Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário Do Al-1983


AL-1983

Posts Recomendados

Em busca da vascularização

Resolvi bater a cabeça na parede e postar aqui algumas ideias minhas sobre vascularização e afins deixando claro que não é um conceito são apenas pensamentos em sua maioria práticos e pessoal sobre o assunto, quem quiser colocar aqui opiniões por favor sinta-se a vontade desde que seja pra levar isso a sério, pois isso só enriquece o debate e quem sabe dessa forma nós conseguimos chegar num consenso sobre o assunto.

Percentual de Gordura, Genética, Estrutura Muscular, Extremidades x Vasos Sanguíneos

1- Percentual de Gordura:
Em primeiro lugar gostaria de deixar claro o óbvio, quanto menor o percentual de gordura, mais veias ficam expostas da mesma forma que os músculos ficam mais aparentes.Fatores como bf baixo, pele mais fina, segundo cutting em diante, acredito que seria um facilitador pra deixar não somente as artérias e veias de maior calibre aparentes, mas também as ramificações ou plexos venosos, sem que o indivíduo precise necessariamente estar contraindo a região para que as veias apareçam.

2-Genética:
O fator genético influencia sim numa facilidade maior para o indivíduo conseguir uma vasodilatação e uma exposição de um maior número de vasos através da pele. Tal pai, tal filho, na prática você observa pessoas da geração antiga que possuem uma exposição e uma dilatação acima do normal, sendo que muitas das vezes essas pessoas não são sequer ativas fisicamente e nem na juventude fizeram atividades com uma especificidade própria pra essa característica. Não estou falando de nenhum estudo de Harvard, estou falando de observações pessoais mas que pra mim são um tanto quanto óbvias, genética é importante sim, mas acredito que quem não tem essa ferramenta a seu favor, possa otimizar a vascularização muscular com técnicas e dieta.

3- Extremidades:
Fazendo uma leitura sobre perícia criminal me ocorreu um detalhe óbvio, mas tão óbvio que não havia raciocinado a respeito ainda. Nas mãos e pés, é possível notar uma vascularização natural mesmo em indivíduos com seu BF altíssimo. Por outro lado noto em ectomorfos sedentários uma vascularização monstruosa em mãos e antebraços, mas ao mesmo tempo, as veias dos ombros, peito, quadríceps se tornam invisíveis como em qualquer outro ser humano normal. Não sei exatamente o motivo fisiológico/anatômico específico e nem quero entrar no mérito da discussão, mas acredito que a gravidade pode ser um coadjuvante importante para que em extremidades as veias fiquem aparentes sem a necessidade de isometrias- contrações. Notei que em “extremidades” o membro ou músculo possui naturalmente uma maior vasodilatação visibilidade das veias. Dentro da minha experiência com a musculação, noto que é muito mais fácil desenvolver a dilatação em veias/artérias expondo suas ramificações seguindo a seguinte escala decrescente (maior-menor vascularização sem necessidade de esforço) : Mãos, Pés, Antebraços, Panturrilhas, bíceps, ombros, tríceps, peito, quadríceps. A variação anatômica ou seja a genética interfere nessa escala, mas acho importante ressaltar que através da minha observação geral é fácil chegar a conclusão que a vascularização se desenvolve mais fácil em extremidades.

4-Estrutura Muscular-
Partindo pra estrutura muscular, vou fazer algumas observações :

Densidade muscular- Partindo do princípio que densidade não é puramente volume, mas no caso seria um volume com qualidade e definição. Quanto mais denso, mais maduro e sólido ficará o músculo e por consequência ocorrerá a maturidade de seus vasos/artérias correspondentes .O grau de densidade muscular, depende a meu ver da consolidação do volume com qualidade (definição) – uma espécie de amadurecimento do músculo- sendo que quanto maior a densidade, maior o aparecimento das veias mais profundas, ou seja, mais as ramificações tendem a ficar visíveis.

Para alcançar a densidade muscular, você não precisa necessariamente de altas cargas, mas notei que utilizar cargas elevadas tem sido uma boa técnica para atingir esse resultado. Estou tratando de resultados sólidos, pois melhorando a densidade, a cada sessão de treino, realizando séries de força (podendo assim progredir cargas) associado a movimentos bem concentrados em músculos principalmente pequenos como por exemplo bíceps/tríceps/ombros, notei um aparecimento semanal de veias mais profundas. Acredito, portanto que haja uma correlação entre treino de força- ou simplesmente cargas elevadas, mesmo que utilizadas com maiores repetições, se assim você preferir- força versus densidade resultando numa melhora (progressiva e não instantânea) da vascularização.

Saindo um pouco do tema da vascularização, mas por achar pertinente quanto à densidade muscular:

Acredito que um treino voltado ao powerbuilding seja um treino que traga uma eficácia excelente na questão da densidade por utilizar cargas maiores. Deixando claro que acredito que o músculo tem uma tendência a responder melhor no quesito densidade quando a carga é maior, ou seja, se você conseguir manter cargas altas para 10-12 repetições, tbm seria efetivo mas considero que nesse caso pode ocorrer um desgaste mais fácil do SNC com um treinamento seguindo esse padrão.

