Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Série De Artigos Wsb: Artigo 1°


danilorf

Posts Recomendados

Bom, a partir de hoje irei fazer algumas traduções de artigos da WSB e vou postando aqui.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Potências mundiais

Por Louie Simmons, Novembro de 2000.

Neste artigo, os métodos de treinamento dos países mais bem sucedidos no levantamento de peso serão examinados. Na Bulgária, país onde alguns dos melhores levantadores surgem, o sistema é simples. Qualquer um que queria atingir o topo necesitava passar pelo sistema de treinamento principal. Eles executavam poucos exercícios. Isso requeria alguém que fosse idealmente forjado para ser bem sucedido, com uma estrutura corporal e muscular particulares. Esse alguém também deveria possuir uma grande capacidade de trabalho com pesos muito próximos do seu limite, durante seis sessões de treino por dia. Este era um sistema consolidado que foi usado durante mais de vinte anos. Apenas os fortes sobreviviam. Sistema esse que produziu grandes resultados, assim como uma alta taxa de fracassos.

A Bulgária é um pequeno país com uma economia em depressão. O esporte era um caminho para sair da pobreza. Isso significava que todos tentavam o melhor para si, e para o seu país. Para cada levantador que conseguia isso, muitos outros voltavam para suas casas. O sistema de treino búlgaro foi criado para produzir um resultado: a medalha olímpica. Eles conseguiram, durante o processo de seleção de estrutura corporal, progredir com um pequeno número de exercícios: o snatch, clean and jerk, power snatch, power clean and jerk, agachamentos frontais e convencionais. Os atletas tinham que possuir a habilidade de levantar cargas máximas em mais de uma sessão por dia, com um intervalo de trinta minutos entre elas. Eles tinham que conseguir realizar a próxima sessão de treino com menos tempo de aquecimento. Os times júnior e sênior treinavam juntos. Deveria haver técnicos de ponta. Normalmente haveria três deles para cada vinte levantadores do topo. O preparador nacional deles era Ivan Abadjiev, e por ele ser o comandante nacional, havia pouca variação no sistema.

Outra superpotência era a antiga União Soviética. O sistema deles era muito pensado. Eles procuraram desenvolver levantadores de elite com uma grande variedade de meios. O sistema soviético antigo era vasto, e consistia de milhares de levantadores e um grande número de técnicos que, antes, eram atletas altamente qualificados. Com tantos técnicos, muitas combinações de treino evoluíram, que consistiam em diferentes esquemas de cargas, exercícios, métodos decrescentes e de regeneração. Por causa dos vários tipos de estruturas corporais, ficou claro que os mesmos exercícios não funcionariam para todos.

Em 1972, o clube Dynamo experimentou um sistema em que os exercícios eram constantemente trocados. Um grupo de setenta e dois levantadores, todos masters ou masters internacionais do esporte, usaram de vinte a quarenta e cinco diferentes exercícios. No final do experimento, apenas um levantados disse estar satisfeito com a quantidade daqueles, o resto queria mais. Este era o método conjugado.

Muita pesquisa foi trazida aos Estados Unidos depois da queda da cortina de ferro. Você sabe quem foram os primeiros soviéticos a participarem das olimpíadas? Eles não eram esportistas, e sim câmera-mans, experts em biomecânica e preparadores. Eles estudavam os melhores atletas de todo o mundo e em um primeiro momento os copiaram. Mais tarde porém, eles introduziram inovações nos treinos(exatamente o que a westside fez). Eles possuíam tanto material de treino que muitos dos seus próprios preparadores não podiam acessá-lo por completo. No entanto, eles tinham provas sólidas do que funcionava e do que não. Muitos dos seus técnicos eram levantadores de ponta, que treinavam juntos com outros levantadores. A elite deles estavam no times militares nacionais. Eles tinham orgulho da sua herança e a defendia vorazmente. Os métodos de treinamento deles se espalharam para os outros países comunistas. Eles tinham modelos para examinar os pontos fortes e fracos de cada um de seus atletas.

