Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

De Nutricionista A Bodybuilder


Ney Felipe

Posts Recomendados

Ney,

Para corroborar o que você pensa a respeito do WAXY MAIZE ( fonte: http://marcusavila.blogspot.com.br/2012/03/waxy-maize-amido-de-milho-ceroso.html):

"Estava lendo sobre novos suplementos e acabei encontrando este artigo escrito pelo David Barr. A hora me interessei por ele, pois se tratava de um suplemento pouco comum ainda, mas que vem chegando com força e substituindo gradualmente o uso de maltodextrina e dextrose. Trata-se do WAXY MAIZE.

Para quem não conhece, Waxy Maize (WMS) é um tipo de amido de milho rico em amilopectina, uma macromolécula ramificada de aproximadamente 1400 resíduos de α-glicose conectados.

As empresas de suplementos tem comercializado o WMS com a alegação de que ele repõe os níveis de glicogênio mais rápido do que outras fontes de carboidratos em uma taxa de 70%, insinuado que o mesmo seria a melhor opção de reposição de glicogênio muscular. Cheguei a receber vários representantes de empresas aqui no consultório que me trouxeram amostras e fizeram as mesmas alegações. Testei comigo e aprovei todos os quesitos, incluindo diluição e sabor. Mas ainda não havia tido a oportunidade de avaliar com mais cuidado, até que li o artigo do David Barr e me vi convencido a ponto de não sentir nem necessidade de eu mesmo analisar, bastando apenas transcrever as palavras dele.

A experiência de David Barr em pesquisa inclui trabalhos para a NASA no Centro Espacial Johnson, assim como estudos relativos ao efeito do consumo de proteína sobre o crescimento muscular. Ele é autor de 2 livros e mais de 50 publicações sobre treinamento aplicado e suplementação.

Daqui pra baixo não são mais palavras minhas, mas os argumentos de uma pessoa bem mais entendida no assunto, com muito mais recursos e acessos. Vamos lá.

Mito de amido de milho ceroso - Por: David Barr 29 de janeiro de 2009

O que é amido de milho ceroso? amidos cerosos são hidratos de carbono derivados de várias fontes tais como arroz, cevada e milho. O nome "ceroso" se refere ao fato de que, sob um microscópio existe uma grande semelhança com a cera real, embora seja apenas na aparência.

A principal característica do amido ceroso é que ele contêm, geralmente, uma grande quantidade de amido altamente ramificado chamado amilopectina. Um polímero altamente ramificado de glicose encontrado nas plantas. É um dos dois componentes do amido, o outro é a amilose. É solúvel em água.

Agora que sabemos do que estamos falando, é hora de vermos o mito. Começa pelo mito de que WMS é um tipo de carboidrato muito rápido por causa de sua alta concentração de amilopectina (> 99%), e enorme peso molecular e, devido a este peso molecular, WMS é absorvido pelo intestino mais rapidamente do que a dextrose ou a maltodextrina "carboidratos de rápida absorção", que por sua vez resulta em armazenamento de glicogénio muito maior.

Infelizmente, essas afirmações não podem ser fundamentadas. Na verdade, existem poucos estudos ainda realizados em WMS, e eles não são o que você poderia esperar. Felizmente, a primeira pesquisa sobre WMS não foi realizada apenas no exercício, mas a fez em atletas treinados, tornando seus resultados mais relevantes. Vamos dar uma olhada.

Top Secret: A Estudos WMS – O primeiro estudo comparou milho na forma de dextrose, WMS, e um placebo (4). Em contraste com reivindicações comuns, após a ingestão, tanto os níveis de glicose no sangue e resultantes de insulina foram semelhantes entre WMS e placebo, e 3 vezes mais baixa que a dextrose. O rendimento do esforço, medido durante o exercício de ciclismo, não foi diferente, quer após o uso dextrose ou ingestão WMS, foram semelhantes. Resumindo: O açúcar no sangue e insulina foram semelhantes no WMS, mas muito inferior à dextrose.