Vamos a um exemplo prático: Pega um peão, que carrega kilos por dia, trabalha pesado, temos por exemplo o atleta Toquinho do UFC que foi peão, olha a estrutura muscular que ele tem, pelo menos pra mim aquilo lá não é um pump temporário é musculatura sólida. Os pedreiros apesar de serem muitas vezes magros- devido a dieta x gasto calórico (saldo negativo)- mesmo assim muitas vezes possuem uma densidade muscular/qualidade, eles não tem inchaço muscular, eles tem uma estrutura muscular sólida meu amigo, agora pergunta pra eles se eles ficam carregando cargas moderadas ou se eles pegam é pesado o dia inteiro. E eu vejo também não só a vantagem muscular em quem consegue manter pelo menos uma periodização com maiores cargas, os OSSOS, sim acredito que a remodelação óssea principalmente nas regiões trabalhadas, ossos do fêmur, ulna, úmero, rádio,são estimulados com o trauma, com a carga, acredito que possa até haver uma correlação celular estimulando a medula, já que os ossos estão necessitando uma remodelação pra ficarem mais fortes, porque não a medula não poderia produzir mais células pro corpo inteiro? Seria burrice achar que um atleta poderia se recuperar mais rápido do que um sedentário se ele quebrasse seu braço por ex? Acho que a resposta seria não. Irmão minha viagem é esquisita! KKKKK

A maior desvantagem em treinar com cargas altas seria talvez a fragilidade das articulações, lesionar uma articulação com uma carga alta é uma coisa muito fácil, por isso aconselho a treinar com um parceiro, se for fazer séries de gente grande, kkkk. Alguns atletas de BB que utilizam cargas pesadas, fazem o movimento rápido criando potência, hipertrofia e ao mesmo tempo seria uma técnica para proteção articular. Outro aspecto importante em treinos de força seria o fortalecimento da lombar, isso é fundamental e tão óbvio pra quem deseja executar um treino pesado que vou deixar só o registro sem entrar em detalhe algum.

Voltando a correlação da Densidade muscular x Vascularização e afins.

Quanto maior a densidade, mais vejo as veias profundas surgirem enquanto trabalho o músculo pelo menos durante o treino. Dessa forma o desenho entre vasos maiores- incluindo artérias- se conectam como uma grande rede até as menores veias enquanto você executa o movimento principalmente concêntrico. Veias de menor calibre e menos aparentes no início tendem a ser da cor da pele e com o passar do tempo elas vão conseguindo aparecer mais nitidamente modificando a coloração para esverdeada/azulada com o passar do tempo, deixando claro que isso ocorre em pessoas de pele clara, não sei como isso ocorre exatamente em tons mais escuros.

Acredito na adaptação do corpo humano, estava conversando com um médico cirurgião-geral e ele havia me dito que em cirurgias de redução do estômago, ou até remoção de estômago devido a câncer por muitas vezes o paciente engordava posteriormente porque o organismo tende a se adaptar. O intestino desenvolve uma maior capacidade de absorção, se assemelhando ao estômago então o indivíduo volta a engordar dependendo da dieta e sedentarismo. Esse tipo de adaptação do nosso corpo me força a pensar que talvez ocorra sim uma neo-formação de vasos; imagino que seja mais fácil ocorrer esse fenômeno em vasos de menor calibre ou capilares (que não são visíveis). Afinal músculos que são trabalhados constantemente, produzem metabólicos, estimulam um maior aporte para receber o oxigênio, possuem uma demanda maior de fluxo sanguíneo, porém mesmo raciocinando sobre isso tenho a tendência a acreditar que o que ocorre normalmente é a simples exposição do plexo venoso já existente através da vasodilatação.Deixando claro: Não duvido que exista formação de novos vasos em músculos, mas não conheço esse processo.

Séries mais longas x Séries de força relacionados ao tema:

1-High reps ou drop sets = Pump (Inchaço instantâneo) = Vasodilatação instantânea- Se for frequente esse tipo de estímulo acredito que seja possível atingir algum resultado positivo apesar de pensar que para chegarmos num nível de amadurecimento muscular e até mesmo venoso os resultados viriam de uma forma mais lenta. Vou escrever um trecho de um capítulo do livro Tratado de Cirurgia- Townsend que estou lendo:

“Vários fatores metabólicos que foram implicados como mediadores de hiperemia reativa incluem Co2, tensão de O2 reduzida, íons de hidrogênio, lactato, íons potássio e adenosina. No contexto de isquemia (oclusão de um vaso), ou amento na atividade metabólica, a adenosina, um potente vasodilatador é produzida, acumula-se no espaço intersticial e libera o músculo liso vascular.Isso resulta em relaxamento vasomotor, vasodilatação coronariana e fluxo sanguíneo aumentado.Outro fator importante que pode exercer um papel importante é o óxido nítrico (ON).”

