Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Homem Moderno É Um Fracote?[Artigo]


Visitante

Posts Recomendados

Critícas foram feitas ao texto, tudo bem, mas também estávamos questionando o tema do texto.

Não acredito que o limite humano tenha diminuído comparado a outros tempo. Olhe os recordes antigos de levantamento de peso e os atuais.

Isso, no quesito do força, é bem perto do limite humano:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Tem a carga genética mas ambiente é uns 95% no meu ver, a natureza obrigava o homem a ser forte, portanto, ele tinha que ser forte para sobreviver. Hoje em dia poucas pessoas tem essa necessidade de ser forte para sobreviver.

Quando o homem se pendurava nas árvores assim como os chimpanzés e outros primatas certamente ele tinha que usar a força o dia inteiro para se manter pendurado e com isto fortalecendos seus músculos, o dia inteiro. Certamente o homem daquela época era tão forte como um chimpanzé (o chimpanzé é mais forte que o homem moderno).

Uma coisa interessante, eu sempre escutei a história de algumas pessoas falado que criança não pode treinar pesado e bla bla bla, o que se constata na natureza é justamente o contrário, ela sempre exigiu dos animais, até mesmo do homem, que desenvolvesse sua musculatura para sobreviver na natureza DESDE PEQUENOS, quem assiste Discovery Channel ou outro canal do tipo sabe que os filhotes sempre estão em constante treinamento, seja para aprender a atacar e lutar com uma presa, seja para uma presa aprender e lutar para se defender de um predador. Uma girafa recém nascida que não consegue se levantar em alguns minutos se torna alvo para predadores. Obvio, acho que a infância tem que ser infância mesmo hoje em dia e não tem sentido para uma criança um treinamento espartano, mas pq não dar um treinamento mais muscular a uma criança ao invés de um judô ou uma escolinha de futebol?

Outra coisa interessante que tocaram no tópico é a questão de 1 hora de treino. Na natureza não existe isto de 1 horinha de treino por dia, os animais se exercitam praticamente o dia inteiro, tendo descanso somente a noite (isto se ele não for notívago). Inclusive, no livro do Charles Atlas, que ele ensina técnicas sem peso para desenvolver a musculatura, incentiva que vc faça os exercícios que ele propõe sempre que der, tem vários que dá pra fazer sentado numa cadeira ou em pé numa fila do banco por exemplo. Que se dane aqueles que acharem que vc é doido se faz isto. rss

Por fim, li recentemente aqui que existe uma pesquisa científica que diz que a quantidade de células de gordura no nosso corpo são definidas aos 21 anos de idade, por isto que crianças/adolescentes gordos tendem a ser adultos gordos e tem muita dificuldade para emagrecer (diz a pesquisa), pois seu corpo tem um número de células de gordura muito alto e este número, a partir dos 21 anos, se estabiliza. A grande questão é: se crianças desde pequenas forem submetidas a constante atividade física (mais uma vez não entendam isto como treinamento espartano) será que a questão da musculatura não se mantém como adulto assim como a velocidade do metabolismo? Na infância nosso corpo "aprende" muita coisa para o resto da vida e se passar esta "janela" de oportunidade é difícil recuperar depois. Uma delas é o sistema imunológico, criança que é criada "solta" desenvolve bem o sistema imunológico e com nenhuma ou praticamente nenhuma alergia. Já essas crianças criadas fechadas que mal saem de casa e que a mãe (ou vó) cria com leite e pêra e com mania de limpeza se torna um adulto cheio de problemas. Daí tem que fazer tratamentos específicos para desenvolver tolerância a certas coisas já que não desenvolveu quando criança.

Resumindo: ambiente é 95%, se as crianças fossem submetidas a alguma atividade muscular desde pequenas certamente seriam adultos fortes. Mesma coisa se aplica isto a conhecimento, muitos pais tratam seus filhos como retardados (e crescem retardados) que só começam a ter alguma inteligência a partir dos 12 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse negócio de uso e desuso é sem lógica mesmo,por exemplo hoje as mulheres tem um arsenal de cosméticos e tratamentos de beleza muito maior que antigamente,quem usa fica mais bonito que quem não usa,mas obviamente isso não quer dizer que seus descendentes serão naturalmete mais belos só por causa disso...

E voces ficam falando em falta de atividade física hoje como se fôssemos tão sedentários igual no filme Wall-E,que as pessoas são ão sedentárias que tem dificuldade até pra se mexer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

criancas "selecionadas" geneticamente submetidas a atividades fisicas intensas desde pequenas de fato se tornarao adultos fortes. Mas dai afirmar que essas criancas seriam mais fortes do que criancas selecionadas geneticamente sob efeito de esteroides treinando sob orientacao?