O estudo seguinte examina a ressíntese de glicogénio em 24 horas utilizando WMS, maltodextrina, dextrose, ou amido lento (6). Com WMS o armazenamento de glicogénio induzido e o desempenho de esforço posterior não foi diferente do encontrado com o consumo dextrose ou de maltodextrina.

Um estudo mais recente observou WMS "amilopectina" em comparação com maltodextrina, sacarose (açúcar de mesa), e amido lento, utilizando 1 hora de testes de índice glicêmico (conduzidos por um dos pesquisadores que o inventaram em 1980) (1). Mais uma vez, o desempenho do WMS contradiz as afirmações frequentes sobre sua rápida absorção. Desta vez, os níveis de glicose no sangue não eram apenas menores do que os da maltodextrina, mas menor ainda do que o da sacarose. Na verdade, a resposta glicêmica do WMS foi baixa o suficiente para que os pesquisadores o chamassem de "tratamento de baixo índice glicêmico", como o amido lento.

Em um outro estudo procurou-se, especificamente, investigar a resposta glicemica da ingestão de WMS comparada com uma mistura de maltodextrina e uma pequena quantidade de sacarose, e o pão branco (10). Curiosamente, a resposta de glicose sanguínea resultante de WMS foi semelhante ao de pão! Como seria de esperar, esta também foi um pouco menor do que a mistura de maltodextrina + sacarose. Além disso, a resposta da insulina foi significativamente menor para WMS, mesmo em comparação com o pão (e, claro, muito menor do que maltodextrina). Ou seja, um pedaço de pão era capaz de obter melhores resultados.

Um ultimo estudo comparou a resposta glicemica de 25g de WMS cozida com água até formar uma pasta, para que a mesma quantidade de glicose (5). Este estudo é diferente dos estudos anteriores que utilizaram WMS crua. Os níveis de açúcar no sangue eram semelhantes entre os grupos, levando os pesquisadores a dar ao WMS uma classificação de índice glicêmico de 90. Valor semelhante ao da dextrose.

Obsevando os resumos acima parece haver discrepâncias. Depois de tudo, as respostas variam de ser ligeiramente pior que a dextrose (5), para muito pior que a dextrose (4) ou açúcar e maltodextrina (1), para ainda pior do que o pão (10). Embora nenhum deles provavelmente faça você querer usar WMS, ou apoie as reivindicações comuns sobre o assunto, as diferenças são suficientes para fazer você se perguntar o que está acontecendo.

Após contato com National Starch and Chemical Company (NS) eu descobri que existem diferentes formas de preparar amido ceroso. Estes tratamentos podem alterar as propriedades do WMS, tal que, possa ser absorvido de forma diferente. Por exemplo, amido cozido é mais prontamente absorvido do que sua versão não cozida. Devo admitir que isso me deu um vislumbre de esperança de que qualquer WMS disponível para venda só iria usar o mais rápido "tipo". Infelizmente, esta empolgação passou com a verificação de um tipo de amido (11), chamado amioca, e tio como o tipo mais rapidamente hidrolisado produziu alguns dos piores resultados de desempenho quando compAs discrepâncias residem no fato de que a "rapidez" foi, originalmente, determinada com enzimas digestivas em um tubo de ensaio (11), ou era em relação a um amido muito lento (1, 11). A partir disso podemos ver que, ao contrário da opinião original, teor alto de amilopectina não é sinônimo de rápida digestão ou absorção. Assim, o mais rápido WMS pode ser quase tão bom como a dextrose ou maltodextrina, mas como podemos ter certeza de que tipo estamos utilizando? Naturalmente, você não espera que as empresas admitam que elas estão vendendo os "mais lento" tipos de WMS. Pensando nisso, a ausência de informação disponível me faz pensar se alguém sabe, realmente, o que está sendo ingerido.

Então, de onde surgiu esse mito? A fábula foi realmente criada a partir da aplicação errada de dois poderosos estudos de carboidratos (7, 9). Estes estudos utilizaram um extrato de carboidratos chamado Vitargo, e foram referenciados no rótulo de um produto, agora extinto, que continha este carboidrato. Quando verificamos o rótulo ficou claro que este suplemento havia retirado o Vitargo (que por sua vez, é um extrato de carboidratos) e o colocado como... amido de milho ceroso!