A partir da estagnação com os resultados vasculares- estando num estágio bem avançado tanto muscular quanto venoso- o texto acima me faz pensar que para esses atletas avançados repetições maiores ou drop sets podem ser mais interessantes por terem características de treino metabólico, estimulando assim a vasodilatação. Em atletas intermediários e iniciantes por sua vez seja através de high reps, seja fazendo drop sets ou até mesmo montando circuitos com intervalo de descanso pequeno ou inexistente, o indivíduo pode sim desenvolver a vascularização, mas pra que? Não seria melhor investir na musculatura em conjunto? Pra mim a resposta parece óbvia.

Para intermediários e iniciantes e avançados creio que os Drop-sets ou high reps sejam ótima opção em periodizações, sendo uma convergência. Quero registrar o detalhe é que acho que seja sim possível um resultado sólido (muscular e venoso) com essas práticas mas acho mais difícil conseguir o equilíbrio e achar o ponto certo utilizando-as como ferramentas chaves do treino, sobretudo em intermediários e avançados.

Observei facilmente em Drop Sets esse pump instantâneo, e uma pequena melhora da vasodilatação, porém lendo opiniões em grande parte do Supermoderador Craw69 ce concordando com 100%, considero mais efetivo realizar 15-20 séries com uma carga maior com objetivo de conseguir resultados mais sólidos musculares e consequentemente um amadurecimento mais rápido tanto do músculo quanto dos vasos sanguíneos.

Em contraposição:

Treinamento com cargas maiores, progressão de cargas = Densidade real/sólida = amadurecimento muscular = vasodilatação progressiva venosa e arterial – Podendo ser atingido com cargas elevadas durante o treino. Quanto maior o esforço versus carga, maior o pico de pressão sanguínea e isso favorece o trabalho venoso.

Só uma justificativa: Cheguei a conclusão PRÁTICA, que quanto mais carga, mais forte, quanto mais forte, melhor ficará a qualidade muscular e mais sólido o resultado do que quando comparamos com os resultados dos Drop Sets. NÃO excluo Drop sets como um método efetivo, quando bem feito, mas eu mesmo assim acho mais prático/fácil conseguir resultados sólidos com uma carga elevada.

2- Vou colocar aqui no item dois observações sobre o TREINAMENTO, subdivido em: treinamento com pesos e aeróbico.

Execução do movimento- É um tanto óbvio a necessidade de realizar em geral, o movimento com amplitude máxima que explore a musculatura, mas vou tratar outros aspectos da execução. A execução é uma tecla que comecei a comentar já no item 1- que é fazer a concêntrica bem feita, isso pra ser escrito ainda mais por um leigo é complicado, mas vou tentar explicar. Para mim o que importa é sentir ao máximo a contração das fibras, vamos imaginar o desenho das fibras- fibras costumam ter um desenho histológico alongado e na medida que são contraídas elas diminuem o seu comprimento e aumentam o volume. Portando saber espremer essas fibras e ter essa propriocepção não é tão simples e só se adquire com muita observação durante a execução do exercício. Vou classificar alguns fatores da execução em subitens:

2.1- Concêntrica e “Final da positiva”- A fase concêntrica é a fase na qual costumamos realizar o movimento positivo do exercício.Final da positiva seria manter a contração máxima do músculo, mantendo o stress, sem realizar o descanso. Sabendo realizar a concêntrica com intensidade, buscando o recrutamento máximo das fibras é fácil observarmos um volume sanguíneo alto nas veias. Durante essa fase até atingirmos o “pico do movimento” (onde o músculo ainda está sob stress) certamente existe uma otimização vasodilatadora de artérias e veias. Posso dizer isso pois quando estou muito concentrado consigo sentir o sangue dilatando as veias, sendo obviamente mais fácil visualizar do que sentir esse processo, onde veias menores aparecem e as maiores dobram o tamanho, formando um desenho torto e volumoso ( em forma de “S” ou “cobra”). Durante essa fase do movimento, consigo observar um início de volume nas veias mais profundas e um aparecimento mais evidente quando realizo a isometria, que está descrita no item a seguir.

Resumo: Concêntrica bem feita aumenta o fluxo sanguíneo, sendo necessário aperfeiçoar a concêntrica a cada sessão para aumentar ao máximo o fluxo sanguíneo local. Relacionando a respiração com a concêntrica geralmente realizo a inspiração quando a carga é moderada/leve já quando a carga é alta acho mais confortável fazer apneia- prender o ar- pois consigo realizar mais força dessa forma causando ainda uma maior vasodilatação.

2.2 – Isometria - Basicamente isometria é pausar o movimento numa determinada posição onde o músculo ainda sofra algum tipo de stress, geralmente a isometria ocorre durante a fase negativa/excêntrica do movimento. Realizar a isometria muitas vezes obriga o músculo a se encher de sangue- o que acarreta no aparecimento de vasodilatação imediata, nessa hora é importante observar aonde aparecem novas veias (mais profundas) para conseguirmos criar um padrão de comparação entre as técnicas com intuito de aperfeiçoamento. Uma associação prática e nada bizarra a meu ver,seria usar da apneia durante a fase de isometria, lembrando que não vejo vantagem ao pausar/travar o movimento sem contrair/forçar a musculatura, isso em termos vasculares.

