Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Artigo Leite Faz Mal? (Parte 2: Intolerância À Lactose E Resposta Insulínica)


ioia

Posts Recomendados

Na

Parte 1 http://www.hipertrofia.org/forum/topic/84901-artigo-leite-faz-mal-parte-1-leite-materno-vs-leite-de-vaca/ discutimos os benefícios do leite materno, muito diferente do leite de vaca, essencial para o desenvolvimento sadio do recém-nascido.

No que toca ao leite, podemos ter em conta três grupos de pessoas: as que são a favor do seu consumo, as que não são muito adeptas mas que consomem de vez em quando e as que abominam completamente a bebida.

lactose_intolerance_foods.jpgPara alguns nutricionistas, a ingestão de leite traz problemas como alergias, flatulência, acne e processos inflamatórios. No caso da acne, um estudo de três anos realizado com 6094 raparigas com idades compreendidas entre os 9 e os 15 anos mostrou uma relação positiva entre o consumo de leite e a proliferação de acne [*1].

Mas a que se devem estes problemas?

Intolerância à lactose

A lactose é o principal açúcar do leite e da maioria das fórmulas para crianças feitas à base de leite. Sabe-se que, a nível mundial, cerca de 65% das pessoas não têm capacidade para digerir convenientemente a lactose. Quando isto acontece, diz-se que a pessoa é intolerante à lactose.

Esta intolerância decorre da ausência da lactase, uma enzima intestinal que permite decompor o açúcar do leite em hidratos de carbono mais simples, logo mais bem absorvidos pelo organismo. Na maior parte das vezes, a deficiência da lactase aparece gradualmente a partir dos dois anos, mantendo-se ao longo da vida. Na idade adulta, o comum é sermos intolerantes à lactose.

É por isso que muitos adultos, após a ingestão de leite e seus derivados, são incapazes de digerir a lactose, podendo desenvolver dores abdominais, distensão e/ou diarreia ou qualquer outro dos efeitos secundários acima referidos.

Mas o problema do consumo de leite não fica por aqui.

Resposta insulínica do leite

O índice glicémico (IG) representa a velocidade com que um alimento aumenta os níveis de glicose no sangue. Quanto menor o IG de um alimento, mais lenta será a sua absorção. Alimentos de elevado IG provocam um pico insulínico, reduzindo rapidamente a concentração de glicose no sangue.

Devido ao tipo de proteínas que contém, muito diferentes das da carne, o leite é capaz de induzir uma forte produção de insulina (tem um índice insulínico comparável ao dos hidratos de carbono refinados). Sabe-se que a existência recorrente de níveis de insulina no sangue acima do normal é um factor de risco para diabetes, doenças cardiovasculares, cancro, entre outras. Além disso, a insulina estimula a acumulação de gordura.

Na

Parte 3 vamos discutir alguns dados científicos que sustentam a teoria aqui apresentada.

Artigo de autoria da: Prozis

Editado por ioia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Me esclareceu muita coisa, eu utilizava muito o leite para suprir a necessidade protéica, tive algums problemas , certamente por conta disso.

UP!

Eu também achei o artigo bastante interessante , realmente á pessoas que não reagem tao bem com o leite:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...