Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

(Artigo) Leite Faz Mal ? Parte 1 (Leite Materno Vs. Leite De Vaca)


ioia

Posts Recomendados

Alguns de vocês poderão neste momento estar a questionar-se: “Será que não se enganaram no título?”. Depois de todos os anos de estudo dos efeitos do leite, que sentido faz perguntar se o leite faz mal? Mas a pergunta que devolvemos é esta: será que conheces mesmo todos os estudos realizados em torno do leite?

Consumimos leite desde que nos lembramos de existir. Leite é sinónimo de saúde e crescimento. É o alimento mais saudável que podemos encontrar na natureza, essencial para o crescimento. Bem, pelo menos isto é o que ouvimos desde que nos lembramos de ser crianças. Mas será que é mesmo assim?

A verdade é que nos últimos 20 anos vários estudos científicos têm demonstrado que o leite de vaca não é bem o alimento perfeito publicitado na televisão, revistas e, inclusive, por alguns nutricionistas.

is-milk-good-for-you.jpg

Leite de vaca é óptimo para os bezerros

O leite de vaca é, de facto, bastante nutritivo para a cria da vaca. O leite vai ajudar a cria a desenvolver-se saudavelmente. Mas, uma vez desmamada, ela nunca mais voltará a consumir o leite da progenitora. Isto aplica-se a todos os mamíferos… exceptuando o ser humano.

Da mesma forma, o leite materno é óptimo para os recém-nascidos

Não apenas óptimo, como essencial. Mas convém lembrar que o leite do peito da mulher é muito diferente do leite da vaca. Por exemplo, o leite materno contém um ingrediente chamado de inibidor da secreção da tripsina pancreática. Este inibidor é uma molécula normalmente encontrada no pâncreas e protege as paredes do intestino do recém-nascido de sofrer danos pelas enzimas digestivas que ele produz.

As paredes do intestino de um recém-nascido são muito vulneráveis a danos, já que nunca foram expostas a comida ou bebidas e, por essa razão, este ingrediente encontrado no leite materno é essencial para o seu desenvolvimento sadio [*1].

Outros dois ingredientes bastante importantes para o bebé e que se encontram em grandes quantidades no colostro (o primeiro leite materno nos primeiros dias após o parto) são os nitritos e os nitratos. O nitrato, encontrado em muitos vegetais, é convertido em nitrito pelas bactérias presentes na boca e no estômago. O nitrito ajuda à produção de óxido nítrico, uma substância que relaxa os vasos sanguíneos, favorecendo a vasodilatação e o fluxo sanguíneo. Desta forma, o corpo está mais apto a combater infecções e a melhorar a fluidez do sistema nervoso.

O colostro possui quantidades superiores de nitrito em relação ao nitrato. Isso é fundamental pois o sistema digestivo do recém-nascido ainda não colonizou as bactérias benignas necessárias para converter o nitrato em nitrito [*2].

O leite materno contém também uma proteína que impede o desenvolvimento de alguns tipos de cancro mais susceptíveis de se desenvolverem durante a idade infantil com, por exemplo, leucemia linfoide aguda e neuroblastoma [*3].

increase-breast-milk-naturally-800x800.jpg

Quem disse que é bom continuar a consumir leite depois do desmame?

Como vários estudos demonstraram que o leite materno é bom para o desenvolvimento da criança, há quem ache que é boa ideia continuar a dar leite às crianças após o desmame. A indústria de lacticínios tem-se agarrado muito a esta ideia para a promoção do leite. Mas a discussão que vamos apresentar nas subsequentes partes deste artigo vai mostrar que isto pode não ser, de facto, boa ideia.

Costuma-se dizer que o ser humano é a única espécie que em idade adulta continua a consumir leite. Apesar de não ser mentira, isto por si só não constitui um argumento razoável. Também somos a única espécie que assa e frita a sua comida e que consome substâncias estranhas ao nosso organismo para curar certas doenças e isso não é necessariamente mau. Os bons argumentos devem ser construídos a partir da investigação científica.

Na

Parte 2 do artigo vamos aprofundar a questão da intolerância à lactose e a resposta insulínica do consumo de leite.

Artigo de autoria da: Prozis

Editado por ioia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...