Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Ajuda]Novo Treino Para Um Ectomorfo


locker

Posts Recomendados

Há um certo tempo eu venho contestando o treino proposto pelo meu instrutor, desde setembro tinha estagnado nos ganhos (minha alimentação é ótima, descanço também), tendo uma pouca melhora agora que passei a usar creatina, mas não achei nada relevante para provar que o mesmo esteja errado (como já fiz com várias vezes em outro assuntos). Pesquisei, pesquisei e achei o seguinte artigo: Treino de Hipertrofia para o Ectomorfo e me identifiquei em vários pontos do texto, principalmente:

“Você pode estar pensando: “Se o estilo de treino pirâmide é tão efetivo assim, e eu tenho feito ele a muito tempo, porque não estou grande ?”

Eu vou explicar porque isto acontece. Isto acontece porque você está seguindo o programa feijão com arroz que o seu instrutor para todos da academia, independente do peso, objetivo e necessidade.”

Então resolvi mudar meu treino, que atualmente é um ABC 2x, dividido desta forma (não tenho a lista de exercícios aqui, mas não considero boa, pois faltam exercícios como Terra, Agachamento, abdominais e para trapézio, antebraço e panturrilha é feito apenas 1 exercício):

Treino A (Peito, Tríceps e Trapézio)

Treino B (Costas, Bíceps e Antebraço)

Treino C (Pernas, Panturrilha e Ombros)

Quanto as repetições, o instrutor usa um em que você varia as repetições da seguinte forma (exemplo de como estou fazendo atualmente, semana que vem as repetições ficarão entre 10 e 12): “60-60-60-50-40”, sendo 60 = 3 x 10, 50 = 9/9/8, 50 = 7/7/8. Quando estiver com repetições menores (50-40), não posso aumentar a carga (mesmo conseguindo, isso me deixa p!@#$).

No artigo, recomenda-se treinar 3 vezes na semana (ABC 1x, correto?) e com poucos exercícios (3 para músculos grandes e 2 para pequenos), com repetições em pirâmide (o que acho que será ótimo pra mim, pois sempre nas ultimas séries dos exercícios eu falho, não completando o mesmo de maneira satisfatória).

Também tem o treino 10-8-6-15, do Vince Gironda, que me despertou umas dúvidas: Qual a razão destas 15 repetições no final? Realmente é um bom treino? Eu já olhei algumas divisões de treinos, mas continuo na dúvida sobre quais e quantos exercícios usar.

Acho que farei desta forma:

Segunda: Peito, Tríceps e Abdómen.

Terça: OFF

Quarta: Costas, Bíceps e Abdómen.

Quinta: OFF

Sexta: Penas e Ombro e Abdómen.

(Dando preferência para exercícios compostos)

Porém estou totalmente perdido quanto a repetições (caso não vá fazer o treino 10-8-6-15). Qual é a faixa ideal para um ectomorfo?

Então, acho que coloquei todas as minhas dúvidas no tópico, expliquei minha situação e espero que possam me ajudar a montar meu novo treino, me desculpem pelo texto extenso. Abraços e bom treino!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Se você é um Ectomorfo, provavelmente seu maior benefício vai ser alcançado com cargas muito pesadas nos treinos com pesos. Você vai querer estimular os seus músculos muito intensamente para ter a resposta que quer em termos de ganhos musculares. Exercícios usando barras e halteres são ótimos para alcançar esse objetivo. Eles permitem que você use toda a amplitude de movimentos e geralmente são mais familiares ao corpo do que aqueles feitos nas máquinas.

Dê um bom descanso entre os sets (2-3 min) para que com isso você reponha seus níveis de ATP e tenha forças para uma nova série de exercícios pesados. Malhar pesado exige muito do seu organismo e dessa forma você vai precisar descansar o suficiente entre as sessões de treinamento.

Os ectomorfos geralmente têm um metabolismo muito rápido e a queima de calorias é muito intensa. Dessa forma não se preocupe com exercícios cardiovasculares por enquanto. A menos que você faça atividades cardiovasculares por razões pessoais, você deve inicialmente se concentrar em ganhar massa muscular magra através do treino com pesos.

Clique aqui

Então amigo , de uma lida no resto do artigo se quisér.

Mas eu aconselho você a faze um treino ABCD.

Segunda A - Peito/Ombro

Terça B - costas/Trapézio

Quarta - OFF

Quinta C - Pernas em geral

Sexta D - Biceps/Triceps

Sábado - OFF

bom um ectomorfo precisa de muito descanso , e de "estimulos grandes para o músculo" , por isso eu recomendo você fazer de 6 a 8 séries com o máximo de peso que você conseguir, se passar de 8 repetições é porque o peso está muito leve , então mude-o. E o mais importante para ecto é a dieta sem dieta você pode fazer o melhor treino do mundo , você nunca irá crescer ! Espero ter ajudado.

Abraços e bons treinos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faaala parceiro! beleza?