E o mito nasceu: uma pesquisa mostrando que Vitargo tinha rápido esvaziamento gástrico e reposição de glicogênio foi igualada com a idéia de que carboidratos de alto peso molecular (isto é, WMS/amilopectina) tinham as mesmas propriedades.

Basta dar uma olhada em todas as referências de WMS, se você puder encontrá-las, e você vai ver pelo menos um desses estudos listados: Leiper et al, (2000) ou Piehl Aulin et al.. (2000). Na verdade, estes também são de onde o esvaziamento gástrico, muitas vezes especificado, a taxa de absorção, e os números de ressíntese de glicogênio vêm.

Talvez a pior parte não seja que estes estudos utilizaram o Vitargo, que não deriva do amido de milho ceroso! É isso mesmo, a dados citados para o WMS extraídos da utilização um carboidrato extraído de fécula de batata (7, 9). Como se, para adicionar um ponto de exclamação cômico, a fécula de batata em si, nem mesmo era da variedade cerosa.

Resumo: As mais comuns "informaçõs sobre amido de milho ceroso" vem de um extrato de carboidratos que não era originalmente de cera nem mesmo derivado do milho.

Bom pessoal, vejam só que confusão. Mas parece que o David Barr conseguiu esclarecer bem. Confesso que mesmo eu fiquei encantado com a qualidade proposta pelo Waxy Maize. Agora é voltar à velha escola e aos bons e velhos carboidratos que já estavamos acostumados.

Até mais!"

Referências David Barr:

  1. Anderson GH, Catherine NL, Woodend DM, Wolever TM. Associação inversa entre o efeito de carboidratos em glicose no sangue e posterior ingestão de alimentos a curto prazo em homens jovens. Am J Clin Nutr. 2002 Nov; 76 (5) :1023-30.
  2. Behall KM, Scholfield DJ, J.Effect Canário da estrutura do amido em glicose e insulina em adultos. Am J Clin Nutr. 1988 Mar; 47 (3) :428-32.
  3. Brighenti F, L Benini, Del Rio D, Casiraghi C, N Pellegrini, Scazzina F, DJ Jenkins, Vantini fermentação I. colônica de carboidratos indigeríveis contribui para o efeito segunda-refeição. Am J Clin Nutr. 2006 Apr; 83 (4) :817-22.
  4. Goodpaster BH, Costill DL, Fink WJ, Trappe TA, Jozsi AC, RD Starling, Trappe SW. Os efeitos da pré-exercício ingestão de amido sobre o desempenho de resistência. Int J Sports Med. 1996 Jul; 17 (5) :366-72.
  5. Ele J, J Liu, Zhang G. amido de milho ceroso lentamente digestível preparado por esterificação de anidrido succínico octenil e calor umidade tratamento: resposta glicêmica e mecanismo. Biomacromolecules. 2008 Jan; 9 (1) :175-84.
  6. Jozsi AC, TA Trappe, Starling RD, Goodpaster B, Trappe SW, Fink WJ, Costill DL. A influência da estrutura do amido sobre a ressíntese de glicogênio e desempenho no ciclismo subseqüente. Int J Sports Med. 1996 Jul; 17 (5) :373-8.
  7. Leiper JB, Aulin KP, S? Derlund K. Improved taxa de esvaziamento gástrico em humanos, de um polímero de glicose única com formadores de gel propriedades. Scand J Gastroenterol. 2000 Nov; 35 (11) :1143-9.
  8. Li JY, Yeh AI. As relações entre as características térmicas, reológicas e poder de inchamento para amidos diversos, J. Engenharia de Alimentos 2001 50:141-148.
  9. Piehl Aulin K, S? Derlund K, Hultman Muscle E. taxa de ressíntese de glicogênio em humanos após a suplementação de bebidas contendo carboidratos com baixa e alta massa molecular. Eur J Appl Physiol. 2000 Mar; 81 (4) :346-51.
  10. Sands AL, Leidy HJ, Hamaker BR, Maguire P, Campbell WW. O consumo do amido de milho ceroso digestão lenta leva a utilização de carboidratos embotado e sustentado, mas não influencia o gasto energético ou do apetite. FASEB J. 2008; 22:1089.2
  11. Selo CJ, Daly ME, Thomas LC, Bal W, Birkett AM, Jeffcoat R, Mathers JC. Metabolismo de carboidratos pós-prandial em indivíduos saudáveis ​​e aqueles com diabetes tipo 2 amidos alimentados com taxas de hidrólise lenta e rápida e determinada in vitro. Br J Nutr. 2003 Nov; 90 (5) :853-64.
  12. Singh N, Singh J, L Kaur, Singh Sodhi N, Singh Gill B. morfológica, propriedades térmicas e reológicas dos amidos de diferentes fontes botânicas. Food Chem. 2003 81:219-231.
  13. van Amelsvoort JM, Weststrate relação JA.Amylose-amilopectina em uma refeição afeta variáveis ​​pós-prandial em voluntários do sexo masculino. Am J Clin Nutr. 1992 Mar; 55 (3) :712-8.
  14. Venn BJ, Green TJ. A carga glicêmica índice glicêmico e: questões de medição e seus efeitos sobre dieta-doença relacionamentos. Eur J Clin Nutr. 2007 Dez; 61 Suppl 1: S122-31.
  15. Zhang G, M Venkatachalam, Hamaker base BR.Structural para a propriedade digestão lenta dos amidos de cereais nativos. Biomacromolecules. 2006 Nov; 7 (11) :3259-66. arado com carboidratos realmente rápidos (1, 4).

