Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Os Ovos Na Alimentação Do Atleta


barboza

Posts Recomendados

Há muito tempo, o conhecimento popular identificou o grande valor nutritivo dos ovos. A sua fácil digestão, a confirmação de suas qualidades nutricionais e o baixo preço fizeram com que os ovos fossem empregados habitualmente na alimentação de pessoas de todas as idades.

Mesmo quando ingeridos inteiros, o conteúdo calórico relativamente baixo dos ovos, semelhante ao da carne magra, justifica o seu emprego na alimentação de pessoas obesas. Quando apenas as claras são utilizadas, o conteúdo calórico passa a ser extremamente baixo, embora o valor nutritivo diminua muito.

Mais de 70% do peso de um ovo é água, sendo que no caso da clara isolada o conteúdo é quase 90%. Um ovo apresenta em média 81,5 calorias. Os ovos são excelente fonte de proteínas de alta qualidade. Cada ovo inteiro apresenta 7 gramas de proteínas, sendo aproximadamente 4 gramas na clara e 3 gramas na gema.

A gordura da gema dos ovos é insaturada, apresentando efeitos protetores com relação à artereosclerose . Por outro lado, na gema existe o colesterol, cuja influência na arterogênese será discutida posteriormente.

Carboidratos e fibras não participam da composição dos ovos, ilustrando a importância da variedade de alimentos para uma boa nutrição. As vitaminas liposolúveis A, D, E e K estão presentes em grandes quantidades nos ovos, assim como as vitaminas do complexo B, incluindo a B12. A vitamina C não está presente nos ovos. Com relação aos minerais e eletrólitos, os ovos são pobres em cálcio, mas excelente fonte de fósforo, ferro e magnésio. O sódio e potássio encontram-se em boas quantidades, principalmente na clara.

O consumo de ovos, às vezes, é criticado com o argumento de que o colesterol presente na gema pode ser prejudicial à saúde, estimulando a artereosclerose. Alguns aspectos devem ser esclarecidos. Quantidades de colesterol no sangue acima de 220mg% estão estatisticamente relacionadas com a maior incidência de artereosclerose. O colesterol, no entanto, tem funções tão importantes, que o organismo possui um complexo sistema de síntese desta substância. Entre a funções do colesterol está a síntese de testosterona, o hormônio anabolizante natural do organismo, que é estimulado pelos exercícios com pesos. Quando aumenta a ingestão de colesterol na alimentação, o organismo diminui a síntese, regulando as quantidades no sangue.

Pessoas geneticamente predispostas à artereosclerose apresentam síntese aumentada de colesterol e, mesmo sem a ingestão, apresentam altos níveis sanguíneos dessa substância. Além da predisposição genética, outros fatores aumentam o risco da artereosclerose e suas conseqüências. Tal é o caso do consumo de gorduras saturadas (o colesterol não é uma gordura e as gorduras dos ovos são insaturadas) da hipertensão arterial, do fumo, do stress emocional do uso de anabolizantes esteróides e anti-concepcionais. Para adotar uma conduta prática para a ingestão de ovos inteiros, sem procupações com todos os aspectos teóricos da arterogênese, só existe uma maneira: a dosagem do colesterol no sangue. Desde que os níveis de colesterol se mantenham abaixo de 220mg%, não há limites justificáveis para a ingestão de ovos inteiros.

O consumo das claras dos ovos, isoladamente, só se justifica quando as pessoas apresentam níveis elevados de colesterol no sangue, e nos curtos períodos de dieta para a redução máxima da gordura corporal. Por várias razões, as claras nunca devem ser ingeridas sem cozimento, o que também se aplica para as gemas. Um dos motivos para o cozimento é a eliminação de salmonelas, micro-organismos que, com alguma freqüência, contaminam os ovos e podem causar diarréias graves, às vezes fatais. Outra razão é a inativação de fatores inibidores da atividade da tripsina, presentes nos ovos crus. A tripsina é uma enzima proteolítica produzida no pâncreas, e sua inibição pode levar à absorção de proteínas mal digeridas, produzindo efeitos indesejáveis como alergias, diarréia e o que é mais importante para atletas, a perda de proteínas do sangue pela urina, levando ao balanço nitrogenado negativo e perda de massa muscular. O cozimento também inativa a avidina dos ovos crus, que é um inibidor da biotina, importante vitamina do complexo B. Este efeito benéfico do cozimento é apenas adicional, visto que a avidina ingerida ativa dificilmente levaria à uma deficiência de biotina, presente na gema e em outros alimentos.

Como vimos, os ovos constituem em excelente alimento para todas as pessoas, em particular para esportista e atletas. Caso a indústria produzisse um complemento alimentar com as mesmas características dos ovos, seria certamente um campeão de vendas.

Matéria por Prof. José Maria Santarém - extraída da Revista Muscle inForm Edição 4/96.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Mostrem para suas mães que implicam em você comer tantos ovos! :lol:

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Nervosinho o garoto

Ao invés de comentar sobre o artigo vem e posta sobre a vida alheia, certinho. :lol:

Não venha me julgar sem me conhecer.

Foi uma força de expressão, ou você realmente acha que eu imprimi o artigo, levei-o até minha mãe e esfreguei na cara dela?

Abraços

Editado por barboza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ao invés de comentar sobre o artigo vem e posta sobre a vida alheia, certinho. :lol:

Não venha me julgar sem me conhecer.

Foi uma força de expressão, ou você realmente acha que eu imprimi o artigo, levei-o até minha mãe e esfreguei na cara dela?

Abraços

Hoje em dia, não duvido de mais nada!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

É sobre o artigo... Você não vai ter nada a acrecentar mesmo??

Vai ganhar algo floodando?

TOPICO@

Belo artigo, ele me fez lembra dessa semana, quando fui tomar café na casa da mãe da minha esposa, pedi para ela fazer um omelete com 6 ovos, (nem e muito) para meu lanche das 9, dai a avó dela, leiga fico falando para que comer, 6 ovos, sabe eu fiquei na minha, não vou discutir com idosos, mesmo assim e chato ter que escutar coisas de gente sem conhecimento, abraço

Kra ri d+ hasuhsau "Pra que comer 6 ovos" verdade não da nem pra explicar, na cabeça dos velhinhos a comida é só pra dar sustento, mas tem um pouquinho de verdade nisso, 2 ovos pra mim já é o suficiente, digo pra matar a vontade de comer um belo ovo cozido, frito, mexido, na chapa etc.., o restante é pra atingir a quantidade de proteínas necessárias, agora vai explicar o que é proteína pra mãe da sogra kkkk

Eu gosto dos ovos fritos com a gema nem dura nem crua, cremosa, putz da até água na boca :DDD ando comendo tanto ovo que já perdi o medo dessa tal salmonela, o que eu tenho medo é comer o ovo podre kkkkkk

Vlw pelo artigo :D

Editado por Dinamarca
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Visitante srta mii

Belo artigo, ele me fez lembra dessa semana, quando fui tomar café na casa da mãe da minha esposa, pedi para ela fazer um omelete com 6 ovos, (nem e muito) para meu lanche das 9, dai a avó dela, leiga fico falando para que comer, 6 ovos, sabe eu fiquei na minha, não vou discutir com idosos, mesmo assim e chato ter que escutar coisas de gente sem conhecimento, abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...