano foi abordado. Uma dos nossos colegas, um dos palestrantes disse a seguinte frase a respeito dos refrigerantes, principalmente os a base de cola:“Os refrigerantes a base de cola são MAGIA NEGRA LÍQUIDA….” Isso esta, gradativa e inevitavelmente mudando, mas infelizmente ainda a maioria de nós não tem a mínima noção das forças ocultas que ainda, aparentemente dominam a Terra, fazendo com que o homem crie uma MONSTRUOSIDADE desse quilate….Mas nossa esperança e CERTEZA é de que isso não durará para sempre e ja podemos ver uma LUZ MARAVILHOSA no fim do túnel….cada vez mais perto!!

    PAZ, VIDA LONGA E PRÓSPERA…..FORÇA E LUZ!!!
    NAMASTE !!!

  3. victor disse:

    o refrigerante da boa saude

  4. Ana disse:

    Quem é o autor disso?

  5. Danillo disse:

    Refrigerante é coisa do CAPETA… afff

  6. suelen disse:

    eu adoro refrigerante pra mim da mt saude

  7. francisca disse:

    o refrigerante fas muiito mal a saude pois pode entupir as veias diabetes e varias doecad entao fica a dica nao tomem refri em esseso blz!!!!!

  8. lais disse:

    perfeita para a materia de Ed.Física

  9. Jadson disse:

    Vou exorcisar de vez esse demonio da minha vida (‘y

  10. Luiz disse:

    Aqueles que se interessarem, tem uma palestra sobre refrigerante feita pelo dr. Lair ribeiro que é muito boa, ouvi nunca mais bebi refri.

  1. 18/09/2008

    […] bebida de acompanhamento, e isso não é bom, principalmente quando a bebida que acompanha é um refrigerante. Nesse artigo vou mostrar alguns sucos que ajudam a combater alguns dos principais problemas de […]

  2. 16/12/2009
  3. 12/02/2010

    […] ser obtidas por meio de alimentos bem mais saudáveis”, diz a nutricionista.” Fonte: Hipertrofia, via Pavablog Colocado em Object Tags: alimentos-bem, bebida-agrava, cada-brasileiro, […]

  4. 09/10/2010

    […] o risco de diabetes, além de propiciar o risco de câncer no esôfago. Em entrevista ao site Hipertrofia, Marilane Dionísio – coordenadora de nutrição do Hospital Barra D’Or, no Rio de […]

  5. 11/10/2010

    […] This post was mentioned on Twitter by Ricardo C. Marques, Jojo. Jojo said: Bebidas de maior consumo no mundo, depois da água, refrigerantes aumentam o risco de doenças como obesidade, diabetes(..) http://goo.gl/fZWX […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>