A isometria pode ser de 2,3,4,5,6 quantos segundos você quiser mermão, mas obviamente quanto maior o tempo, menor a carga, portanto acho que o número entre 3-4 seja um número interessante para ser o tempo de isometria. O movimento completo do exercício pode ser “seccionado” ou fragmentado como numa rosca 21, associado a isometria o que vai causar uma fadiga muscular/neurológica grande se vc não souber dosar, portanto eu aconselho a utilizar sim da isometria com intuito de buscar a vasodilatação, desde que seja com moderação e inteligência. O seu corpo fala, é necessário tentar captar o seu próprio feedback não somente depois do treino mas principalmente durante o movimento.

Resumo: Isometria é uma boa alternativa, mas quando existe a apneia desde a fase concêntrica o tempo de apneia durante a isometria é menor- creio que 2 segundos já seja um tempo excelente. Se você inspira durante a positiva, o tempo da isometria com ou sem apneia, aumenta, acho que 3 s seja um valor razoável. É possível ainda “fragmentar” a execução do movimento numa espécie de rosca 21, trabalhando em conjunto a respiração sendo uma ferramenta muito interessante pra otimização da vascularização.

2.3- Fase Excêntrica- Considero que essa fase, tb chamada de negativa, seja mais responsável pela construção da hipertrofia em si do que pela otimização da vascularização ainda mais porque o músculo é geralmente alongado e não encurtado favorecendo uma maior fluidez do sangue nos vasos, ao mesmo tempo seguindo o raciocínio de quanto mais maduro o músculo, mais sangue ele precisa. Considero que uma cadência de 3 segundos seja interessante. Na prática consigo observar que durante a negativa os vasos ainda estão cheios afinal de contas o músculo estará quente/ em ação, mas é claro que a vascularização ocorre com menor volume quando comparados durante a positiva (concêntrica). A negativa acentuada- 5-6 segundos, já utilizei e observei uma vasodilatação maior nesse caso. Como já disse anteriormente a isometria é geralmente associada com a fase negativa, sendo uma ferramenta interessante pra aumentar o fluxo sanguíneo nos vasos do músculo trabalhado.

2.4- Cadência- O nome é meio óbvio, mas é a matemática da coisa, contar de 1 a 4 e isso qualquer retardado consegue, certo?

Positiva: Normalmente quanto maior a carga, menor o tempo da cadência positiva, portanto é importante dar atenção maior a execução da concêntrica seja numa cadência de 2 ou 4 segundos, você pode atingir o mesmo resultado e numa intensidade similar com cargas e cadências diferentes. EU PARTICULARMENTE estou achando melhor usar cargas altas e uma cadência de 3 segundos para a positiva, mas isso é uma variável!

Negativa: Como já disse acredito que ocorra menor vasodilatação quando comparado com a fase positiva, mas utilizar a cadência na negativa não descarta um aprimoramento vascular. Considero que em torno de 3 segundos seja um tempo interessante pra fase negativa, forçando o fluxo sanguíneo se manter alto, mas utilizando uma cadência acentuada de 5-6 s, observei uma maior vasodilatação.

Não existem regras matemáticas, se você exagerar em todas as cadências você vai prejudicar seu treino, portanto o bom senso é extremamente importante!

2.5- Submáximas x Giant Sets e Apneia - acredito que sejam sim efetivos pra otimização da vascularização, mas como já disse creio que seja melhor em atletas avançados.A técnica submáxima possui além da vantagem da vasodilatação também a característica de manter uma definição muscular no sentido de no mínimo manter a tonicidade, excluindo um pouco o foco da hipertrofia, mas no quesito vasodilatação pode ser interessante montar um circuito/mini-circuito. Nesse caso ao executar um circuito eu prefiro excluir repetições altas chegando perto de 20 e utilizar um estilo Cross fit ou Giant Sets com aumento da carga, pois manteria da mesma forma o batimento cardíaco/frequência respiratória elevados permitindo maior circulação sanguínea causando uma vasodilatação.Outra boa opção seria aeróbicos com esse intuito.Em outro prisma se você busca vasodilatação, submáximas entre suas séries, ou um ou outro treino recreativo com Giant Sets não seriam má escolha.

Associando a apneia: Fazer séries em high reps, com pouca carga, pode ser interessante entre uma série e outra do treino, usando talvez da apneia mais longa associada, mas sinceramente não acho uma ideia muito prática e nem segura afinal isso pode zerar o oxigênio do cérebro e ocasionar um desmaio. Se achar que estou exagerando faça um agachamento com carga moderada com 7 reps sem respirar, provavelmente você vai beijar o chão da sua academia e o máximo de estímulo com seus vasos talvez seria o rompimento de algum com o trauma da queda.

Apneia induzida em Cross fit pra mim soa como suicídio.

