Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Esticando Os Limites Do Desempenho Físico


cao da noite

Posts Recomendados

intensidade-musculacao-300x155.jpg

Enganar o cérebro pode conduzir a uma melhoria de até cinco por cento do desempenho desportivo, isto de acordo com uma pesquisa da “Universidade de Northumbria” – notícia que poderia ter um impacto significativo no desempenho dos atletas nos Jogos Olímpicos de 2012 .

Num projecto de pesquisa, foram convidados ciclistas experientes a correr contra um avatar na tela do computador que eles acreditavam estar a correr à velocidade da melhor marca pessoal do ciclista.

Mas na verdade, o avatar estava a correr a uma velocidade 1% mais rápido do que o tempo mais rápido do ciclista. Apesar disso, os ciclistas, que também podiam ver-se em forma de avatar de bicicleta no curso virtual, foram capazes de igualar o seu adversário, correndo ainda mais rápido do que alguma vez tinham corrido.

Os investigadores acreditam que acontece porque existe uma reserva de energia de produção que pode vir a ser utilizada, mesmo em atletas experientes.

Nos treinos, a mente antecipa o fim de uma sessão de exercícios, de forma a definir um ritmo inicial. Receptores sensoriais, que monitorizam as respostas do corpo,transmitem essas informações para o cérebro, permitindo-lhe controlar os recursos do corpo de forma a que durem até o final do exercício, para evitar danos.

O Professor Kevin Thompson, chefe de Ciências do Desporto e do Exercício na Universidade Northumbria, que realizou a pesquisa juntamente com o estudante de doutoramento Mark Stone, afirmou:

”Nós sentimos que este sistema é conservador até mesmo em indivíduos bem treinados, que têm um modelo de ritmo bem desenvolvido, existe uma reserva de produção de energia que pode ser utilizada para aumentar ainda mais o desempenho. ”

“Estes resultados demonstram que existe uma reserva metabólica que, se puder ser acedida, pode proporcionar uma melhoria de desempenho entre dois e cinco por cento em termos de potência média.

“No desporto de elite, mesmo um aumento de um por cento na velocidade média pode fazer a diferença entre alguém ser colocado numa corrida ou não.”

O estudo descobriu que a adição de um adversário competitivo para motivar os participantes a aceder a esta reserva não foi eficaz quando o participante estava ciente de que seu adversário estava a correr a uma potência de 2% ou 5% maior, mas foi eficaz quando os participantes não sabiam.

O Prof Thompson acrescentou:

“Acreditamos que uma pequena decepção do cérebro pode melhorar o desempenho. Apesar do feedback interno para o cérebro estar a ser intensificado pela potência extra que está ser produzida, os participantes ainda acreditavam que era possível vencer o seu oponente.”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

isso já aconteceu varias veses comigo...

Quando eu corria no ginasio, era circuito oval em volta do campo, as veses tinha outras pessoas correndo, eu tentava acompanhar o ritmo dos caras, e conseguia, coisa que sozinho eu não ia ter gas nem fudendo...

eu melhorava até as passadas, pra igualar com a do outro corredor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...