P.s:

Alguem consegue imaginar um nomade de 90 kgs sobrevivendo tranquilamente? Chutando ai a tmb do cara seria pra mais de 5000 kcal ... 1,2 kg de carne por dia, convertido em ursos-pardos europeus, com cerca de 100-140 kgs de carne por urso (jogando pra cima), teriamos que cada um desses caras comeriam cerca de 4 ursos por ano, num grupo nomade de sei la, 10? 40 ursos por ano, nao me admira que foram quase extintos... se fosse convertido em corsas, chegariamos a 400-500 corsas por ano...

Achei bem plausivel... os caras cacariam varias corcas na primavera/verao, ficando em bulking, dai no outono/inverno com comida escassa iam de cutting, da pra ficar com um shape melhor que do arnold, correndo mais que o usain bolt, mais forte que o poundstone.

Imagina se fizessem crossfit o.o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o corpo é moldado conforme oque fazemos...

é o incrível sistema de adaptação do corpo humano.

vou dar um exemplo.

nosso cérebro, ele tem 2 metades: esquerda e direita ( a não me diga :ohno02: )

a parte esquerda, cuida das funções básicas, dos sentidos e de todos os movimentos eferentes que fazemos... todo movimento motor.

a parte direita, é mais "vazia" fica com as emoções os sentimentos, mais a parte aferente que sentimos, é uma parte "vaga" como já disse.

vamos supor que você tenha uma lesão cerebral, um traumatismo na região esquerda, e perca sua voz...

logo nos primeiros 6 meses, se você tiver um acompanhamento, você pode voltar a falar de novo, o mesmo vale para os outros sentidos... porque?

porque o corpo humano é tão perfeito, que ele "reorganiza o hd" (cérebro) na região direita, conforme o estimulo (alguém te ensinando a falar de novo), você reaprende!

o mesmo vale para a fisiologia... ou seja

se você trabalha em serviço pesado, seu corpo tem duas escolhas: se adaptar conforme a necessidade, mesmo que não tenha toda aquele cuidado de ingestão de proteínas, + calorias etc etc...

ele vai ter que encontrar uma forma de se adaptar, ou vai ou raxa, ele vai pedir arrego (dores, incômodos, articulações), mas se você insiste nisso, logo ele se "acostuma", o corpo acostuma com quase tudo, ele cria o jeito... igual no exemplo que dei do nosso cérebro.

antigamente, um soldado romano, a maioria deles, tinha de ser forte, para aguentar caminhar com uma armadura, + apetrechos e muitas vezes sem comida por dias, e ainda tinha que ficar acordado, e ter forças para uma batalha...

muitos deles só comiam 1 refeição por dia, anoite, ou de manhã, ingeriam vinho direto. pão, alguns animais caçados...

porque alguns deles ou a maioria era forte?

porque a rotina deles era puxada, era pesada... não havia espaço para relaxar, ou então você era simplesmente descartado ou morria.

não é só o exercito romano, todos da época, os barbaros, mais ainda!

enfim, deu pra entender ?

HEAUHAEUHAUEHAEAE :laughingsmiley:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o corpo é moldado conforme oque fazemos...

é o incrível sistema de adaptação do corpo humano.

vou dar um exemplo.

nosso cérebro, ele tem 2 metades: esquerda e direita ( a não me diga :ohno02: )

a parte esquerda, cuida das funções básicas, dos sentidos e de todos os movimentos eferentes que fazemos... todo movimento motor.

a parte direita, é mais "vazia" fica com as emoções os sentimentos, mais a parte aferente que sentimos, é uma parte "vaga" como já disse.

vamos supor que você tenha uma lesão cerebral, um traumatismo na região esquerda, e perca sua voz...

logo nos primeiros 6 meses, se você tiver um acompanhamento, você pode voltar a falar de novo, o mesmo vale para os outros sentidos... porque?

porque o corpo humano é tão perfeito, que ele "reorganiza o hd" (cérebro) na região direita, conforme o estimulo (alguém te ensinando a falar de novo), você reaprende!

o mesmo vale para a fisiologia... ou seja

se você trabalha em serviço pesado, seu corpo tem duas escolhas: se adaptar conforme a necessidade, mesmo que não tenha toda aquele cuidado de ingestão de proteínas, + calorias etc etc...

