Postado 6/07/2010 às 12:54 07/6, 2010 Li um arquivo recentemente sobre o cortisol e achei muito interessante, nunca li uma abordagem parecida no forum então decidi compartilhar com a galera. Por Paulo Cavalcante Muzy. Médico, ortopedista e traumatologista, especialista em traumatologia esportiva e artroscopia, fisiologia, biomecânica e treinamento desportivo. Nessa oportunidade vamos falar de cortisol. O Cortisol não é o vilão do demônio como é tratado. Se não fosse por ele aumentar quando aumentamos nossa necessidade energética, nosso sistema imune não iria resistir ao mínimo resfriado e morreríamos de gripe. Sim, é isso mesmo que você ouviu: quanto mais você aumenta a sua demanda física, mais o seu cortisol aumenta para cumprir o papel de gerente energético do seu organismo, logo se você acha que quem treina mais ganha mais, eu vou lhe esclarecer: depende.... Primeiro, não adianta querer inibir o cortisol. A medicação que faz isso é tão tóxica e tem tantos efeitos colaterais que faria uma borboleta voltar a ser lagarta, logo, não é o caso. O que precisamos aprender é conviver com a incomoda neoglicogenese que ele provoca. Essa etapa do metabolismo nada mais é do que a transformação de aminoácidos e triacilgliceróis em energia, ou no jargão, reação de desmonta-músculos. O que precisamos é aprender a detectar e conviver com essa reação. Podemos fazer isso pelo exame de sangue analisando 2 ou 3 varáveis à luz da história clinica em ordem de sabermos se isso está acontecendo dessa forma (estamos perdendo de fato musculatura) e se estamos perdendo musculatura recém construída ou se estamos perdendo musculatura antiga, perdendo no equilíbrio do nitrogênio... Comumente relacionamos cortisol com período de sono/descanso, mas não há apenas uma estratégia para lidarmos com este morador indesejado... uma das estratégias dos treinadores renomados é treinar 2:1 ou ainda 1:1, ou seja, dois dias de treino para um dia de descanso ou um dia de treino para um dia de descanso. Entendeu porque tem gente que treina 2:1? Não é por preguiça, é por necesidade... e te garanto que se você chegou nesse nível, está treinando muito bem. Meus parabéns! (a você e ao seu treinador) Abraço e muita performance com muita saúde! The pain i feel today will be the strength feel tomorrow.
Postado 6/07/2010 às 13:18 07/6, 2010 Interessante o texto, realmente nunca vai ser possível zerar o cortisol Até porquê, e deve ter muita gente que passou por isso, dependedo do problema com que está, injeção de cortisol (até localizado as vezes) Mas que é foda é... Uma vez, quando eu estava estressado, ganhei uns 5kg (de banha obviamente) em um mes praticamente... pelo menos daí regulei a alimentação, minha rotina mudou também, perdi fácil esse excesso. Agora, com a musculação, pra ganhar massa magra foi mais demorado, etc, mas vamos nessa!
Postado 18/05/2012 às 21:13 05/18, 2012 E se tomar o bloqueador de Cortisol esporadicamente e não sucessivamente? Assim podemos manter o equilíbrio entre aumento de cortisol pelo aumento de atividade, e mantendo o cortisol original (sem a atividade física), dessa maneira perder peso sem a precariedade do cortisol no organismo. Será que seria essa uma outra opção?
Crie uma conta ou entre para comentar