2.6- Apnéia- A apneia é uma ferramenta muito perigosa, ainda mais se você está em cutting pois seu cérebro precisa de glicose, sobretudo quando você resolve cortar o oxigênio. Não conheço nem de longe alguma teoria sobre a apneia associada ao exercício físico, (deve existir mas não conheço fora mergulho) e tenho pouca experiência, mas não descarto a possibilidade de ser efetivo. Aos poucos estou pegando timing pra essa prática, sinceramente acho que se feito com segurança e auto-conhecimento, não temo colaterais como varizes desde que você não tenha uma pré-disposição hereditária ou um grau relevante dessa alteração no seu corpo.

Se você observar, não é nada bizarro/anormal realizar apneia durante uma repetição na concêntrica ou até mesmo nas duas fases do movimento quando a carga é alta. Eu particularmente sinto que seja até um facilitador pra carregar maiores cargas, realizando a expiração e inspiração no lock out (travamento) do movimento- geralmente no final da positiva e entre uma repetição e outra.

Apneia x Concêntrica x Isometria- Já citei acima, mas é simples, se eu fizer apneia durante a concêntrica pra conseguir levantar maior carga e quiser ainda fazer isometria com apneia continuada, a cadência da apneia na isometria de 2 ‘ parece uma eternidade. Agora se você inspira na positiva a apneia pode naturalmente ser mais longa durante a isometria. O importante mesmo é sentir o feedback, fazer observações- olhar no espelho, olhar para o músculo e ver o que estimula melhor, a cadência que funciona melhor associada a apneia. Quem vier me dizer que prender o ar num treino é algo absurdo, me desculpa mas discordo totalmente desde que a pessoa que esteja fazendo tenha experiência e propriocepção, eu faço isso instintivamente e noto uma diferença no estímulo dos vasos quando realizo apneia, apesar de prático é fato.

A apneia sem estar associada ao treino com pesos: Naturalmente ao realizarmos a apneia, os vasos dilatam,sendo assim realizando a isometria (contração muscular) em casa, principalmente no período pós-treino noto uma hiperemia (vermelhidão) da pele, aumento de calor local, e obviamente aumento dos calibres das veias, pode ser um exercício interessante sem pesos para os amantes de veias calibrosas assim como o vacuum é para quem deseja uma cintura mais fina. Eu não descarto totalmente que a apneia vá estimular uma neo-formação de vasos sanguíneos, mas acho difícil, acredito entretanto que isso possa até ocorrer com relação a capilares, mas vasos realmente eu me inclino a achar que é muito difícil isso ocorrer. Acho mais fácil crer que a apneia estimule a dilatação de todos os vasos, sejam eles menores ou maiores, estimulando igualmente as artérias. Eu digo isso, pelo simples fato que quando faço a isometria do músculo por ex. do peito no espelho as veias que não aparecem normalmente estufam e quanto mais consigo concentrar aquele músculo e mais tempo cortando o O2, mais elas ficam expostas, quando expiro elas naturalmente contraem e somem, ou seja vasoDILATAÇÃO seguida por vasoconstricção devido apneia. Se eu faço a isometria sem a apneia, as veias aparecem mas em menor número, ou seja as mais profundas não ficam visíveis e não se dilatam o suficiente.

OBS: Importante ressaltar que o bom senso dita a regra, não somente nesse caso.Se você se acha bom demais- o típico fodão, não faça apneia porque você vai desmaiar, depois não venha encher o raio do saco- eu falo sério.

2.7- Intervalo: Acho que um bom intervalo entre as séries seja de 1 minuto, pra não perder o fluxo sanguínea criado, mantendo o músculo aquecido. Mas é claro que fazendo séries pesadas é normal e aceitável esperar 3-5’.

OBS: Importante ressaltar que o bom senso dita a regra, não somente nesse caso.

2.8 Exercícios aeróbicos- Aeróbicos estimulam de uma forma bem eficaz o sistema cardio-respiratório, consequentemente o vascular. Acho que técnicas de tiro são boas pra estimular a vascularização global do corpo, sendo que exercícios de alta/moderada intensidade são mais eficazes com a vascularização. Talvez exista alguma correlação de uma maior vascularização no local onde é feito o exercício mesmo que aeróbico, vou dar um exemplo das pernas, em alguém que pratique spinning acho mais provável a vascularização melhorar nas pernas. Partindo desse princípio quanto mais partes você consegue contrair durante o aeróbico, no caso acho a natação uma excelente opção- maior e mais bem distribuída seria a vascularização e vasodilatação nos músculos em todo o corpo de modo mais uniforme.Eu li um ou outro artigo falando isso, mas não tive paciência pra ficar colando aqui, de qualquer forma isso é apenas um princípio teórico, não fiz observação pessoal da vascularização relacionada com aeróbicos.

3- Calor- Acredito que aplicar calor seja interessante, por exemplo como sauna, chuveiro, mas honestamente eu prefiro apostar no calor intrínseco do que no extrínseco pra otimizar a vasodilatação. Compara um aeróbico desgraçado/Guerrilha Cardio por exemplo, ou então vários tiros com uma sauninha ou um chuveirinho.Mas mesmo assim não descarto a possibilidade de utilizar o calor externo como estímulo vascular, testei a sauna e o banho quente a ambos causam vasodilatação.