ele vai ter que encontrar uma forma de se adaptar, ou vai ou raxa, ele vai pedir arrego (dores, incômodos, articulações), mas se você insiste nisso, logo ele se "acostuma", o corpo acostuma com quase tudo, ele cria o jeito... igual no exemplo que dei do nosso cérebro.

antigamente, um soldado romano, a maioria deles, tinha de ser forte, para aguentar caminhar com uma armadura, + apetrechos e muitas vezes sem comida por dias, e ainda tinha que ficar acordado, e ter forças para uma batalha...

muitos deles só comiam 1 refeição por dia, anoite, ou de manhã, ingeriam vinho direto. pão, alguns animais caçados...

porque alguns deles ou a maioria era forte?

porque a rotina deles era puxada, era pesada... não havia espaço para relaxar, ou então você era simplesmente descartado ou morria.

não é só o exercito romano, todos da época, os barbaros, mais ainda!

enfim, deu pra entender ?

HEAUHAEUHAUEHAEAE :laughingsmiley:

compartilho da mesma opnião o/

criancas "selecionadas" geneticamente submetidas a atividades fisicas intensas desde pequenas de fato se tornarao adultos fortes. Mas dai afirmar que essas criancas seriam mais fortes do que criancas selecionadas geneticamente sob efeito de esteroides treinando sob orientacao?

P.s:

Alguem consegue imaginar um nomade de 90 kgs sobrevivendo tranquilamente? Chutando ai a tmb do cara seria pra mais de 5000 kcal ... 1,2 kg de carne por dia, convertido em ursos-pardos europeus, com cerca de 100-140 kgs de carne por urso (jogando pra cima), teriamos que cada um desses caras comeriam cerca de 4 ursos por ano, num grupo nomade de sei la, 10? 40 ursos por ano, nao me admira que foram quase extintos... se fosse convertido em corsas, chegariamos a 400-500 corsas por ano...

Achei bem plausivel... os caras cacariam varias corcas na primavera/verao, ficando em bulking, dai no outono/inverno com comida escassa iam de cutting, da pra ficar com um shape melhor que do arnold, correndo mais que o usain bolt, mais forte que o poundstone.

Imagina se fizessem crossfit o.o

AHAUHAUHAUHAUAHUAHUAHU mando bem caio o/

AAUHAUHAU

abraços

Editado por Frango_13
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe, esqueci das vitaminas. Mas mesmo assim:

- o homem antigo, na média, era mais forte que o moderno: certo.

- o limite de força do homem antigo é maior que o do moderno: não creio.

Foi aqui que quis chegar no meu post. O autor do texto tem uma idea que quer expressar, tudo bem, mas as afirmações do tipo: os membros de tal tribos saltavam 2,5m (deve ser or ecorde mundial ou perto) frequentemente, corriam mais que o Bolt, teriam quase a mesma massa que o Arnold, seriam mais fortes que o Ed Coan, nadariam mais que o Phelps, pô, daí o cara tá forçando a barra.

Mas, claro, não há como negar que o homem mediano moderno é mais fraco do que o homem mediano antigo.

Edit: como o Caio, falou, não tem como comparar o homem antigo com os atletas de elite. Os antigos tinham que ser fortes, mas também não vamos exagerar na necessidade dessa força. Eles desenvolviam força até onde fosse preciso pra se adaptar.

Carrasco, 95% ambiente? Achei o autor do artigo. Tu pode ficar pendurado nas árvores o dia inteiro, o que duvido muito que acontecesse, mas se você fosse leve não precisaria de tanta força. Seria mais uma questão de resistência muscular do que força. Uma hora de treino? Pô, vai ver quanto uma atleta de força de elite treina, sem contar a intensidade.

A parte dos 21 anos eu achei interessante, tem algum trabalho científico sobre isso?

Editado por GuitarndIron
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui concordo.

Acho até que a expressão é meio infeliz.

Não é que o homem moderno é mais fraco, ele só é destreinado de forma crônica.

Basta ver esses malucos que fazem milhares de repetições na barra fixa ou que fazem com uma mão só, por exemplo.

Não é que sejam aberrações genéticas, com prática consistente, creio que a maioria da população, incluindo mulheres, seriam capazes.

A questão é de desuso mesmo.

Acho que seria algo relativamente normal para os homens antigos, mas que hoje em dia, justamente porque quase ninguém faz, se torna uma façanha.

E não vai muito longe, antes de os carros serem inventados, era comum alguém andar 10km por dia.