Cara esse negócio de repetições em pirâmide é muito relativo... eu particularmente sou contra esses "paradigmas" montados... ou seja, pra mim, você precisa se descobrir, achar o treino que melhor combina com você e com os seus ganhos.

Eu por exemplo, treinei boa parte da minha vida (curta ainda), de maneira piramidal... tive excelentes ganhos, mas chegou uma hora q senti aquela maldita "estagnada" no shape!

Genéricamente, podemos dizer que o ideal para hipertrofia, é um treino que mistura metodologias de um treino sarco com um treino miofibrilar... ou seja: treinos de aproxiamdamente 6 à 15 repetições, com uma pausa de 1 a 3 min (eu recomendo no máximo 1min30s).

Se quiser mais informações de uma lida nesse tópico:

Bom, agora, se o seu treino está monotono e voce nao tem visto grandes ganhos, acho bacana voce pensar em acrescentar algumas técnicas avançadas, não só pra quebrar esse "platô" criado pelo seu corpo física e psicológicamente... mas também para dar foco aos musculos que você deseja evoluir e trata-los com maior foco:

Monte o seu novo treino e poste pra gente te ajudar, tenho certeza q com um pouco de paciência e leitura, voce vai montar um treino bem bacana, e seus resultados vão triplicar! :D

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, acho que vou testar um treino pirâmide crescente (10/8/6). Neste tipo de treino deve-se aumentar a carga enquanto se diminui as repetições, correto? Deve-se fazer dessa forma em todos os exercícios, ou varia de acordo com o exercício (12/10/8 por exemplo)?

Gostei do treino ABCD, porém acho que pra mim, seria melhor um ABC 1x, pois também quero dar um foco ao abdómen (treinaria os 3 dias).

Também andei pensando se seria uma boa eu mudar os músculos que são treinados no mesmo dia (penso que isso desacostumaria meus músculos da rotina). Por exemplo, no Treino A atual, eu treino Peito + Tríceps; Seria uma boa trocar Tríceps por Bíceps ou Ombros?

Editado por locker
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara por experiencia propia acho que está muito cedo para vc se preocupar com treino pelo que deu para perceber vc comeceu treinar a pouco tempo , eu recomendo um feijao com arroz inicialmente que um colega meu que é professor de academia, ai quando voçe estiver acostumado com os exercicios e nao ver aumento ai vc muda os exercicios ... acho que uma boa para vc e se alimentar bem e malhar o feijao com arroz no inicio eu fazia assim e tive mts resultados.

Seg-costa/triceps 4 exer de costa/ 4 triceps 3x8

ter-peito/biceps 4 exer de peito/ 4 biceps 3x8

quar-ombro/perna/trapezio 4 de ombro /

quint-costa/triceps

sexta-peito/biceps

sabado-ombro/perna

Pelo menos ate vc aguentar exercicios de grupamento "grande" com os "pequenos" , para nao sacrificar os exercicios ficar cansando dps para treinar triceps

ai dps vc pode jogar tudo junto peito/triceps e costa/biceps pelo menos por uns 3 meses, e foda falar mas tenha calma no inicio se tiver fazendo td direito vai ganhar ate bem dps que comeca ficar foda

Dicas: dormi bem e se alimentar bem , diciplina e alma do negocio...

Bons ganhos abraço

Editado por Diegu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela opnião Diegu. Eu malho a cerca de 7~8 meses. Durante todo esse tempo foi esse treino que citei. O problema é que a partir do final de agosto os ganhos pararam (estagnei em 70~71 Kg, mesmo eu durmindo e me alimentando bem, me suplementando e malhando tudo certinho), o treino estava CHATO, no final de outubro eu perdi a vontade de ir malhar um pouco, faltei vários dias e não boto nenhuma fé no que o instrutor diz, devido a ele já ter me cobrado 80 reais num suplemento de 45 no meu 1º mês e ter dito várias e várias cacas ("Malto vira Dextrose pra poder ser digerida", "Melhor suplemento é pack", o lezado até comprou aquela creatina da probiótica que só tem malto). Eu andei olhando as fichas da academia e quase todos (seja Ecto, Endo ou Mesomorfo) fazem a mesma coisa, a diferença é que os endomorfos fazem mais repetições e de maneira rápida, com pouco descanso. Como sou um porre e adoro contestar tudo, vim buscar outro modo de treinar, pois no antigo, eu nunca conseguia terminar o supino sozinho (por exemplo).

Hoje testei o treino piramidal, achei muito bom! Treinei Peito + Ombros. Consegui fazer os exercícios de peito completamente (fiz 10/8/6 aumentando a carga), achei o estímulo bem melhor, porém em alguns de ombro, eu não consegui aumentar a carga ao aumentar as repetições, pois neles, pouco peso pra mim faz uma boa diferença, então segui a sugestão do helmo, fiz 8/8/8, quando estava leve, aumentei a carga. Tou gostando, ainda vou me adaptar e tirar um tempo para uma escolha de exercícios, por enquanto estou seguindo os da ficha.

Editado por locker
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...