Ir para conteúdo

Snatch's & Clean's Para Melhora Da Capacidade Atlética

Ockham

Posts Recomendados

Postado

Olá,

Alguém com mais conhecimento do que eu poderia me tirar uma duvida? É fato que o uso dos levantamentos olímpicos em treinamentos aumentam a capacidade atlética, através do aumento da explosão e potencia muscular. Mas esses levantamentos possuem um fator limitante para o seu uso em um treinamento visando o aumento da explosão do atleta, a técnica do movimento. O que torna a sua aplicação ineficaz, pois levará tempo até a curva de aprendizagem levar a uma técnica boa o suficiente para uma carga eficiente para o aumento da potencia, principalmente para pessoas que não possuem treinadores. Mas existem variantes desses exercícios, que possuem uma demanda de técnica menor do que os movimento originais, e trabalham as habilidades físicas de maneira semelhante. A minha duvida é: Qual a melhor variação para se implementar em um treinamento funcional, visando a potencia muscular, que possa ser inserido de forma eficaz para tal objetivo no treinamento, ou seja, com o menor tempo possível até possuir uma técnica que gere o resultado desejado ? As variações que me refiro:

Hang Snatch

Power Snatch

One arm Dumbell Snatch

Hang Clean

Power Clean

Dumbell Clean

Entre outros.

Resumo da opera: Qual a melhor variação para o aumento da explosão muscular enquanto o atleta não possui técnica o suficiente para uma sobrecarga eficiente com os movimentos originais? Qual o melhor custo/benefício?

Grato.

Postado

Sinceramente n vejo necessidade de usar movimentos de LPO pra trabalhar o que vc quer, mas se fosse o caso eu usaria os movimentos originais mesmo Clean N Jerk e Snatch que são mais explosivos que as variações deles, caso não queira pela dificuldade de executar um Clean ou Snatch decente, recomendaria o Power Clean,Power Clean to Jerk

Postado

Saltos, tiros de corrida, treinar o próprio esporte mais vezes...

O one arm snatch é bem fácil de se aprender, swings com dumbbell também são bons.

Postado

Pela facilidade eu gosto de one handed dumbell snatch e power clean. (OHD clean com dead hang também é bem bacana)

Os levantamentos propriamente ditos são bem complexos, maioria do pessoal faz errado :/

Mas como disseram os sprints, saltos de repente alguma pliometria são interessantes também é bem mais simples (nem tanto).

Postado

Minha intenção era saber qual a melhor opção no treino com pesos, pois tiros e pliometria já estão inseridos na minha rotina.

@Gaspar

Obrigado pelas sugestões. Só tem uma coisa, você poderia descrever melhor esse OHD clean com dead hang? O clean com dead hang eu sei qual que é, só não entendi a sigla OHD.

@Caio

Como eu já disse, já tenho isso na minha rotina, estou querendo é algo para implementar no treino com pesos. Mas obrigado mesmo assim.

Os swings que eu saiba são usados para condicionamento, você poderia me informar se para serem usados visando explosão é necessário diminuir as repetições e aumentar a carga, manter igual é usado para condicionamento ou oque?

Postado

Eu só abreviei One Handed Dumbbell ;)

O hang e por segurar o halter sem colocar no chão.

E o dead e por não "balançar"(swing) como quando é feito com um Kettlebell.

Postado

@Caio

Para treino de explosão nem precisa ser uma carga tão alta, porque tiraria a explosão do movimento e se tornaria um treino de força. O ideal seria uma carga que ofereça resistência mas onde o atleta consiga se mover o mais rápido o possível.

Treino de explosão é treinado de forma explosiva(redundância rs ), o objetivo é acionar as fibras do tipo BII que são aquelas de ação realmente rápida e curta.

Postado

mas ai depende da força do cara também eu acho gaspar, 20 kgs seria muito pouco pra um swing, pelo acumulo de energia que rola ali no movimento. Fora que com cargas mais "altas" é mais fácil de perceber o movimento do quadril.

Btw também já vi uns caras fazendo swings com um elástico preso no KB, segundo o defranco, um dos melhores exercícios pra aumentar o salto

Postado

Sim exato, vai da força do cara.

Se ele aguenta fazer com 100kg de forma rápida então tranquilo, mas se começar a perder velocidade então deve baixar a carga se não vai recrutar os músculos de forma diferente e ter um resultado diferente.

Se não me engano é o mesmo DeFranco que diz gostar de boxjump porque você não consegue pular devagar, então não tem como o atleta fazer de forma errada (em se tratando do objetivo e não da técnica). Em se tratando de treino de explosão, saltou encima da caixa está certo, tanto com peso corporal como com 100kg nas costas porque os dois movimentos tem que ser rápidos.

Como eu não conheço o Ockhan não sei se 40kg são pesados ou leves pra ele, então só recomendo carga que consiga fazer em velocidade.

Postado

É, acho que tomei uma referência diferente no caso, agora que percebi, pra explosão, ele pode fazer o swing mesmo com pouco peso, que o peso vai se movimentar mais rápido de qualquer forma, isso poderia ajudar por exemplo a dar um soco mais rápido ou saltar. Eu pensei primeiro no caso de uma luta ou esporte de contato , ai nesse caso acho que a carga interfere mais, por ter que lidar com pessoas, que vão possuir certa faixa de peso.

Postado

Sim, se fosse um treino para "aguentar pancada" entraria com movimentos de maior sobrecarga, mas ai já não teria a preocupação em aumentar explosão com isso.

Postado

Eu falo, por exemplo, no JJ eu preciso explodir muito com alguma resistencia, por exemplo alguem segurando ou pesando em cima, entao pra mim e importante essa extensao de quadril com resistencia, ja pra um jogador de futebol por exemplo que precisa chutar mais forte nao tem necessidade, pelo simples fato dele estar aumentando a velocidade do halter no swing por exemplo ele ja ta ajudando o esforco dele.

A forca maxima interfere MUITO nesse caso tambem, pois adversarios tem uma faixa de peso fixa, quanto mais acima dessa faixa eu conseguir levantar, mais explosivos serao meus movimentos.

Postado

Entendi o que quis dizer, não estou dizendo que não precisa ficar mais forte ou fazer treinos de força.

Apenas que são dois treinos diferentes para "explosão" e para "força".

Treino de explosão é como um Dynamic Effort(WSB), você treina com cargas menores para poder executar o movimento de forma explosiva.

Postado

Sim, a diferença aí é explodir manipulando cargas (pessoas, ou uma barra por exemplo) ou explodir manipulando o próprio peso (sprints, saltos e socos, por exemplo).

Imagino que haja uma diferença não do treinamento em si para esses dois objetivos, mas a influência que o treino de força vai exercer principalmente no primeiro. Claro que uma pessoa que é forte e lenta vai se beneficiar MUITO de saltos e sprints, mas pra um cara que ainda não tá treinado, por mais explosivo que ele seja, num esporte de contato ele primeiro tem que manipular alguma carga.

Não to discordando do que você disse haha sou muito ruim em me expressar mesmo xD

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...