Aqui está um exemplo de um levantador de 110kg(de “Weight Lifting Fitness For All Sports”). Para ser superior, esse atleta teria que ser capaz das seguintes cargas:

Power Snatch: 180kg

Power Clean: 220kg

Agacho Frontal: 260kg

Agacho convencional: 290kg

Supino estilo fechado: 190kg

O time de levantamento de peso Americano consegue isso? Com certeza não. Essa pode ser a diferença entre progressão e regressão. Eu tenho usado o métodos de vários russos. Eu agradeci alguns deles antes, mas possivelmente não posso agradecer a todos ou mencionar todos os nomes. Mas aqui está alguns deles: O livro de V. Zatsiorsky – Science and Practice of Strenght Training – que confirma que a westside está no rumo certo. Y. V. Verkhoshansky foi o pai do sistema de treinamento de choque. A. S. Medvedyev, com a sua epifania entre treino e regeneração, trouxe minha atenção para a importância de mudar o volume e a intensidade durante as diferentes fases do treino. A. S. Prilepin e sua pesquisa que determina a as cargas ótimas de treino por zona de intensidade e o número de levantamentos por sessão de treino, que é a base do treino Westside.

Outra superpotência é a China. Eles fizeram grandes avanços em vários esportes, mas, o levantamento de peso está na dianteira. Os chineses sempre foram competentes em levantar pesos. Eles possuem milhares de candidatos para escolher. Eles sempre lideraram os caminhos da acupuntura, acupressure(não consegui traduzir), Tai Chi e métodos meditativos. Seus sistema foi fortalecido ao adicionar-se antigos técnicos soviéticos. Eles levaram o treino de alto-volume para novos horizontes. Em um vídeo filmado em um salão de treino de um campeonato mundial, eu vi um garoto de quatorze anos agachando com 168kg, fazer um terra com pegada de snatch com 150kg e realizar um clean and jerk com 110kg. Isso tudo com um peso corporal de 50kgs!

Os chineses selecionam seus grupos de levantadores, os quais conseguem suportar as cargas máximas requeridas para se chegar as olimpíadas. Eles possuem galpões e mais galpões de levantadores para escolher. É um caminho para se sair da pobreza. Eles escolhem os melhore técnicos, depois convocam os melhores atletas. Eles já possuíam os melhores métodos psicológicos e fisiológicos. Adicione isso tudo e você terá um jugernaut(não consegui traduzir). É realmente simples. Eles quebram o treino em unidades separadas para depois construir o todo. Esse é um exemplo do método conjugado.

Em adição ao método russo, agora nós temos o método chinês para aprender. Mas nós vamos? Com métodos similares ensinados pelos técnicos russos mas com uma capacidade de trabalho maior , parece não haver limites.

Mas em lugar nenhum, há uma coleção de levantadores tão fortes quanto na Westside. Em competições internacionais eles estão sempre entre os seis primeiros colocados. Nossos seis levantadores de elite, rivalizam com qualquer um de qualquer nação. Eles se parecem com isso no ranking absoluto da Westside:

1 – Chuck Vogelpohl: total de 1054kg na categoria até 100kg. Terceiro do ranking absoluto.

2 – Joe Bayles: total de 1045kg na categoria até 110kg. Quarto do ranking absoluto.

3 – John Stafford: total de 1097kg na categoria até de 125kg. Quarto do ranking absoluto.

4 – J. L. Holdsworth: total de 1063kg na categoria até de 125kg. Sexto do ranking absoluto.

5 – Mike Ruggiera: total de 1138kg na categoria super pesada. Sexto do ranking absoluto.

6 – Matt Smith: total de 1137kgs na categoria super pesada. Sétimo do ranking absoluto.

Esses totais foram feitos entre os últimos doze meses. Em adição, além desses seis, nós temos mais reservas do que um concerto da NWA(???). Amy Weisberger está a apenas 7kg de atingir um total de dez vezes o próprio peso corporal que é 60kg. Nós tivemos o homem mais jovem a supinar com 318kg – Kenny Petterson, com 22 anos de idade em 1995. Kenny também o mais leve a supinar com 318kg, pesando 108kg. Dentre vários dos recordes deles, que vocês podem checar no artigo original, que eu não terminei de traduzir pois ficaria muito extenso, além de ser supérfluo.

Fonte: http://www.westside-...LD%20POWERS.pdf

Editado por danilorf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Publicidade

  • 5 meses depois...
  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...