Hoje em dia, se alguém disser que caminha 10km por dia é visto como herói (ou como doido).

Eu mesmo só não vou de carro para o banheiro, porque não cabe...

Pois é, Ice, não acho que o artigo original era algo como ''The modern man is weak'', devia ser algo como molenga, destreinado, acomodado. Do ponto da falta de treino não tem como negar que somos bem mais despreparados.

Com certeza, o pessoal hoje em dia mal consegue caminhar 5-10 km, imagina caminhar um dia inteiro. Eu vivia andando de bike, mas agora onde moro não tenho mais como fazer isso. Tudo mundo perguntava: "pô, num cansa andar tanto de bike?". Eu nem sentia nada na época, chegava a fazer 45 kms num dia entre escola, cursos e sei lá mais o quê (virei um esqueleto na época, mesmo comendo bem). Hoje em dia não aguentaria pedalar tanto.

Editado por GuitarndIron
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui concordo.

Acho até que a expressão é meio infeliz.

Não é que o homem moderno é mais fraco, ele só é destreinado de forma crônica.

Basta ver esses malucos que fazem milhares de repetições na barra fixa ou que fazem com uma mão só, por exemplo.

Não é que sejam aberrações genéticas, com prática consistente, creio que a maioria da população, incluindo mulheres, seriam capazes.

A questão é de desuso mesmo.

Acho que seria algo relativamente normal para os homens antigos, mas que hoje em dia, justamente porque quase ninguém faz, se torna uma façanha.

E não vai muito longe, antes de os carros serem inventados, era comum alguém andar 10km por dia.

Hoje em dia, se alguém disser que caminha 10km por dia é visto como herói (ou como doido).

Eu mesmo só não vou de carro para o banheiro, porque não cabe...

Concordo.

Meu pai e meus tios andavam mais de 10 Kms por dia pra ir na escola, e depois ainda iam brincar...subir em árvores...andar no mato...correr...nadar no rio...meu pai disse q um dos meus tios (o mais atentado deles) sumia na estrada tinha dia, tipo chegou a ir de um arraial ao outro a pé, devia dar uns 20 Kms ou mais, isso A PÉ, ninguém hoje em dia caminha essa distância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o corpo é moldado conforme oque fazemos...

é o incrível sistema de adaptação do corpo humano.

vou dar um exemplo.

nosso cérebro, ele tem 2 metades: esquerda e direita ( a não me diga :ohno02: )

a parte esquerda, cuida das funções básicas, dos sentidos e de todos os movimentos eferentes que fazemos... todo movimento motor.

a parte direita, é mais "vazia" fica com as emoções os sentimentos, mais a parte aferente que sentimos, é uma parte "vaga" como já disse.

vamos supor que você tenha uma lesão cerebral, um traumatismo na região esquerda, e perca sua voz...

logo nos primeiros 6 meses, se você tiver um acompanhamento, você pode voltar a falar de novo, o mesmo vale para os outros sentidos... porque?

porque o corpo humano é tão perfeito, que ele "reorganiza o hd" (cérebro) na região direita, conforme o estimulo (alguém te ensinando a falar de novo), você reaprende!

o mesmo vale para a fisiologia... ou seja

se você trabalha em serviço pesado, seu corpo tem duas escolhas: se adaptar conforme a necessidade, mesmo que não tenha toda aquele cuidado de ingestão de proteínas, + calorias etc etc...

ele vai ter que encontrar uma forma de se adaptar, ou vai ou raxa, ele vai pedir arrego (dores, incômodos, articulações), mas se você insiste nisso, logo ele se "acostuma", o corpo acostuma com quase tudo, ele cria o jeito... igual no exemplo que dei do nosso cérebro.

antigamente, um soldado romano, a maioria deles, tinha de ser forte, para aguentar caminhar com uma armadura, + apetrechos e muitas vezes sem comida por dias, e ainda tinha que ficar acordado, e ter forças para uma batalha...

muitos deles só comiam 1 refeição por dia, anoite, ou de manhã, ingeriam vinho direto. pão, alguns animais caçados...

porque alguns deles ou a maioria era forte?

porque a rotina deles era puxada, era pesada... não havia espaço para relaxar, ou então você era simplesmente descartado ou morria.

não é só o exercito romano, todos da época, os barbaros, mais ainda!

enfim, deu pra entender ?

HEAUHAEUHAUEHAEAE :laughingsmiley:

Ah,cara fala sério isso não é verdade senão todo pedreiro seria musculoso e saradão,mais a maioria tem um corpo normal eheh...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...