4-Torniquetes/garrotes e compressão: Eu li na internet, acreditem se quiser, sobre treinar com garrotes/ torniquetes ou seja colocar uma borracha e amarrar o músculo seja outro método de estimular a vasodilatação. Acho isso bullshit, não gosto da ideia e nem quero me aprofundar, mas como sempre coloco um porém: Fazer uma leve compressão no músculo pra avaliar a anatomia do plexo venoso é interessante durante a isometria...mas é lógico que essa compressão é leve. Por exemplo: Aperto com minha mão direita o início do bíceps esquerdo e contraio, pra olhar as veias...essa compressão funciona até no quadríceps, acho que isso não seja nenhuma novidade pra quem procura observar a vascularização.

Espero que minhas impressões sejam proveitosas e possam render uma boa e agradável discussão, afinal ninguém é dono da verdade absoluta e quanto mais trocarmos experiências mais proveitoso pra todos! Quero deixar aqui o pedido pra também irmos discutindo sobre alimentos precursores de óxido nítrico e suplementos pra nossa discussão ficar mais completa, mas primeiramente seria legal cada um expor as idéias referentes a treinamento em si pra depois partirmos pra nutrição.

Espero que dessa vez o post não fique cheio de letrinhas pequenas e eu tenha que vir editar rs.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Cacete de agulha, que textãozão cupadi!

Depois vou ler com calma, mas o meu pitaco eh o que tu ja disse.

Eu acredito que a alimentacao Pre Treino é uma parada que influencia na vascularizacao no treino... ja reparei isso, qdo eu almocava mesmo antes de treinar eu reparava que, alem do treino render pouca coisa melhor, o pump e a vascularizacao apareciam melhores tbm!!

E cara, vou depois te dizer se fazer bulk sem aero nenhum eh tranquilo de perder depois, pq eu to nessa, nao fiz um aerozinho pos treino, so AEJ mto esporadicamente em um dia do fds so. Qdo eu entrar em cutting espero perder essa "gordura recente"com certa facilidade, de qqr forma depois eu te informo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AL ...

Na verdade eu quando falo de vascularização falo de um jeito muito generalizado, eu que estou deixando meio confuso....mas vc conhece o processo de aumento do número de vasos? Eu não encontrei a informação histológica/fisiológica ainda....

Essa pegada atari é de que jeito? Eu uso a pegada no cavalo com aquele Triângulo, tá ligado? é uma pegada fechada...vai ver é essa atari...não é a pegada aberta......Nem sei sobre o viagra, mas eu acho que aí seria meio exagerado na nossa idade..aliás corrigindo, na MINHA idade heheh vc é cinco anos mais novo né manim.....

Fire eu to te intimando a ler o meu textículo heim kkkkkkkkkkkkkkkkk vamos ver o que nós temos em comum e no que divergimos.......

Tibissa

Manim é o que eu disse anteriormente mas de forma detalhada, mostrei toda a linha de raciocínio, provavelmente acertei alguns pontos e errei em outros..Eu estou comendo carboidrato complexo (batata doce) antes do treino e acredito que isso dê sim um pump excelente por si só no músculo treinado tb mando carne mas não sei se a proteína teria o mesmo poder de pump, mas além disso gostaria de descobrir nos alimentos precursores de óxido nítrico....parece que vegetais com Mg têm essa função...mas eu li muito pouco sobre precursores naturais de óxido nítrico, se puder ter a paciência leia o texto pq vc é inteligente e eu fiz esse textãozão na tentativa de abordar de um modo mais amplo o assunto de vascularização/vasodilatação pq geralmente o que nós encontramos costuma ser mais restrito o que deixa a discussão meio incompleta.....cada opinião vai somar e vc que é um brother inteligente com certeza vai somar na discussão.....

Pessoal

Vamos debater, sem manter a guarda, sem preconceitos, sem achar que alguém é dono da verdade, se vc estiver lendo meu diário mesmo que de bobeira, faça o favor de me ajudar e ajudar os meus amigos a debaterem aqui.....

Treino de hoje foi

OMBROS/PEITO/ TRAPZ

Militar 3 x 6

El. lateral 1 x 12 sem descanso

Militar 2 x 2 20-20

El lateral 3 x 8

Desenvolvimento 3 x 8+ Elevação Bommjete (esqueci o nome)- 1 x 15 VEIAS NO TALO,o ombro fibrou, a força hj foi regular....

Supino Reto 4 x 8

Fly inclinado 3 x 8

Fly Cross 3 x 8

Crucifixo Cross 3 x 8 + Crucifixo inclinado 1 x 10+ crucifixo 1 x 10 sem intervalo depois da última série de 8.

Remada alta 3 x8

Encolhimento atrás e frente 3 x 8+8

Hoje o treino demorou, treinei com parceiro e academia lotada, foi osso fazer no Cross mas eu queria muito fazer e fiz o que acarretou num tempo de 1h10' de treino.

