Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A Era De Prata


LocoDiablo

Posts Recomendados

Para muitas pessoas o bodybuilding "forte" é representado na década de 1970 "Era de Ouro", com caras como Arnold, Franco, Ferrigno e Zane. Mas a construção muscular não começou ali. Da década de 1940 a 1960 foram anos de formação cruciais para o que fazemos nas academias hoje, e esse período merece o mesmo grau de atenção a década de 70. Eu chamo esse período de, a "Era de Prata".

ric-gym.jpg

Steve Reeves foi o primeiro a colocar o bodybuilding no mapa. Ele era mais conhecido por interpretar Hercules nos filmes, com boa aparência, um rosto esculpido e um corpo com ombros largos alinhados a uma cintura fina. Este foi o look que toda a gente se esforçou para, conseguir e o fazem até hoje.

Muscle Beach, em Santa Monica, foi onde todos os bodybuilders treinavam. Revistas como a Power Muscle, Muscle Builder (hoje Muscle & Fitness) e Homem de ferro enchia-nos com as últimas rotinas e deitas dos atletas. Pessoas como Clancy Ross, Eiferman George, Lou Degni, DuBois Dick era apenas alguns dos heróis da época. Copiamos tudo o que lemos a respeito deles para tentar se parecer com eles.

Naquela época um monte de caras gostavam de realizar proezas incríveis de força, batendo ferros em uma placa com as mãos ou então dobrar varas de aço. É uma arte perdida, mas naquela época era muito comum. Acrescente a isso as linhas agradáveis que eles alcançaram, ao contrário de alguns físicos que você vê hoje nos palcos, e assim você tem a fórmula dos super-heróis da vida real.

Treinar na época era um estilo de vida tanto para a saúde como para a força e compleição física. Não havia tal coisa como ficar em forma para um show fazer uma dieta off-season, durante o qual você pode ter mais gordura. Havia shows e concursos de fisiculturismo ou de força quase todo fim de semana em uma plataforma na praia de Santa Monica, junto com a ginástica e outros esportes da época.

Os caras mais velhos, muitas vezes falavam da camaradagem que se tinha na década de 70, mas era tão bom se não melhor na Era de Prata. Há um grande prédio com apartamentos na praia de propriedade de uma senhora que levou esses bodybuilders pra lá e deixou com que vivessem lá preparando suas refeições por uma taxa mínima. Foi designado "House Muscle". Esses caras todos viviam juntos, comiam juntos e treinaram juntos. Foi uma fraternidade real. O edifício está lá ainda hoje. Todo fim de semana em Muscle Beach, milhares de pessoas descem e invadem a areia para assistir a apresentação dos bodybuilders no palco. Estes eram eventos familiares onde passavam o dia todo.

Dieta e Treinamento

A dieta na época era principalmente de carne, queijo, ovos e leite integral. Quase todo mundo treinou utilizando esta dieta e ao mesmo tempo, eles foram capazes de ficar com formas que possuíam pouca gordura e muita rigidez. Muitos treinando muito pesado e trabalhando duro para obter todos os ganhos possíveis, e ninguém sequer sabia na época o que era fazer um cardio.

ric-beach.jpg

Você também tem que levar em consideração que houve poucas máquinas. Todos exercícios foram feitos com barras e halteres e talvez uma máquina de pull down que quase todos as academias da época possuíam. A grande maioria dos caras treinavam muitas vezes na praia, e havia barras de ginástica lá que eles poderiam usar para fazer mergulhos. Esses caras sabiam que com os mergulhos você poderia trabalhar toda a parte superior do corpo.

Naquela época, muitos dos caras só treinavam por três dias na semana, porque pensava-se que você precisava daqueles outros dias de descanso. Eles tinham grandes corpos por isso é difícil contestar os seus pensamentos e as lesões eram mínimas pelo fato de haver grandes períodos de repouso.

Hollywood

Muitos dos caras trabalharam no cinema e na TV, geralmente em pequenos papéis. Houve a Muscle Beach Party (com Larry Scott, Yorton Chet e o forte Steve Marjanian), Não Faça Ondas (com Dave Draper e Yorton Chet) e mais, além de muitos outros trabalhos nos estúdios e nos bastidores fazendo acrobacias como trabalho extra, que foi uma boa renda para eles na época.

Naqueles dias, muitos atores treinavam fora e iam para praias onde a musculação era forte, e contavam com a presença de Clint Walker, Willliam Smith, Edwards Vince (que tinha uma série de TV, Ben Casey) e até mesmo Sean Connery que competiu no concurso de Mr. Universo.

Esses caras foram os pioneiros do fisiculturismo, mas uma das razões que você não vê ou ouve falar deles hoje em dia é que não havia a mídia de hoje. As pessoas não andavam por aí com câmeras de vídeo na mão. Eles nem se quer tinham vídeos naquela época! Mas se você começar a pesquisar em algumas revistas velhas dos anos 40, 50 e 60 você verá muitos artigos e rotinas de treinamento sobre esses grandes nomes da Era de Prata da musculação.

Fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Steve Reeves foi o primeiro a colocar o bodybuilding no mapa. Ele era mais conhecido por interpretar Hercules nos filmes, com boa aparência, um rosto esculpido e um corpo com ombros largos alinhados a uma cintura fina. Este foi o look que toda a gente se esforçou para, conseguir e o fazem até hoje.

Só discordo disso deste brilhante texto. A não ser que tenha sido escrito no inicio dos anos 90.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É interessante que naquela época, a musculatura desenvolvida era admirada (inclusive pelas mulheres, vejam vcs!) e tida como símbolo de virilidade. Hoje, se um adolescente se veste feito um teletubbie, com cabelinho espetado, calça fechada "a vácuo" no seu shape de 50kg, e cantarola musiquinhas "miguxas", tudo bem. E vc que nem pense em criticar, sob pena de ser rotulado com boa dose de repúdio.

Agora se esse mesmo adolescente é pego com uma revista de musculação, e diz para os pais que quer ser como o Arnold, PUUUUUTZ!!! A casa cai, manolo! "Vc vai ficar horrível!". "Isso é coisa de viado!". "Esses caras são tudo broxa, com pintinho pequeno!". "Mulher não gosta disso não!". "Vc vai morrer tomando essas coisas!" (whey e malto), e por aí vai.

Presenciei esse tipo de coisa com meu sobrinho, que quando tinha 16 anos começou a "malhar". A mãe dele de cara já avisou que não queria que ele ficasse "forte" (WTF?!?). Quando ela disse isso pra mim, eu respondi "então coloque ele no balé...".

Não se trata de choradeira, só de admiração por uma época em que era legal ser homem.

Falou tudo,...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...