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Só agregou conhecimento e discussão sadia o alarde de um troll no diário. Muito bom! Deu pra tirar parte da minha dúvida ignorante quanto ao assunto do Waxy Maize, etc.

E que aula essa do Ney agora no último post, muito louco! O Nutri-cientista bodybuilder de 27 anos rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim confesso q com todas essas informações vou repensar se continuo tomando ou substituo..., a parte boa disso eh q se ele eh um carbo normal e eu realmente carregava com 80g no intra e não embacei e funciona, então a boa noticia eh q meu corpo tbm esta reagindo bem com outras fontes d carbo as quais ficava meio medroso d explorar sem embassar, vou trocar pra Malto sem sabor e como não flutuo em outros quesitos vou poder averiguar bem se age igual ou não, pelo menos empiricamente falando em relação a meu próprio corpo e metabolismo, enfim obrigado vcs um a um elevamos o patamar do inteligível e do discernirmos ao debater com honra, vcs são meus amigos os quais buscam o esclarecimento tanto qto eu, então sou um outro vc(s)... Ney valeu ae tbm continuamos com outros suples essa desmitificacao na seqüência eh interessante p todos abracao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22

Ney,

Te confesso que a primeira coisa que faço quando abro o note é vir ver o seu diário, depois coloco uma musica no youtube, vejo o email. Até mesmo na facul depois que termino um cardapio, ou outra coisa que envolva o pc, venho aqui ver alguma coisa. Já até falei de vc para alguns colegas de sala e disse para verem esse diário mas acho que não vieram, não comentaram comigo depois.

Esse espaço é como uma disciplina a mais para mim, sério, não só uma disciplina a mais na minha graduação mas algo a mais, como esse exemplo de humildade do André, que teria motivos para se revoltar por causa do que foi dito sobre wayzi. Da hombridade do Ney que poderia ter ignorado o camarada mas o enfrentou numa boa, reconhecendo seu valor, o valor de outro e sem julgamentos (eu o teria ignorado).