1/2 Scoop de Assault: (notas de 0-5)

Foco: 4

Pump: 3

Vasc.: 4

Recuperação: 5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Al..Parcero, cara li o texto e salvei aqui no pc, muito bom, olha cara esses dias eu começei a reparar, depois que eu começei com AEJ quase que diáriamente, a vascularização mudou e muito cara, mas a alimentação acho que tmb ajudou, eu passava o dia aí com no máximo 90g de carb, mas não acho que a baixa ingestão de carb seja responsavél pela maior vasodilatação, e sim o cardio, e tmb eu pratico isometria direto, sempre no banheiro, tem um video do andré pajé que mostra isso, depois que vi começei a praticar, acredito que até contraindo, forçando etc..vc acostuma a seu corpo a "mostrar" um pouco mais as veias e tal, mas um bf% baixo ajuda tmb, a tempos atráz, eu via com muita nitidez uma "senhora" veia passando pelo meu abdomêm, enfim posso estar falando besteira, mas comigo o AEJ e a isometria no banheiro em frente ao espelho, ajudam na vasodilatação.

Abração parcero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coe meu grande camarada, estudioso, escritor, doutrinador AL!

Gostei mto do texto, de verdade!

Concordo em tudo que tu disse cara... li agora tudo na calma no intervalo do curso.

Ressalto a parte da densidade/maturidade muscular, e acho que isso sim, ajuda, influencia, e muito na densidade e consequentemente maturidade venosa tambem.

Lhe sendo bem franco, hoje eu meio que cago pra vascularização. Gostaria muito de ter o ombro e o peito vascularizado, quem sabe um dia eu chego la, mas sinceramente não aplicaria nenhuma técnica para estimular a vascularização não, aliás, a única técnica - e mais uma vez particularmente falando, a mais eficiente é a tal do CUTTING. Um BF baixo eh ideal.

Grande abraço cara, e parabens, merecido o like!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado23233

AL na boa, vc é o cara, tem que fazer uma pós em fisiologia, bruta mesmo, tamanho teu interesse.

o texto ficou bem didático mesmo bem legal, em nenhum momento vc afirmou nada, resu. é aquilo cut e bulk, pele fina e maturidade somado a NO e drogas, as veias pulam ...é claro que tem muitos nuances nisso tudo. Qual NO usar etc. Quem mais se preocupa com vascul. são os pre-contests.

aquilo do osso é interessante ein AL, nao tinha parado pra pensar, pedreiros, quem trabalha com força, são muito vascularizados, sabe o que eu acho que tem haver tbm, trabalhar no sol quente, ja parou pra pensar o que esses caras têm em comum fora o trabalho árduo.

Cara eu sofri no bombeiro, na hora do almoço esperavamos ser liberado no sol quente, eu saia do sol com a minha veia temporal saltando, se vc tiver com o BF baixo e ficar lá apodrecendo no solzão pelado, (é um teste né) quero ver não saltar nada ali..

Mas de resto é pele fina + no e densidade

agora chegar mais rapido na densidade é outra pesquisa, ja viu esses caras experientes falando que se tivessem o conhecimento que tem hj quando começaram, levariam muito menos tempo pra chegar onde chegaram.

as vzes uma pós em fisio humna so vai te pedir o ciclo básico no curriculo ..analisa ai ... e aspire novos ares pra sua vida;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Al..Parcero, cara li o texto e salvei aqui no pc, muito bom, olha cara esses dias eu começei a reparar, depois que eu começei com AEJ quase que diáriamente, a vascularização mudou e muito cara, mas a alimentação acho que tmb ajudou, eu passava o dia aí com no máximo 90g de carb, mas não acho que a baixa ingestão de carb seja responsavél pela maior vasodilatação, e sim o cardio, e tmb eu pratico isometria direto, sempre no banheiro, tem um video do andré pajé que mostra isso, depois que vi começei a praticar, acredito que até contraindo, forçando etc..vc acostuma a seu corpo a "mostrar" um pouco mais as veias e tal, mas um bf% baixo ajuda tmb, a tempos atráz, eu via com muita nitidez uma "senhora" veia passando pelo meu abdomêm, enfim posso estar falando besteira, mas comigo o AEJ e a isometria no banheiro em frente ao espelho, ajudam na vasodilatação.

Abração parcero.

Concordo com vc, faltou falar do AEJ, eu sou fã demais dessa técnica! Realmente baixo carbo acho que não tem a ver com vascularização...mas aeróbico em jejum num ritmo mais forte, pode estimular mais os canos e tubulações heim :D

like pra ti....

vou ler denovo agora, passei meio porcima, mais posso adiantar que você é o cara HOISAUOIASUAOSI

muito legal o artigo Al

vlw!

Brother eu sou o cara só se for no contexto - OKRACHATO hahahaha, valeu a moral maninho, quando vc ler tenta adicionar alguma coisa que eu não comentei...certamente conhecimento vc tem de sobra pra complementar....

Coe meu grande camarada, estudioso, escritor, doutrinador AL!

Gostei mto do texto, de verdade!

Concordo em tudo que tu disse cara... li agora tudo na calma no intervalo do curso.

