Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Melhor Local Para


StreetFighter

Posts Recomendados

Aplicação de medicamentos por via intramuscular: análise do conhecimento entre profissionais de enfermagem

A administração de um medicamento por via intramuscular envolve mais do que a injeção de uma solução no interior da massa muscular, mas também uma avaliação sobre a melhorregião e músculo a ser selecionado. Tal procedimento deve ser realizado por pessoas que possuam conhecimentos sobre os aspectos fundamentais de sua execução, ou seja, a equipe de enfermagem. Embora possa ser considerado por muitos como um procedimento relativamente simples, a prática profissional e a literatura consultada apresentam vários relatos de complicações relacionadas à aplicação de medicamentos por esta via.

Na literatura, foram encontrados relatos de lesões de necrose tecidual, contratura de grupos musculares, fibrose e até perda de amplitude de movimentos articulares em crianças e adultos que fizeram uso de medicação intramuscular(1-6). É importante ressaltar que grande parte dessas complicações ocorre principalmente quando se utilizam os músculos deltóide, glúteo máximo e vasto lateral da coxa, que podem ser traduzidos como os eleitos para aplicação de medicações intramuscular na prática de enfermagem.

Não foram encontrados relatos de complicações devidas à aplicação de medicamentos por via intramuscular nos músculos glúteos médio e mínimo, utilizados quando é selecionada a região ventroglútea. Na busca de alternativas para eliminar as complicações relacionadas ao uso do músculo glúteo máximo, em 1954, o anatomista suíço Von Hochstetter identificou e comprovou, por meio de várias investigações, que a região ventroglútea é o local que menor risco oferece ao cliente, devido ao fato de ser livre de vasos ou nervos importantes e à menor espessura de seu tecido subcutâneo, se comparado aos músculos das regiões dorsoglútea, face ântero-lateral da coxa e deltóidea, também utilizados para a administração de medicamentos por via intramuscular(7).

Tanto as complicações descritas na literatura referentes à utilização das regiões deltóidea, dorsoglútea e face ântero-lateral da coxa, como também a observância da prática revelam baixa adesão na escolha da região ventroglútea. Dessa forma, entende-se que a mudança dessa realidade depende da equipe de enfermagem, que recebendo treinamento adequado e sendo supervisionada talvez passe incorporá-la em sua prática. Cabe à equipe de enfermagem, durante o tratamento de um cliente que necessita de um medicamento intramuscular, assegurar que o procedimento seja feito da maneira mais segura possível, evitando assim complicações relacionadas à aplicação de medicamentos por essa via.

O estudo completo:

http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v38n2/03.pdf

CONCLUSÕES

O presente estudo permitiu identificar que:

1. As regiões mais utilizadas por este grupo

de profissionais para aplicação de medicamentos

intramuscular são as dorsoglútea e

deltóidea, mencionadas por 21 profissionais

(65,62%) e 10 (31,25%) , respectivamente.

2. Os profissionais participantes do presente

estudo revelaram falhas de conhecimento na

descrição do método que utilizam para delimitar

as quatro regiões utilizadas para aplicação de

medicamentos intramuscular e insegurança para

apontar no esquema o local de punção;

3. Houve imprecisão na descrição e confusão

na identificação de complicações e contraindicações

por esses profissionais e

4. A região ventroglútea ainda é pouco utilizada.

Mais informações:

http://www.scribd.com/doc/34802433/INJECAO-INTRAMUSCULAR

Escolha do local

Embora existam controvérsias, segundo CASTELLANOS a ordem de preferância deve ser:

1º Região ventro-glútea: indicada em qualquer idade.

2º Região da face ântero-lateral da coxa: contra-indicada para menores de 28 dias e indicada

especialmente para lactentes e crianças até 10 anos.

3º Região dorso-glútea: contra-indicada para menores de 2 anos, maiores de 60 anos e

pessoas excessivamente magras.

4º Região deltoidiana: contra-indicada para menores de 10 anos e adultos com pequeno

desenvolvimento muscular.

Região ventro-glútea...

A região ventro-glútea

Editado por StreetFighter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • 1 mês depois...

Muito bom o vídeo, obrigo por compartilhar. Eu tinha visto no tópico "Como se auto aplicar" e vi que pode ser aplicado também na coxa(quadriceps), dae fiquei com dúvida, pq comprei 2ml de testex pra experimentar como é, dae queria aplicar na coxa, só que disseram que ela é beem oleosa, logo, bem dolorida, dae não tem problema nao? e falaram ai encima da fissura, no caso pra q lado ela deve ficar?

Vlw.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Muito bom o vídeo, obrigo por compartilhar. Eu tinha visto no tópico "Como se auto aplicar" e vi que pode ser aplicado também na coxa(quadriceps), dae fiquei com dúvida, pq comprei 2ml de testex pra experimentar como é, dae queria aplicar na coxa, só que disseram que ela é beem oleosa, logo, bem dolorida, dae não tem problema nao? e falaram ai encima da fissura, no caso pra q lado ela deve ficar?

Vlw.

:arrowhead: :arrowhead: :arrowhead::axehead: :axehead: :axehead: :axehead:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei la eu sempre faço um quadrantao no rabo e aplico de boa acho que ta certo kkk ate hoje nada deu errado

Esse do quadrante o local é o glúteo médio se não me engano, tb faz parte do ventro glúteo, mas o "mais melhor ainda" é o glúteo mínimo que é esse que fica quase no quadril, abaixo da crista ilíaca.

Na bunda mesmo é dorso-glúteo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...