Sério, obrigado a todos que estão aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, fiquei um dia sem ler seu diário Ney. Hoje fui ler e não entendi nada do q tava acontecendo...tive q voltar algumas páginas pra chegar ao X da questão, sobre a Wayzi e o "carinha" sem educação q entrou no seu diário ...Com certeza vc não perdeu o campeonato não, foi lá q eu e o Mateus te conhecemos, aliás, viajamos 4horas só pra ver vc no palco e nos tornamos admiradores seu e de seu conhecimento. Vc foi nosso ídolo no palco!!! Sério mesmo, sem querer puxae saco. Hoje somos seus clientes e a cada consulta com vc ou post lido aqui no fórum aprendemos um pouco mais. Confio plenamente em suas pesquisas e no q vc fala, porque sei q não é "achismo", é estudo, pesquisa, experiência, é amor e respeito pela profissão...Ney, vc é um vencedor!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ney,

Te confesso que a primeira coisa que faço quando abro o note é vir ver o seu diário, depois coloco uma musica no youtube, vejo o email. Até mesmo na facul depois que termino um cardapio, ou outra coisa que envolva o pc, venho aqui ver alguma coisa. Já até falei de vc para alguns colegas de sala e disse para verem esse diário mas acho que não vieram, não comentaram comigo depois.

Esse espaço é como uma disciplina a mais para mim, sério, não só uma disciplina a mais na minha graduação mas algo a mais, como esse exemplo de humildade do André, que teria motivos para se revoltar por causa do que foi dito sobre wayzi. Da hombridade do Ney que poderia ter ignorado o camarada mas o enfrentou numa boa, reconhecendo seu valor, o valor de outro e sem julgamentos (eu o teria ignorado).

Sério, obrigado a todos que estão aqui.

x2 dones, exceto nessa parte "...sem julgamentos (eu o teria ignorado)."

Eu o teria mandado para a PQP! euheuheuhuehe u.u"

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bizarro, o cara vem aqui falar asneiras, falando que fulano ganhou campeonato pq usou suplementos x, y, z...e o Ney com "TODA ESSA GRANA" não conseguiu superar.

O engraçado que o cidadão tira essas conclusões sem conhecer nenhum dos 2 lados.

O Ney esta aqui pq gosta do pessoal, se sente bem repassando o que aprende, o que conhece, é uma troca de energia, aposto que toda essa gratidão que o povo tem aqui, ele provavelmente deve ter por alguém que lhe cedeu muita coisa e ele deva ser grato também, é uma engrenagem que não para desde que tenha sempre boas pessoas fazendo ela funcionar.

E tudo que o Ney posta aqui ele não diz que é uma verdade absoluta, quantas vezes ele disse a palavra "inovar", "repensar", "rever", "mudar", "trocar" ...... o que buscamos aqui são alternativas, novidades, o Ney e seus pacientes, são prova VIVA e EXPOSTA disto que ele mesmo diz.

Quantos ciclos de Testo de 500mg e 750mg vimos aqui sem sucesso ?

Quantos relatos de investimentos altíssimos em suplementação e infelizmente a pessoa nao tem tantos avanços.

Eu mesmo depois que conheci o André e principalmente o Ney (Diário e pessoalmente) gasto beeem menos com suplemento e tenho beeeeeem mais resultado. É uma coisa ironica, pq são duas pessoas que teriam de TUDO!! para te forçar a usar e levar para esse caminho. Mas ai eles estariam corrompendo suas almas e seus principios.

Uma pessoa que treina a 2~3 anos, ter o shape que ele tem, ter 2 pos-graduações + Mestrado, e ser a baita pessoa que ele é, isso é admirável sim, pelo menos nos meus conceitos esse tipo de pessoa entra no Grupo "Personalidades a serem admiradas".

Quantos colegas/conhecidos eu tenho que não vão treinar por que trabalham e estudam. Quando você vai procurar ver a vida do cara, ele é estagiário e ta no 2º ano de faculdade....HAHAHA e já ta achando a vida HARDCORE kkkkkk.

Quantas pessoas e atletas mesmo, abriram mão de estudos, trabalho e pró de um bom shape. E o Ney leva tudo isso ao mesmo tempo. Se é na boa ou não, ai ja nao é comigo...só sei dizer que ele leva hehe.

O Andrézão então, só quem tem um negocio próprio sabe o quanto corrido é para manter as coisas no lugar. Eu mesmo que adoro planilhar tudo, planejar e etc...ficaria o dia inteiro na minha loja tentando melhorar tudo, preço, barganha com fornecedor, ligar para clientes, parcerias etc etc etc. Ai você vai ver o cara tem a vida familiar, treinar (tem um shape incrivel e nao abre mao de manter-se seco o ano inteiro hehe) tem seus clientes, da uma mão ai para alguns atletas e assim vai. Esse povo é quem nós devemos nos espelhar. São brasileiros que acordam cedo e saem pra guerra e saem decididos a vencer.