Ressalto a parte da densidade/maturidade muscular, e acho que isso sim, ajuda, influencia, e muito na densidade e consequentemente maturidade venosa tambem.

Lhe sendo bem franco, hoje eu meio que cago pra vascularização. Gostaria muito de ter o ombro e o peito vascularizado, quem sabe um dia eu chego la, mas sinceramente não aplicaria nenhuma técnica para estimular a vascularização não, aliás, a única técnica - e mais uma vez particularmente falando, a mais eficiente é a tal do CUTTING. Um BF baixo eh ideal.

Grande abraço cara, e parabens, merecido o like!

Pois é, até agora percebi muito isso, mesmo em cutting notei uma densidade maior e ao mesmo tempo melhor vascularização, mesmo agora que estou em bulk acho que usar cargas mais altas é uma boa mesclando com o treino padrão BB eu acho perfeito. Sobre bf baixo é incontestável né maninho, eu acompanho teu diário e vejo que vc faz progressão de cargas, então vc tá no caminho certo pro que almeja com a vascularização....

AL na boa, vc é o cara, tem que fazer uma pós em fisiologia, bruta mesmo, tamanho teu interesse.

o texto ficou bem didático mesmo bem legal, em nenhum momento vc afirmou nada, resu. é aquilo cut e bulk, pele fina e maturidade somado a NO e drogas, as veias pulam ...é claro que tem muitos nuances nisso tudo. Qual NO usar etc. Quem mais se preocupa com vascul. são os pre-contests.

aquilo do osso é interessante ein AL, nao tinha parado pra pensar, pedreiros, quem trabalha com força, são muito vascularizados, sabe o que eu acho que tem haver tbm, trabalhar no sol quente, ja parou pra pensar o que esses caras têm em comum fora o trabalho árduo.

Cara eu sofri no bombeiro, na hora do almoço esperavamos ser liberado no sol quente, eu saia do sol com a minha veia temporal saltando, se vc tiver com o BF baixo e ficar lá apodrecendo no solzão pelado, (é um teste né) quero ver não saltar nada ali..

Mas de resto é pele fina + no e densidade

agora chegar mais rapido na densidade é outra pesquisa, ja viu esses caras experientes falando que se tivessem o conhecimento que tem hj quando começaram, levariam muito menos tempo pra chegar onde chegaram.

as vzes uma pós em fisio humna so vai te pedir o ciclo básico no curriculo ..analisa ai ... e aspire novos ares pra sua vida;

Quando descobri que vc é bombeiro, meu respeito triplicou por vc. Bombeiro é demais cara, aguentar sol rachando em prol da vida alheia é digno é uma função pra pessoas honradas....acho que a vascularização em quem tem muita roupa (no caso uniforme) e tá no sol entra na questão do calor extrínseco e desidratação, vasc. ainda mais na cabeça que é uma região onde anatomicamente a veia não tem muita coisa por cima, observei que nas temporas e até na região frontal a veia salta fácil demais...olhe os BB quando seguram o ar pra tirar fotos...

Acho que o mais importante pra quem leva qualquer coisa a sério é a observação, observar é ciência, quando vc faz as coisas com automatismo, é perder tempo pra mim...eu gosto de me doar 100% no que eu faço mesmo que por hobby, acho que observar corta muitos caminhos e traz a curiosidade que só acelera o aprendizado.....

Eu até tenho vontade de fazer pos em fisio pq me sinto mto fraco em fisiologia humana, era uma coisa bem legal pra se fazer antes de morrer, uma pos em fisio, mas antes preciso correr atrás de uma estabilidade financeira...mas valeu demais a dica.....

Galera, bom demais ver o feedback de vocês, quem tiver interesse vamos tentar ver alguns alimentos precursores de NO....

Vou tentar dar uns dias off aqui do fórum, esse vício tá me prejudicando hahahaha.....agora vamos ver se vou dar conta....abraço pra todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O vício imperou! Shit!

Legs DAy

AGACHO 3 aquecimento 35-35,40-40,50-50

3 força última 78-78 pra 4 reps com ajuda a partir da segunda

1 pra arrematar hahaha 1 x 10 60-60

Front Squat Sumaxima 15-15 2 x max

Hack 45

5 x 8 105-105

Cad. Extensora

3x 8 + 1x8-4-4-8 reps força iso-iso-força

Mesa flexora:

3x 8 bilateral+6 unilateral

Panturrilha Smith 3 x 8

Panturrilha sentado 3 x 12

Notas Assault:

Vasc.: 2( bem inferior ao treino de segunda, segunda as veias saltavam no quadriceps hoje não percebi)

Pump: 2

Recuperação: 2 (dormi 4 horas)

Força: 5

E duas encomendas travadas já a 78 dias..meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeerds! Comprei uma whey dymatize na minha cidade mesmo...tava em promoção 114 conto 900 g....se eu pensasse demais claro que nao ia comprar...consumismo mode on....quando e gasto assim fico com dor na consciência uma semana..mas essas encomendas tão brochantes....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...