Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Livros


SR SMITH

Posts Recomendados

O Pondé diz que o melhor livro é aquele que diz algo que você já pensava ou que diz algo novo, mas derivado de cosmovisões que você já tinha. E raramente vamos encontrar idiossincrasias compatíveis nos clássicos. Um bom autor vai ser um autor desconhecido (não desmerecendo os clássicos).

Eu gosto do Roberto Piva, do Flávio Viegas, do Glauco Mattoso e do Bruno Tolentino. Autores brasileiros que pouquíssima gente conhece. Este último é visto por especialistas como o melhor poeta desde Camões.

Vou dar uma olhada nesse Autran.

Vou anotar as dicas, tenho interesse por leituras obscuras(isto é, se eu achar para baixar de graça kkkkk).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Já leram Autran Dourado?

Foi um escritor mineiro que faleceu ano passado. Já li quase toda sua obra e ele é um verdadeiro gênio, pena que sua obra seja tão pouco conhecida. Autran é um daqueles escritores que penetra lá fundo na alma humana. Assim como Jorge Luís Borges que conseguia colocar o universo em uma caixa de fósforo, ler Autran é uma das poucas formas de compreender a personalidade humana, sua relação consigo e com o mundo, assim como Virginia Woolf, James Joyce, Sartre, Thomas Mann, Hermann Hesse... é uma leitura dificil, quem quiser ler não espere encontrar uma história: são obras primas. Sugiro começar pela 'A Barca dos Homens'.

Vou dar uma olhada.

Só não imagino quando.

Valeu pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou anotar as dicas, tenho interesse por leituras obscuras(isto é, se eu achar para baixar de graça kkkkk).

Pra baixar, você consegue achar o "Paranoia" do Roberto Piva. Ele cita Rimbaud e Nietzsche nos poemas, acho que tu vai curtir.

Do Glauco, tem muita coisa na net. Recomendo a leitura dos "haicais fecais" e "sonetos nojentos". Ele é cego e faz humor negro com isso. Outra coisa foda é que ele escreve em português arcaico.

O Bruno Tolentino tem sonetos alexandrinos impecáveis. Se você lê em voz alta, sente a perfeição do ritmo. É por essas e por outras que consideram ele o melhor poeta da língua portuguesa desde Camões.

E o Flávio Viegas, de toda a lista, é o único que ainda está vivo. Eu gosto do que ele escreve sobre o desejo ("desejo é a palavra mais linda em qualquer idioma"). Esse é um dos textos mais geniais que eu já li na vida, uma espécie de diálogo imaginário com Clarice Lispector: http://esquinaliteraria.blogspot.com.br/2009/06/um-poema-de-flavio-viegas-amoreira.html

Eu já achava ele foda, depois que eu vi essa entrevista no Provocações, achei mais foda ainda: http://cronopios.com.br/teletransporte/provoca1.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Musashi - Eiji Yoshikawa . Nunca li, mas pela fama acho que vale a pena dar uma olhada.

"Este romance épico baseado diretamente na história japonesa narra um período da vida do mais famoso samurai do Japão, que viveu presumivelmente entre 1584 e 1645.

Musashi é a obra literária mais vendida da história do Japão - mais de 120 milhões de exemplares em suas diversas edições, além de cerca de 15 versões cinematográficas ou televisivas. Seus principais personagens passaram a integrar o cotidiano, e a obra tornou-se livro de cabeceira e guia da arte de viver para gerações de japoneses."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois que ingressei na faculdade, tem sido difícil conciliar meus estudos com literatura não-acadêmica, quem tem tempo curto consegue conciliar a leitura nos finais de semana? eu só consigo nas férias...

Hahahha também sou assim, mas peguei um livro esses dias.. Era tão bom que lia diretão,terminei em dois dias.

@ topic

Indico Cidade de ladrões, ele tem uma história voltada pra Guerra entre polônia e Russia, porém é feito de maneira mais branda. Adorei esse livro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou um merda comparado a vocês. Li pouquíssimos livros até hoje. Mas depois de ver alguns ai dando verdadeiras aulas, em breve mudarei isso e me tornarei leitor e sabedor de vários assuntos (é verdade, to bem desligado ultimamente).

Na verdade se o assunto me interessar eu leio sem o mínimo problema. Anjos e Demônios por exemplo que eu gostei do assunto/livro, li em uma semana (pode ser muito tempo, mas para mim foi uma glória).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...