E tem uns que admiram um magrelinho jogando bola (Neymar), só pq o cidadao faz malabares com os pés, tem a vida de REI, carroes importados, mansões e nao preciso nem continuar pq nao quero gastar palavras pq nao vale a pena.

Mas voltando ao Diário, o bonitão la tentou aloprar e contribui com o tópico, e a galera compartilhando informações da Waxy Maizena hehe. Eu se fosse ele deletava esse perfil do Forum e fazia outro e começava do zero só de vergonha hahahaha.

André, se você usa a Waxy + Leucina como Intra..... indiferente da comparação que esta sendo feita da Waxy com Maizena...

pq nao usar um carbo de IG alto + Leucina + Whey (deste modo vc tem um pico de insulina) e fica com nutrientes disponíveis para o resto do treino. Ou se o objetivo nao é usar carbo IG alto. Pq não uasr aveia ? Pode dar uma proza pq da Waxy + Leucina ?

Ney, vc usa Complexo B ?

Lembro de ter lido em algum lugar uma tabela com proporção que a cada "X gramas" de proteinas ingeridas deveriamos ingerir "x mg" de alguma vitamina B, acho que era B6 ou B12 nao me recordo

.

Mais uma coisa, sobre EPA e DHA, vi em uma entrevista do Charles Poliquin, onde ele diz o ideal é em torno de 3g de EPA e DHA. Você não acha uma quantidade muito exagerada ? Tendo como parametro o Fish Oil Sundown e Now Foods, seria necessarios ingerir 6 a 7 caps dia.

Perguntei essas duas coisas pois você é um cara que usa muitas coisas alternativas e que muitos nao se atentão a estes detalhes.

Como você mesmo ja falou em outros posts que utiliza Vitamina E, e algumas ervas em TPC...gostaria que disserta-se algo sobre Complexo B e EPA e DHA

Editado por ThiagoZIKA
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quantos colegas/conhecidos eu tenho que não vão treinar por que trabalham e estudam. Quando você vai procurar ver a vida do cara, ele é estagiário e ta no 2º ano de faculdade....HAHAHA e já ta achando a vida HARDCORE kkkkkk.

Quantas pessoas e atletas mesmo, abriram mão de estudos, trabalho e pró de um bom shape. E o Ney leva tudo isso ao mesmo tempo. Se é na boa ou não, ai ja nao é comigo...só sei dizer que ele leva hehe.

O Andrézão então, só quem tem um negocio próprio sabe o quanto corrido é para manter as coisas no lugar. Eu mesmo que adoro planilhar tudo, planejar e etc...ficaria o dia inteiro na minha loja tentando melhorar tudo, preço, barganha com fornecedor, ligar para clientes, parcerias etc etc etc. Ai você vai ver o cara tem a vida familiar, treinar (tem um shape incrivel e nao abre mao de manter-se seco o ano inteiro hehe) tem seus clientes, da uma mão ai para alguns atletas e assim vai. Esse povo é quem nós devemos nos espelhar. São brasileiros que acordam cedo e saem pra guerra e saem decididos a vencer.

E tem uns que admiram um magrelinho jogando bola (Neymar), só pq o cidadao faz malabares com os pés, tem a vida de REI, carroes importados, mansões e nao preciso nem continuar pq nao quero gastar palavras pq nao vale a pena.

Paguei um pau pra essa parte....

Me lembrou uma musica da Tribo de Jah: Regueiros Guerreiros!

Disse a mais pura verdade!

Editado por ticotico
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com ele também. O Neymar eu discordo em partes, porque acho que assim como o Ney nasceu para a nutrição, o Neymar nasceu para jogar futebol e o pai dele também tentou moldar ele para isso, e ele evoluiu. Agora a maioria de jogadores que ganham quase que nem ele e não tem o talento dele, concordo inteiramente. Mas acho que todos ganham demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...